O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Camyla 24/08/2022

Livro absolutamente necessário para todas as mulheres desse mundo. Só um capítulo que destoou um pouco dos demais (aquele sobre anorexia e bulimia), mas de resto é muito bom

Ste 18/11/2022

O mito da beleza é uma leitura a se fazer atenta sobre coisas visíveis e coisas que se escondem através da subjetividade da cultura machista.

Valéria 31/12/2022

Eu já sabia que a obrigação de beleza e juventude para mulheres, imposto pela sociedade,é um peso real na vida de todas nós. Mas entender os detalhes sobre como Mito da Beleza está impregnado em todos os setores de nossa vida, impedindo a ascensão política feminina, foi bastante revoltante. A publicidade sobre a ideia de que nosso corpo é defeituoso ou doente, sobrecarregando as mulheres de imagens de corpos impossíveis de se alcançar e colocando sobre nossos ombros a culpa de não sermos como as modelos de revista é uma forma inteligente e cruel de manter as mulheres ocupadas, odiando a si mesmas e rivalizando ente si, enquanto poderiam estar fortalecendo o movimento de mulheres, garantindo a consolidação dos direitos conquistados e participando ativamente da política para garantir aqueles que ainda nos são negados, assim, moldando o mundo mais a nossa maneira.
Leitura necessária para todas! especialmente para adolescentes e jovens mulheres que sentem mais profundamente o peso das exigências do Mito.

Denise 06/01/2023

Transformador
Esse livro simplesmente mudou a minha vida. Foi essencial para desenvolver minha autoestima e aprender a enxergar a minha beleza para além dos padrões que nos são impostos. Um livro que com certeza toda mulher deveria ler. Arrisco a dizer que se esse livro fosse leitura obrigatória no ensino médio, quando na adolescência brotam milhões de inseguranças com nossa aparência, haveriam muito menos mulheres com problemas de autoimagem.

Maria11408 10/01/2023

Molieres
Não é que você seja feia, não é isso.

Você não é feia, você só não leu Naomi Wolf, minha colega...

Lais.Lagreca 23/01/2023

Um livro importante, mas...
De modo geral, eu gostei do livro.

De modo específico, reconheço que ele acaba se dirigindo, majoritariamente, a mulheres brancas e de clase média (alta talvez), no entanto, é possível extrair reflexões importantes do texto.

Confesso que achei uma leitura um pouco massante e em alguns moemntos parecia que eu andava em círculo. Porém, o que se pode extrair é positivo.

Temos avançado muito as discussões a respeito da nossa imagem e fiquei com vontade de buscar textos que se aproximem mais da minha realidade.

Por fim, depois de concluir a leitura (e que bom, porque teria sido bem capaz de eu dar uma boa desnaimada), vi que a autora teve posicionamentos questionáveis durante a pandemia. O que é decepcionante. Ademais, li que ela é conhecida por "exagerar" dados (não entendi bem se enviesando o olhar, se fazendo um recorte que lhe é interessante).

Enfim... porém, contudo, entretanto, separando o autor da obra ou até mesmo olhando com ressalvas para a obra, penso que é uma leitura válida para nós mulheres, afinal, somos diariamente, desde sempre, atingidas por uma industria que, a depender de seus interesses, constrói uma imagem para a gente, e a gente compra essa ideia, e se sente feia, se mutila, se maltrata...

Yee 10/02/2023

Mais mulheres precisam saber o que é o ?Mito da beleza?.Naomi traz detalhes muito ricos e crus sobre a sociedade patriarcal que domina todo o âmbito que perpassa pelas mulheres reprimindo e mostrando o que é certo ou errado para elas quando tudo não passa de uma sociedade que como dito no livro ?No mito,tratou-se de um jogo pela vida,por um amor questionável,por uma sexualidade desesperada e desonesta e sem a possibilidade da escolha de não aceitar regras desconhecidas.Sem
escolhas,sem livre-arbítrio,sem a
frivolidade ,não era um jogo de verdade?.

Camila 26/02/2023

O mito da beleza
O livro tem muitas informações importantes e que podem ajudar as mulheres a entenderem dentro de seus contextos sociais muitas coisas que vivem, ouvem e presenciam. Recomendo a leitura para todas as pessoas mas que leiam de forma crítica. Mesmo que exista embasamento científico, tem pontos que parecem ser descrições de notas mentais da autora, acho valido, porém, como tudo, devemos refletir e tirar nossas próprias conclusões. É um livro que agrega bastante e que pode ajudar a entedermos muitas "abobrinhas" ouvimos e que são tidas como coisas "comuns" e "normais" no nosso dia a dia.

Thamy Palloni 19/03/2023

O Mito da beleza
Uma das obras que mais me impactou.
Sincera e científica, Naomi destrincha a nossa sociedade e coloca nomes em cada frustração, medo e dor que a mulher sente, simplesmente por ser o feminino numa sociedade machista patriarcal.
Foi doloroso, mas curativo, ler cada certeza que já se tinha em forma de intuição. E me marcou profundamente a postura humana e por vezes poética da escritora.
Não consigo fazer uma resenha sem ser em tom de diário, pois esta obra me marcou tal qual um diálogo matinal com uma irmã.
Ganhamos menos, somos objetos e sem voz. A sociedade aprende e ensina a nos mutilarmos e que nos dilacerem. Somos, entre linhas e tantas vezes escancarado, corpos e sujeitos descartáveis, perecíveis, onde nossa obrigação é, sob infinitos artifícios, ser apenas humildes intelectualmente, servis emocionalmente e financeiramente inaptas.
Para cada grito de liberdade dado, houve um contra-golpe. Para cada liberdade conquistada, criada uma culpa.
O Mito da Beleza nos aprisiona num objeto de tortura em que por fora sorrimos.
Esta obra foi um lembrete de que sempre percebi e percebemos, mas o tempo é cruel, e não na perspectiva de que ser mortal e humana é algo a ser evitado (como prega o mito), mas porque lutar todos Os dias sendo vítima desta seita que sabe agir, é extenuante.
Mas a luta segue, assim como nossos pêlos e rugas em nossos corpos humanos, apesar de qualquer discurso.
Que não nos esqueçamos que SOMOS e que para que nosso verbo seja respeitado teremos ainda muitos gritos a dar.

lelecanales 27/04/2023

A beleza é um mito?

Segundo Naomi Wolf, sim!

Dica de livro necessa?ria por aqui!

O Mito da Beleza: como as imagens de beleza sa?o usadas contra as mulheres.

O livro fala sobre como os padro?es de beleza foram impostos ao longo de toda histo?ria, a medida em que uma conquista foi alcanc?ada um novo padra?o era imposto. Cerceando a liberdade feminina, para que nunca pude?ssemos nos sentir completas, capazes e suficientes em todos os a?mbitos da vida, entrando em um inevita?vel ciclo de fracasso.

A autora, Naomi Wolf, confronta a indu?stria da beleza destacando assuntos importantes, tais como os Transtornos Alimentares. Enfatiza a imposic?a?o a fome e a na?o aceitac?a?o como atos de viole?ncia contra os pro?prios corpos.

O Mito da Beleza e? um livro rico, repleto de dados e informac?o?es, que no?s permite uma redefinic?a?o a cerca da concepc?a?o da beleza e da identidade feminina, fazendo um paralelo entre o passado e o presente.
Um instrumento de contribuic?a?o para desconstruc?a?o dos nossos pro?prio mitos.

Um conselho? Apenas leiam. Vocês não irão se arrepender.

Pamela.Patrocinio 29/05/2023

Incrível
Ao ler o livro tive um misto de sentimentos? o livro faz a gente se questionar de muitas coisas e ajuda a tirar o peso da cobrança em nos mulheres.

rafaelladelua 30/10/2023

Revelador
De 1991, a obra aborda, de forma muito atual, como o conceito de beleza aprisiona as mulheres num nível bem além do que pensamos. blindadas pela ideia de que estamos apenas usufruindo da liberdade que o feminismo nos consagrou, nós mulheres nos submetememos a regimes de fome e a mutilações cirúrgicas, em prol de tentar alcançar conceito. conceito que está constantemente se renovando, de modo que ele torna inaceitável.

naomi wolf deixa bem claro a maneira que o mito se constrói e envolve às mulheres, de modo que, por mais que tenhamos os valores de sororidade e apoio fincados em nós, ainda somos todas vítimas de um único sistema.

a autora propõe ainda que partamos engajadas em uma terceira onda do movimento feminista, a partir do compartilhamento das amarras que ainda nos são impostas e da revolução contra elas, para, assim, ocasionar a libertação de cada vez mais mulheres.

a minha avaliação só não conta com mais estrelas, porque, por mais que a cada capítulo eu sentisse como se uma venda me fosse tirada dos olhos, eu achei a leitura BEM difícil e arrastada. no entanto, admito que, para época, é sim um título bem escrito.

kiara55 20/11/2023

O livro tem fundamentos muito bons e interessantes que podem fazer com que várias mulheres se inspirem, e acima de tudo, se aceitem. Mas é pouco recomendável para pessoas que estão começando a aprender sobre o feminismo (ou começando a ter o hábito de ler num geral)

Simona.Karen 31/12/2023

Leitura obrigatória para todos
Neste livro Naomi Wolf faz uma viagem sobre a reflexão do panorama feminista do início da década de 90. Ele é muito interessante e nos faz viajar através das batalhas feministas das últimas décadas, mas também traz reflexões muito válidas pros dias de hoje. Reflexões que podem ser bálsamo de cura para ajudar a entender a nós mesmas, mas que ao mesmo tempo traz um certo desconforto por enxergarmos que 33 anos depois do lançamento do livro as lutas propostas continuam muito atuais. O livro aborda essencialmente o universo feminino do ponto de vista do mito, no entanto, entendo que seja extremamente útil para nossa evolução como sociedade que os temas ali retratados sejam de interesse popular, até porque, segundo a autora, a visão masculina sob o mito é fundamental para termos a evolução no convívio que procuramos.

Lia 31/12/2023

Você já tem esse livro na sua estante? Se não, seria muito bom ter. Ele nos possibilita olhar sobre alguns temas por um outro prisma. Esse mito está em todas as partes, no sexo, no trabalho, na religião, nas dietas, nas cirurgias estéticas, nas relações com homens e mulheres.

A leitura desse livro foi feita em conjunto com outras mulheres pela @liasdantas_psi . As nossas conversas foram transformadoras durante a leitura dele.

"A terrível verdade é que, mesmo que o mercado promova o mito, ele não teria poder algum se as mulheres não o utilizassem umas contra as outras. Para qualquer mulher poder superar o mito, ela precisará do apoio de muitas mulheres. A mudança mais difícil, porém mais necessária, não virá dos homens nem da mídia, mas das mulheres - da forma pela qual encaramos as outras mulheres e nos comportamos com relação a elas."