O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Diego 20/07/2021

Livro importante para compreender que a violência contra a mulher não se expressa somente de forma física, mas sobretudo é institucionalizada e normalizada. Um livro para ter consciência e dimensão da magnitude dos desafios que as mulheres ainda precisam enfrentar simplesmente para obter respeito na sociedade.

Eduarda 30/01/2022

O que começar a falar desse livro?
Comecei esse livro sem saber o que esperar dele, claro que tive minhas ideias mas nada se compara. Primeiro de tudo, O que é o mito da beleza? É aquilo que transforma o ser humano a partir de uma pressão da sociedade: "Você tem que ser assim, porque se você não for assim você não vai conseguir aquilo que você quer.". Entrando no ponto de vista femino, vemos uma sociedade que idealiza as mulheres como "Donzelas de Ferro" que é um termo que a autora utiliza para descrever as mulheres vítimas da pressão da sociedade, cujo a mesma precisa estar sempre maquiada, bem vestida, sem rusgas, um corpo magro, aquele padrão que todos nós conhecemos. Tanto que se essa mulher não estiver "bonita" suficiente ela vai cair no fundo do poço.
O mito não tem nada a ver que as mulheres ficarem apresentaveis para os homens, mas sim que faça com que essas mulheres tenham sua liberdade extinguida, os cosméticos, as cirurgias plásticas, a fome, os produtos para emagrecer é para que elas fiquem mais fracas e que paguem pelos produtos costumidos, movimentando assim a economia. Assim elas não vão entrar no poder, assim nós mulheres não vamos ter autoestima suficiente para enfrentar aquilo que tanto desejamos é isso que o mito da beleza faz, nós deixa fracas para não ficarmos no poder. Então o mito tem a ver com política.
Existem mil e um tópicos para falar, mas sinceramente tô com preguiça. Leiam esse livro, ele é essencial tanto para mulheres, quanto para homens, não-binários e quem quiser ler.

Andreza 23/08/2021

O mito da beleza
Amigas,quanto vocês já gastaram só esse ano com a indústria da beleza ? Vocês seriam consideradas profissionais menos competentes/ empregáveis/ contratáveis se abrissem não desses gastos ( desleixados,vão dizer )?
Por que a gente considera esses gastos até como " investimento " ( autoilusão) em nós mesmos, enquanto os homens não precisam saber o que é isso ? Por que temos que estar " lindas" e a disposição para a contemplação pelo outro? Como a nossa subjetividade perde com isso .
O que a gente faria se nos devolvesse o tempo e dinheiro gastos toda a parafernália cosmética ,da moda ,corpo perfeito etc? Só sei que é muita noia na nossa cabecinha e ninguém está imune.

Julia.Dani 08/09/2021

O Mito da Beleza
Obra excelente! De início achei que essa leitura não fosse me afetar tanto mas afetou e muito, não só na relação que tenho com o meu corpo mas principalmente na relação que tenho com outras mulheres. A partir deste livro consegui entender muitos comportamentos de outras mulheres que eu abominava e repudiava. Demorei bastante para terminar porquê estava digerindo várias coisas que me impactaram de forma positiva! Recomendo demais a leitura!

Mayara1111 19/09/2021

O que os olhos não veem?
? o coração de uma humanidade inteira finge não sentir.
Não é de hoje que temos como entendido que o mundo não é o mesmo entre homens e mulheres.
Com este livro seus olhos se abrirão para números e pesquisas assustadoras.
Vale muito a leitura, principalmente pelo último capítulo.

Gerliane 29/05/2023

O mito da beleza
Esse livro é espetacular! Muito claro, muito forte, muito esclarecedor!
Todas as mulheres, e homens também, deveriam lê-lo.

Flávia 03/10/2021

Talvez atemporal
Os dilemas mudaram, mas o tema central se mantém atual. Embora tenha sido escrito nos anos 1990, algumas questões chocam e continuam acontecendo até hoje. Em todo aspecto da vida da mulher há uma caixinha a que somos obrigadas a encaixar.

oliv_mel 02/07/2023

Uma leitura importante
Apesar das polêmicas envolvidas com a escritora, e do olhar bastante cético que precisei manter, principalmente nos dados relacionados à bulimia e anorexia, a leitura foi importante. Naomi tem uma perspectiva bastante pessimista (com razão) a respeito do que o mundo tem feito com a imagem das mulheres. Abri os olhos para muitas coisas das quais nunca havia reparado e recomendo a leitura. Mas não esqueça de manter-se cético!

Tianna0 24/06/2023

O livro é muito esclarecedor em relação aos mitos criados pela sociedade patriarcal para controlar as mulheres.
Mas como a autora é norte americana ela usa exemplos e casos dos aspectos culturais de lá para explicar esses mitos, algumas desses eu entendia e outros não. Ademais, senti uma dificuldade de aplicá-los a sociedade brasileira, já que a cultura é BEM diferente. Apesar dessa dificuldade a obra traz pontos qie nunca tinha parado para refletir e me proporcionou uma nova perspectiva do que é beleza.

gabi 26/11/2021

preciso reforçar que esse livro deveria ser lido por todas as mulheres, em todos os lugares. são muitas verdades jogadas na cara, difíceis de engolir na verdade, extremamente necessária. apesar de ser difícil mas vale cada linha.

Heloisa.Sampaio 06/06/2022

De maneira simples, apesar de densa, O Mito da Beleza te faz questionar diversas questões relacionadas à imagem que a mídia projeta das mulheres e seu impacto nas nossas realidades. O único fator que pesou para mim a quantidade exagerada de exemplos que acabaram pesando a leitura.

Gaia 26/12/2021

Levanta debates mas necessita uma leitura crítica
O livro traz pontos persistentes que eu pessoalmente pude me identificar e notar as questões problemáticas levantadas pela autora.
Contudo é extremamente necessário ter uma leitura crítica entendendo a realidade da autora e o principal público que será atingido pelo livro, isto é, é um livro escrito por uma mulher branca de classe média de um país desenvolvido. Ela falha em trazer pontos que toquem etnias ou classes diversas e quando traz esses pontos eles estão presentes superficialmente.
Além disso a autora traz analogias e comparações com outras lutas ou questões históricas e sociais de forma insensível para sustentar o próprio argumento.
Apesar disso, o livro trouxe reflexões que acho interessante em criar debate em cima. Principalmente com questões normalizaras dentro do feminino que são prejudiciais à saúde e a presença social da mulher.

Laura 31/12/2021

muitíssimo bom, mas demorado de ler
comecei com expectativas bem altas, o que o livro cumpriu e até superou. gosto muito desse tipo de livro, mas acho difícil manter uma leitura rápida, pois o livro é denso e não prende igual uma fantasia ou romance. mesmo assim, o conteúdo é interessantíssimo e recomendo que todo mundo leia, mesmo sabendo que é impossível, pois manter uma leitura densa assim precisa de saco e nem todo mundo tem o empenho, mas vale demais a pena! doido como esse livro foi escrito 30 anos atrás e ainda continua mais atual impossível.

Gabrielle 28/01/2022

Maravilhoso
Meu Deus, que livro maravilhoso, foi minha primeira leitura do ano e eu fiquei simplesmente fascinada. É incrível como cada capítulo é montado, toda história bem estruturada e os fatos, Ah os fatos... Adoro leituras com embasamento, lê toda opinião, saber todos os fatos e onde se originaram e onde encontramos eles, porque apesar de todo tempo decorrido ainda é cobrado muito da mulher e vemos isso diariamente em todos os cantos. A leitura é simplesmente maravilhosa e leve, eu achei muito leve a forma como é tratado o assunto.