O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Laryssa.Lins 23/01/2023

O mito da beleza
Em uma palavra? Revelador. O mito da beleza é um livro incrível e indispensável para mulheres e homens. A narrativa é envolvente e o texto é praticamente acadêmico de tantas informações técnicas (o que pode ser um tanto enfadonho, mas acredite vale o esforço). Em alguns momentos Naomi pesa a mão na narrativa, estendendo-as mais do que o necessário em vários pontos (leia-se capítulo ?trabalho?) ou deixando assuntos sem conclusão. Outro ponto questionável é o fato das notas ficarem no final do livro, tornando a leitura das notas cansativa. E ainda sobre as notas, também é questionável a total veracidade dessas por alguns (não entrarei nesse mérito).

bettinacesario 27/01/2023

Despertar
"Uma fixação cultural na magreza feminina não é uma obsessão pela beleza feminina, mas uma obsessão pela obediência feminina.” - Mais do que a aparência, esse mito determina o comportamento das mulheres. Preocupar-se tanto com a imagem faz as mulheres dispensarem menos tempo em coisas realmente importantes para elas.

Exemplo: ser uma super empresária, mãe, esposa, chegar em casa depois de um dia árduo de trabalho, se olhar no espelho e saber que você não está no padrão adequado... Uma mulher preocupada com sua imagem, insegura, infeliz não consegue facilmente conquistar espaços cada vez maiores e nem cargos que são dominados por homens.

Gasta-se mais energia com beleza do que com evolução pessoal, em diversas áreas da vida. A partir disso a indústria vai crescendo, produtos para rejuvenescer são criados, emagrecedores, modeladores. Os padrões são modificados conforme cada época e as mulheres tentando se adaptar ao que jamais alcançaremos, uma garantia de que nunca seremos suficientes.

Uma forma de controle que funciona muito bem: enfraquecendo o psicológico feminino.

Vale a leitura massante na tentativa de enxergar o que não enxergamos, internalizar o que não internalizamos. Reflexão necessária, o óbvio precisa ser lido.

Bruna 03/02/2023

Esse é um livro que precisa ser lido. Precisa ser lidos por nós mulheres para entendermos tantas coisas que fazer parte da nossa composição comportamental, sentimental e que não parecem naturais. Entender porque nós mulheres estamos sempre travando batalhas internas e nem sabemos avaliar se a vitória é garantia de felicidade. Precisa ser lido também pelos homens, porque as questões envolvendo a manipulação do comportamento feminino influi na vida em sociedade, nas relações entre casais, relações familiares, relações no trabalho e em qualquer outra possível. Dito isso, preciso destacar que esse é mais um livro TÃOOOO importante e que vem apresentado numa linguagem pouco atraente. Uma escrita maçante e que poderia ser bem mais objetiva do que é. Me incomoda também a ausência de fontes de alguns dados e informações apresentados (como a questão generalizada do excesso de peso nas mulheres não ser um problema de saúde a ser levado em conta). Esse livro deu um nó na minha cabeça. A dieta que comecei na segunda foi ressignificada com sucesso. Continue de dieta, mas porque EU ASSIM DECIDI.

Sparr 10/02/2023

E seguimos como alvo para as fogueiras dos homens.
De fato, nascer mulher é nascer um alvo. Somos alvos de uma mídia que nos engessa, nos mede e oprime de todas as formas possíveis. Somos alvos de moldes sociais que nos silenciam, restringem, diminuem, oprimem, violentam. Somos alvos das religiões que nos perseguem, dos políticos que nos odeiam, das sociedades patriarcais que nos temem e nos execram. Somos as três faces das deusas. Somos força e fúria da natureza e isso assusta o homem e ele nos limita, nos mata.

O mito da beleza está no esforço de fazer-nos perder a fé, da cegueira que se vende, do padrão que se estabelece como medida de valia. Afinal, em uma sociedade capitalista, somos um produto. A barganha da compra e venda. A moeda de troca. Somos as bruxas, as anciãs, as mães, as sacerdotisas, as freiras, as filhas, as irmãs. Somos uma força universal que não pode ser contida. Mas o homem aprendeu a execrar. Quando não cabemos nos padrões, o sofrimento é tamanho, que nos abandonamos para sentir jm pouco de paz. Nós nos perdemos. A nossa beleza real ficou oculta sob muitas camadas de opressão e existem muitos escombros para remover até que possamos nos reencontrar.

Apesar da potência e da acura em narrar a força do mito, o livro possui recortes, e é preciso ler com a consciência de classe. Ler e entender que ele não abarca todo o feminino brasileiro, todo o feminino mundial. Ele não abarca muitas mulheres. Apesar de, ainda assim, abraçar a todas nós. É preciso cuidado e gentileza ao olhar para os recortes não citados. Por isso, leva quatro estrelas. Mas é, sem dúvida, um livro necessário, denso, mas certeiro, firme em uma luta quase sobrenatural de tão desumana, que é ser mulher e resistir para existir um dia mais.

Carolina Corrêa 18/02/2023

Necessário
A obra não teve sua consagração à toa.
Um texto forte, rico em estatísticas que embasam os argumentos bem sedimentados da autora.
Meu único porém é uma sensação de prolixidade em alguns momentos, tornando a leitura extensa demais. No entanto, é um livro importantíssimo para autoafirmação de qualquer mulher, feminista ou no caminho de se tornar.

Renataellenc 22/02/2023

O engraçado é que li esse livro na praia, em um momento em que não estava me sentindo totalmente confiante com o meu corpo e -não que tenha me desvinculado disso- pude perceber o quanto a cultura da beleza é instigada em nós, mulheres, desde o princípio dos tempos. Fico melhor em entender que isso existe e assim posso controlar as pressões estéticas que me são "impostas".

Mima 17/04/2023

ATENÇÃO!!
Se tu é mulher, leia esse livro!! Ele vai mudar -para melhor- a tua forma de ver o mundo, de ver teu próprio corpo, teu próprio ser, e também tua maneira de se relacionar com outras mulheres!!
É uma leitura longa, mas não precisa ter pressa. Saboreie cada análise, cada ensinamento, analisando e refletindo sobre como é ser mulher no teu dia a dia.
Queria que toda mulher que eu conheço lesse esse livro, ou que pelo menos tivesse conhecimento sobre as coisas que a Naomi Wolf discute aqui.

Bruna D. 12/03/2023

Histórias que se repetem
É uma leitura de fácil entendimento, porém, um pouco repetitiva. Sobre o conteúdo, é surpreendente como tem coisas ridículas que aconteceram em outras épocas e algumas que se repetem nos dias de hoje. Em alguns pontos chega a ser engraçado imaginar que o mundo já teve tantos pensamentos e ações que deixavam claro que a mulher é um ser inferior. Percebi loucuras que fazemos contra nós mesmas apenas para agradar os outros. Com certeza abriu minha cabeça pra detalhes que deixei passar outras vezes, acreditando que era o "normal" vivenciar.

Palomas 20/12/2020

Necessário
Esse livro foi escrito há mais de 20 anos e quantos dados, quantos "avisos" que hoje estamos vivenciando, quero ler outros livros pra ver o quão assustador devem ser os dados nos dias de hoje, não concordo com tudo que está escrito, mas é necessário para nós mulheres, eu super recomendo para que leiam.

Alice Vazarin 18/02/2021

necessário
um livro que vc precisa pegar e ir lendo aos poucos. o mito da beleza vai contar coisas que, de certa forma, toda mulher já sabe, porém ela mostra as consequências de todo esse culto a donzela de ferro, culto a beleza e, também, culto a inferioridade da mulher.

luiza 10/08/2021

melhor livro da vida!
com certeza um dos livros que mais me deu tapa de realidade, me tirou umas lentes dos olhos.. recomendo pra todo mundo que cruza o meu caminho kkkkkkk

Thamires 25/08/2021

Reflexão necessária
Excelente livro para pensar sobre o uso de imagens contra as mulheres. Como a autora é negacionista, não me apeguei tanto nos dados. Refleti sobre como a indústria nos torna reféns de uma imagem de mulher inalcançável. Sempre se questionar tudo! Procedimentos estéticos, maquiagem, cremes, etc. só nos fazem contribuir ainda mais com o mercado e desperdiçar dinheiro em um mito. A mensagem final do livro é aprender a nos amar e nos unir.

Talita Teles 12/12/2021

Leitura densa, porém necessária!
Acho que todas nós mulheres deveríamos ler esse livro, não é uma leitura fácil? é uma escrita densa e profunda sobre o que passamos desde que viemos ao mundo, como nos veem, como nos vemos e como somos tratadas. Um passo importante para continuarmos lutando contra o mito da beleza. Demorei 3 meses lendo, mas a cada dia que parava para ler e me concentrar na mensagem que a autora trazia, eu evoluía um pouquinho mais.

Amanda 16/12/2021

Leitura incrível desde que feita com olhar crítico
Vi várias resenhas que diziam que somos uma pessoa antes e outra depois de ler O mito da beleza. Encarei a leitura extremamente cética, mas tenho que dizer que é verdade, meu olhar sobre meus ritos é aspirações de beleza mudou completamente.

Não é necessário entrar em detalhes sobre o assunto do livro, ele fica bem explícito no resumo da editora. O que quero ressaltar, na verdade, são alguns aspectos da leitura que me incomodaram ou me fizeram refletir:

1. O livro não abrange diversidade, tratando da condição de mulheres brancas, cis, heterossexuais e de classe média. Ainda que a autora não se proponha a fazer esse recorte, ele é bem explícito. O livro é do início dos anos 2000, então acho justificável (não aceitável) que uma mulher, dentro do padrão citado, pense que o mito da beleza abranja igualmente a todas, quando, na verdade, ele tem um peso diferente para cada grupo de mulheres, como as negras, trans, lésbicas etc. Li algumas coisas sobre o assunto, mas não sei ao certo qual é o real posicionamento da escritora sobre isso. Sendo assim, acho importantíssimo lermos esse livro com olhar crítico para essas causas, observando os problemas, ao mesmo tempo em que tentamos não ser anacrônicos.

2. Penso que muitas das situações que Naomi Wolf relata no livro já foram ou estão sendo superadas, o que não torna o livro obsoleto, de modo algum, mas nos permite refletir os horrores e as vitórias pelos quais passamos.

3. Apesar de muitas lutas já terem sido vencidas, a autora foi profética em suas suposições. A cirurgia plástica, por exemplo, está cada vez mais acessível, não apenas economicamente, mas também por uma série de técnicas que se popularizaram nas mãos de profissionais que não são necessariamente médicos. Além disso, os homens já são alvos massivos do mito da beleza, novos soldados de uma batalha que, como menciona a autora, ninguém sai ganhando.

O livro é muito bom, deve ser lido de maneira crítica, e é uma grande recomendação para todas as mulheres. Espero que todas saiam transformadas depois dessa leitura incrível!

Jéssica Fernandes 19/01/2022

Livro indispensável pra toda mulher!

O livro pegou bem na ferida x) Demorei um pouco para terminar porque em alguns capítulos precisei de um tempinho para digerir algumas informações. É um conteúdo denso, porém considero extremamente necessário.

Durante a leitura me dei conta de muuuuitas coisas que nem sequer algum dia passaram pela minha cabeça, é inacreditável o quanto somos condicionadas aos padrões que são impostos -muitas vezes autoimpostos por nós mesmas sem querer. Risquei praticamente todo o livro :)))

?A melhor forma de deter uma revolução é dar às pessoas algo a perder.?