O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Laura 31/12/2021

muitíssimo bom, mas demorado de ler
comecei com expectativas bem altas, o que o livro cumpriu e até superou. gosto muito desse tipo de livro, mas acho difícil manter uma leitura rápida, pois o livro é denso e não prende igual uma fantasia ou romance. mesmo assim, o conteúdo é interessantíssimo e recomendo que todo mundo leia, mesmo sabendo que é impossível, pois manter uma leitura densa assim precisa de saco e nem todo mundo tem o empenho, mas vale demais a pena! doido como esse livro foi escrito 30 anos atrás e ainda continua mais atual impossível.

Gabrielle 28/01/2022

Maravilhoso
Meu Deus, que livro maravilhoso, foi minha primeira leitura do ano e eu fiquei simplesmente fascinada. É incrível como cada capítulo é montado, toda história bem estruturada e os fatos, Ah os fatos... Adoro leituras com embasamento, lê toda opinião, saber todos os fatos e onde se originaram e onde encontramos eles, porque apesar de todo tempo decorrido ainda é cobrado muito da mulher e vemos isso diariamente em todos os cantos. A leitura é simplesmente maravilhosa e leve, eu achei muito leve a forma como é tratado o assunto.

Eduarda 30/01/2022

O que começar a falar desse livro?
Comecei esse livro sem saber o que esperar dele, claro que tive minhas ideias mas nada se compara. Primeiro de tudo, O que é o mito da beleza? É aquilo que transforma o ser humano a partir de uma pressão da sociedade: "Você tem que ser assim, porque se você não for assim você não vai conseguir aquilo que você quer.". Entrando no ponto de vista femino, vemos uma sociedade que idealiza as mulheres como "Donzelas de Ferro" que é um termo que a autora utiliza para descrever as mulheres vítimas da pressão da sociedade, cujo a mesma precisa estar sempre maquiada, bem vestida, sem rusgas, um corpo magro, aquele padrão que todos nós conhecemos. Tanto que se essa mulher não estiver "bonita" suficiente ela vai cair no fundo do poço.
O mito não tem nada a ver que as mulheres ficarem apresentaveis para os homens, mas sim que faça com que essas mulheres tenham sua liberdade extinguida, os cosméticos, as cirurgias plásticas, a fome, os produtos para emagrecer é para que elas fiquem mais fracas e que paguem pelos produtos costumidos, movimentando assim a economia. Assim elas não vão entrar no poder, assim nós mulheres não vamos ter autoestima suficiente para enfrentar aquilo que tanto desejamos é isso que o mito da beleza faz, nós deixa fracas para não ficarmos no poder. Então o mito tem a ver com política.
Existem mil e um tópicos para falar, mas sinceramente tô com preguiça. Leiam esse livro, ele é essencial tanto para mulheres, quanto para homens, não-binários e quem quiser ler.

jhdep 02/02/2022

Uma das melhores leituras da minha vida
Essa obra é uma das melhores que já li na minha vida e minha favorita da teoria feminista até agora.

A Naomi produziu um trabalho extremamente lúcido, revolucionário, a frente do seu tempo. Ela é uma boa escritora porque comunica sem complicações sua mensagem, sem precisar dificultar a linguagem pra fazer isso.

Ler esse livro é quase como se estivéssemos tendo uma conversa com uma amiga ou uma parente que nos ensina muitas coisas preciosas.

Ao longo do livro, ela vai passar por diversas áreas do conhecimento - antropologia, história, biologia, sociologia, filosofia, estudos de cultura etc - e utilizar de referências variadas, de forma implícita ou explícita, como a teoria socialista e as mais variadas vertentes do feminismo, estabelecendo diálogos entre essas áreas e tornando conceitos entrucados ideias fáceis de se assimilar. Apesar de flertar com o feminismo liberal, o caráter anti-capitalista da obra é expresso diversas vezes - mesmo que não se declare explicitamente marxista ou anarquista etc.

A partir disso, ela irá nos levar de volta ao passado, traçando paralelos entre a conjuntura da época em que vivia com períodos como a primeira onda feminista, o terror nazista, a inglaterra vitoriana e a sociedade matriarcal do comunismo primitivo. Mas não se restringirá ao passado: conclamará as mulheres - e os homens - a repensarem uma nova onda feminista que derrube o mito da beleza e estabeleça uma sociedade mais livre, igualitária e que os afetos não sejam manejados pelos interesses do capital e a sexualidade e o amor não dependam de ideias de beleza para existirem e se propagarem.

Bia 10/02/2022

Esse livro deveria ser uma utilidade pública
***tente separar a autora da obra***

tinha altas expectativas pra esse livro e ele superou todas. É feito de uma intensa pesquisa e nos traz argumento e reflexões em cima de muitos dados e situações reais que não deixam espaço para contra argumentar. É revoltante e assustador ler a nossa realidade e os motivos dela tão estampadas assim. Esse livro tinha que ser passado como leitura obrigatória nas escolas para que homens e mulheres possam discuti-los para, quem sabe e eu espero, tenhamos uma realidade diferente no futuro.

?Nós mulheres em nosso estado ?cru? ou ?natural? continuaremos a ser transferidas da categoria ?mulher? para a categoria ?feio? e formadas pela vergonha a aceitar uma identidade física de linha de produção. À medida que cada mulher for cedendo à pressão, essa pressão vai adquirir tão intensidade que se tornará compulsória, até que nenhuma mulher que se preze tenha coragem de aparecer com um rosto sem nenhuma alteração cirúrgica.?

Mali 14/03/2022

Foi uma leitura demorada (para mim) por diversos motivos, um deles pq tentei ao máximo separar a autora da obra. É um livro interessante pensando na mercantilização da beleza e do corpo da mulher, mas não tem recorte nenhum de raça, da pra perceber que foi escrito sobre a beleza da mulher branca. Também é um livro prolixo, e tem algumas passagens e dados duvidosos.
Talvez eu tenha começado a ler com expectativas altas pela quantidade de resenhas positivas, mas pra mim não funcionou muito.

Natália 25/02/2021

Tudo para todos
Li, reli e refleti, cada trecho, diversas vezes.

Nada melhor do que se sentir confortável consigo mesma junto a esperança de uma evolução social. O livro trás, também, dados baseados em fatos que permeiam até os dias atuais, e é onde a imersão do leitor, no contexto, se completa.

Com certeza, um livro de cabeceira que desejo à todos!

Vexvee 05/03/2021

É uma leitura difícil. Não é qualquer um que consegue, depois de um mês finalizo essa leitura e mesmo assim a cabeça ainda ta a todo vapor absorvendo todas as informações e imposições que não imaginávamos que estavam ai escondidas ate em nossos diálogos e ações mais simples

Thata 28/12/2021

?As falhas da carne feminina substituem as antigas falhas da mente feminina. Nós mulheres já confirmamos não haver nada de inferior com a nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior??
Apesar de não ser uma leitura leve, acredito fielmente que, tanto homens quanto mulheres, deveriam fazê-la. Um problema tão complexo requer esforço conjunto para ser solucionado ?

Luana Souza 29/12/2021

Simplesmente um tapa na cara sobre tudo que pensei saber sobre a indústria da beleza e de como somos induzidas à consumi-la

Luiza.Martins 07/01/2022

Perfeito
O livro é ótimo, um dos melhores que li até agora sobre o assunto. Ela traz muitos dados que, mesmo antigos, levam a gente a refletir, só em algumas partes qud eu achei que ela podia aprofundar mais e em outras poderia ser mais direta ao inves de ficar repetindo o assunto.
Faz a sua visão, principalmente estética, mudar muito o que é essencial em um mundo consumista e capitalista como o que vivemos. Recomendo a todos

Zihtuan 17/01/2022

O tipo de leitura onde cada parágrafo é uma informação útil e que sem dúvida você pode construir um artigo ou até um livro com ele.

"A identidade de uma mulher representa alguma coisa? Ela deve ser forçada a querer ter a aparência de outra pessoa? Existe algo implicitamente desagradável na textura da carne feminina? As falhas da carne feminina substituem as antigas falhas da mente feminina. Nós mulheres já confirmamos não haver nada de inferior com nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior?"

Eu gostei e me sinto maravilhada por ter em mente reler em outras ocasiões, são pontos antigos e atuais e sempre a reflexão de como o mundo está se movendo, o que as pessoas estão fazendo de mais ou menos com relação à década passada, se realmente algumas informações são passadas tão as claras e nós (pessoas, todo mundo) prestamos atenção nelas e temos interesse em debate-las.

Fica a dica de leitura e o conselho de não ler se pensar sobre depois, com certeza alguma informação chegou até você em algum momento da vida, de forma séria ou mais branda, mas vale pensar porque as coisas acontecem como acontecem e são expostas de um jeito tão quadrado em muitos casos.

Cathy 09/10/2022

Como tirar os véu dos olhos femininos
Ser mulher já sabia não é fácil. Dói de todas as formas possíveis, desde o começo até o final. Por isso, somos mais resistentes à dor. Nos acostumamos a ela, aprendemos que faz parte do "ser mulher". Mas é incrível descobrir que boa parte dessas dores nos são sutilmente impostas pela forma com que a sociedade enxerga o ser feminino e seu papel. E docilmente acabamos por aceitar. Essa mesma política provoca uma concorrência entre as mulheres que nos impede de nos ajudar mutuamente e muitas vezes de nos unir politicamente contra métodos que nos limitam de conseguir alcançar nossos sonhos. Os padrões etéreos da beleza são correntes quando não há a escolha livre por segui-los, quando nos são impostos goela abaixo. A fome para continuar magra ou emagrecer enuvenesse nosso melhor raciocínio e sem ele não temos como concorrer em pé de igualdade com homens. O tempo e o dinheiro que gastamos procurando ser eternamente belas e jovens poderia ser utilizado para estudar, atualizar conhecimentos, viajar, conhecer o mundo. Muito interessante essa jornada que a autora faz nos mais diversos universos que envolvem o mito da beleza feminina. É um mito por é inatingível, porque muda a todo tempo e em toda sociedade, conforme suas necessidades de nos subjulgar.

luarapadilha 26/01/2022

Essencial
É uma leitura esse essencial para quem busca entender sobre as fazes do feminismo, especificamente, a terceira onda. A autora sabe trazer com muita didática as informações, de maneira que, apesar de tratar-se de assuntos delicados, a leitura é fluida e pouco complexa. Vale muito a pena aos que de alguma forma estudam questões de gênero.

Pri 02/03/2022

O mito da Beleza
Neste livro a autora nos apresenta seus argumentos sobre O Mito da Beleza e o processo de construção de verdades sobre a beleza feminina. Para isso, nos apresenta o processo histórico de construção deste mito, relacionando a estratégia do alcance da beleza à conquista do sucesso e da felicidade para as mulheres. A autora também nos apresenta as ondas feministas, tendo o livro sido uma referência no contexto da terceira onda feminista, e como o mito também foi se remodelando. Todas as vezes que nós conseguimos nos desgarrar dele, ele se reinventa.