O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

akasaori 04/02/2021

30 anos depois e segue atual.
Apesar de ter sido publicado num epoca em que nem havia internet, os paralelos da propaganda do mito da beleza nas revistas se espelham aos posts de internet. Só tirei uma estrela porque em alguns momentos é um pouco repetitivo, mas acrescentou muita coisa pra mim.

Renata.Espindula 12/01/2023

Controverso
Queria ler o livro para ter uma opinião minha e tirar minhas conclusões pessoais apesar de já ter me informado sobre a autora ser negacionista e antivacina, acho que por vezes é válido separar a autora da obra. O livro levanta questões importantes mas sem o embasamento científico para fundamentar as ideias, o que deixa tudo muito controverso, ainda mais levando em conta que a autora é uma jornalista e deveria ter mais cuidado para não manipular dados. Apesar dos pontos controversos, o livro apresenta pontos interessantes que me fizeram refletir muito (a despeito de muitos deles caírem no "de onde ela tirou isso?"). Concluindo, mesmo que o livro tenha ganhado muito prestígio e seja uma obra respeitada, me incomoda o fato de precisar fazer um filtro enorme durante a leitura.

Jesse 22/03/2023

Livro fundamental, apesar da atual postura de Naomi
Apesar de atualmente a autora ser uma antivax e ter utilizado dados supostamente falsos, o livro ainda é completamente necessário para expor o mito da beleza e suas consequências.

O livro é todo recheado de reflexões ainda pouco debatidas com o público geral, mas duas delas me deixaram estarrecido: a discussão sobre a fome e aquela sobre a perversidade da era das cirurgias plásticas!

Não tenho dúvidas de que a derrubada do mito da beleza colocará as mulheres no controle do mundo (inclusive, talvez essa seja a única forma de salvar a espécie humana).

Naomi foi profética quando no final do livro previu a expansão do mito para os homens! Bingo, basta olhar a tentativa de homogeneizar os corpos e rostos masculinos.

Isabelle.Jaguszewski 17/08/2023

Um livro muito importante para a formação no feminismo e para entender como que o capitalismo forma essa pressão sobre as mulheres ocidentais, reduzindo nossos corpos cada vez mais à condição de objeto e não ser.
na tentativa de convencer, o livro traz muito mais números e paráfrases do que o necessário, tornando a leitura um pouco lenta e cansativa. mas ao final acaba que valeu o processo porque a autora é didática e consegue expressar o que é o mito da beleza, como ele oprime as mulheres ?e os homens e qual é o próximo passo (um dos). mulheres que amam mulheres só têm a ganhar com isso, mas longe de criar uma solução perfeita ou definitiva. a liberdade é fluída, precisamos ser selvagens para conquistar e para manter nesse sistema desigual e que opera para atingir o máximo de lucro, mesmo que acabe exterminando a espécie inteira para isso.

Wanessa Braga 17/03/2021

Transformador e essencial.
Já faz alguns meses que terminei esse livro mas ele ainda me parece engasgado ou mau digerido. Talvez seja daqueles que gente precise ler mais de uma vez e ainda assim descobre, aprende e reflete coisas novas.
É definitivamente transformador! A vontade é de sair emprestando pra todas as amigas também lerem porque sim, é fundamental pra todas nós.

Bru 16/02/2022

Um livro de impacto
Ao ler o livro fica muito claro porque ele é tão referenciado por muitas mulheres.
Levei quase um ano completo para lê-lo até o final. Pandemia contou, bem como as declarações antivax da autora. Declarações essas que com certeza prejudicaram meu julgamento em relação ao livro, me deixando muito mais crítica e cética.
De toda forma, faz um bom apanhado dos temas que hoje são mais comuns de ouvirmos, sobre a ?guerra? da beleza e estereótipificação feminina. Muitos bons insights, muitas referências para buscar mais.
Não podemos jogar toda a coleta de informações fora, mas é sempre importante lembrar que leitura crítica é essencial

Nanda 20/04/2021

"As neuroses modernas da vida num corpo feminino se espalham de mulher para mulher em ritmo epidêmico."
"A Supermulher, sem perceber todas as implicações, teve de acrescentar a seus compromissos profissionais o trabalho sério no campo da beleza. Essa nova responsabilidade foi se tornando cada vez mais rigorosa. As somas em dinheiro, a dedicação e o talento que ela devia investir não poderiam ficar abaixo do que anteriormente - ou seja, antes de as mulheres atacarem a estrutura do poder - se esperaria apenas de belezas profissionais nas carreiras de alto nível de visibilidade."

Marjorie.Barticiotto 09/07/2021

Leitura válida
Tem muita informação bacana, importante e aponta principalmente como a beleza é usada de forma política, onde a beleza tem a função de fazer as mulheres perderem o foco. Gostei, acho uma leitura muito válida, mas em alguns trechos é bem repetitivo, quem sabe c a função de deixar bem gravada a msg. Algumas frases me deram a impressão de Naomi reproduzir um pouco de machismo, mas quero acreditar quem pela época em que foi escrito, nem tudo estava definido em termos de feminismo. É uma leitura extensa, mas vale a pena, recomendo.

mariabotan 15/05/2021

Impactante
Caramba, que livro fenomenal! Uma leitura importante, que traz coisas importantes a respeito de como a mulher ainda é vista pela sociedade. Mesmo sendo escrito há vários anos, muita coisa descrita pela autora ainda é atual, infelizmente.

A autora comenta sobre a pressão que as mulheres sofrem em ambientes de trabalho, a pressão sobre seus corpos, como a sociedade sempre impõe que devemos estar lindas e magras, mesmo que para isso tenhamos que desenvolver distúrbios de saúde. A ditadura da beleza ainda é muito real e o livro destaca muito isso.

Além disso, o livro traz o fato de que as mulheres normalmente são postas umas contra as outras com esse critério da beleza, de como o mito induz a isso. Mulheres culpando umas as outras quando na verdade o verdadeiro culpado é esse sistema doentio do mito da beleza.

Não é uma leitura fácil, mas é um ótimo livro. Recomendo bastante a leitura.

Bia 21/05/2021

Simplesmente perfeito, o livro nos mostra que as mulheres são usadas como massa de manobra da sociedade. Nossas escolhas são totalmente influenciadas para que fiquemos alheias ao todo. Sensacional. Mas não sei pq no início foi difícil para mim, engatar a leitura. Mas é isso.

Fabi 26/05/2021

O Mito da Beleza
Pelas resenhas que já li aqui, não acredito que tenha muita coisa que eu possa adicionar com relevância... Mas só posso dizer que: LEIAM.
Não tem problema que é antigo, não tem problema se você é homem ou mulher, se você se considera feminista ou não, só leiam!
Prometo que dessa leitura fluida de pouco mais de 400 páginas, você saíra com alguns pares de ideia sobre o quanto que se aceitar e se amar exatamente como você é, é um dos maiores atos revolucionários possíveis!

LariLeitão 05/06/2021

Libertação
Sem perceber, estamos sendo inseridos e inseridas no paradigma da beleza? do padrão de beleza que termina por distorcer e fazer coM que questionemos a natureza.

Cris 14/07/2022

Um livro extremamente importante, principalmente para mulheres, para analisarmos de forma mais profunda o que consideramos beleza feminina atualmente, questionar o porquê de nossa falta de autoestima generalizada e se realmente algumas coisas são "coisas de mulher" ou se esse comportamento nos foi induzido.