Antologia poética

Antologia poética Mario Quintana

Resenhas - Quintana de Bolso

1 | 2 | 3 | 4

Jeane 27/05/2014

Neste livro o poeta parece dizer um adeus, uma despedida de si mesmo ao relembrar momentos passados,amores, amigos e morte.Sim, alguns poemas pincelam sobre a morte mas sempre desembocam em reflexões sobre o cotidiano e sobre a vida.
O livro começa falando de arco-íris, garoas e ruazinhas (a parte que mais gostei, A Rua dos Cataventos); tem também os provérbios na seção Espelho Mágico (bendita preguiça que nós livra de tanto mal!) e muito mais.Tem alguns poemas que nos surpreendem com seu final inesperado(leia Maquinações da Insônia!)!Gostei!

Giselle.Zart 18/05/2013

Amor à primeira vista, é o que melhor define meu afeto pelo Mario Quintana. Eu já conhecia alguns poemas dele, mas este foi a pólvora que acendeu meu coração. Quintana me passa a imagem de um Vôzinho com alma de eterna criança. Ele sabe tanto sobre a sutileza de uma pena pairando no ar quanto responder à uma criança com uma resposta mais surpreendente que a fértil imaginação infantil. São mais de 100 páginas "brancas de susto", que foram caligrafadas talvez por uma pena, para soar mais poético, sob uma luz taciturna. É possível imaginar ele observando de uma janela, sob a rua dos Cataventos, o menino doente da rua, os lampiões e o próprio vento. Uma leitura contagiante, que nos faz viajar pelo mundo sonhador do poeta solitário. As edições 'de Bolso' da L&PM Pocket me agradam em vários sentidos. Além de reunir poemas, contos e biografias, tem preço mais acessível e é uma forma de se apaixonar por alguns escritores e ir em busca de outros livros. Foi assim com "Quintana de Bolso", que eu comprei em setembro de 2007, na biblioteca da faculdade. A gôndola dos 'pockets' era minha preferida, estando na situação de universitária falida em xerox. A emoção maior depois de ter encontrado e lido Mario Quintana é conhecer a casa do poeta, em Porto Alegre. Eu sentia uma inspiração profunda, um ar de quem estava sonhando, uma epifania, algo inefável. Palavras bonitas que o poeta me ensinou. Amor define, não há muito o que se explicar. Posso ler mil vezes e mesmo assim, com olhos de caleidoscópio, vou entender de outra forma.

Larissa 26/03/2013

É Quintana, mas é L&PM POCKET
Sou uma grande fã da obra de Mário Quintana, apesar de conhecer bem menos do que gostaria. A falta das outras duas estrelas devem-se a falta de alguns poemas muito interessantes que li em outra edição e também outros "pequenos" detalhes.
Meu carinho pelo Quintana não corresponde ao sentimento que tenho pela L&PM POCKET, talvez seja por isso que eu tenha tido a pretensão de classificá-lo apenas com três estrelas. É um preconceito bobo, não discordo. Essa editora traz, muitas vezes, para as estantes mais inusitadas - por exemplo, uma colocada marketeiramente ao lado de um caixa de posto de gasolina - grandes obras de autores como: Rousseau, Nietzsche, Machado de Assis, Pessoa, etc; e algumas várias porcarias, claro! E também oferece essas obras a preços incrivelmente mais acessíveis, o que é o bom lado da questão. Mas, esses preços me fazem questionar sobre a qualidade das traduções, nos casos necessários, e sobre os direitos autorais que são repassados. Em um mundo onde a internet liberta desinteressadamente a curiosidade da muralha financeira que os direitos autorais podem causar, não é justo que uma empresa lucre burlando esses direitos que devem ser renunciados apenas em favor de um direito maior que é o conhecimento, não o lucro.
A verdade é que tenho um pé atrás com editoras que não possuem uma linha definida e acabam colocando Agatha Cristie e Virginia Woolf na mesma estante, ao sopé de um caixa de qualquer coisa. Então a leitura agora merece a mesma atenção que damos para um "trident" que pegamos no caixa só pra arredondar o troco? Acho que ela merece um espaço mais pessoal, mais dela que lhe dedique a verdadeira importância que tem.
Eis, em não poucas palavras, minha explicação do porque cometi a heresia de classificar algo que leva tão enfaticamente o nome desse grande poeta que é Mário Quintana com apenas três estrelinhas. O fato é que acabei me incomodando muito com a ínfima inscrição ao sopé do livro, L&PM POCKET, que pra mim significa muitas coisas.

J.ao Mota 10/02/2013

Ouro
“Escrevo diante da janela aberta.../ E que leves, lindas filigranas/ Desenha o Sol na página deserta”.

MARIO QUINTANA - A Rua dos Cataventos - I.

Aqui as filigranas são do poeta, ouro negro, cor de tinta, não do Sol refratado pela janela.

Mari 09/10/2012

Aprazível
O mundo se olhando no espelho.

priscilabonatto 09/08/2011

Poesia não é muito o meu forte, e talvez por isso mesmo eu não tenho terminado o livro pensando "uau!".
Além disso, a recorrência do tema "morte" me cansou um pouco.
Mas gostei de várias expressões "isoladas" em alguns poemas que me soaram bastante simpáticas. Junções de duas, três palavras simples ou um verso que me cativaram.
Em suma, gostei de alguns poucos poemas inteiros e de várias frases soltas.
E conclui que poesia não é mesmo a minha praia.

Léia Viana 23/09/2010

Irônico, sarcástico e doce como um anjo: Quintana
Eu sempre gostei de Quintana, um poeta que descreve o cotidiano em poesias e coloca, através de seus poemas tudo o que muita gente já sentiu e não manifestou.
Algumas vezes sarcástico outras tantas vezes irônico, mas sempre com palavras transformadas em poesias.

Inscrição Para Um Portão De Cemitério

Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

Este é Quintana!

Bruno 22/11/2009

IMPECÁVEL
É DEMAIS

Cristiane 11/08/2009

Poesia de Mario Quintana
São varias poesias algumas falam sobre ele. São bem interessantes e também são divertidas.

Pris 06/07/2009

Mário Quintana me faz sorrir.

Morango 02/06/2009

Espelho mágico
Definitivamente...Mário Quintana soube mostrar enfasiadamente[neológicamente falando]sua face escritorial de sarcasmo,ironia,lirismos e realidades.
Esse livro de bolso[e ainda que não fosse]me fez refletir sobre coisas do cotidiano que levam as pessoas ao enfadamento desnecessário,levando-as ao nosso famoso "strees habitual".No poema Espelho Mágico ele revela várias faces de nós mesmos em demasia da imagem pré vista,nos dando "toques" para que possamos levar a vida num leve pulsar.O trecho que mais gostei foi: Espelho Mágico da observação:"não te irrites,por mais que te fizerem...Estuda,a frio,o coração alheio.Farás assim,do mal que eles te querem,teu mais amável e sutil recreio..."
Eis a sabedoria...

Freitas 15/01/2009

òtimo livro. Primeiro: porque é Quintana; segundo: porque é toda obra do Quintana; terceiro: pois tu pode abrir na sorte( porque qualquer página que escolher será sorte), ler aleatoriamente e, com poucas linhas, refletir muito com a profundeza de alguns poemas, a melancólia de outros e a genealidade de todos.

Fábio Ricardo 12/01/2009

Pra levar pra onde for
O melhor de Mário Quintana reunido num livro de bolso. Praticamente a melhor invenção da humanidade!

1 | 2 | 3 | 4