Antologia poética

Antologia poética Mario Quintana

Resenhas - Quintana de Bolso

1 | 2 | 3 | 4

Ana 22/05/2021

Quintana e suas quintanices...
Um livro que aborda e trata de diversos temas que passam aos olhos cotidianos já fadigados pela vida, é isso que Quintana De Bolso se trata.
O autor tem um modo simples e por vezes ácido de ver a vida, que comove em alguns momentos e incomoda em outros, basta saber qual momento você quer se aprofundar.

Katia Rodrigues 21/02/2021

O cotidiano sublime de Quintana
"O lirismo de Quintana deixa-se frequentemente ativar pelo cruzamento de forças díspares".

Da perfeição da vida

Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... o Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do ser!

Liberdade condicional

Poderás ir até a esquina
Comprar cigarros e voltar
Ou mudar-te para a China
- só não podes sair de onde tu estás.

Diego 10/02/2021

Eles passarão, eu passarinho
Foi um passeio de volta à mais tenra juventude. Quintana me trouxe de volta sensações há tempos esquecidas.
Percebi que minha escrita na adolescência foi muito influenciada pelo poeta.
Muito agradável!

Maria3897 22/01/2021

Muito bom!
Eu sempre gosto de estar lendo um livro poético- se não um de poemas mesmo - porque a poesia faz com que a gente pense de uma maneira diferente. A beleza das figuras de linguagem empregadas nos versos é revigorante.

Maria Clara Hilário 24/08/2020

essas lembranças que esses poemas me trouxeram
?(...) Essa lembrança... mas de onde? de quem?
Essa lembrança talvez nem seja nossa,
mas de alguém que, pensando em nós, só possa
mandar um eco do seu pensamento
nessa mensagem pelos céus perdida...
Ai! Tão perdida
que nem se possa saber mais de quem!?

Leticiadias 10/07/2020

Quintana arrebatador
EU ESCREVI UM POEMA TRISTE

Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo.
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

** Me arrebentou, me arrebatou...
Quintana levou meu coração, me fez refletir e querer todas suas obras!!

Julia 03/06/2020

Quintana de Bolso
Livro curto com muitos poemas leves sobre o cotidiano. Alguns de seus poemas me surpreenderam, mas de modo geral esse livro não me cativou tanto como eu esperava.
Entretanto, vou guardá-lo um pouco mais na estante para reler no futuro e verificar se minha percepção mudará com o tempo.

Lincoln 06/04/2020

Encontre o seu Quintana
"Quintana de Bolso" é uma antologia que nos apresenta o poeta em toda a sua grandeza. Por serem bastante diversificados os livros que compõem a obra, temos Quintana para todos os gostos. O meu é o da Rua dos Cataventos. Recomendo a leitura para todos aqueles que buscam experimentar a heterogeneidade da poesia e descobrir seu poema preferido.

Adriel Alves 20/02/2020

Levando um Mundo no Bolso
Tem coisa melhor do que levar o Quintana no bolso (ou na bolsa)? Carregar conosco toda aquela leveza de seus versos que pesam na alma. Pois é, a poesia de Quintana, ao contrário das dimensões deste livro, são de importância imensurável e são canônicas na literatura brasileira.

Mário Quintana faz a gente sorrir e também dá uns toques de melancolia, faz a gente refletir e também ficar com a cabeça nas nuvens... É, Quintana mexe com nossos sentimentos, e poesia que mexe com nosso peito é poesia de verdade, que vale o preço do nosso olhar.

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

Quintana e sua poética
Mário Quintana possuía o dom de criar versos líricos que traziam uma boa dose de sarcasmo e ironia, acerca das reflexões cotidianas. Publicado pela L&PM Pocket, Quintana de bolso traz alguns desses versos carregados de emoções que espelham o nosso dia-a-dia.

"Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o.
Com ele ia subindo a ladeira da vida.
E, no entretanto, após cada ilusão perdida...
Que extraordinária sensação de alívio!"

Nascido em Alegrete, esse escritor gaúcho trouxe uma grande contribuição para a poesia brasileira modernista. Além de escritor, foi tradutor e jornalista, escreveu diversas obras voltadas para o público juvenil, mas sua grande obra poética é o ponto central de sua produção.
leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/02/a-poesia-de-bolso-de-mario-quintana.html

Daniel 13/12/2016

A Poesia de Quintana
A antologia poética de Mário Quintana reúne seus principais poemas publicados durante sua vida literária. Referência na literatura brasileira, o poeta gaúcho figura entre os mais significativos poetas do modernismo brasileiro. Com seus poemas curtos e seus hai kais, Quintana reconstrói uma nova maneira de pensar a Poesia do século XX, abordando temas do cotidiano vulgar e pueril, dando um ar de inocência e leveza para seus poemas. Dono de uma poesia muito delicada e com belíssimas metáforas, o poeta escreve sobre o tempo, a infância, a morte é a própria Poesia.

Laura 13/12/2015

nudez,
notícias
e amor.

Nara 26/07/2015

Como um gole d'água bebido no escuro
Quintana é um poeta fenomenal. Seus poemas, por vezes curtos, discorrem, num só fôlego, sobre temas como a saudade, a velhice, a morte, o amor, o vento e sobre o próprio poema. Quintana também fala da vida e do comportamento humano. Nessa coletânea da L&PM podemos passear por suas diversas obras, os poemas estão divididos por blocos de acordo com o livro em que foram publicados. É uma incrível provinha de degustação da obra desse poeta maravilhoso. Excelente para iniciantes na obra do autor e para aqueles que querem apreciar belas poesias que fazem pensar e sentir.
"Ó! meu pobre, meu grande amor distante,
Nem sabes tu o bem que faz à gente
Haver sonhado... e ter vivido o sonho!"
Quem ama inventa, pág. 141

Carla 17/12/2014

Emocionante, lindo...

Luciano Luíz 31/08/2014

MARIO QUINTANA DE BOLSO é leitura obrigatória para os apaixonados por poesias de amor e também por textos onde a ironia se faz presente de uma forma inigualável.
Não há muito a ser dito. As páginas são viradas velozmente.
Dá para sentir o emocional do poeta em cada verso.
É literatura para toda a vida.
Imperdível.

Nota: 10