O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Haila.Batistao 07/07/2021

Leitura a ser feita com as devidas ressalvas
Estava muito curiosa para ler este livro e, quando peguei para ler, foi uma leitura muito fluida, ele tem uma linguagem bem simples e agradável.
Durante a leitura, fiquei um pouco confusa com dados, estatísticas, números apontados no texto sem uma menção acerca de datas ou fontes (me peguei diversas vezes até mesmo questionando se os dados se referiam ao ano em que o livro foi escrito ou aos dias atuais), mas, de qualquer forma, segui minha leitura e finalizei com a sensação de identificação com alguns pontos, concordando com eles.
Após a leitura, busquei a opinião de outras pessoas sobre o livro e me deparei com as mesmas indagações que fiz (além de descobrir que a autora é negacionista, antivacina...), me fazendo questionar mais ainda o conteúdo do livro e reavaliar o que li.
Por fim, considero a obra válida para iniciar reflexões e questionamentos acerca de temas relativos aos padrões de beleza, entretanto, é importante ler atento à ausência de embasamento no conteúdo, pois, sem fundamentar o que se diz, pode se dizer o que quiser e este livro não se trata de "ficção" ou "fantasia".

Camila 28/07/2021

Necessário
Nesse livro, Naomi Wolf faz uma análise sobre como os padrões de beleza afetam as mulheres nas esferas pessoal, social, sexual e política e como esses padrões são reações da sociedade aos avanços do movimento feminista.

É uma leitura muito interessante, com boas análises, mas faltam muitos recortes. A autora não leva em consideração tanto quanto deveria que "mulheres" não é um grupo homogêneo. Mulheres ricas e pobres não sentem os impactos do padrão de beleza nem dos avanços feministas da mesma forma. Assim como mulheres brancas, negras, amarelas, indígenas e LGBTs são afetadas de formas diferentes.

O livro traz uma série de análises e reflexões extremamente importantes, mas é preciso ler tendo em mente que parte da visão de uma mulher branca estadunidense e, portanto, nem todas as experiências analisadas são universais.

Oliveira208 12/03/2021

Um dos livros mais difíceis que eu já li
Fiquei horrorizada em saber como a mulher foi menosprezada ao longo dos anos e ainda tem delas hoje que diz não ser feminista. Não entende a causa, não sabe que o feminismo nada mais é do que a luta pela ampliação dos direitos da mulher. Recomendo.

Isy 14/03/2021

INCRÍVEL!
O livro perpassa pela religião, mídia, sexualidade, desigualdade, socialização e muitos outros lugares em que o mito da beleza não só está inserido, como consegue comandar.
Uma narrativa para se absorver cada palavra, cada parágrafo, e em seguida começar a enxergar e questionar atitudes que talvez nem tenham passado ao seu imaginário.
Uma obra tão perficiente, que chega a ser entendível que depois de tê-la escrito, a Naomi Wolf tenha perdido todos os seus neurônios.

Morgana 11/04/2020

Um tema que permanece tão atual, mesmo tendo sido publicado em 1991. Uma alerta às mulheres para que fiquem atentas aos discursos falsamente libertadores do patriarcado, além de um ótimo guia sobre amor próprio e apoio entre mulheres.

Tan 03/05/2020

Extremamente necessária a leitura, nesse mundo onde tudo nos leva a odiarmos nossos corpos. Aprendi a questionar o padrão e entender que a nossa liberdade depende disso.

July 21/06/2021

O mito da beleza
Eu achei muito interessante como a autora analisa o conceito de "beleza " relacionado a mulher em várias esferas da sociedade, como no trabalho, religião, cultura. Os absurdos que são relatados no livro me deixaram de queixo caído. Como toda uma "estrutura" foi montada para julgar as mulheres dentro de "padrões aceitáveis de beleza".

" Uma mulher pode ser demitida por não ter a aparência correta, mas a questão da aparência correta permanece aberta a interpretações" p. 57.
"... a beleza de uma mulher passou a ser ao mesmo tempo sua função e sua culpa." p. 63.

Embora recentes polêmicas envolvendo a autora, acho que vale a pena a leitura.

Rhuana.Macedo 26/10/2020

Livro de cabeceira
Acho que o livro mais necessário que já li em toda a minha vida. Todas as mulheres, e quanto antes melhor, deveriam ter acesso às informações e aos temas discutidos no livro.

Bia Brasil 11/04/2021

Conheci esse livro, acho que como muita gente, pelos posts e stories de muitas pessoas no Instagram. No entanto, ele vai muito além de uma capa bonita com temática interessante para compor o seu cenário em uma foto.

Esse livro tem o começo um pouco repetitivo, por contar com introduções escrita anos depois de seu lançamento, entre outras coisas. Mas quando conseguimos passar por essa parte, a leitura se torna muito fluída e instigante.

Ele cumpre o que promete e nos faz repensar todos os pensamentos que já tivemos de outras mulheres e de nós mesmas, além da razão para as quais agimos como agimos. Foi o meu primeiro contato com uma leitura dessa temática e com certeza não será o meu último! Recomendo bastante!

beatriz 09/04/2022

acho que primeiro de tudo, antes de começar a ler esse livro é importante pensar que ele foi escrito em 1990, e agora, 32 anos mais tarde, muitos temas debatidos nele já não são tão novidades no feminismo. ainda sim, há muita muita coisa aqui que precisa ser debatida mais fortemente e abertamente, muita coisa que eu não havia parado para pensar antes.
porém, algumas coisas aqui me irritaram e tornaram a leitura bem menos prazerosa do que eu esperava.
1. as comparações indelicadas e infelizes da naomi.
eu realmente não entendi a necessidade de fazer comparações entre a misoginia e o racismo, a misoginia e o nazismo, a anorexia e o que acontecia nos campos de concentração. eu até compreendi o aspecto que ela estava criticando nos dois cenários que estavam sendo comparados, contudo, não acho de "bom tom" comparar dois sofrimentos distintos.

2. algumas vezes eu sinto que ela fala e fala mesmo quando já não é mais necessário, talvez isso seja uma tentativa de despertar emoção em seus leitores, mas quando se é uma mulher lendo sobre as situações mencionadas, você não precisa despertar a emoção, nós já sentimos a raiva e o descontentamento todos os dias.

3. esse não é um livro sobre o feminismo mas sim sobre o feminismo da mulher norte americana, cis, hetero, europeia, branca e de classe média. chega a ser tosco como a naomi tá sempre ressaltando que são mulheres ocidentais, mulheres brancas, mulheres de classe média, sobre quem ela está falando. tenho certeza que ela fez muita pesquisa pra escrever esse livro, será que não poderia ter tido um pouco mais de esforço para incluir também mulheres fora desse padrão?

Lup 30/06/2021

Necessário
Não me recordo do último livro que demorei tanto assim pra ler? mas valeu a pena. Mesmo sendo um pouco cansativo de ler pelos fatos e pela escrita vibe documentário, o livro me fez ver muitas coisas da nossa realidade de outra forma. Mudou minha visão em muitos aspectos e me fez refletir demaisss!
Recomendo

Vitória 30/06/2021

Dolorosamente necessário
Demorei muito para começar a ler, talvez por resistências, mas é uma leitura obrigatória para toda mulher. Uma leitura que me doeu muito em diversas partes e que me fez sentir o quanto ainda sou (somos) condizentes com o mito.
Como se desprender de um mito tão enraizado e naturalizado, e que, se apresenta como tão sedutor?

Isabella 06/04/2021

Indispensável!
Esse livro tem tudo que uma mulher do século XXI precisa saber! A criação do mito da beleza, como ele se sustenta, quem o pratica, quem o apoia e o que devemos fazer. E não só no quesito beleza, mas o livro ainda toca em assuntos muito importantes para o feminismo atual, como a pornografia, o trabalho doméstico, as diferenças do sexo, como as crianças mulheres nascem com ideias sobre seu papel. Toda mulher deveria ler! É o manual completo!

Robs 02/04/2021

Que livro maravilhoso! Toda mulher deveria lê-lo uma vez na vida pelo menos.
O livro foi escrito ha 30 anos e atualmente parece que essa obsessão pela beleza piorou. Viver na era do Instagram, das blogueiras, dos filtros e da nossa auto estima sendo validada através de likes parece ter apenas alimentado essa guerra contra as mulheres.
O livro tem uma linguagem fácil e mesmo depois de 3 décadas é possível relacionar os dados apresentados com o presente. Recomendo muito!