O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Laura 31/12/2021

muitíssimo bom, mas demorado de ler
comecei com expectativas bem altas, o que o livro cumpriu e até superou. gosto muito desse tipo de livro, mas acho difícil manter uma leitura rápida, pois o livro é denso e não prende igual uma fantasia ou romance. mesmo assim, o conteúdo é interessantíssimo e recomendo que todo mundo leia, mesmo sabendo que é impossível, pois manter uma leitura densa assim precisa de saco e nem todo mundo tem o empenho, mas vale demais a pena! doido como esse livro foi escrito 30 anos atrás e ainda continua mais atual impossível.

Luana Souza 29/12/2021

Simplesmente um tapa na cara sobre tudo que pensei saber sobre a indústria da beleza e de como somos induzidas à consumi-la

Thata 28/12/2021

?As falhas da carne feminina substituem as antigas falhas da mente feminina. Nós mulheres já confirmamos não haver nada de inferior com a nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior??
Apesar de não ser uma leitura leve, acredito fielmente que, tanto homens quanto mulheres, deveriam fazê-la. Um problema tão complexo requer esforço conjunto para ser solucionado ?

Ijas 26/12/2021

LEITURA NECESSÁRIA!
De um profundo despertar, O MITO DA BELEZA nos transforma a cada página lida. O olhar sobre si mesma e, principalmente, sobre as outras mulheres vai mudando, vai se aperfeiçoando; fui/vou me respeitando, fui/vou respeitando minhas irmãs. Embora não seja este o propósito do livro, o olhar sobre os homens também acontece, no meu caso, com a mesma crítica com que eles impõem seus olhares sobre nós. Mas isso não é para se colocar em prática. A prática que o livro nos aponta é de nós, mulheres, nos reconhecermos como potências, independentemente da cor da pele, do formato dos cabelos, das marcas deixadas pelos anos, da moldura que o tempo nos entrega como corpo... Como Naomi Wolf ressalta em suas linhas finais, "sai ganhando a mulher que se considera linda e que desafia o mundo a se transformar para poder realmente vê-la". Leitura necessária.

Gaia 26/12/2021

Levanta debates mas necessita uma leitura crítica
O livro traz pontos persistentes que eu pessoalmente pude me identificar e notar as questões problemáticas levantadas pela autora.
Contudo é extremamente necessário ter uma leitura crítica entendendo a realidade da autora e o principal público que será atingido pelo livro, isto é, é um livro escrito por uma mulher branca de classe média de um país desenvolvido. Ela falha em trazer pontos que toquem etnias ou classes diversas e quando traz esses pontos eles estão presentes superficialmente.
Além disso a autora traz analogias e comparações com outras lutas ou questões históricas e sociais de forma insensível para sustentar o próprio argumento.
Apesar disso, o livro trouxe reflexões que acho interessante em criar debate em cima. Principalmente com questões normalizaras dentro do feminino que são prejudiciais à saúde e a presença social da mulher.

Amanda 16/12/2021

Leitura incrível desde que feita com olhar crítico
Vi várias resenhas que diziam que somos uma pessoa antes e outra depois de ler O mito da beleza. Encarei a leitura extremamente cética, mas tenho que dizer que é verdade, meu olhar sobre meus ritos é aspirações de beleza mudou completamente.

Não é necessário entrar em detalhes sobre o assunto do livro, ele fica bem explícito no resumo da editora. O que quero ressaltar, na verdade, são alguns aspectos da leitura que me incomodaram ou me fizeram refletir:

1. O livro não abrange diversidade, tratando da condição de mulheres brancas, cis, heterossexuais e de classe média. Ainda que a autora não se proponha a fazer esse recorte, ele é bem explícito. O livro é do início dos anos 2000, então acho justificável (não aceitável) que uma mulher, dentro do padrão citado, pense que o mito da beleza abranja igualmente a todas, quando, na verdade, ele tem um peso diferente para cada grupo de mulheres, como as negras, trans, lésbicas etc. Li algumas coisas sobre o assunto, mas não sei ao certo qual é o real posicionamento da escritora sobre isso. Sendo assim, acho importantíssimo lermos esse livro com olhar crítico para essas causas, observando os problemas, ao mesmo tempo em que tentamos não ser anacrônicos.

2. Penso que muitas das situações que Naomi Wolf relata no livro já foram ou estão sendo superadas, o que não torna o livro obsoleto, de modo algum, mas nos permite refletir os horrores e as vitórias pelos quais passamos.

3. Apesar de muitas lutas já terem sido vencidas, a autora foi profética em suas suposições. A cirurgia plástica, por exemplo, está cada vez mais acessível, não apenas economicamente, mas também por uma série de técnicas que se popularizaram nas mãos de profissionais que não são necessariamente médicos. Além disso, os homens já são alvos massivos do mito da beleza, novos soldados de uma batalha que, como menciona a autora, ninguém sai ganhando.

O livro é muito bom, deve ser lido de maneira crítica, e é uma grande recomendação para todas as mulheres. Espero que todas saiam transformadas depois dessa leitura incrível!

Talita Teles 12/12/2021

Leitura densa, porém necessária!
Acho que todas nós mulheres deveríamos ler esse livro, não é uma leitura fácil? é uma escrita densa e profunda sobre o que passamos desde que viemos ao mundo, como nos veem, como nos vemos e como somos tratadas. Um passo importante para continuarmos lutando contra o mito da beleza. Demorei 3 meses lendo, mas a cada dia que parava para ler e me concentrar na mensagem que a autora trazia, eu evoluía um pouquinho mais.

Ana Usui 01/12/2021

Constantemente esquecendo que a "beleza" é RELATIVA
A escrita da Naomi Wolf é direta, ferina e impactante. O livro é recheado de dados, estatísticas e informações, mesmo que não sejam mais os dados atuais, ainda causa impacto durante a leitura.
Só posso imaginar quão bombástico o livro deve ter sido quando foi publicado pela primeira vez e não me surpreendo se descobrir que a autora sofreu retaliação por isso.
O mais triste é saber que o Mito da Beleza continua firme e forte ainda hoje e, como previsto pela Naomi, agora afeta aos homens e crianças também.
O propósito do Mito da Beleza nas décadas de 80/90 era mesmo dispersar o movimento feminista e ganhar em cima da culpa e fragilidade emocional forçada nas mulheres. Porém, agora o Mito não se preocupa tanto com o movimento político e sua preocupação é o dinheiro à todo momento.
Não somos mais influenciados por propagandas e publicidades, mas temos uma infinidade de redes sociais e influenciadores mostrando suas melhores versões, as vezes versões irreais, enquanto nos bombardeiam com inúmeros produtos, químicas e estilos de vida.
Eu posso ver agora meninas de 12 anos usando produtos pesados no rosto e mais ainda, meninos de 10 anos fazendo o mesmo!
Não importa o gênero, a sexualidade, a etnia ou classe social, todos estão preocupados com a "beleza" o tempo todo ao ponto que baixa estima se tornou o novo natural, o esperado de todo jovem. Quem possuem uma autoestima e se valoriza é visto como arrogante, como vilão.
Chegamos ao ponto onde é comum se odiar.
É preciso lembrar a todo momento que antes de assimilar o mundo ao nosso redor, que é movido pelo dinheiro e lucro, devemos nos amar e nos tratar com gentileza.
O tempo todo devemos estar alertas para o que são de fato nossas crenças e desgostos e o que são as ideologias e desconfortos impostos à nós pelo sistema ao nosso redor.
Andrea 01/12/2021minha estante
Ainda pretendo voltar a ler esse livro, mesmo com todos os probleminhas. Fico triste de o tema continuar tão atual...

DrieleCouto 30/11/2021

Difícil
Vou precisar reler sem dúvida, rever meus conceitos muita coisa pra pensar e buscar compreender . ....

gabi 26/11/2021

preciso reforçar que esse livro deveria ser lido por todas as mulheres, em todos os lugares. são muitas verdades jogadas na cara, difíceis de engolir na verdade, extremamente necessária. apesar de ser difícil mas vale cada linha.

Natalia.Barros 19/11/2021

Imagino que o livro deve ter um impacto diferente para quem está começando a quebrar seus próprios padrões. Pra mim, foi uma leitura muito difícil, parei diversas vezes e o conteúdo me pareceu extremamente simplista, justamente pelo fato de eu já ter lido outros materiais sobre esse assunto.
Particularmente, esperava que tivesse um pouco de conteúdo histórico sobre como o mito da beleza surgiu, desde os primórdios?. Expectativa errada.
Acho que a aurora poderia utilizar o tempo que ela usa sendo uma negacionista na internet e atualizar vários dados e pesquisas do livro.
E é bem chato ler um livro que só fala do ponto de vista da beleza branca, mesmo que na maioria das vezes dê pra encaixar na problemática negra. A própria autora diz que se escrevesse o livro hoje, não faria pesquisas apenas com brancas de classe média.

Mesmo assim, recomendo!

nefelibata 06/11/2021

o mito da beleza
O livro conta sobre as diversas algemas presentes na nossa própria mentalidade como mulher, e também as armadilhas impostas pelos outros. Com varias referencias as situações reais o livro se torna denso e ate frustrante em alguns pontos. Com a autora dividindo casos de mulheres próximas a ela, a leitura se torna mais pessoal, em alguns partes ate demais(recomendo procurar os gatilhos).
O ponto negativo e falta de discussão em relação a mulheres não brancas e a forma que elas são afetadas pelo mito da beleza, não e um livro perfeito, mas pode trazer algo ao debate.

victoria.maria 27/10/2021

elucidativo
difícil ser um produto desse mercado capitalista que suga todas as energia da mulher e dita o que é feminino ou não a fim de lucrar e mantê-la em estado de alienação sobre o próprio corpo .