Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

João 21/02/2021

Por que Vestido de noiva é tão instigante?
Quem diria que eu me sujeitaria a ler uma peça teatral novamente! Minha única experiência com teatro até então era uma adaptação de Walcyr Carrasco para Romeu e Julieta, e agora resolvi me aventurar com Nelson Rodrigues.

Li esse livro para o vestibular, e foi uma das melhores experiências literárias que tive nos últimos tempos, figurando meu hall de leituras transformadoras junto com A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante, e A hora da estrela, de Clarice Lispector.

A história se passa em três planos que ocorrem simultaneamente: o plano da realidade, onde Alaíde é atropelada; o plano da alucinação, onde Alaíde tem delírios figurados por uma prostituta já falecida por quem a moça se afeiçoa; e o plano da memória, onde Alaíde reconstrói algumas partes cruciais de sua vida e revive embates familiares.

A obra de Nelson, contando com sua genialidade, divide-se nos poucos romances que produziu, nas peças psicológicas (como Vestido de Noiva) e as tragédias cariocas (como O beijo no asfalto, leitura que pretendo fazer ainda em 2021). Perdoe-me se esqueci de algum dado sobre a obra do escritor.

Virgindade, ciúme, incesto, adultério, morte e fraquezas humanas: estas são apenas algumas temáticas de Nelson Rodrigues. Encenada pela primeira vez em 1943, Vestido de Noiva é atemporal. Como disse Drummond: ?E como ficou chato ser moderno, Vestido de noiva será eterno?.

regifreitas 05/04/2020

O BEIJO NO ASFALTO (1961); VESTIDO DE NOIVA (1943), Nelson Rodrigues.

Em relação à obra de Nelson Rodrigues, vale o lugar-comum: há aqueles que a amam e aqueles que a odeiam, geralmente com poucos meios termos.

Apesar das semelhanças, principalmente ao trazer o olhar agudo do dramaturgo no desnudamento das hipocrisias da sociedade carioca e, por extensão, da própria sociedade brasileira, aqui temos duas obras que se diferenciam estruturalmente.

O BEIJO NO ASFALTO segue a estrutura mais tradicional do texto teatral. O diferencial está na forma como o autor trabalha os temas: o sensacionalismo da mídia, a violência e abuso de poder por parte da polícia, a homofobia, os desejos ocultos e recalcados. Nelson se vale de uma lente hiperbólica - ao mesmo tempo que mostra, amplia sobremaneira esses aspectos. O exagero no tragicômico é proposital, e uma das características da crítica social rodrigueana.

Já VESTIDO DE NOIVA apela principalmente para o melodrama, mas se destaca por apresentar uma construção mais elaborada do texto teatral. Por conta desse aspecto, e das inovações trazidas por ela, esta peça é considerada o marco inicial do Modernismo no teatro brasileiro. O que chama a atenção, e foram consideradas arrojadas para a época, são as soluções engendradas por Nelson na construção das cenas no palco. Este é dividido em três quadros: da realidade, da alucinação e da memória, nos quais se desenrolam as ações.

Conforme mencionado acima, o trabalho de Nelson Rodrigues pode causar reações divergentes no público/leitor. Comigo não foi diferente. Quando me pus a pensar sobre o que escrever - especificamente sobre essas peças -, algumas das minhas primeiras impressões e considerações se alteraram, o que me fez, inclusive, mudar a avaliação das obras.

Mas aí reside justamente a função principal da obra de arte: para ser relevante, ela deve provocar. Se o resultado final for apenas indiferença, é sinal que ela fracassou.

Delano Delfino 05/09/2020

O que dizer né gente?!?! Nelson Rodrigues é Nelson Rodrigues. Nunca tive a chance de ver a peça, só ler o livro. Antes de tudo devo confessar que não tenho o hábito ou até mesmo gosto de ler peças de teatro. Vestido de noiva me surpreendeu e me deu vontade de ler toda a obra do autor. Super recomendo, livro curto que dá pra ler em uma sentada que vai te surpreender. Será que é por isso, que dizem que os melhores perfumes vem nos menores frascos?!?!

50livros 29/12/2018

Teatro nacional
Sou suspeita para falar: sou fã de carteirinha do autor e jornalista. E esse aqui não me decepcionou em nada. Como sempre, tudo gira em torno de um acontecimento chocante, onde nos leva a pensar o quanto ser humano pode ser baixo e vil. Isso ainda sem perder toda uma estética própria, coisa que acho incrível. Foi uma leitura bem rápida, porém intrigante, fazendo-me apaixonar ainda mais por toda a obra de Nelson Rodrigues.

site: www.50livros.com/single-post/2018/11/06/RESENHA-de-Vestido-de-Noiva-de-Nelson-Rodrigues---12MESES12CLASSICOS

Cibele 25/06/2023

Ótimo
Um livro muito bom, detalha um drama familiar, pelos planos da memória, alucinação e realidade. Nelson Rodrigues sempre muito bom.

Luiza.Borges 04/03/2023

Uma peça desafiadora, li pois irei interpretar a Alaide, mas é muito bom ver a literatura do Nelson, é uma história extremamente psicológica e diferente de ser vista e interpretada por se passar em três planos diferente, o da alucinação, o da realidade, e da memória.
Peça muito bem construída recomendo muito a leitura

Tito 06/07/2010

Um triângulo amoroso e seu trágico desfecho em três planos: realidade, memória e alucinação.

Victor Nascimento 08/01/2023

A vida continua independente das tragédias particulares.
Uma história realmente sem precedentes e revolucionária para a história do teatro brasileiro.
Ler ?Vestido de noiva? foi um misto de sentimentos avassaladores.
Aqui não temos uma simples história, mas a revolução do teatro brasileiro.
Peça dívida em 3 atos e contada através de 3 planos:
Alucinação / Memória / Realidade.
Aqui adentramos na vida de Alíde, uma mulher que teve muitos dos seus sentimentos compactuados com o diário de Clessi, na qual encontra em um sótão. Toda a história roda através das lembranças de Alaíde que na maioria dos momentos não se lembra claramente dos fatos que ocorram em um importante dia de sua vida, porém Clessi a faz lembrar detalhadamente de todos esses Flashes.
Realmente Nelson Rodrigues é um autor que deve ser sempre lembrado por suas magníficas histórias.

nicolasfelipe 31/07/2023

"Um marido que dá garantias de vida está liquidado."
O livro assumiu um caráter revolucionário, impulsionando a estética e a estrutura da dramaturgia brasileira à época, exercendo uma influência profundamente positiva nas artes nacionais, tanto no teatro quanto na literatura. É amplamente reconhecido como o marco inicial do modernismo no teatro brasileiro, uma vez que apresenta três planos distintos interligados: memória, alucinação e realidade. Essa abordagem cria uma envolvente trama explorando os recônditos da mente perturbada da protagonista.

Silvio 22/11/2010

Peça é genial!
Vestido de noiva é genial! Nelson Rodrigues consegue transforma uma história curta superficialmente simples em algo complexo, que passa por diversos planos de memória e tempo. Se ainda hoje ela causa impacto imagino quando foi lançada, em 1944!

agatha 19/03/2023

Que viagem
Muito bom a forma q ele descreve os momentos pq fica claro onde se passa cada situação. essa adelaide é maluca pelo amor de deus

Vinicius 13/10/2022

A peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, é um marco na história da dramaturgia nacional. A primeira montagem, em dezembro de 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

A segunda peça escrita por Nelson Rodrigues mostra ações simultâneas em três planos – da realidade, da alucinação e da memória e deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

No começo da leitura tudo pode parecer confuso pela apresentação de planos diferentes, mas logo entendemos os motivos do autor e percebemos o quão brilhante ele era. As tensões presentes nos diálogos beira ao terror psicológico.

A perspectiva não linear só dá uma atmosfera melhor para toda a narrativa, que mistura ódio, amor, desespero e degradação de uma sociedade regada a falso moralismo.

Não tem como não se apaixonar pela escrita crua do Nelson Rodrigues e não querer ler todas as suas obras que escancaram a realidade do ser humano.