Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues




Resenhas - Vestido de Noiva


103 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Eduardo Cassago 23/04/2024

Leiam, por misericórdia!
Peça de Nelson Rodrigues encenada pela primeira vez em 1943, iniciou o processo de modernização do teatro brasileiro, apresentando inovações como a divisão das ações em três planos diferentes – realidade, alucinação e memória. Tornou-se um grande marco da dramaturgia brasileira.

Apresentando esses predicados de estrutura complexa, coube ao diretor Ziembinski o trabalho de manter a apresentação fidedigna ao texto, montando assim um espetáculo sem precedentes. Vale lembrar que Ziembinski trouxera consigo toda a bagagem do teatro europeu e pôde aplicar em terras brasileiras seus conhecimentos sem ater-se aos vícios e limitações reinantes por aqui no período. Tem início a modernização dita a pouco.

A partir da relação conflituosa entre duas irmãs, deflagrada pela disputa de um mesmo homem, flutuamos entre os planos, sorvendo toda a culpa, angústia e aflição presentes numa relação familiar, cujo antagonismo deveria ser o amor e cumplicidade. Nelson captura a atenção do público e leitores escarafunchando nosso âmago, local onde o desejo e o pudor duelam vorazmente.

Surge a figura da prostituta, de luxo, Clessi. Figura imponente e elegante, reluzindo a própria “vida” de Alaíde, que em seu delírio entre mundos, visualiza sua vida sobreposta a da Madame, gerando toda uma revoada de pensamentos e dúvidas a quem assiste e lê. Alaíde admira a puta, ou se vê como tal após apanhar o namorado da própria irmã? Talvez seja apenas a aspiração de uma vida livre, sem amarras e tensões sociais.

A Via Crúcis culmina como a mais famosa: em morte! Lúcia não suporta o peso da culpa pelas blasfêmias disparadas contra a irmã, mas irá o pudor sobrepor o desejo? Somente nos santos! Mas essa história não é sobre santos, nem para eles.

Leiam, por misericórdia!


site: https://youtu.be/gsc0UaV8kBc
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mika 20/03/2024

É uma boa peça
Aquele clássico incesto misturado com talaricagem de algumas peças. Ela tem o mesmo tema de a serpente mas de um jeito um tanto diferente
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



TalesVR 24/02/2024

SINISTRO
A leitura da peça Vestido de Noiva foi, para mim, uma experiência assustadora que aflorou todo tipo de sentimento. Nelson Rodrigues com toda sua canalhice leva o leitor/espectador para a casa da insanidade. Isso aqui não é uma simples historinha de traição, é um roteiro que chega a dar MEDO, ser uma coisa ruim, macabra, sei lá o que que foi isso.

Ah, tem um porém que é óbvio e pode não ser também. Não sei como são outras edições, eu li uma que era só o roteiro na íntegra e aí isso pode ser beeeeem confuso para um leitor não familiarizado. É um toma lá da cá constante, a trama acontece em vários planos reais e irreais ao mesmo tempo, personagens vão e vem muito rápido. Ainda não vi ela sendo encenada, mas dá pra perceber que exige uma produção e empenho grandes.
Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Ah acho que já li esse, ele tem um fetiche em ver as noivas mortas é isso?


TalesVR 28/02/2024minha estante
Não, mas não duvido nem um pouco que pudesse ter existido algo assim do Nelson Rodrigues mesmo kkkkkkkkkk nesse aí duas mulheres mortas ficam relembrando suas mortes sem saber que já partiram, elas tomam consciência disso no final. E uma que é a principal estava envolvida num triângulo amoroso com a própria irmã que planejava matar ela e ficar com o marido. Acabou que ela morreu de acidente de carro aleatoriamente e isso mudou tudo.

No final tem bastante a ver com noivas mortas sim, só que sem a parte do fetiche kkk


Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Entendi, eu li alguns dele, ele tem um fascínio sexual pela morte nos que eu li. ?




Gabriela 31/01/2024

Li depois de assistir a peça e agora quero assistir de novo rs?.
Foi bem esclarecedor ler depois de assistir, porque é bem confuso, se fosse ler de primeira acho que não teria entendido nada, porque ja vendo a peça foi difícil acompanhar os 3 planos kkkkk, mas o conjunto dos dois foi perfeito?
comentários(0)comente



Viviane.Lopes.Costa 25/01/2024

Peça perfeita de Nelson Rodrigues que aborda o conflito entre duas irmãs e o triângulo amoroso delas com Pedro?
Como sempre, perfeito!
Tive a oportunidade de ver a montagem da peça no último final de semana e fiquei apaixonada!
Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JosA225 30/12/2023

Vestido de Noiva
A peça que inaugurou o moderno teatro brasileiro. Nelson Rodrigues, o nosso Shakespeare. nessa peça temos a estória de irmã que rouba o namorado da irmã mas um dia morre atropelada. Tudo é possível para o nosso dramaturgo traumático favorito.
comentários(0)comente



Laví 23/12/2023

Eu não dava nada para este livro. Por ser um roteiro e por ter um sinopse nada chamativa. Mas a forma que é contada é muito legal, imagino isso numa peça de teatro ao vivo. O autor fez uma cena em q a personagem n se lembrava do que acontecia então essa mesma cena é repetida várias vezes só que de formas diferentes cada vez mais detalhada a medida que a personagem lembra o que houve. É muito doido, mas recomendo pra quem gosta de teatro
comentários(0)comente



maryelli0 22/12/2023

Leitura rápida, mas um pouco confusa. Tem que estar bem atento na história pra não se perder.
Gostei muito de ler depois de ter aulas sobre o livro, e já conhecer um pouco do autor.

O modelo de roteiro de peça teatral faz com que a imaginação fiquei ainda mais rica, quero muito ver a peça. Deve ser ainda mais divertida!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sjapa019 12/11/2023

O livro é bem confuso, teve partes que demorei para entender.
A Alaíde rouba o namorado da irmã e as duas ficam brigando por causa de homem.
comentários(0)comente



Tati.Lima 08/11/2023

Vamos por partes, o livro é interessante e uma leitura realmente rápida.  A história é narrada como se fosse uma peça de teatro em 3 atos. Acho que como peça deva ser muito melhor de acompanhar, e mais fácil de compreender do q como livro. Vendo no palco é uma coisa, ler seu roteiro é outra completamente diferente. Confesso que tive certa dificuldade para entender tudo que estava acontecendo e em algumas passagens tive que voltar e reler alguns dos trechos. Mesmo com um final muito bom, achei q algumas coisas menores não ficaram muito bem esclarecidas, principalmente no q dizia respeito a divisão do q era loucura, o q era memória e o q era realidade. Enfim, com todo o respeito a genialidade de Nelson Rodrigues, não funcionou tão bem assim comigo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



103 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR