Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

blanche dubois 20/05/2009

Segunda peça de Nelson Rodrigues, então jornalista, Vestido de Noiva foi escrita em uma época financeiramente difícil para o homem que se tornaria o maior dramaturgo do Brasil. Apesar do autor mostrar-se moralista, suas obras foram sempre revolucionárias. Talvez pelo retrato fiel que faz das pessoas: tão autêntico que causa espanto. Nelson Rodrigues não se limita apenas a escrever sobre a sociedade e sim, sobre a natureza humana.
Seu assunto preferido é o desejo; incestos, bofetadas, estupros, pederastia, espartilhos e suspensórios.
Com personagens endinheirados e referência à obras como Madame Bovary, o diálogo de Vestido de Noiva é culto e cheio de termos em francês, muito usados no Brasil dos anos 40. Porém mesmo com toda a elegância, não são imunes a mesquinharias e sentimentos impuros.
Alaíde, após ser vítima de um atropelamento e entrar em coma, busca em suas alucinações ajuda da falecida cortesã Madame Clessi, que fora dona de um diário que a moça achou no sótão de sua casa, para descobrir sobre o seu casamento... com um desenrolar da trama delicioso, em meio a delírios e realidade, mais do que tudo, Vestido de Noiva fala de vingança e intencionalmente ou não, de vida após a morte, como se vê em outras criações do escritor, A serpente e Valsa nº 6.

Sjapa019 12/11/2023

O livro é bem confuso, teve partes que demorei para entender.
A Alaíde rouba o namorado da irmã e as duas ficam brigando por causa de homem.

13marcioricardo 13/03/2023

Deve ser melhor no teatro.
Peça de teatro famosa de Nelson Rodrigues e que marcou uma nova era na dramaturgia brasileira. Um pouco confusa e misteriosa, com vários planos. Exige atenção. Certamente é melhor no teatro do que em livro. Vou ver o filme quando tiver um tempinho. O bom dos clássicos é que se encontram muitos no Youtube. Ao final, esta edição ainda traz uma história do teatro.

TalesVR 24/02/2024

SINISTRO
A leitura da peça Vestido de Noiva foi, para mim, uma experiência assustadora que aflorou todo tipo de sentimento. Nelson Rodrigues com toda sua canalhice leva o leitor/espectador para a casa da insanidade. Isso aqui não é uma simples historinha de traição, é um roteiro que chega a dar MEDO, ser uma coisa ruim, macabra, sei lá o que que foi isso.

Ah, tem um porém que é óbvio e pode não ser também. Não sei como são outras edições, eu li uma que era só o roteiro na íntegra e aí isso pode ser beeeeem confuso para um leitor não familiarizado. É um toma lá da cá constante, a trama acontece em vários planos reais e irreais ao mesmo tempo, personagens vão e vem muito rápido. Ainda não vi ela sendo encenada, mas dá pra perceber que exige uma produção e empenho grandes.
Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Ah acho que já li esse, ele tem um fetiche em ver as noivas mortas é isso?

TalesVR 28/02/2024minha estante
Não, mas não duvido nem um pouco que pudesse ter existido algo assim do Nelson Rodrigues mesmo kkkkkkkkkk nesse aí duas mulheres mortas ficam relembrando suas mortes sem saber que já partiram, elas tomam consciência disso no final. E uma que é a principal estava envolvida num triângulo amoroso com a própria irmã que planejava matar ela e ficar com o marido. Acabou que ela morreu de acidente de carro aleatoriamente e isso mudou tudo.

No final tem bastante a ver com noivas mortas sim, só que sem a parte do fetiche kkk

Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Entendi, eu li alguns dele, ele tem um fascínio sexual pela morte nos que eu li. ?

laricanrs 22/06/2022

Segunda leitura...
Já havia lido uma vez e confesso que o formato me deixou muito confusa, acabei não aproveitando nada do que a peça trazia. Por questões acadêmicas acabei tendo contato com ela de novo e dessa vez, já com uma leitura mais ?experiente?, consegui ler e aproveitar cada parte, inclusive me encontro apaixonada por essa história. A trama toda é muito boa e a forma como ele trabalha os três planos é genial, principalmente o conflito entre as irmãs.

Patrícia 23/11/2021

Amo Nelson Rodrigues! A forma como ele retrata a vida cotidiana, de uma forma dura de sórdida, é muito real. Confesso que tenho dificuldade em ler peças teatrais, embora adore teatro mas consegui entender o enredo e a psicologia dos personagens. Para quem também tem dificuldade em entender os textos teatrais, no YouTube tem vários vídeos explicativos, filmes e peças gravadas que melhoram a compreensão.

maryelli0 22/12/2023

Leitura rápida, mas um pouco confusa. Tem que estar bem atento na história pra não se perder.
Gostei muito de ler depois de ter aulas sobre o livro, e já conhecer um pouco do autor.

O modelo de roteiro de peça teatral faz com que a imaginação fiquei ainda mais rica, quero muito ver a peça. Deve ser ainda mais divertida!

Rocier 31/03/2021

Grande criador
Quando li que ele escreveu a peça em 6 dias fiquei admirada. Gostei do que li, apesar de muitas coisas hoje funcionarem bem diferente, analisando o contexto foi uma bomba para quem assistiu pela 1 vez visto o teatro ao qual estavam acostumados.
Não sei como melhor definir o livro. Entretanto,
Flávio Aguiar, quando fala sobre o autor lá fim, diz algo que bem o resumiu ?Em seu teatro Nelson Rodrigues temperou o exercício do realismo cru com a fantasia desabrida, num resultado sempre provocante. Valorizou ao mesmo tempo, o coloquial da linguagem e a liberdade da imaginação cênica?.
Enfim, as trocas de cenários, a passagem pelo inconsciente e tudo mais, foi muito bom.
Gostei muito da obra, vale a pena adentrar nesse universo.

Leonardo.Broinizi 29/08/2022

O pontapé inicial do modernismo no teatro brasileiro!
Esta peça de Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro, que demorou muito pra entrar na fase modernista se comparado a outras áreas da arte mais rapidamente afetadas pela Semana de Arte Moderna de 1922 (já completou cem anos!), já que esta peça foi encenada pela primeira vez em 1943.

Como de costume nas minhas análises, não vou dar detalhes da história. Digo apenas que a peça, apesar de relativamente antiga, é estruturada de maneira realmente muito interessante, em três planos (alucinação, memória e realidade), e a dinâmica de alternância entre eles é muito bem feita.

Esta é a segunda peça do Nelson Rodrigues que leio (a primeira foi Beijo no Asfalto) e gostei ainda mais desta!
Indico a todos: a quem gosta de peças, pois essa é muito boa. A quem quer começar a conhecer. A quem gosta da figura do Nelson Rodrigues, já que ler sua obra ajuda a compreender a complexidade de seu pensamento. Enfim, a todos.

Jessi 01/12/2022

Um final meio assustador e trágico
O livro é na realidade uma peça feita em 1943, o livro é muito bom principalmente se vc já assistiu o filme da uma Clareada na peça, já que não sou acostumada com peças de teatro

Darie.Oliveira 30/07/2021

não entendi nada mas adorei
Já li essa peça duas vezes, uma sozinha e outra com minha turma de teatro, acho incrível como a disposição entre memórias, ilusões e realidade do presente se apresentam. Tem personagens com sentimentos realistas e marcantes. Ainda sinto que não entendi 100% da obra, mas adorei mesmo assim.

deivison 06/08/2023

Incrível ????
Esqueci de comentar minha experiência com essa obra prima do teatro e do modernismo brasileiro, gente do céu que coisa incrível!
São tantas as camadas sobre a mente humana em cada ato, adorei o fato de que as coisas da história vão se encaixando no decorrer do livro (de acordo com os diferentes planos da mente de Alaíde).
Eu sempre gosto de comentar a vibe dos livros e a desse aqui é maravilhosa, Nelson Rodrigues não nos poupa de detalhes, até sobre as roupas da década em que o livro foi escrito (amei isso demais pois sou um fã de moda vintage).
Uma leitura maravilhosa, terei que apresentar sobre esse livro para a aula de literatura e vou amar muito falar sobre!

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - VESTIDO DE NOIVA
Vestido de Noiva é uma peça famosíssima de Nelson Rodrigues. Escrita em 1943 e dirigida pela primeira vez por Zimbinsky, a peça deu início ao modernismo no teatro brasileiro, por conta das suas inovações inigualáveis.

A peça começa com barulhos de uma batida e de vidro quebrando, pois Alaíde acabara de ser atropelada. Com o atropelamento, todas as informações na cabeça dela se embaralham e ela não sabe mais o que é realidade, memória e alucinação, então esses três planos se confundem.

Para quem lê a peça, é um pouco mais fácil entender o que está acontecendo, por mais que ainda seja uma loucura total na primeira leitura. Entretanto, para quem estava assistindo a peça, ficava muito confuso e, por isso, Nelson Rodrigues recebeu várias críticas.

Na peça, a luz ilumina os planos separadamente e a voz que fala no microfone está em todos os planos. No plano da realidade, está o casamento de Lúcia, Alaíde em coma e os repórteres. No plano da memória, está a tentativa dela de organizar as lembranças, é aquilo que pode ou não ter acontecido antes e depois do acidente. No plano da alucinação, mistura-se o que ela leu o diário de Madame Clessi (prostituta de luxo que morre em 1905). É o plano mais longo, há a libertação de todos os desejos (amiga da Clessi), mescla realidade com fantasia, se projeta livre de julgamentos, há a exploração intensa do inconsciente da personagem e o entendimento do que houve no real.

Por fim, Alaíde descobre que ela estava para se casar com Pedro, um homem que representa o esterótipo de bom partido. Porém, como antes Pedro era namorado de Lúcia, irmã da Alaíde, ela volta para se vingar por ter perdido o namorado. Pedro e Lúcia querem ficar juntos, então atropelam Alaíde.

Em Vestido de Noiva não há ação, tempo e espaço, não há linearidade nos acontecimentos e tudo acontece como uma completa confusão mental dentro da cabeça de Alaíde. Por isso, o ponto de vista é a cabeça da própria Alaíde.

Com esse trabalho, Nelson Rodrigues foi muito inovador para a época, pois seguia as tendências do teatro europeu, foi a primeira peça a ter um diretor, pela ousadia, não-linearidade, por não ter as 3 unidades do drama, por ter a memória, pelo ponto de vista inovador, por tratar da alma e do espírito dos personagens e pelo uso poético das rubricas.

Quando comecei a ler Vestido de Noiva, eu não estava entendo nada. Após as dez primeiras páginas, algumas coisas fazem sentido e outras não. Devo admitir que somente depois de ter a aula na faculdade sobre Vestido de Noiva, foi que eu entendi 100% e senti a necessidade de reler. Recomendo muito a peça, principalmente para quem gosta de textos com intenso fluxo psicológico.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/12/resenha-vestido-de-noiva.html

Sara 27/08/2020

Uma peça de teatro
Eu não gosto muito de livros em estilo peça de teatro, mas admito que esse me surpreendeu. Um livro que me fez rir bastante e acabei rapidinho, uma leitura curta e muito agradável.

Mariana 08/06/2022

Livro dedicado aos estudantes de ensino médio
O livro é do escritor Nelson Rodrigues, um escritor que senti curiosidade após saber sobre suas escritas no teatro, é um livro que para quem não é acostumado com o tipo de leitura fica confusa, mas não deixa de ser interessante, a leitura é fluida e tem pontos importantes que retratam a realidade cotidiana. Um livro onde a história se passa por a visão de uma mulher que acaba de falecer.