O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

victoria.maria 27/10/2021

elucidativo
difícil ser um produto desse mercado capitalista que suga todas as energia da mulher e dita o que é feminino ou não a fim de lucrar e mantê-la em estado de alienação sobre o próprio corpo .

Ariela 24/10/2021

Esclarecedor e relevante
O Mito da Beleza promove uma ótima reflexão sobre a cultura da beleza que nós mulheres estamos inseridas e como isso afeta o nosso dia a dia.
Como o livro foi publicado na década de 1990, muito do que é falado não cabe mais a nossa sociedade atual, mas ainda assim os temas são relevantes e trazem uma perspectiva muito interessante de situações relacionadas a beleza que consideramos normais.
A questão do mito da beleza ainda é muito relevante no discurso feminista atual e o livro é uma forma de comecar a entender como ele funciona.
Com relação ao livro em si, ele é bem repetitivo, o que pode tornar a leitura cansativa, mas também permite que se leia mais rápido (o que foi meu caso), já que a ideia é explicada várias vezes. Além disso, eu tive a sensação que em vários momentos a autora aborda tópicos de uma forma exagerada, o que me incomodou um pouco. No entanto, alguns temas foram muito interessantes e me fizeram questionar mais a fundo várias questões da nossa sociedade contemporânea.
Recomendo muito a leitura!

Isa 22/10/2021

Vou admitir que estava bem animada no começo do livro, até eu descobrir que a autora é antivacina e acusada de distorcer alguns dados citados, aí perdeu um pouco da mágica. Não podemos negar a importância dessa obra pro movimento feminista e como ele realmente abre nossos olhos para um problema que ainda esta muito presente, mas temos que ler esse livro com um olhar crítico. Eu achei ele bem arrastado, senti que umas partes eram muito repetitivas ao ponto de ficar cansativo e de esquecer qual era o argumento que ela estava trabalhando. Além disso tem muita intertextualidade que se você não souber o que é, acaba ficando confuso por não ter nota de rodapé. Ainda sim foi uma leitura importante e esclarecedora. Toda mulher devia saber reconhecer o mito e refletir o que a gente ja fez e considera fazer para um olhar desconhecido no achar lindas. A parte que mais me marcou foi a da cirurgia plástica, fiquei pensando na onda da Lipo LAD e as blogueiras....
Kiki 24/11/2021minha estante
Estou começando hoje a leitura com um gosto amargo pela decepção com a autora. Mas como já tinha comprado, vou ler.

Laurinha 12/10/2021

Perfeito!
Trás uma um contexto antigo, histórico, religioso e social da mulher no mundo. Tudo o que influenciou e influência nós mulher a ter uma visão deturpada das coisas, como não saber do que somos capazes. A sociedade sempre quer ditar o que devemos fazer e com que devemos nos preocupar. Este livro me abriu os olhos. Recomendo com toda certeza !

Ângela Bittencourt Cardoso 11/10/2021

Um dos melhores que eu já li
Este livro é perfeito. É recheado por dados estatísticos. Denuncia o sistema em que há lucro proveniente da rivalidade entre mulheres, da prioridade da beleza em detrimento da saúde e do interesse na manutenção do status quo.

?O apogeu da vida, dos quarenta aos sessenta ? quando muitos homens e, sem dúvida, a maioria das mulheres, estão no auge do seu vigor ? são considerados o ápice da vida masculina e o declínio da feminina (uma ironia especialmente penetrante já que esses anos representam o ápice sexual da mulher e o declínio sexual do homem). Essa duplicidade de padrão não se baseia em diferenças de saúde entre homens e mulheres de meia-idade, mas na desigualdade artificial do mito da beleza. A hipocrisia do uso da "saúde" como um verniz para a Era da Cirurgia é que a verdadeira mensagem do mito consiste em que uma mulher deva viver com fome, morrer jovem e ser um cadáver bonito?.
re.aforiori 11/10/2021minha estante
Angela,

Parabéns pela resenha, a mesma fez com que eu tenha vontade de ler este livro!

??

Flávia 03/10/2021

Talvez atemporal
Os dilemas mudaram, mas o tema central se mantém atual. Embora tenha sido escrito nos anos 1990, algumas questões chocam e continuam acontecendo até hoje. Em todo aspecto da vida da mulher há uma caixinha a que somos obrigadas a encaixar.

Dalila 02/10/2021

Necessário
Não é uma leitura fácil, nem prazerosa, mas necessária pra entender o feminismo e o papel do capitalismo na manutençao do patriarcado. Elucida de forma muito clara como mito da beleza exerce controle sobre as mulheres. E como a questão tem muito pouco a ver com beleza e muito mais com consumo. O sistema nos mantém submissas pela dor e manipuladas pela auto depreciação. Mulheres infelizes com o próprio corpo não lutam por direitos pq estão ocupadas sofrendo com a própria aparência.

Cibele 26/09/2021

Reflexivo
Que leitura difícil, não nos aspectos gramaticais mas sim, sobre a verdade que ela traz. Toda mulher deveria ler esse livro.

Deby Souza 24/09/2021

Ainda necessário
Em que pese as críticas quanto à procedência de alguns dos dados informados no livro, bem como o decorrer do tempo - visto que publicado há mais de 30 anos e apresentar pesquisas realizadas na década de 80 -, o livro ainda é essencial para todas as pessoas que querem entender ou saber mais sobre como é praticada a opressão e controle às mulheres.

Mayara1111 19/09/2021

O que os olhos não veem?
? o coração de uma humanidade inteira finge não sentir.
Não é de hoje que temos como entendido que o mundo não é o mesmo entre homens e mulheres.
Com este livro seus olhos se abrirão para números e pesquisas assustadoras.
Vale muito a leitura, principalmente pelo último capítulo.

@larimours 16/09/2021

Pros e contras
O que a Naomi Wolf fala é muito importante e tem fundamento, mas, encontrei dificuldade na leitura por não ter muitas referências, notas de rodapé etc, achei algumas ideias muito jogadas, apenas a opinião da autora nos mostrando seu ponto de vista (que tem fundamento mas em alguns pontos exagera).

Dáila 10/09/2021

Necessário
A leitura é densa em diversos momentos, mas muita rica em críticas e análises de fatos que nos passam despercebidos.O tipo de livro que parece que a cada nova leitura te trará novas reflexões e a percepção de outros detalhes.

Lara.Homerich 09/09/2021

Me fez refletir sobre muita coisa, mas deve ser lido com cautela, a autora faz uso de estudos sem embasamento e manipula as informações pra serem congruentes com o exposto na obra. Poderia ter feito um livro sólido, mas preferiu provar seu ponto. Apesar disso, o exposto no livro agrega muito a visão feminina sobre a feminilidade, o patriarcado e o capitalismo.

Julia.Dani 08/09/2021

O Mito da Beleza
Obra excelente! De início achei que essa leitura não fosse me afetar tanto mas afetou e muito, não só na relação que tenho com o meu corpo mas principalmente na relação que tenho com outras mulheres. A partir deste livro consegui entender muitos comportamentos de outras mulheres que eu abominava e repudiava. Demorei bastante para terminar porquê estava digerindo várias coisas que me impactaram de forma positiva! Recomendo demais a leitura!