Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Natie 02/01/2010

D:
Uma narrativa vazia e repleta de falhas, um enredo machista, vampiros que não são vampiros, um vocabulário pobre, além, é claro, de uma protagonista com uma completa dependencia emocional.

Como diria Stephen King, um livro medíocre.
nath* 04/11/2009minha estante
excelente ;)

Lia 17/11/2009minha estante
Enredo machista? Bom, não concordei com nada que você escreveu nessa sua resenha flor...acho que você não soube explicar bem, pois sua resenha que ficou mediocre :S O jeito de ser da Bella que faz ela ter tantos fãs espalhados pelo mundo inteiro, concorda? Mais sempre tem que existir a "minuria" que sai dizendo que um livro de sucesso mundial é mediocre... sua resenha está horrenda... Respeito seu jeito de pensar, mais estou simplismente fazendo igual a você quando disse que o vocabulario é pobre e tudo mais, ou seja, estou dando a minha opinião diante de sua resenha. Beiijos FOFA!

Bia -q 22/11/2009minha estante
Sobre a maioria gostar, e ser popular, o nazismo era SUPER POPULAR na Alemanha dos anos 40. Concordo plenamente. ;)

Bell_016 06/12/2009minha estante
E não é só a Meyer que tem um vacabulário pobre, pelo jeito os fãs dela também. Né, Lia?

Tiago 03/01/2010minha estante
Tem gente que não sabe respeitar a opinião dos outros. Liga não Natie.

Marcos Carvalho 04/01/2010minha estante
Lixo de momento. Piegas. Se algúem deseja ler livros infantos-juvenis de verdade. leiam Tolkien (Hobbit), La Guin (ciclo de terramar), Lewis (Nárnia) e Ende (história sem fim). Vosso filhos não leram Meyer, pois não passarão de uma geração.

Camilo 04/01/2010minha estante
Humnn... não concordei com a sua opinião. Livro "machista" com um "vocabulário pobre". Não vejo onde. Para um romance best seller, acho que cumpriu bem com o seu papel, foi envolvente, e tal.

Eu não espero encontrar o vocabulário do Fernando Pessoa em todo best seller que me cai nas mãos. Acho um pouquinho clichê criticar com tanto "fervor" um livro só porque fez um sucesso estrondoso. Claro que tem aquela parcela de fans que leram só porque todo mundo leu também. E isso acontece (infelizmente) com muita frequencia em vários assuntos, o que às vezes banaliza as coisas que gostamos.

Pam 04/01/2010minha estante
Não tenho a minima vontade de ler.

Bell_016 09/01/2010minha estante
Marcos Carvalho falou tudo, como toda modinha passageira vai sumir rapidinho. Nem quem nasce em 2010 vai ouvir falar desse livro. Quando a moda românticazinha de vampiros acabar sobra um livro com enredo clichê e mal escrito, coisa q não sobrevive ao tempo.

(n)Ana 09/01/2010minha estante
Sem quere ofender ninguém, mas um bom exemlo que temos aqui é a quantidade e a qualidade de livros que a Natie já leu, contra a série inteira de Crepúsculo e uma outras modinhas pra garotas da Lia. Acho que isso já diz tudo, ou talvez nada...

Maíra 25/01/2010minha estante
Gente, que isso, olha o comentário da menina HAHAHAHA. Sério, eu me divirto lendo resenhas decentes de Crepúsculo. Porque a quantidade de fãs-aloca que surgem com argumentos escrotos é enorme e eu me divirto. Enfim, Natie, nem se dê ao trabalho, viu.

Amanda 15/02/2010minha estante
Não é só a Meyer que tem vocabulário pobre, né Lia? :)

Henrique 03/09/2010minha estante
em resposta a Lia, obviamente não é a Bella que atrai as fãs. São um tanquinho, um vampiro(cof cof) 'perfeito' e um romance patético e doentio.

swftgone 21/05/2022

crepúsculo
o livro é bom e não senti tanta diferença do filme, mas a bella não tem personalidade nenhuma depois que começa a sair com o edward, ela só obedece o que ele fala e tem uma dependência emocional insuportável, senti como se ela não tivesse seu desenvolvimento durante o livro porque ela só corre atrás dele e só pensa nele 24h, até nos momentos em que ela deveria se colocar em primeiro lugar, além de ela ser extremamente irritante no final com essa obsessão de virar vampira. o ponto alto desse livro pra mim foi a família cullen, e toda a trama envolta deles, principalmente entre alice e jasper. a leitura é até fluída, mas acho que o livro poderia ser bem menor.

Bex 10/05/2021

Relendo
"- O crepúsculo, de novo- murmurou ele- Outro fim. Mesmo que o dia seja perfeito, sempre tem um fim."

Releituras são sempre gostosas, principalmente com livros que já gostamos, é como voltar alguns anos em nossa própria vida, voltar em alguns momentos como se eles estivessem acontecendo agora mesmo e revisa- los com carinho.

Todo mundo conhece esse história, então só posso dizer que é muito bom relembrar com detalhes algumas características e alguns acontecimentos do livro. E claro, com a mente mais madura percebemos algumas coisas bem erradas e pensamos em formas diferentes de resolver o que acontece.

Julia 28/06/2021

Pra quem se apaixonou pelo filme, eu posso confirmar com td certeza do mundo que o livro entrega TUDOOOOOOO. Obviamente é mais detalhado - por ser um livro kk - mas tipo...... é incrível!!!! Incrível como eu me apaixonei mais ainda pelo Edward, pela família dele e principalmente pelo Jasper ( q eu nem prestava muita atenção no filme). ????? ameeei vale mt a pena
JuMorlos 28/06/2021minha estante
O Edward é muito mais amigável e interessante no livro

brunabtd 28/06/2021minha estante
Nossa mas o jasper no filme aaaaaa ?

Carol 26/08/2011

HAHAHA

Esse povo falando mal é tão engraçado.. Tipo, na época que saiu, tinha uns poucos fãs e tal que amavam, ai lançou o filme, os fãs antigos, os que realmente gostavam da história, ficaram com vergonha porque ficou muito conhecido pelo povão, e eles gostam de ser aqueles que leem histórias desconhecidas e são cultos. E vou falar que acho até normal isso acontecer. Alias, isso seeeempre acontece (há exceções)

O livro é legal sim. E eu posso dizer, pra você que só conheceu a saga depois do filme, que no primeiro livro, antes de sair o filme, todos que liam amavam o Edward, geralmente o personagem favorito era a Alice e achavam a Bella uma idiota. A questão da Bella continua até hoje. Mas eu tenho que constar que eu sempre gostei dela HAHA. AH, e mais uma coisa para contar pra quem só conheceu o livro depois do filme: o povo não gostava da Jane, só gostaram quando começaram a falar que a Dakota Fanning interpretaria ela.

Enfim, povo que amava e agora esconde, voce sabeee.. se joga! Voce pode gostar de algo que é do povão sem ser Harry Potter colega! (amo Harry Potter, só por constar)
Lud 19/01/2010minha estante
Concordo plenamente com vc !!

tb li muito antes de vir pro brasil, li em ingles .. todo mundo adorava, agora todo mundo tem vergonha !

Bell_016 26/01/2010minha estante
Li, li e juro q não entendi o.o

Lilly 09/07/2010minha estante
O que você disse é a mais pura verdade!!!!

Eu tbm li muito antes dos filmes e percebo que quem leu antes agora fica com vergonha, de frescurinha.

ka mcd 13/07/2010minha estante
Exatamente!
Parece que as pessoas não têm mais opinião própria. Ridiculo.

ps: também gosto da Bella, ela só é um pouco incompreendida.

Bruna 14/07/2010minha estante
se joga gataaaaa hahhaahahah

Svartzorn 26/10/2010minha estante
"Histórias desconhecidas e são cultos"? Que tipo de gente culta lê isso? o_o

Júnior 03/09/2011minha estante
Isso é uma resenha? Só pode ser uma piada, né? A gente vê cada coisa por aqui....

Veregirl 08/08/2022

"E então o leão se apaixonou pelo cordeiro..."
Acho que é um livro que dispensa apresentações, então vamos lá.
Eu não li esse livro na adolescência como a maioria das garotas que hoje, são leitoras; me pergunto o porquê demorei tanto.
É um livro fluído e que te prende desde o primeiro momento.
A Bella é uma "marie sue"? Com toda certeza, mas quando paramos para analisar, é uma garota muito infeliz se afogando em coisas que ela não fala pra ninguém. O Edward acaba virando uma espécie de "porto seguro", regado a uma extrema dependência emocional. O pior é que neste caso, isso funciona.
Enfim, é um livro muito bom, mas como qualquer outro, depende do estágio da vida do leitor.
P.S. tem momentos de vergonha alheia kkkkk

"? De todas as coisas para se desculpar? ? Pelo que eu devia me desculpar?
? Por quase tirar você de mim para sempre."

Lívia 27/09/2020

Amei!
Eu amei esse livro inteiro! A única coisa que não me agradou foi que eu achei os diálogos do casal, do meio para o final do livro, muito melosos, achei algumas coisas meio desnecessárias. Mas como eu era uma grande fã dos filmes no começo da minha adolescência, reviver tudo isso foi maravilhoso!?

Khyu 24/09/2023

Eu gostei bastante do primeiro livro da Saga de Crepúsculo. Você consegue ver nitidamente a diferença da Bella do livro para o filme, é berrante o quanto o filme resumiu a Bella em uma mulher frágil, que não tem opinião própria e que vive somente para o Edward. No livro, a Bella é mais do que isso. Dei muitas risadas da Bella sendo sarcástica com o Edward, dela enfrentando suas opiniões que não a agradava. Eu gostei bastante que em nenhum momento do primeiro livro houve um romance clichê e sem graça, amei os Cullen e toda a sua família. Sem dúvidas, um dos melhores livros da saga toda. Agora eu sei porque a cena do beisebol é tão marcante. Meu personagem favorito sempre será o Emmit Cullen

YisraelC 09/04/2022

Apesar de já conhecer a história por já ter assistido aos filmes e essa ser sim uma das minhas sagas favoritas, amei a experiência com a leitura. Eu já imaginava que seria um pouco parado, mas mesmo assim não me incomodou de forma nenhuma. Eu amei todas as informações que aqui foram dadas sobre os personagens que tanto amo que não são abordado nos filmes. Adorei cada cena que eu não tinha visto, cada diálogo ainda não contemplado. Já quero o próximo.

Marcus 08/08/2020

Estou surpreso! Assim como muitos outros babacas no mundo eu julguei a saga sem antes ter lido nada da obra. Hoje com uma mentalidade mais madura (ou que eu finjo ter kkkkk) decidi me aventurar no primeiro livro e gostei pra caramba. Gostei como a personagem principal foi trabalhada e aprofundada no decorrer da história, confesso que estou ansioso para ler o segundo. Fica a dica: Não deixe de ler um livro, assistir a um filme ou fazer qualquer coisa só porque alguem falou que não é bom. Se arrisque.
Farrapoz 09/02/2021minha estante
?????

Marcus 11/02/2021minha estante
Q é safado, o livro foi muito bom

looh 08/01/2022

Crepúsculo
sem sombra de dúvidas esse é um dos meus livros favoritos, a forma que a autora descreve os sentimentos e ações de bella me cativou, e o jeito de abordar o romance é simplesmente incrível.
amo a relação da bella com o edward, eles se tornaram um dos casais favoritos dos livros que já li.
me identifiquei com muitos dos sentimentos de bella e também passei um pouco de raiva, nada diferente para me fazer não amar ela.
o final é simplesmente incrível.
tem poucas coisas diferente do filme, o que faz você conseguir entender bem a história e encaixar as partes que não sao abordadas no filme.

Ana 12/07/2011

Abri a página da resenha e fiquei pensando qual seria a melhor maneira de começa-la. Por quê? Porque sei que o que eu escrever e a opinião que eu der aqui pode deixar (ou não) muita gente incontente.

Primeiro: eu sou fã. Mas não sou boba.

Erra quem julga o livro pela capa, né? E conheço muitos que xingam, batem boca, argumentam contra Crepúsculo e - infelizmente - nem se deram ao trabalho de pegar ele na mão e dar uma chance para o coitado. Simplesmente vão atrás dos outros. (PS.: Sei que muita gente vai atrás e argumenta contra, e que por mim tá tudo ótimo.)

Sei que a Stephenie não é nenhum Machado e duvido muito que aspire a ser, mas eu não ligo.

Li o livro em 2008 (no computador!!!), um pouco antes da febre tomar conta, e adorei. Não sei explicar o que me prendeu nele ou o que me fez gostar, só sei que gostei e não arredo o pé disso.

Porém discordo de quem diz que o livro foi feito pra "mulherzinhas" e todo esse blablablá sem sentido. Eu não espero que o Edward bata na porta da minha casa, brilhando, e tente resistir ao meu sangue. Também não espero que sendo uma estranha que não se encaixa em qualquer lugar tenha todo o reconhecimento que a Bella teve, dentro e fora da escolinha dela. Não, NÃO espero.

Mito dos vampiros? Claro... Que não. Ela modificou basicamente tudo. Não são vampiros pra alguns? Ótimo. Talvez uma Globeleza com presas, mas e daí? Talvez as histéricas - que todo livro da mídia tem como seguidoras - insistam em bater na mesma tecla de que Crepúsculo é o melhor livro de vampiro (e deixem quem tiver essa opinião em paz, gente. Liberdade de expressão, cadê?). Que Crepúsculo é o melhor livro do mundo. Que o Edward é lindoooooo e o Jacob um gostosooooo. Mas isso não é motivo pra generalizar.

Digo e repito, eu sou fã da Saga Twilight. Amo demais todos os livros. Contudo eu enxergo que o livro tem falhas, e ainda brinco com elas! Que o mito dos vampiros foi modificado. Que a Bella é irritante e tudo o mais. Querem que eu leia Anne Rice? Perfeito. Já li. Amei, achei divino. Não vejo a hora de colocar as mãos em outros dela. Mas pessoal, tenho certeza de que eu e outros milhares de fãs que admiramos a saga, talvez tenhamos ela como nossa favorita, e ainda assim somos aptos a pegar livros feito Drácula, livros da Anne Rice ou outros clássicos nada vampirescos na mão.

Assim como quem erra em julgar o livro pela capa, erra em julgar o fã pela obra. "Crepúsculo para não bobos", apoio uma campanha assim... Ou uma comunidade no Orkut.
Elisa Danda 02/08/2010minha estante
Concordo e assino em baixo, total!

dourada.mariana 10/11/2022minha estante
resenha perfeita...?

Geovanna.Laura 10/11/2022minha estante
EU AMOOOOO os filmes e foi uma experiência tão inusitada ler os livros!! Impossível não amar ??

Aline.Silva 16/06/2020

Releitura maravilhosa
Em preparação para a nova história de crepúsculo, como não mergulhar novamente em toda a trajetória? Tão bom relembrar detalhes, amar Edward com todas nossas forças novamente, pelo menos nesse primeiro livro rs
Mi Nonaka 17/06/2020minha estante
Aaaah como eu amo esse livro ??, preciso relê-lo também!

André Félix 05/09/2021

Nostálgico
Certamente não é um livro para toda a gente.
Foi um livro que eu adorei porque está muito carregado de nostalgia pois eu adorava os filmes quando era criança. Contudo, não é um livro que eu recomende (por muito que tenha gostado) porque entendo que é um livro com audiências muito certas. Ou você adora ou odeia.

Eu adorei porque adoro a temática de literatura com vampiros.
O livro demora um pouco para realmente chegar á ação, mas o tempo que demora até chegar a essas páginas é muito bem passado. E a intensidade como a autora nos faz gostar de Forks e sentir o ambiente do local é incrível.

Em certos pontos o livro romantiza problemas que não deveriam ser glorificados, mas isso depende dos pontos de vista.

O que eu mais gostei no livro foi terminá-lo e sentir que o relacionamento deles realmente passou por muitos momentos difíceis para no final nos dar a sensação de que ele ficou muito mais forte e que o amor é verdadeiro.

P.s: Comecei a dormir de janela aberta ?