O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Isadora1232 31/01/2022

Livro importante, mas cansativo e de fundamentação duvidosa
Na minha opinião, o maior problema de "o mito da beleza" é se propor a ser um livro teórico. Não tem como levar a sério uma tese que se baseia em dados e pesquisas sem referências.

Até a estrutura do livro dificulta: a ausência de notas de rodapé e a escolha por colocar as notas explicativas somente ao final do livro, sem qualquer indicação de nota de fim no curso do texto, somam para o sentimento de que se está diante de um amontoado de ideias pessoais despreocupado com o embasamento teórico. Com todo o respeito, mas qualquer um de nós que tentasse passar uma tese com tamanha carência de fundamentos seria execrado pela banca avaliadora...

As ideias da autora, no entanto, são boas e merecem atenção. Apesar de algumas forçadas de barra e superinterpretações que passam desde a Bíblia até o movimento punk, a autora chega em conclusões acertadas e que podem ser verificadas por qualquer mulher minimamente alerta e consciente.
É por isso que digo que esse livro funcionaria melhor como manifesto, como ensaio, a fim de conscientizar meninas e mulheres que o mito da beleza é sim mais um sedativo político utilizado pra nos aprisionar.

Além disso, a leitura deve ser feita de forma criteriosa e atenta ao lugar e realidade da autora, que faz poucos recortes de raça e classe (é claramente um exemplar do feminismo liberal).

O livro traz reflexões interessantes, às quais eu gostaria de ter sido apresentada ainda na escola. Em especial os primeiros capitulos, que na minha opinião são os melhores.

Hoje, no entanto, em 2022, com quase 30 anos nas costas, e tendo acesso a muitos outros materiais de teoria feminista que fazem levar à mesma conclusão, "o mito da beleza" me pareceu um compilado de ideias repetitivas, de leitura cansativa e fundamentação duvidosa, em 490 páginas que poderiam ter sido muito melhor aproveitadas.

Sei que essa percepção é muito individual e não ignoro o fato de que vivo em uma bolha onde grande parte das mulheres já estão abertas a rever os padrões de beleza e pensar em por que agimos da forma como agimos (com tanto ódio e violência contra nossos corpos). Também não ignoro a importância histórica do livro quando foi escrito, nos anos 90.

Por isso mesmo, "o mito da beleza" continua atual e sua leitura é válida (desde que você tenha atenção e paciência para tanto).
Isadora1232 31/01/2022minha estante
A quem interessar possa: algumas indicações que recebi de livros que vc pode ler pra compreender o histórico do mito da beleza e como mulheres são socializadas para serem belas, recatadas e do lar:
- O segundo sexo, Simone de Beauvoir
- Minha história das mulheres, Michelle Perrot
- História da beleza no Brasil, Denise Bernuzzi

Ana Sá 31/01/2022minha estante
Nossa guerreirinha!! Foi até o fim!! ?

Isadora1232 31/01/2022minha estante
Kkkkkkkk finalmente, missão cumprida, Ana ?

Alexia 31/01/2022minha estante
Dicas anotadas, Isadora!

Ingryd 02/02/2022minha estante
Eu tô achando interessante alguns pontos do livro mas fiquei bem decepcionada quando descobri que a escritora é negacionista e antivacina.

Isadora1232 02/02/2022minha estante
Ainda tem isso, Ingryd. Quando descobri essas polêmicas sobre ela, foi um balde de água fria na minha leitura. Passei quase um ano pra conseguir terminar... um ranço enorme

Josvane.Mello 31/01/2022

Em inúmeras partes o livro nos faz refletir sobre muitas questões acerca do mito da beleza, e é claro que em todo momento deve ser levado em conta o ano em que foi escrito a obra. Mas a leitura é extremamente cansativa, repetitiva e parece-me que há muitas partes manipuladas para se encaixar com o que a autora quer que acreditemos, muitas coisas também estão nas entrelinhas, ademais, ela mistura muitos dados, (muitos desses sem referência) com as opiniões pessoais dela, o que torna a leitura confusa e faz com que você fique com uma pulga atrás da orelha. Demorei muito tempo pra terminar, por um momento até pensei que iria abandonar, depois de meses largado voltei a ler e dei duas estrelas, dei duas estrelas pela formação de opinião que o livro vai me ajudar a ter em relação ao tema feminismo.

Eduarda 30/01/2022

O que começar a falar desse livro?
Comecei esse livro sem saber o que esperar dele, claro que tive minhas ideias mas nada se compara. Primeiro de tudo, O que é o mito da beleza? É aquilo que transforma o ser humano a partir de uma pressão da sociedade: "Você tem que ser assim, porque se você não for assim você não vai conseguir aquilo que você quer.". Entrando no ponto de vista femino, vemos uma sociedade que idealiza as mulheres como "Donzelas de Ferro" que é um termo que a autora utiliza para descrever as mulheres vítimas da pressão da sociedade, cujo a mesma precisa estar sempre maquiada, bem vestida, sem rusgas, um corpo magro, aquele padrão que todos nós conhecemos. Tanto que se essa mulher não estiver "bonita" suficiente ela vai cair no fundo do poço.
O mito não tem nada a ver que as mulheres ficarem apresentaveis para os homens, mas sim que faça com que essas mulheres tenham sua liberdade extinguida, os cosméticos, as cirurgias plásticas, a fome, os produtos para emagrecer é para que elas fiquem mais fracas e que paguem pelos produtos costumidos, movimentando assim a economia. Assim elas não vão entrar no poder, assim nós mulheres não vamos ter autoestima suficiente para enfrentar aquilo que tanto desejamos é isso que o mito da beleza faz, nós deixa fracas para não ficarmos no poder. Então o mito tem a ver com política.
Existem mil e um tópicos para falar, mas sinceramente tô com preguiça. Leiam esse livro, ele é essencial tanto para mulheres, quanto para homens, não-binários e quem quiser ler.

tvilela 30/01/2022

Atemporal.
Um livro perturbador, eu diria. Mas, sobretudo, necessário. Muito útil à todas as mulheres - todas, sem exceção. E aos homens também.

Ele fala sobre como o mito da beleza é utilizado, política e economicamente, para controlar as mulheres e a estrutura sociocultural operante. É denso e não é fácil de ler. Cheio de verdades que não podemos evitar. Tão verdadeiro que tem horas que parece um soco no estômago.

Apesar de estar desatualizado, por retratar a sociedade da década de 90 (o livro foi publicado em 1991), se mostra bastante atual. Atemporal.

Algumas partes foram tão profundas pra mim, que tive que fazer pausas, pra refletir melhor sobre, atualizar pra nossa conjuntura de hoje e ressignificar situações que passei. O marca-texto trabalhou, viu? Por mim, teria grifado o livro inteiro, pois tudo parecia digno de destaque.

Confesso que pensei que fosse interminável. Entre idas e vindas, demorei 247 dias, segundo o meu aplicativo de leitura, pra terminar. Por vezes, precisei de estímulos (uns bons chocolates, algumas xícaras de chá e café. ah, vinho também.)

Antes de começar, vi alguns questionamentos na internet por falta de embasamento teórico e de comprovações científicas nas pesquisas citadas. Porém, contudo, todavia, o livro tem 68 (!!!) páginas entre notas, bibliografia e índice remissivo. Sendo uma pessoa 100% de Humanas, toda a narrativa fez muito sentido pra mim. A gente vive isso desde que nasce. Estou imersa nesse mundo e me reconheci em cada capítulo.

Outro evento controverso foi que, durante a pandemia, a autora - a jornalista Naomi Wolf, deu um show de negacionismo. Declarações polêmicas e anti-vax. Inclusive, foi banida das redes sociais por espalhar informação falsa sobre saúde; as famosas ?fake news?. Parece que o tempo não fez bem pra ela? Mas, por vezes, há que se separar a obra de seu criador.

Críticas à parte, a conscientização sobre o quanto somos manipuladas para alcançar um padrão de beleza inatingível, cruel e opressor valeu cada uma das 490 páginas. Tomar consciência disso é libertador. É daqueles livros que fazem diferença na vida, sabe?

LEIAM!

Gabrielle 28/01/2022

Maravilhoso
Meu Deus, que livro maravilhoso, foi minha primeira leitura do ano e eu fiquei simplesmente fascinada. É incrível como cada capítulo é montado, toda história bem estruturada e os fatos, Ah os fatos... Adoro leituras com embasamento, lê toda opinião, saber todos os fatos e onde se originaram e onde encontramos eles, porque apesar de todo tempo decorrido ainda é cobrado muito da mulher e vemos isso diariamente em todos os cantos. A leitura é simplesmente maravilhosa e leve, eu achei muito leve a forma como é tratado o assunto.

luarapadilha 26/01/2022

Essencial
É uma leitura esse essencial para quem busca entender sobre as fazes do feminismo, especificamente, a terceira onda. A autora sabe trazer com muita didática as informações, de maneira que, apesar de tratar-se de assuntos delicados, a leitura é fluida e pouco complexa. Vale muito a pena aos que de alguma forma estudam questões de gênero.

Bruna.Apolinario 21/01/2022

Livro essencial
O mito da beleza traz um bom apanhado histórico e informações sobre como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Com certeza não é uma leitura leve, mas essencial e de grande proveito.

Kiki 21/01/2022

Apesar de você...
Apesar dos caminhos duvidosos que a autora escolheu trilhar na vida, o livro é muito bom.
Trás reflexões importantes sobre ser mulher nessa sociedade patriarcal tão injusta.
Foi uma ótima leitura, apesar de tudo.
Danny 22/01/2022minha estante
O que aconteceu na vida da autora? ?

Ingryd 02/02/2022minha estante
Aparentemente a autora é negacionista e antivacina =(

Kiki 02/02/2022minha estante
Além da postura antivacina, anticiencia e teorias conspiratórias, o último livro que ela iria lançar estava cheio de erros e fontes erradas...

Danny 02/02/2022minha estante
Minha nossa, nem acredito :(

Jéssica Fernandes 19/01/2022

Livro indispensável pra toda mulher!

O livro pegou bem na ferida x) Demorei um pouco para terminar porque em alguns capítulos precisei de um tempinho para digerir algumas informações. É um conteúdo denso, porém considero extremamente necessário.

Durante a leitura me dei conta de muuuuitas coisas que nem sequer algum dia passaram pela minha cabeça, é inacreditável o quanto somos condicionadas aos padrões que são impostos -muitas vezes autoimpostos por nós mesmas sem querer. Risquei praticamente todo o livro :)))

?A melhor forma de deter uma revolução é dar às pessoas algo a perder.?

Zihtuan 17/01/2022

O tipo de leitura onde cada parágrafo é uma informação útil e que sem dúvida você pode construir um artigo ou até um livro com ele.

"A identidade de uma mulher representa alguma coisa? Ela deve ser forçada a querer ter a aparência de outra pessoa? Existe algo implicitamente desagradável na textura da carne feminina? As falhas da carne feminina substituem as antigas falhas da mente feminina. Nós mulheres já confirmamos não haver nada de inferior com nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior?"

Eu gostei e me sinto maravilhada por ter em mente reler em outras ocasiões, são pontos antigos e atuais e sempre a reflexão de como o mundo está se movendo, o que as pessoas estão fazendo de mais ou menos com relação à década passada, se realmente algumas informações são passadas tão as claras e nós (pessoas, todo mundo) prestamos atenção nelas e temos interesse em debate-las.

Fica a dica de leitura e o conselho de não ler se pensar sobre depois, com certeza alguma informação chegou até você em algum momento da vida, de forma séria ou mais branda, mas vale pensar porque as coisas acontecem como acontecem e são expostas de um jeito tão quadrado em muitos casos.

bea 10/01/2022

Bom, porém...
O livro traz opiniões e fatos muito importantes, mesmo após anos de sua publicação, expressa medos das mulheres e meios violentos de abusar de seus corpos em busca da perfeição inexistente. O livro se divide em tópicos que explicam como o mito da beleza corre por todas as àreas citadas. Entretanto, o livro possui uma clara visão ofuscada pela vivência da autora, ou seja, não há uma percepção de diferentes opressões que as mulheres sofrem e não apenas as brancas, além disso, há também metáforas e comparações com casos infelizes que, em minha visão, não tinham necessidade de estarem incluídos na obra. Porém, se mostra uma leitura muito válida se feita com a percepção mais abrangente, de algumas, não todas, vertentes do feminismo atual.

Anagabi 08/01/2022

Sem dúvida um livro denso, e até mesmo um pouco falacioso. A cara do feminismo liberal, não é um dos melhores livros sobre o assunto. PORÉM, nos faz sentar e enxergar mais sobre as questões da indústria em relação a mulher, as raízes e o seu contexto até mesmo histórico.
duda 08/01/2022minha estante
ta na minha lista mas saber q tem uma linha mais liberal já me quebra um pouco

Anagabi 08/01/2022minha estante
Indico a Mística Feminina, bem

Nessa 11/01/2022minha estante
concordo com você!

Luiza.Martins 07/01/2022

Perfeito
O livro é ótimo, um dos melhores que li até agora sobre o assunto. Ela traz muitos dados que, mesmo antigos, levam a gente a refletir, só em algumas partes qud eu achei que ela podia aprofundar mais e em outras poderia ser mais direta ao inves de ficar repetindo o assunto.
Faz a sua visão, principalmente estética, mudar muito o que é essencial em um mundo consumista e capitalista como o que vivemos. Recomendo a todos

Lorenna.Lory 05/01/2022

Atualmente indispensável
Confesso que demorei para ler por conta da densidade do conteúdo. Livros como este são feitos para serem digerido aos poucos e se entender como a nossa sociedade atual é estruturada de forma à impor a máscara da beleza em todos os âmbitos das relações sociais femininas. o mito de que a beleza exerce mudanças significativas na vida da mulher é uma mentira forjada pelas instituições dominantes para afastar e inferiorizar uma mulher da sua luta. Em suma, esse livro tem que ser lido por todos.

Bianca1148 01/01/2022

O mito da beleza
A gentileza que as pessoas costumam dispensar aos corpos masculinos não se aplica aos femininos. As mulheres têm pouca privacidade física. Cada mudança é publicamente observada, julgada e debatida?.
Uma leitura densa, mas, traz uma ótimas reflexões, é algumas questões são intrínsecas, mas, nunca tinha parado para pensar tão a fundo sobre a relação entre os padrões de beleza que temos com raizes tão profundas desde os princípios dos processos históricos até a sociedade capitalista atual. Foi, pelo menos para mim, uma leitura mais demorada, mas, é um livro que vale a pena, cheio de dados históricos e com capítulos muito bem divididos cronologicamente falando. Uma temática ainda mais recorrente nos dias atuais, com a nossa sociedade tão obcecada pela ?beleza?.