O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Mima 17/04/2023

ATENÇÃO!!
Se tu é mulher, leia esse livro!! Ele vai mudar -para melhor- a tua forma de ver o mundo, de ver teu próprio corpo, teu próprio ser, e também tua maneira de se relacionar com outras mulheres!!
É uma leitura longa, mas não precisa ter pressa. Saboreie cada análise, cada ensinamento, analisando e refletindo sobre como é ser mulher no teu dia a dia.
Queria que toda mulher que eu conheço lesse esse livro, ou que pelo menos tivesse conhecimento sobre as coisas que a Naomi Wolf discute aqui.

Jesse 22/03/2023

Livro fundamental, apesar da atual postura de Naomi
Apesar de atualmente a autora ser uma antivax e ter utilizado dados supostamente falsos, o livro ainda é completamente necessário para expor o mito da beleza e suas consequências.

O livro é todo recheado de reflexões ainda pouco debatidas com o público geral, mas duas delas me deixaram estarrecido: a discussão sobre a fome e aquela sobre a perversidade da era das cirurgias plásticas!

Não tenho dúvidas de que a derrubada do mito da beleza colocará as mulheres no controle do mundo (inclusive, talvez essa seja a única forma de salvar a espécie humana).

Naomi foi profética quando no final do livro previu a expansão do mito para os homens! Bingo, basta olhar a tentativa de homogeneizar os corpos e rostos masculinos.

Thamy Palloni 19/03/2023

O Mito da beleza
Uma das obras que mais me impactou.
Sincera e científica, Naomi destrincha a nossa sociedade e coloca nomes em cada frustração, medo e dor que a mulher sente, simplesmente por ser o feminino numa sociedade machista patriarcal.
Foi doloroso, mas curativo, ler cada certeza que já se tinha em forma de intuição. E me marcou profundamente a postura humana e por vezes poética da escritora.
Não consigo fazer uma resenha sem ser em tom de diário, pois esta obra me marcou tal qual um diálogo matinal com uma irmã.
Ganhamos menos, somos objetos e sem voz. A sociedade aprende e ensina a nos mutilarmos e que nos dilacerem. Somos, entre linhas e tantas vezes escancarado, corpos e sujeitos descartáveis, perecíveis, onde nossa obrigação é, sob infinitos artifícios, ser apenas humildes intelectualmente, servis emocionalmente e financeiramente inaptas.
Para cada grito de liberdade dado, houve um contra-golpe. Para cada liberdade conquistada, criada uma culpa.
O Mito da Beleza nos aprisiona num objeto de tortura em que por fora sorrimos.
Esta obra foi um lembrete de que sempre percebi e percebemos, mas o tempo é cruel, e não na perspectiva de que ser mortal e humana é algo a ser evitado (como prega o mito), mas porque lutar todos Os dias sendo vítima desta seita que sabe agir, é extenuante.
Mas a luta segue, assim como nossos pêlos e rugas em nossos corpos humanos, apesar de qualquer discurso.
Que não nos esqueçamos que SOMOS e que para que nosso verbo seja respeitado teremos ainda muitos gritos a dar.

Bruna D. 12/03/2023

Histórias que se repetem
É uma leitura de fácil entendimento, porém, um pouco repetitiva. Sobre o conteúdo, é surpreendente como tem coisas ridículas que aconteceram em outras épocas e algumas que se repetem nos dias de hoje. Em alguns pontos chega a ser engraçado imaginar que o mundo já teve tantos pensamentos e ações que deixavam claro que a mulher é um ser inferior. Percebi loucuras que fazemos contra nós mesmas apenas para agradar os outros. Com certeza abriu minha cabeça pra detalhes que deixei passar outras vezes, acreditando que era o "normal" vivenciar.

Camila 26/02/2023

O mito da beleza
O livro tem muitas informações importantes e que podem ajudar as mulheres a entenderem dentro de seus contextos sociais muitas coisas que vivem, ouvem e presenciam. Recomendo a leitura para todas as pessoas mas que leiam de forma crítica. Mesmo que exista embasamento científico, tem pontos que parecem ser descrições de notas mentais da autora, acho valido, porém, como tudo, devemos refletir e tirar nossas próprias conclusões. É um livro que agrega bastante e que pode ajudar a entedermos muitas "abobrinhas" ouvimos e que são tidas como coisas "comuns" e "normais" no nosso dia a dia.

Barbara.Morais 25/02/2023

Uma liberdade sem volta
Um livro fundamental para ser mulher nos dias atuais. Com toda certeza, nunca mais serei a mesma, e verei a sociedade da mesma maneira, depois de ler 'O Mito da Beleza'. Chamo atenção para o capítulo "A Violência", que apesar de ser quase intragável, é explicitamente necessário.

Monalisa 23/02/2023

É preciso cruzar páginas ásperas que contam fatos, crenças e apegos de um jogo que sempre perdemos para, então, entender as críticas e para qual direção elas querem nos levar.

Renataellenc 22/02/2023

O engraçado é que li esse livro na praia, em um momento em que não estava me sentindo totalmente confiante com o meu corpo e -não que tenha me desvinculado disso- pude perceber o quanto a cultura da beleza é instigada em nós, mulheres, desde o princípio dos tempos. Fico melhor em entender que isso existe e assim posso controlar as pressões estéticas que me são "impostas".

Carolina Corrêa 18/02/2023

Necessário
A obra não teve sua consagração à toa.
Um texto forte, rico em estatísticas que embasam os argumentos bem sedimentados da autora.
Meu único porém é uma sensação de prolixidade em alguns momentos, tornando a leitura extensa demais. No entanto, é um livro importantíssimo para autoafirmação de qualquer mulher, feminista ou no caminho de se tornar.

Adriana 18/02/2023

Pois é...
O livro traz assuntos interessantes para se refletir. Acredito que o a autora tinha como leitor foco, as mulheres, porque deveria ser um livro para elas, mas, no decorrer da leitura, percebi que apenas um grupo de mulheres talvez se sinta representado: o das brancas de classe média a alta. Em todo caso, recomendo a leitura para todos, pois Naomi traz dados interessantes sobre a evolução da medicina estética e como isso interfere na saúde mental da sociedade.

Aline 14/02/2023

Aquele livro que diz: "Acorda para a vida, mulher!"
A leitura foi bem densa, li com bastante concentração pra conseguir entender a proposta e as ideias. Mas foi transformador, poder enxergar com outros olhos várias situações que eu só podia ver pela superfície antes, principalmente quanto à pressão da sociedade para que a mulher seja bonita, e qual o objetivo disso.

Terminei o livro me sentindo muito revoltada com a situação da mulher no mundo, e pensando que é preciso um esforço coletivo muito grande pra gente sair desse local de desigualdade onde fomos colocadas.

Também terminei com a dúvida: será que esse dia vai chegar? Seguimos e esperamos que sim!
Monique 14/02/2023minha estante
É difícil a escrita?

Aline 14/02/2023minha estante
Não é difícil não, eu só precisei me concentrar mais para entender as ideias propostas porque o assunto é complexo, mesmo

Monique 14/02/2023minha estante
Bom saber, tenho bastante vontade de ler.

Sparr 10/02/2023

E seguimos como alvo para as fogueiras dos homens.
De fato, nascer mulher é nascer um alvo. Somos alvos de uma mídia que nos engessa, nos mede e oprime de todas as formas possíveis. Somos alvos de moldes sociais que nos silenciam, restringem, diminuem, oprimem, violentam. Somos alvos das religiões que nos perseguem, dos políticos que nos odeiam, das sociedades patriarcais que nos temem e nos execram. Somos as três faces das deusas. Somos força e fúria da natureza e isso assusta o homem e ele nos limita, nos mata.

O mito da beleza está no esforço de fazer-nos perder a fé, da cegueira que se vende, do padrão que se estabelece como medida de valia. Afinal, em uma sociedade capitalista, somos um produto. A barganha da compra e venda. A moeda de troca. Somos as bruxas, as anciãs, as mães, as sacerdotisas, as freiras, as filhas, as irmãs. Somos uma força universal que não pode ser contida. Mas o homem aprendeu a execrar. Quando não cabemos nos padrões, o sofrimento é tamanho, que nos abandonamos para sentir jm pouco de paz. Nós nos perdemos. A nossa beleza real ficou oculta sob muitas camadas de opressão e existem muitos escombros para remover até que possamos nos reencontrar.

Apesar da potência e da acura em narrar a força do mito, o livro possui recortes, e é preciso ler com a consciência de classe. Ler e entender que ele não abarca todo o feminino brasileiro, todo o feminino mundial. Ele não abarca muitas mulheres. Apesar de, ainda assim, abraçar a todas nós. É preciso cuidado e gentileza ao olhar para os recortes não citados. Por isso, leva quatro estrelas. Mas é, sem dúvida, um livro necessário, denso, mas certeiro, firme em uma luta quase sobrenatural de tão desumana, que é ser mulher e resistir para existir um dia mais.

Yee 10/02/2023

Mais mulheres precisam saber o que é o ?Mito da beleza?.Naomi traz detalhes muito ricos e crus sobre a sociedade patriarcal que domina todo o âmbito que perpassa pelas mulheres reprimindo e mostrando o que é certo ou errado para elas quando tudo não passa de uma sociedade que como dito no livro ?No mito,tratou-se de um jogo pela vida,por um amor questionável,por uma sexualidade desesperada e desonesta e sem a possibilidade da escolha de não aceitar regras desconhecidas.Sem
escolhas,sem livre-arbítrio,sem a
frivolidade ,não era um jogo de verdade?.

Vênus_Alice 09/02/2023

O mito da beleza
No início pensei ser um livro que falava de vários assuntos que são bem discutidos nos debates feministas de hoje em dia, e que poderia ter sido a gênese deles, mas aos poucos foi mostrando relatos, porcentagens e casos mais absurdos de como nos EUA e na Europa tratava as mulheres.

O livro é incrível e atemporal, mesmo escrito a décadas, traz assuntos que até hoie são problemáticos e ou que retrocederam.

Hoje a beleza é tratada como primordial e carteira de identidade na sociedade, a gente se vê cada vez mais dentro disso e não prestamos atenção em como isso nos afeta, nos limita e faz com que limitamos o outro.

É sempre bom refletir quando a mídia ou alguém fica sempre apontando características nossas como defeitos a serem concertados, não estamos doentes ou danicadas.

Quem se beneficia? Quem determina? Quem lucra com isso? Qual o contexto?

Temos que parar de usar a aparência como línguagem, valor ou agressão.

Bruna 03/02/2023

Esse é um livro que precisa ser lido. Precisa ser lidos por nós mulheres para entendermos tantas coisas que fazer parte da nossa composição comportamental, sentimental e que não parecem naturais. Entender porque nós mulheres estamos sempre travando batalhas internas e nem sabemos avaliar se a vitória é garantia de felicidade. Precisa ser lido também pelos homens, porque as questões envolvendo a manipulação do comportamento feminino influi na vida em sociedade, nas relações entre casais, relações familiares, relações no trabalho e em qualquer outra possível. Dito isso, preciso destacar que esse é mais um livro TÃOOOO importante e que vem apresentado numa linguagem pouco atraente. Uma escrita maçante e que poderia ser bem mais objetiva do que é. Me incomoda também a ausência de fontes de alguns dados e informações apresentados (como a questão generalizada do excesso de peso nas mulheres não ser um problema de saúde a ser levado em conta). Esse livro deu um nó na minha cabeça. A dieta que comecei na segunda foi ressignificada com sucesso. Continue de dieta, mas porque EU ASSIM DECIDI.