Mulheres

Mulheres Eduardo Galeano

Resenhas - Mulheres

Carol 16/06/2021

Quem são essas mulheres
Neste apanhado de pequenos contos, Galeano fala de mulheres e por mulheres de uma América Latina colonial, que tiveram em suas vidas as marcas de uma exploração histórica.

Lourena.Oliveira 15/05/2021

Essencial
Muitas mulheres icônicas, esquecidas pela História, receberam essa fagulha de memória em forma de homenagem. Lindo, cirúrgico e necessário.

Fabiano1980 12/04/2021

Mulheres da América Latina
Galeano, com seu jeito peculiar de escrever, relata em cada página uma rica e imaginária reunião à cerca das mulheres latino americanas com seus trejeitos, culturas e fazendo uma justa homenagem a elas.
Mulheres anônimas, famosas. Mulheres simples, notáveis.
Uma justa e merecida homenagem em cada página desta obra de Eduardo Galeano.

Mariana 03/11/2020

Confesso que eu esperava mais.
É basicamente uma coletânea de trecho que possuem personagens mulheres - se é que entendi certo - mas nao sei se ficou tão legal, sabe?
Os mais interessantes são muito curtinhos. A única coisa que eu aproveitei de verdade, é que ele fala (em alguns) de onde tirou o trecho, de quel história/livro, e aí acabei pegando a referência.

É muito curtinho, de verdade! Da pra ler num dia (eu não consegui porque não gostei muito), então pra quem curte leituras rápidas, pode ser uma opção - mas real, tem outras melhores.

Mateus com h 28/06/2020

maravilhoso
a mulher é um poema que não só transborda liberdade, mas também transcende. Primeira leitura (de muitas) do senhor Eduardo Galeano.

Alê | @alexandrejjr 21/06/2020

A culpa e o reconhecimento

O uruguaio Eduardo Galeano é um mestre da narrativa curta e neste "Mulheres" o leitor será apresentado a uma antologia com textos que provocam as mais variadas sensações.

As breves narrativas, espalhadas antes em outros livros do autor, mostram formar aqui uma unidade poderosa. Galeano tenta puxar para si a terrível culpa que todos nós, homens, carregamos. Ele mostra que, na maioria das vezes, a fragilidade masculina negligencia a genialidade feminina. Para tal efeito, somos apresentados a personagens celebradas como Joana d'Arc, Frida Kahlo ou Marilyn Monroe. Mas também refletimos sobre as esquecidas e anônimas prostitutas da Argentina, as mães pobres chinesas impedidas de alimentar seus filhos e até as umbandistas brasileiras. E a mensagem é clara em todas as histórias, às vezes difíceis de digerir, mas sempre impactantes.

Um daqueles livros que dá orgulho de indicar, pois aqui a literatura faz seu papel, o de ampliar a nossa visão. E, não precisaria dizer, mas é leitura obrigatória para homens.
Manuella_3 22/06/2020minha estante
Alê e suas resenhas inteligentes que me deixam saboreando cada palavra e desejando mais um livro!

Alê | @alexandrejjr 22/06/2020minha estante
Gentileza sua, Manuella. Obrigado por acompanhar e deixar palavras gentis aqui. ?

Manuella_3 22/06/2020minha estante

day t 17/05/2021minha estante
amo mais que açaí! hahaha ???

Alê | @alexandrejjr 17/05/2021minha estante
Bom demais, né, Day?!

Pilar 17/11/2022minha estante
Li esse ano e voltei aqui na sua resenha pra concordar com ela. Próxima parada: livro dos abraços ??

Brenda 17/06/2020

Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas
pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher
atravessada em minha garganta.
@falavaleria | Valéria Martins 25/06/2020minha estante
Amo esse poema!

Edja 21/05/2020

Crônicas sobre mulheres em épocas diversas. Galeano tem uma escrita cheia de afetos. Livro muito bom!

Fernanda Santos 04/05/2020

Uma expressão belíssima sobre a mulher, sobretudo as latinas. Leitura reflexiva e que traz vários questionamentos sobre o papel e importância da mulher. Alguns contos são doloridos e outros cativantes. Sempre é bom ler Galeano!

Isabel.Souza 02/12/2019

Esta foi uma leitura para a discussão do clube também. Como o próprio nome já diz, é um livro sobre mulheres. Galeano utiliza de vários gêneros textuais, como por exemplo: ensaio, poema e contos, para falar sobre mulheres em seus múltiplos aspectos, então temos algumas biografias de personalidades históricas que foram de extrema importância na ciência, arte, educação, tecnologia e outras variadas áreas. Alguns poemas interessantes. Narrativas curtas imaginativas, como por exemplo: O Rei Lagarto que tinha o costume de jantar suas mulheres. Além de alguns pequenos ensaios de opinião sobre temas diversos: prostituição, machismo, violência e etc. Eu tenho um pouco de dificuldade de engatar em leituras com narrativas curtas, demoro mais para me envolver e me identificar com o texto, leio pouquíssimo de poesia e contos e acabo sempre priorizando o romance. Por esse motivo, foi muito interessante essa leitura, foi uma experiência diferente, o tema ajudou muito. Conheci diversas mulheres que nunca tinha ouvido falar, com outras foi um reencontro gostoso. Em geral um ótimo livro, que com certeza vou lembrar sempre.

Marina 24/03/2019

Galeano é sempre tão prazeroso de ler. Tão doce e forte ao mesmo tempo.
Sua fala poética sobre as mulheres latinas e sobre o amor é algo especial e profundo. Alguns dos textos mais precioso: Pássaros proibidos, Janela sobre uma mulher/2, Se ele tivesse nascido mulher e Elas levam a vida nos cabelos.

Atrolhado 24/06/2017

Mulheres...
Uma leitura gostosa, daquelas que dá prazer de engolir e sentir o gosto de cada palavra

tray 14/10/2016

Reconhecimento
( Mulheres)

Eduardo Galeano tem aquela escrita sedutora, um dedo afiado, que nos provoca sensações boas, desconfortos e certezas de como realmente é a vida da mulher

O livro Mulheres reuni crônicas sobre diversas mulheres, o conflito com o patriarcado, o desafeto dos homens que continuam caçando as mulheres como se fossem bichos.

Galeano faz questão de relembrar o quanto a América latina foi cruel com suas mulheres , mas também encoraja as novas gerações de mulheres latinas com histórias de deusas , rainhas , combatentes da ditadura que sobreviveram sendo mulheres

Conheci tantas mulheres valentes, me reconheci em todos, a arte de ser mulher é de reconhecer em outra mesmo que elas tenham vivido antes de mim , eu me misturo nelas

E elas se misturam e mim

z..... 15/05/2016

Edição da L&PM (2015)
Coletânea com histórias do universo feminino. São mais de cem, contadas com brevidade e mostrando personagens da história, da cultura popular e de situações rotineiras. O autor privilegia o povo latino e o enfoque varia entre drama, humor, surrealismo e folclore. Daquelas obras que vão da euforia à melancolia.
Em livros assim, com uma proposta tão diversificada de histórias, costumo registrar algumas para que fique como identidade da obra em minhas lembranças.

O autor cita personalidades famosas (como Frida Kahlo, Marilym Monroe, Evita Peron, Rita Hayworth, Carmem Miranda e outras), mas entre estas deixo em registro o texto sobre Xica da Silva (pág. 99), que rememora seu caráter desafiador em sua época. A referência é de duas páginas apenas e parece ter sido instigada através do filme dos anos setenta (impressão que fiquei pela citação do famigerado barco construído para um inusitado deleite). Além da Xica e Carmem Miranda (por adoção), outras brasileiras são citadas em textos sobre prostituição no Rio e cultura afro na Bahia. Bom deixar esclarecido que as histórias buscam ênfase a algum aspecto do universo feminino e não de se deter em biografias pois, como citei, os textos são realmente sucintos. Nesse aspecto de famosas e especificamente às brasileiras, cá com meus botões, o autor talvez escreveria algo muito interessante também se conhece as histórias de Maria Bonita ou Olga Benário.

Na questão de humor e cultura popular, gostei mais da primeira história do livro, chamada "O Amor", que traz uma visão engraçada sobre a descoberta "daquilo" em um casal no estilo Adão e Eva na Amazônia.

Os textos de cunho dramático são diversos e passeiam pela história, citando a inquisição, a religiosidade, guerras e sofrimentos impostos de maneira absurda através de ideologias. "A Virgem de Guadalupe contra a Virgem dos Remédios" (na pág. 109) foi o que mais me impressionou, citando a guerra entre espanhóis e mexicanos sob a proteção de suas padroeiras.

Entre as histórias corriqueiras e anônimas, maioria no livro, gostei especialmente de duas:
"Pássaros Proibidos" (pág. 140) é espetacular, expressando poesia ingênua e libertária na visita de uma menina a seu pai na prisão. Terna demais em sua pureza infantil! O texto mais bonito do livro em minha opinião.
"Janela sobre uma mulher - 1" (pág. 160) é literalmente uma poesia, breve, em um paralelismo entre uma casa e uma mulher.

Há histórias surreais que não entendi. Talvez em outra leitura.. "A cultura do terror - 2" (pág. 64) é uma destas. Parece óbvia e poderia até escrever algo, mas as releituras para melhor entender acabaram me deixando alheio ao que realmente quer expressar. Fiquei confuso com novas perspectivas.

Curiosidade a parte, confesso que minha primeira empatia e motivação de leitura foi topar com essa capa na livraria, de uma moça nua com muitas flores. Parece evocar brasilidade e cultura popular, que me atraem. Após leitura, afirmo que é uma imagem bem representativa da percepção do livro: histórias oferecidas em verdades nuas e cruas, do fascinante universo feminino.

Gostei.

alex santos 03/04/2012

Galeano e as vidas que não conhecemos
Neste belo livro, Galeano mostra a história de mulheres que mudaram nossas vidas sem sabermos. Leitura deliciosa.