O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Laísa 08/02/2022

O mito da beleza. Comecei a leitura bem empolgada, até descobrir que Naomi Wolf é antivacina e negacionista. Tentei separar autor da obra, mas é algo bastante difícil. Demorei bastante tempo para ler. Assim, todas as minhas impressões do livro são enviesadas. Por isso, não sei dizer o que eu senti com o livro, foi difícil.
O livro vai trazer vários estudos e discussões sobre o corpo feminino, saúde,  dieta e  sociedade. As discussões são necessárias e importantes. Conseguimos evoluir um pouco nesses contextos, principalmente, em relação a naturalização dos corpos, e redução no uso de próteses mamárias. Porém, ainda falta um longo caminho a seguir. E o que vamos fazer?
, é a pergunta que encerra o livro.

brendbatista 16/07/2021

Comecei receosa com a leitura, mas fui achando interessante, depois de um tempo a leitura começa a ficar chata e repetitiva, apesar de abordar diversos pontos interessantes.

Tem muita análise boa e importante para refletir, devido ao fato de abordar o mito da beleza atrelado a diversos aspectos, como religião, fome, sexo....

Não gostei tanto assim, mas é um livro bom para entender o peso de ser mulher em uma sociedade definidora de padrões inalcançáveis, para assim tentar se enxergar de outra forma, muito além dessa limitação.
Tamyres 16/07/2021minha estante
Senti o mesmo e acabei abandonando o livro. Acho que tem conceitos importantes mas acaba ficando pesado e um pouco ultrapassado, dado à época que foi escrita o livro e o recorte de quem era a autora (mulher branca, hétero, etc). Ainda assim traz muitos conceitos superinteressantes. Que bom que não estou sozinha! Rs

brendbatista 16/07/2021minha estante
Exatooo, você complementou super meu pensamento! Bom também saber que divido esse sentimento com alguém!!

Exatamente

Raabe 06/08/2021minha estante
Pensei que estava em um claro desvaneio por não achar o livro não tão "paltônico"

*platônico

Gabriella 05/08/2020

O livro foi escrito em 1991 e traz uma mensagem que é muito atual ainda nos dias de hoje. Sem dúvidas, conhecer o livro foi fundamental para que eu desenvolvesse um pensamento mais crítico em relação a diversos assuntos que permeiam a nossa sociedade e que muitas vezes nem percebemos.

A principal premissa do livro é mostrar às mulheres como somos condicionadas a termos pensamentos e comportamentos que nos tornam reféns de uma sociedade que valoriza muito mais quem aparentamos ser do que quem realmente somos.

Temas como cirurgia plástica, transtornos alimentares, competitividade feminina, indústria pornográfica e influência da mídia são abordados no livro e tornam esclarecedor como todos esses fatores nos levem à busca de uma perfeição inalcançável. Perfeição essa que não só nos impede de nos libertarmos dessas amarras, mas nos adoece e nos priva de vivermos fielmente à nossa essência.

A leitura foi transformadora e com certeza uma das melhores do ano. Recomendo demais para quem se interessa por feminismo e busca informações baseadas em pesquisas e dados sobre o tema.

julinha 04/06/2021

Vou levar sempre ?O mito da beleza? como uma enciclopédia onde poderei coletar dados e reler quanto tiver alguma dúvida sobre minha aparência! Um livro muito impactante, traz dados muito precisos! Acho que todas as mulheres deveriam ler e tirar o máximo de proveito que conseguirem com ele, uma obra atemporal que se faz muitíssimo atual e representa imensamente a sociedade.

Priscila 28/10/2020

Não é um livro fácil, porém necessário. Mostra como as coisas relacionadas aos padrões de beleza impostos às mulheres são bem mais profundos do que vemos.
Livro pesado, mas que faz pensar em como tratamos as mulheres e como somos tratadas.

priscillacarriel 12/04/2021

O Mito da Beleza
Muito embora tenha sido escrito em 1990, esse livro continua sendo bem atual.
Nos últimos anos houve um nítido crescimento das discussões acerca da liberdade feminina, e isso não é progresso. Dentro dessa pauta, é sempre levantada questões de bem estar individual e uma delas é que o mais importante é se sentir bem, mesmo que pra se sentir bem as mulheres precisem fazer inúmeros procedimentos estéticos invasivos ou não.
O Brasil é campeão em números de cirurgias plásticas, as mulheres estão sempre buscando a perfeição do padrão de beleza, que na verdade é inatingível porque até mesmo as mulheres consideradas mais bonitas, as famosas, as artistas, as blogueiras, que já fizeram um grande número de procedimentos estéticos continuam constantemente na mesma busca, apelando até para o uso de ferramentas digitais para retoques em fotos e vídeos, então vocês já imaginam que o problema é grande. A gente é condicionada a isso desde que nascemos, a feminilidade é uma imposição triste pra nós, mas também é a roda que faz toda a indústria da beleza girar e essa indústria lucra MUITO às nossas custas. Só em 2018, no Brasil - que é o quarto maior mercado de beleza do mundo, esse lucro foi de 108,7 bilhões de reais. Essa falta de questionamento e crítica com a junção do falso empoderamento nos torna reféns. Você já parou pra se perguntar por que a sociedade odeia tanto o que é ser naturalmente mulher? É sobre isso que Naomi Wolf fala nesse livro e é muito importante continuarmos levantando essa pauta. Se o corpo perfeito é feito em centros cirúrgicos, então o corpo perfeito não existe. Se o padrão de beleza que as mulheres almejam vêm da pornografia, então esse padrão não é feito para as mulheres, é feito para agradar os fetiches dos homens. E estamos cercadas de imagens que nos instigam o tempo todo, como uma rede de repetição assombrosa na TV, nas redes sociais, nas produções artísticas são sempre referências e menções a corpos femininos completamente modificados ligados em sorrisos felizes e vidas perfeitas, envolvendo sempre a ?segurança? da mulher, em como ela é amada, desejada e ?respeitada? pelo seu parceiro, como se tudo isso fizesse parte do mesmo pacote: pra ser amada, respeitada e desejada a mulher precisa ser perfeita. Naomi fala dos ritos da beleza, da mídia, do mercado de trabalho sexista, das relações sexuais, da pobreza feminina e do movimento feminista. É um livro completo, cheio de dados, pesquisa, é muito bem embasado e bem escrito. E é um livro que faz uma grande diferença na vida das mulheres, ainda que a leitura seja difícil. Seguindo a mesma linha de leitura, tem também o ?Beleza e Misoginia? da Sheila Jeffreys, que eu particularmente acredito ser mais profundo em diversas questões, mas muito mais difícil de ler.
Paula1735 12/04/2021minha estante
Me interessei, obrigada :)

Pâmela Cristina 04/03/2022

O Mito da Beleza é um grande clássico, responsável por incender a Terceira Onda do Feminismo. Apesar da escrita na década de 90, Naomi fala sobre trabalho, sexo, cirurgias plástica e como essa imposição do Mito da Beleza faz com que nós, mulheres, nos sentimos presas, julgadas e incapazes. Discurso atual, finaliza com um convite à luta, à sororidade e à revolução rumo a liberdade.

Haila.Batistao 07/07/2021

Leitura a ser feita com as devidas ressalvas
Estava muito curiosa para ler este livro e, quando peguei para ler, foi uma leitura muito fluida, ele tem uma linguagem bem simples e agradável.
Durante a leitura, fiquei um pouco confusa com dados, estatísticas, números apontados no texto sem uma menção acerca de datas ou fontes (me peguei diversas vezes até mesmo questionando se os dados se referiam ao ano em que o livro foi escrito ou aos dias atuais), mas, de qualquer forma, segui minha leitura e finalizei com a sensação de identificação com alguns pontos, concordando com eles.
Após a leitura, busquei a opinião de outras pessoas sobre o livro e me deparei com as mesmas indagações que fiz (além de descobrir que a autora é negacionista, antivacina...), me fazendo questionar mais ainda o conteúdo do livro e reavaliar o que li.
Por fim, considero a obra válida para iniciar reflexões e questionamentos acerca de temas relativos aos padrões de beleza, entretanto, é importante ler atento à ausência de embasamento no conteúdo, pois, sem fundamentar o que se diz, pode se dizer o que quiser e este livro não se trata de "ficção" ou "fantasia".

Isy 14/03/2021

INCRÍVEL!
O livro perpassa pela religião, mídia, sexualidade, desigualdade, socialização e muitos outros lugares em que o mito da beleza não só está inserido, como consegue comandar.
Uma narrativa para se absorver cada palavra, cada parágrafo, e em seguida começar a enxergar e questionar atitudes que talvez nem tenham passado ao seu imaginário.
Uma obra tão perficiente, que chega a ser entendível que depois de tê-la escrito, a Naomi Wolf tenha perdido todos os seus neurônios.

Jana 23/08/2021

Eu só não dou nota máxima para esse livro, porque a autora é antivacina e tem prestado um desserviço à sociedade em tempos de pandemia. Ainda assim, posso afirmar, com absoluta certeza, que existe uma mulher antes e depois dessa leitura. Considero-me uma pessoa livre de consumir cremes para celulite ou mesmo antirrugas. Consigo repensar o impacto das intervenções cirúrgicas e a real necessidade delas: uma vontade pessoal ou uma tentativa em pertencer a um padrão pré-estabelecido? Apesar de alguns defeitos, essa é uma leitura obrigatória a quem deseja compreender seu lugar como feminista diante de tantas imposições estéticas.

Ranielly.Batista 31/12/2020

Bom.
Criei muita expectativa sobre este livro. Que bom que tenha virado um best-seller. Continua atual ("a mentira chamada de pós-feminismo está paralisando as jovens na santa esperança de que todas as batalhas foram ganhas") e ultrapassado ao mesmo tempo, principalmente em termos de progresso da medicina nesses últimos 30 anos, tendo preservado sua essência, com algumas trocas de nomenclaturas, onde se vê revista feminina hoje pode-se ler como redes sociais, principalmente Instagram, que lida muito com a imagem. É uma leitura um pouco cansativa pelo volume. A autora discorre muitas vezes mais do mesmo, deixando o mito da beleza como um ser abstrato, sem muito embasamento político/científico. Mas ainda assim vale a pena ser refletido.

Oliveira208 12/03/2021

Um dos livros mais difíceis que eu já li
Fiquei horrorizada em saber como a mulher foi menosprezada ao longo dos anos e ainda tem delas hoje que diz não ser feminista. Não entende a causa, não sabe que o feminismo nada mais é do que a luta pela ampliação dos direitos da mulher. Recomendo.

lililu 22/07/2023

Passei muita raiva lendo, mas eu amei
O livro em si traz vários temas interessantes para nossa reflexão.
Eu acredito que o autor focou nas mulheres porque deveria ser um livro para elas, porém, percebi que havia apenas um grupo de mulheres representada: brancas de classe média alta. Tirando esse fato, recomendo a leitura deste livro.

Jana 01/04/2021

O mito ainda existe
Apesar de ser totalmente americanizado e fornecer dados da década de 90, o livro consegue oferecer um conteúdo bastante pertinente pro ano de 2021.

Foi muito interessante perceber a evolução dos dados, o que melhorou e o que piorou de lá pra cá, de que maneira a sociedade evoluiu, estagnou ou retrocedeu em cada ponto.

Há uma contextualização do feminismo no século XX, e muita informação histórica relevante.

É esclarecedor em tantos aspectos, e a mensagem final é inspiradora.

?Não precisamos transformar nosso corpo, precisamos transformar as regras?. Afinal, ?enquanto a definição da ?beleza? vier de fora das mulheres, nós continuaremos a ser manipuladas por ela?.

Jhess 30/05/2021

Como diria Clarisse Lispector:"A vida é um soco no estômago"
~ Esse livro mexeu comigo de tantas formas ... Cheguei a conclusão que eu vivia em uma bolha, na qual fui manipulada desde sempre pelo mito da beleza. Eu nem se quer sabia que estava sendo violentada mentalmente pelas armações implantadas na nossa sociedade e muito menos quais suas origens.

A autora Naomi Wolf produziu um trabalho com uma qualidade impecável, cheio de referências e explicações, que leva a leitora a entender de diversos ângulos sociais como nós mulheres somos condicionadas a odiamos o nosso corpo e induzidas por grandes empresas ao consumo de produtos e serviços dos quais não necessitamos.

Consequentemente essa alienação leva a problemas físicos, mentais até mesmo entramos em rivalidades com outras mulheres, por conta de uma "beleza" que a sociedade capitalista induziu o público feminino a criar em suas relações com outra mulheres.

Esse tipo de comportamento faz com que em meio a tanto ódio, somente instituições com objetivos financeiros ganhem em cima do sofrimento de tantas e tantas mulheres.

A obra "O mito da beleza" deveria ser uma leitura realizada por todas as mulheres.