O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Gabi 18/03/2021

Escrito nos anos 90, O Mito da Beleza continua tão atual - se não mais - quanto na época. Naomi Wolf aborda como os ideais de beleza substituíram as outras prisões as quais as mulheres eram submetidas, resultando por fim na mesma coisa: a falta de liberdade feminina. E provavelmente de uma forma pior, já que o mito da beleza nos faz acreditar que temos alguma escolha. Gostei muito dessa leitura, acho extremamente importante para nos ajudar a entender que não existe uma definição específica de beleza, mas como não somos ensinados isso, crescemos e acreditamos no contrário e é NOSSA responsabilidade se reeducar. Recomendo muito essa leitura.

luaraaap 16/10/2023

O pior livro que já li
Comecei esse livro com altas expectativas, e terminei chocada que ele seja tão exaltado, quando tem tantos defeitos.
Começando pelo básico, o livro é chato e repetitivo. Os primeiros dois ou três capítulos foram difíceis de aguentar, e parece que ela só repete as mesmas três ou quatro ideias durante mais de 100 páginas. Outra coisa que me incomodou foi que, durante o livro todo, eventualmente alguns parágrafos super longos eram apenas dados sem muita explicação, páginas inteiras de números e mais números sem ou com pouquíssimo contexto, o que deixou a leitura cansativa. Além de, claro, a maioria das ideias serem super batidas hoje em dia, não é um livro muito atemporal.
Mas agora para as partes realmente ruins, e que não me deixaram aproveitar quase nada da leitura, e me deixaram realmente chocada que as pessoas conseguem ignorar ao elogiar horrores isso aqui. O livro é, desde o começo, totalmente da perspectiva de mulheres brancas, ricas e heterossexuais do primeiro mundo. Não somente falta recorte pra muita coisa, como é efetivamente danoso em muitas passagens. Ela compara adolescentes ricas com TAs com judeus em campos de concentração, e afirma que não há diferença nos efeitos fisiológicos nem psicológicos de garotas que passam fome por opção e judeus que eram negados comida, bem como pessoas pobres que até hoje não têm acesso. Compara também essas mesmas garotas com presos políticos, na mesma leva de falar sobre o Holocausto. Mas não para por aí, pois também compara mulheres adultas que optam por cirurgia de silicone com mutil*ação gen*tal de crianças e bebês na África. Fiquei com um nojo absurdo ao ler isso. Existem milhões de formas que ela podia criticar a cultura de cirurgias plásticas no ocidente e discutir até onde vai a "escolha" da mulher nessa situação, sem fazer uma comparação tão absurda e ofensiva assim.
O livro é repleto de comparações no começo desconfortáveis e depois simplesmente absurdas entre racismo e o sofrimento de mulheres brancas ricas, e depois desse parágrafo sobre a alemanha naz*sta foi difícil continuar a ler. É também de uma falta de tato tremenda ao mal falar de classe, e o próprio suco do feminismo liberal, fazendo até críticas quase que descabidas à outros movimentos disruptivos como o movimento punk.
No todo, acho que o livro tem pouquíssimas coisas a se aproveitar, é lento, repetitivo, não possui recorte nenhum de classe, raça, sexualidade e até cultura, e, no fim, faz mais mal do que bem. Não recomendaria a ninguém, ainda mais depois de terminar a leitura descobrir que a autora aparentemente tirou dados de contexto, inventou outros e recentemente na pandemia se revelou até anti-vax. Acho um absurdo que esse livro continue recebendo tantos elogios quando é uma pilha de estr*me. Depois de escrever essa resenha até acho que ter dado 1,5 estrelas foi uma nota alta demais.

Geórgia 14/03/2021

Na minha cidade existe uma professora de redação muito famosa que sugere aos alunos o uso de citações como base para argumentação, tendo inclusive criado uma lista de citações de filósofos aplicáveis à qualquer tema. Essa metodologia é muito criticada por outros docentes daqui por incentivar a criação de falácias, porém, os alunos dela costumam ter ótimas notas nos vestibulares. Textos rasos com palavras bonitas e frases de efeito. Foi essa a sensação que tive ao ler ?O mito da beleza?. Naomi Wolf mistura dados com opiniões pessoais criando premissas vazias. A tese principal do livro é interessantíssima, traz várias considerações importantes até hoje, como o boom das cirurgias plásticas e o vício em pornografia. Acho a leitura válida por criar um desconforto (algumas passagens falam de situações bem comuns da vida), gerar identificação e estimular o pensamento crítico à cerca da realidade, mas deve ser uma leitura crítica e cuidadosa, sem esquecer que foi escrito há 30 anos atrás (apesar de ser assustadoramente atual).
Jana 16/03/2021minha estante
Vc viu que ela é antivacina e negacionista da pandemia e deu razão a bolsonaro? Eu tava quase terminando a leitura quando descobri, só não larguei pq não queria desperdiçar o tempo que tinha investido kkkkkk. Vi uma feminista falando que o livro é "puro achismo", sem embasamento científico

Geórgia 16/03/2021minha estante
Sim! Só não larguei pelo mesmo motivo kkkk, vi até que ela justificou esse livro com o signo. Sem condições de usar como referência.

Isadora1232 14/11/2021minha estante
Falou tudo!! Meu Deus, pra mim tá sendo uma tortura acabar a leitura pelos mesmos motivos! Mas já cheguei longe demais pra desistir agora kk e ela se repete nas mesmas ideias, sem muito embasamento.. detesto ter que falar isso mas vou precisar acabar o livro na força do ódio (Vim aqui na seção de comentários justamente procurar estímulo pra continuar a leitura mas n tive muito sucesso kkkk)

Geórgia 15/11/2021minha estante
Terminei de ler na força do ódio mesmo! Kkkk

Uelika 24/05/2021

O mito da beleza determina o comportamento não a aparência
Um livro do início da década de 90, não poderia ser mais atual.
O mito da beleza, fala sobre vários segmentos, que este vem ao longo dos anos se aprimorando como ferramenta de controle para as mulheres. O objetivo do mito da beleza, é condicionar o modo de vida da mulher de forma que ela não consiga se libertar das amarras patriarcais. E na mesma medida que as mulheres alcançam maiores poderes em determinados âmbitos, são acorrentadas por certezas invisíveis em outros com a qualificação de beleza profissional, os procedimentos estéticos e a pornografia.

Raabe 06/08/2021

SOU FEMINISTA,MAS NÃO SOU OBRIGADA A ADORAR A OBRA DE OUTRA.
Quando comprei o livro ,a enorme expectativa que precedia a leitura estava pautada apenas no que concluí a partir de opiniões de outras pessoas ,que descreviam a obra como "necessária,todas deveriam ler, brilhante".No entanto, logo a princípio , a impressão que tive foi de que o livro era claramente a expressão de nossa antiga sociedade até a atual,mas existem pontos aos quais é preciso atentarmos.
-O texto possuí uma leitura relativament_________ simples,mas em diversos trechos podemos perceber ambiguidades e parágrafos prolixos.

-MUITA INTERTEXTUALIDADE!_______________
Esse não deveria ser um ponto ruim em uma obra ao menos que a leitura se torne cansativa e bastante indireta. Notadamente,a autora cita obras que possuem determinada situação ao invés de simplesmente falar qual é a situação em pauta, como por exemplo, vamos supor que ela queira se referir ao suicídio por amor não correspondido, ela cita uma vasta gama de obras literárias que possuem o suicídio por amor não correspondido em sua trama , onde simplesmente poderia colocar"o suicídio por amor não correspondido", O QUE FAZ COM QUE O LEITOR SEJA OBRIGADO A CONHECER A OBRA CITADA, PARA QUE SE TENHA UM ALEITURA FLUÍDA E COMPREENSÍVEL.

-MUITOS DADOS E AUTORIDADES, NO ENTANTO É POSSÍVEL NOTAR COM FREQUÊNCIA A AUSÊNCIA DE ALGUMAS FONTES O QUE NÃO FAVORECE A CREDIBILIDADE/VALIDADE DE ALGUNS DADOS, ONDE CLARAMENTE A AUTORA SE APOIA NO SENSO COMUM E EVIDENCIA UM POUCO DO "ACHISMO CIENTÍFICO" PRESENTE NA OBRA.

-A obra da NAOMI nada mais é do que uma comprovação escrita do que já sabemos, a respeito do tradicional papel desempenhado pela mulher e a constante opressão as quais estamos expostas.No entanto FICA EVIDENTE ALGUNS DESVANEIOS DA AUTORA, O TIPO DE COISA QUE QUALQUER PESSOA MERAMENTE RACIONAL SE QUESTIONARIA"O QUÊ"?
Ex:Pag:200, segundo parágrafo da folha(tópico "O SEXO")
A autora fala basicamente que a moda e as cores de batons características do movimento punk(estilo punk) tinham como o objetivo vangloriar a violência sexual, a partir de cores de batons que sugeriam hematomas e roupas rasgadas que representariam uma luta corpo a corpo com um estuprador em potencial (agora pronto, não posso mais usar meu jeans rasgado!?)
Por fim, essa foi a minha opinião sobre o LIVRO, MUITO decepcionada,mas foi isso, caso eu tenha entendido algo errado é só responderem aqui em baixo
*Desculpem os erros ortográficos e derivados, o touchscreen está morrendo.
Um beijo para todas essas mulheres fortes e lindas que leram essa resenha?
Raabe 06/08/2021minha estante
Meus olhos explodem com essa escrita errada,mas mesmo assim desconsiderem os erros de escrita

Carme 08/09/2021minha estante
Eu amei sua análise, porque estou passando pelos mesmos problemas com a leitura. Além dos dados questionáveis e da prolixidade, a autora faz um recorte ridículo de classe e força muito a barra ao criar teorias para reafirmar o que ela está defendendo. Me decepcionei.

Julia 01/10/2021minha estante
Cara, eu me incomodei com as mesmas coisas, que ótimo achar essa resenha aqui. Inclusive, eu tô lendo o capítulo "O sexo" e me incomodou muitooo exatamente essa parte que vc citou, em alguns momentos a autora da uma viajada legal.
Mas não estou decepcionada pq no meu caso comecei a ler sem expectativa nenhuma e acho que a leitura ainda agrega pra mim.
Ainda recomendaria para muitas mulheres que ainda não tem conhecimento sobre feminismo.

Maria Clara 24/12/2021minha estante
Eu acabei de ler o capítulo sexo e vim correndo pra ver se mais alguém tinha se incomodado com essa parte também. Eu até escrevi um "Hein?" Bem grande nessa parte, achei fantasioso demais. No mesmo capítulo tem uma frase extremamente racista que eu fiquei parada olhando pro livro pensando se era aquilo mesmo que eu estava lendo... estou totalmente brochada com essa leitura e estava me perguntando se realmente essa é uma leitura obrigatória mesmo a autora sendo negacionista e antivacina mas vejo que o buraco é mais em baixo e acho que existem outros livros pra quem quer ter essa tal de leitura obrigatória

Rafa P. 24/10/2020

O mito da beleza
Esse tipo de livro deveria ser obrigatório na escola, pois a proposta que ele traz é mostrar como a influência do meio modica a identidade as pessoas, aqui no caso, das mulheres. Embora muitas da situações apresentadas nos livros são de conhecimentos de todas as mulheres, confesso que muitos outros pontos explorados pela autora me pegaram de surpresa, oque me fez refletir muito sobre o assunto. O interessante da narrativa é que a autora faz apontamentos sobre a vida da mulher em diversas áreas, cultura, trabalho, religião sexo, etc, buscando compreender o papel da mulher na sociedade e como muitas vezes somos influenciadas e manipuladas por um sistema movido por interesses que se contrapõe ao que é melhor para todas as mulheres. É o tipo de leitura impossível de você sair como começou, ele amplia a sua perspectiva de mundo e te coloca a pensar sobre padrões que te cercam.

Milena.Saleh 16/11/2020

PRIMORDIAL PARA QUALQUER SER HUMANO
Muito importante ler!!! Libertador! Se vc já fez um procedimento estético, uma depilação que seja, ou se já julgou feio, por ser meramente imperfeito, outro corpo feminino ou o seu mesmo, leia!

Jana 16/03/2021

Estava quase acabando a leitura quando descobri que a autora é antivacina, negacionista da pandemia e concordava com bolsonaro sobre algumas falas dele. Uma crítica que vi uma feminista fazer ao livro é que se trata de "puro achismo", não está fundamentado em método científico nem há referências. Não tenho apropriação teórica suficiente para tirar minhas próprias conclusões, pois é necessário muito estudo para isso, mas uma pessoa antivacina e que concorda com bolsonaro me deixa dúvidas quanto a sua credibilidade intelectual.
Camila 17/03/2021minha estante
Oi, Jana! Ainda assim vale a leitura?

Jana 17/03/2021minha estante
É difícil dizer, mas para quem já tem certo conhecimento do tema, nao há nada de diferente, até pq foi escrito há mto tempo. Também é um pouco repetitivo. Em alguns momentos traz analogias que não faziam sentido. Talvez minha opinião esteja "contaminada" por saber que ela é antivacina, mas algumas feministas citaram q alguns pensamentos ela justificou com o signo dela!?? Escrever um livro fundamentado no signo? Também talvez pq eu tinha acabado de ler Angela Davis, meu padrão de escrita tá alto kkkkkk

Jana 17/03/2021minha estante
Nao seria um livro que eu leria novamente

Camila 17/03/2021minha estante
Bom, então eu acho que no tempo que dedicaria pra ler esse, vou ler algum outro, algum da Angela Davis talvez hahaha

Karol.Georgette 20/12/2020

Necessário
Naomi discute várias as opressões vívidas por nós mulheres no mundo contemporâneo, esse livro foi muito importante para mim, mudou muito minha relação com meu corpo, com a minha alimentação e com meus relacionamentos, em principal amorosos. Recomendo a todas as mulheres, mesmo aquelas que não se identifiquem com o feminismo, esse livro é essencial para entender como é construído grande parte do ódio a nos mesma, e aos nossos corpos.

tvilela 30/01/2022

Atemporal.
Um livro perturbador, eu diria. Mas, sobretudo, necessário. Muito útil à todas as mulheres - todas, sem exceção. E aos homens também.

Ele fala sobre como o mito da beleza é utilizado, política e economicamente, para controlar as mulheres e a estrutura sociocultural operante. É denso e não é fácil de ler. Cheio de verdades que não podemos evitar. Tão verdadeiro que tem horas que parece um soco no estômago.

Apesar de estar desatualizado, por retratar a sociedade da década de 90 (o livro foi publicado em 1991), se mostra bastante atual. Atemporal.

Algumas partes foram tão profundas pra mim, que tive que fazer pausas, pra refletir melhor sobre, atualizar pra nossa conjuntura de hoje e ressignificar situações que passei. O marca-texto trabalhou, viu? Por mim, teria grifado o livro inteiro, pois tudo parecia digno de destaque.

Confesso que pensei que fosse interminável. Entre idas e vindas, demorei 247 dias, segundo o meu aplicativo de leitura, pra terminar. Por vezes, precisei de estímulos (uns bons chocolates, algumas xícaras de chá e café. ah, vinho também.)

Antes de começar, vi alguns questionamentos na internet por falta de embasamento teórico e de comprovações científicas nas pesquisas citadas. Porém, contudo, todavia, o livro tem 68 (!!!) páginas entre notas, bibliografia e índice remissivo. Sendo uma pessoa 100% de Humanas, toda a narrativa fez muito sentido pra mim. A gente vive isso desde que nasce. Estou imersa nesse mundo e me reconheci em cada capítulo.

Outro evento controverso foi que, durante a pandemia, a autora - a jornalista Naomi Wolf, deu um show de negacionismo. Declarações polêmicas e anti-vax. Inclusive, foi banida das redes sociais por espalhar informação falsa sobre saúde; as famosas ?fake news?. Parece que o tempo não fez bem pra ela? Mas, por vezes, há que se separar a obra de seu criador.

Críticas à parte, a conscientização sobre o quanto somos manipuladas para alcançar um padrão de beleza inatingível, cruel e opressor valeu cada uma das 490 páginas. Tomar consciência disso é libertador. É daqueles livros que fazem diferença na vida, sabe?

LEIAM!

Gi Gutierrez 14/05/2020

O mito da beleza
Se pudesse indicar apenas um livro para todas as mulheres que conheço (ou não), seria este. Um livro essencial para entendermos como o papel da mulher foi construído por uma sociedade que nos mede o tempo todo e usa, como moeda de troca, o que é definido como beleza.

luiza.boeing 11/10/2020

Importante, porém restrito
O Mito da Beleza mudou radicalmente o meu olhar sobre vários aspectos da sociedade, do capitalismo e do feminismo. É uma leitura difícil, principalmente para mulheres, devido ao choque de realidade, à perspectiva apresentada sobre as noções de beleza, suas origens, razões e consequências. Dito isso, o livro falha por restringir suas reflexões e seus argumentos às mulheres brancas de classe média/alta. Isso não invalida seu conteúdo, mas torna sua abrangência e inclusão menores, sendo necessário outros estudos ou outras obras para dar conta das contingências relativas ao feminismo negro.

Cibele 26/09/2021

Reflexivo
Que leitura difícil, não nos aspectos gramaticais mas sim, sobre a verdade que ela traz. Toda mulher deveria ler esse livro.

Gabi 08/04/2021

Um livro que toda mulher deve ler
Um livro incrível!! Fala bastante sobre a indústria da beleza e mostra vários exemplos. Repensei bastante várias atitudes minhas com outras mulheres e comigo. Principalmente, como eu me vejo e como eu aceito que os outros me vejam. Um livro que toda mulher deve ler!