O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Emilyn moretwopages 30/08/2021

tá lendo isso Raissa? EU ACABEI
Depois de meses lendo esta obra de Naomi Wolf, finalmente finalizei, foi ruim? Não, foi bom? Também não HAHAHA então vamos aos fatos.

O livro apresenta diversos pontos em que o mito da beleza é introduzido, nos fazendo refletir a respeito de tudo e todos e como a beleza molda a nossa vida e pesa em nossas decisões.

A beleza é uma arma que foi e ainda é utilizada diariamente contra a mulher, precisamos ter um corpo perfeito, um comportamento perfeito, um rosto sem marcas da idade e exalar feminilidade em todas as nossas atitudes.

Apesar dos fatos arrebatadores e das informações que a autora traz, o livro torna-se maçante com o tempo, devido a linguagem e as mil estatísticas que os capítulos trazem, além disto os capítulos são IMENSOS, o que certamente desgastou o meu ritmo de leitura.

É uma boa leitura, principalmente para nós mulheres entendermos o quanto a sociedade patriarcal nos prejudica e transforma nossa essência, deixando somente uma superfície perfeita e vazio por dentro.

Recomendo a leitura, MAS a autora não é uma das melhores no assunto (principalmente por ser negacionista e ter diversas falas ridículas expostas na mídia). É isto, leiam ou não hahahaha
Raissa.Cruz 30/08/2021minha estante
Hahahah amiga tô me sentindo o máximo com título de resenha

Josvane.Mello 31/01/2022

Em inúmeras partes o livro nos faz refletir sobre muitas questões acerca do mito da beleza, e é claro que em todo momento deve ser levado em conta o ano em que foi escrito a obra. Mas a leitura é extremamente cansativa, repetitiva e parece-me que há muitas partes manipuladas para se encaixar com o que a autora quer que acreditemos, muitas coisas também estão nas entrelinhas, ademais, ela mistura muitos dados, (muitos desses sem referência) com as opiniões pessoais dela, o que torna a leitura confusa e faz com que você fique com uma pulga atrás da orelha. Demorei muito tempo pra terminar, por um momento até pensei que iria abandonar, depois de meses largado voltei a ler e dei duas estrelas, dei duas estrelas pela formação de opinião que o livro vai me ajudar a ter em relação ao tema feminismo.

nefelibata 06/11/2021

o mito da beleza
O livro conta sobre as diversas algemas presentes na nossa própria mentalidade como mulher, e também as armadilhas impostas pelos outros. Com varias referencias as situações reais o livro se torna denso e ate frustrante em alguns pontos. Com a autora dividindo casos de mulheres próximas a ela, a leitura se torna mais pessoal, em alguns partes ate demais(recomendo procurar os gatilhos).
O ponto negativo e falta de discussão em relação a mulheres não brancas e a forma que elas são afetadas pelo mito da beleza, não e um livro perfeito, mas pode trazer algo ao debate.

Lari 04/05/2021

INCRÍVEL
"O Mito da Beleza" é um dos livros mais famosos da terceira onda feminista e extremamente necessário para todos, especialmente agora com esse boom feminista liberal, onde tudo é "empoderamento".

Apesar de toda treta que envolve a autora, o livro não deixa de trazer reflexões super importantes, com citações de outras autoras também importantes. "O Mito da Beleza" me fez questionar e refletir muito sobee mim mesma e sobre as pessoas que me cercam. Embora seja difícil "ficar em paz" comigo mesma no quesito beleza, eu sempre lembro das passagens do livro e tento não "pegar tão pesado".

Apesar letra ser grande, do espaço entre linhas ser grande e muitas das páginas finais serem dedicadas às notas, é um livro denso e extremamente difícil de "ler numa sentada" (pelo menos foi assim comigo).

Naomi Wolf não poupa em sempre trazer reflexões são um verdadeiro tapa na cara e elas me fizeram pensar em várias outras coisas.

É um livro obrigatório pra qualquer pessoa, mas principalmente as mulheres, já que nós somos as principais vítimas do mito da beleza. É um livro obrigatório pra qualquer feminista. É um livro que deve ser lido e relido por todos, afinal, como diz Naomi Wolf "Uma cultura misógina consegiu fazer com que as mulheres odeiem o que os misóginos odeiam"

DrieleCouto 30/11/2021

Difícil
Vou precisar reler sem dúvida, rever meus conceitos muita coisa pra pensar e buscar compreender . ....

Aninha 18/06/2021

Bom mas não ótimo
O livro é interessante e nos alerta para várias questões importantes. Mas a autora cria várias teorias da conspiração sem levar em conta os pensamentos diferentes de cada época. No entanto, vale a pena ler. O último capítulo foi surpreendente.

@larimours 16/09/2021

Pros e contras
O que a Naomi Wolf fala é muito importante e tem fundamento, mas, encontrei dificuldade na leitura por não ter muitas referências, notas de rodapé etc, achei algumas ideias muito jogadas, apenas a opinião da autora nos mostrando seu ponto de vista (que tem fundamento mas em alguns pontos exagera).

Lucila 17/10/2020

Importante leitura para mulheres. Para nos blindar dos ataques diarios contra nossa propria imagem.

10/11/2022

o mito da beleza
foi escrito nos anos 90 mas infelizmente tá cada vez mais atual. capítulos super longos mas sem enrolação, amei o fato de apontar a pornografia como parte da indústria da beleza porquê muita gente pensa que pornografia se trata só de videos e o livro deixa claro como não é assim. prometeu muito e entregou tudo, já sei que qualquer dia vou ler de novo.

Bruna Rosa 24/05/2021

Interessante, mas cansativo
É um bom livro para quem está começando a dialogar com os estudos feministas, se você já está há mais tempo nessa caminhada, já leu várias outras autoras, não vale a pena parar para ler esse.

É um livro repetitivo, prolixo e um pouco sensacionalista.
É preciso ser lido com filtro e ponderações (como qualquer livro que demarca um posicionamento político),
Yasmin T. 24/05/2021minha estante
Disse tudo!

Marcella 01/04/2021

Em O Mito da Beleza, Naomi Wolf traz uma análise sobre questões extremamente importantes sobre a obrigatoriedade da beleza das mulheres na sociedade. Através de uma escrita didática e exemplificativa, conhecemos a criação desse mito da beleza, qual sua importância política em relação ao controle das mulheres, e como isso reverbera em todos os temas da sociedade, seja no mercado de trabalho, no capitalismo das empresas de cosméticos, na indústria da cirurgia estética, entre outros.
Primeiramente é necessário ter em mente que este livro foi escrito e publicado em 1990; logo, todas as estatísticas trazidas estão desatualizadas, muitos pontos informados como problemáticos já não são tão latentes na sociedade atual, e outros vários pontos importantes hoje não são abordados pelo livro. Por exemplo, na década de 90 a cirurgia estética teve o seu boom com os implantes mamários; hoje, apesar de ainda serem cirurgias amplamente realizadas, tivemos uma evolução para dezenas de tipos de cirurgias, ainda mais invasivas e mais perigosas (como a atual cirurgia de reconstrução de abdômen). De qualquer forma, a base do mito da beleza, apesar de transformada, ainda é presente na vida das mulheres, muitas vezes de forma velada.
O mito da beleza é apenas uma nova forma de controle da mulher, realizado e incentivado por aqueles que tem interesse em manter a sociedade com seu controle patriarcal.
No começo do século XX, o ideal para a mulher era a domesticidade. Nesta época, a beleza não era vista como a principal característica a ser buscada por elas, mas sim seu comportamento doméstico, cuidados com a casa, com os filhos e com o marido. Quando o primeiro movimento feminista trouxe o direito das mulheres à tona, e estas conseguiram o direito ao voto e ao trabalho, a domesticidade não era mais uma forma eficaz de controle. Era necessário criar algo novo, que tanto criasse lucro como impedisse que a mulher tivesse tempo livre para buscar novos direitos e novas formas de vivência social. Assim, nasce o mito da beleza.
Hoje essa busca pela estética é tão intrínseca que todos nós temos comportamentos considerados “normais” que nunca são questionados. Quando, porém, paramos para analisar pontos banais, um sinal de alerta se acende.
A busca pelo corpo ideal levou e ainda leva milhares de mulheres a problemas como anorexia e bulimia. A gordofobia é algo considerado normal. A indústria de dietas e de cirurgia distorce dados para obrigar o corpo natural e saudável a se sentir doente e buscar uma operação. O marketing da indústria de cosméticos induz ao consumo desenfreado, tentando evitar o inevitável: a velhice, vista como sinal de amadurecimento e respeito no homem, mas como algo terrível na mulher.
O problema não é e nunca foi a aparência em sí, se a mulher é realmente jovem ou não, realmente bela ou não (até por que a beleza é algo subjetivo), mas sim o modo como a mulher se vê e se sente, e o modo como o mito da beleza busca o sofrimento e o usa contra a mulher. O problema não é a busca de cuidados próprios que visam a nos sentirmos bem, que nos voltam amor ao nosso corpo, mas sim a forma como o mito da beleza faz exatamente o contrário: leva as mulheres a se odiarem por não atingirem um padrão irreal, e como isso é apenas mais uma sobrecarga nas tarefas de sua vida. A luta contra esse mito não é obrigar as mulheres a desistirem da beleza, dos cosméticos, dos cuidados estéticos, mas sim que estes sejam uma escolha, e não uma obrigação.
Muita coisa já evoluiu e melhorou desde a época em que este livro foi escrito. Porém, ainda há muita coisa a ser conquistada para uma sociedade melhor e mais igualitária. A luta feminista ainda está longe de ser finalizada.

Daynna Kate 03/05/2021

Embasado? Só que não.
Segundo a autora, o padrão de beleza imposto pela sociedade não é aleatório. Tudo é muito proposital e os opressores são ELES. Homens. Opressores conscientes da opressão e que lucram com ela. Conforme a própria Naomi, “a ideologia da beleza é a última remanescente das antigas ideologias do feminino que ainda tem o poder de controlar aquelas mulheres que a segunda onda do feminismo teria tornado relativamente incontroláveis.”
Tudo me parece tudo muito obscuro. Ela nunca deixa claro os ganhos reais que os homens têm com toda essa opressão. Além do que me parece uma luta contra a natureza e nunca iremos vencer nessa guerra. E caso “vencêssemos”, sairíamos perdendo de toda forma. Mas deixando um pouco de lado minha opinião pessoal referente a tudo isso, ouvi muito dizer (inclusive nos comentários e algumas resenhas daqui do skoob) que este livro é muito bem embasado com pesquisas. Mas sinceramente, são muito duvidosas. Frequentemente a autoria cita “segundo uma pesquisa...” e não cita quando, quem, onde e como foi feita. A autora faz muitas afirmações onde a fonte é apenas as vozes em sua cabeça. Além de outras serem feitas de viés nitidamente nada neutro. Quando uma verdade é dita, não costumam ser necessárias manipulações desse tipo. Outro problema no discurso é que “eles” (os que não querem o avanço das mulheres) não são citados com clareza. Afinal, quem são eles? Porque com toda certeza não são simplesmente “os homens”, apenas por serem homens, todos, oprimindo de forma consciente. Quando ela fala de religiões (especialmente cristãs) e bíblia, ela é bem infeliz, no sentido de interpretação das crenças e dos textos bíblicos. Ficando bem claro que ela não tem base e conhecimento suficiente para fazer um paralelo entre religião e o tal mito da beleza (falo pelo menos das cristãs, já que estou inserida nesse contexto desde sempre).
Enfim, meu posicionamento diante de qualquer livro ou informação é questionador. Independente do viés. Mas questionar as informações deste livro foi fácil demais. Há muitas coisas que poderia citar onde discordo e há grandes argumentos para isto, porém este não é o intuito de uma resenha. É interessante que se leia sim, para saber o que se passa na mente das feministas da “terceira onda”.
Há uma pequena lógica e concordância entre nós quando a autora fala sobre cirurgias plásticas. A reflexão é bem necessária. Porém os motivos e os culpados apontados por ela não me convencem. O vitimismo é um empecilho no crescimento pessoal e este é usado a todo momento com as mulheres neste livro. Querer que o sistema se molde a pessoas ou grupos específicos é não só utópico como prejudicial à liberdade.
Simplesmente não consigo ver com meus próprios olhos e sentir, como mulher, no meu dia a dia, todo esse sistema conscientemente opressor (para com as mulheres).
Segue um trecho que exemplifica bem o que falei até aqui:
“Quem está obrigado a me indenizar pelos pensamentos abandonados, pela energia nunca encontrada, pelas explorações sequer levadas em consideração? Quem me deve pelo ano inteiro de ocupação de minha mente na época de seu desenvolvimento mais premente?” Minha humilde resposta: Absolutamente ninguém. A realidade é esta. Qualquer pessoa (homem ou mulher) tem os fatores externos que os afetam internamente. Não procuramos culpados, mas tomamos a responsabilidade que é nossa de crescer e evoluir com tudo isso, como adultos e seres capazes de evoluir.
David 04/05/2021minha estante
:o

VictAria 15/05/2022

o livro é simplesmente genial. me fez repensar a maneira como enxergo a mim mesma e a outras mulheres. apesar de ser um livro teórico, não é uma leitura difícil. acho que vai ser a melhor leitura do ano

bruwinck 19/05/2021

Incrível!!!
Todo mundo deveria ler. Muda muito o modo que vemos as relações. Incrível mesmo!

Mc Brendinha Carvalhão 25/05/2021

A verdade crua
O mito da beleza e a verdade da violência, seja ela física, verbal, emocional, psicológica, contra a mulher, triste e muito desanimador saber que um livro de 1990 trata de temas ainda tão atuais, mas é essencial que se fale.
Sabrina 25/05/2021minha estante
Também é importante para perceber como regredimos alguns avanços que ela cita no livro, hoje m dia voltaram a estaca 0.

Mc Brendinha Carvalhão 25/05/2021minha estante
Nossa sim, que tristeza viu.