A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Prateleira Cult 09/03/2011

A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger
Esta resenha foi retirada da seguinte postagem no blog: http://prateleiracultural.blogspot.com/2010/09/mulher-do-viajante-no-tempo-audrey.html

O livro conta a história de Henry, um rapaz que sofre de um distúrbio genético que o faz viajar no tempo, e de Clare, uma menina/moça/mulher que entra na vida de Henry a partir de uma dessas viajens temporais dele.

Henry é afetado pelo distúrbio temporal pela primeira vez aos cinco anos de idade e a partir daí sua vida muda completamente. Só para vocês teram noção, quem recebe o Henry com 5 anos de idade em sua primeira viajem no tempo é o próprio Henry, mas este está com 24 anos!

"[...] Eu com 5 anos, cabelo preto espetado, muito branquelo, com olhos castanhos quase eslávicos, magro, esperto. Aos cinco anos , sou feliz protegido por uma vida normal e pelos braços de meus pais. Tudo mudou, começando a partir de agora." (Henry com 24 anos; p. 35)

Continuando, ele não controla as viajens e, nelas, ele deixa tudo que é material para trás e vai apenas com seu corpo, ou seja, além de aparecer do nada ,em qualquer lugar, em qualquer época, ele ainda aparece pelado (Detalhe que: apesar de ele aparecer em qualquer lugar, certos locais são mais "atrativos")!

"Às vezes é como se sua atenção desviasse um instantinho. Então, sobressaltado, você percebe que o livro que estava na sua mão, a camisa vermelha de algodão xadrez com botões brancos, o jeans preto preferido e as meias marrons quase furadas, a sala, a chaleira prestes a apitar na cozinha: tudo isso sumiu. Você está em pé, pelado, dentro de uma vala, com água gelada até os tornozelos, numa estrada de terra não identificada." (Henry, p. 9)

A estória começa com Henry (aos 28 anos de idade) encontrando Clare (aqui com 20 anos) pela primeira vez, enquanto esta já o conhece por toda vida, pois, desde que tinha 6 anos de idade, Henry a visita sempre, mas uma versão mais velha deste.

A partir daí vemos o crescimento e amadurecimento do relacionamento deles, tanto no presente quanto no passado, pois enquanto Clare adulta tem que conviver com as constantes ausências de Henry no presente, que está viajando cada vez mais com o passar da idade, ele vai bastante ao passado, visitando, dentre outros lugares e pessoas, Clare, finalmente vivenciando com ela todos aqueles momentos de que ela lhe falava.

"[...] Agora espero Henry. Ele some sem querer, sem avisar. Espero. Tenho a sensação de que cada minuto de espera é um ano, uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos, à espera. Por que ele foi aonde não posso ir atrás?" (Clare; p. 9)

Tudo isso, como vocês podem perceber, não é fácil de lidar, exigindo de ambos determinação e esforço para manter o relacionamento, construindo, assim, um dos mais belos romances que vi. Vou parar por aqui para não soltar nenhum spoiler!

Duas coisas principais me chamaram a atenção na construção desse livro: primeiro, foi o fato dos capítulos serem narrados partes por Henry e parte por Clare, sempre alternando o ponto de vista deles. Acredito que isso mostra o quão bem Audrey soube desenvolver a história, pois em nenhum momento eles se confundem! Além deste diferencial, cada capítulo, ou ainda dentro do mesmo capítulo (como uma subdivisão deste) temos a indicação da data e às vezes até da hora, bem como da respectiva idade de Henry e Clare, para nos ajudar a situar em que momento da vida de cada um estamos, o que é de extrema necessidade e requer bastante a nossa atenção para não ficarmos perdidos.

Este livro foi adaptado para o cinema - atualmente está disponível em DVD - mas ao contrário das péssimas adaptações que vemos por aí posso garantir que essa foi fiel (ALELUIAAAA)!! A essência e os principais momentos do livro foram mantidos, sem contar que o elenco é de arrasar (Rachel McAdams e Eric Bana ficaram liiiindos juntos)!!

Minha única crítica em relação ao filme foi o título com o qual ele foi trazido ao Brasil: Te Amarei Para Sempre. Por que esse povo não manteve o título original americano: The Time Traveler's Wife (que é o mesmo do livro nos EUA e, por acaso, alôooo, o mesmo do livro no Brasil, só que traduzido direitinho!).

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver o filme e ler o livro, fica a dica! Garanto que vale muuuuito a pena!!

Limandrade 26/09/2011

Esse livro foi amor a primeira vista,no momento em que preguei meus olhos nele pensei´´esse livro deve ser ótimo´´Pois então,o livro correspondeu a todas as minhas expectativas,melhor dizendo,foi além do que eu esperava.O livro apresenta uma narrativa paralela,momentos contada pela perspectiva de Clare,momentos contada pela visão de Henry.no qual permite que o leitor observe a alegria,o amor,a solidão que estes protagonistas sentem um pelo outro...É impossível você não se apaixonar pela Clare(amo)Ela é tão doce,passiente,compreensiva...E claro não poderia deixar de mencionar o Henry,o portador do problema,mas que jamais desistiu de seu amor,e que era transportado em momentos ápice de sua vida...Os fatos,ações vão se desenrolando nesse paralelo(visão de Clare e Henry)e o final...Nossa,surpreendente.Enfim,uma verdadeira arte literária contemporânea,um futuro clássico um romance arrebator,que não pode deixar de ser lido.

Mayara 02/04/2011

Já escrevi muitas resenhas, mas acabei por não enviar. Quem sabe dessa vez é diferente.

Bem, conheci essa história enquanto vagava pelo youtube. Um vídeo de um fã com personagens do anime Naruto. Gostei do tema e fui atrás. "Viagem no tempo", gosto, porém tenho certo preconceito. Pensei encontrar algo tosco, mas foi muito pelo contrário! Deparei-me primeiro com o filme, fiquei completamente apaixonada e fui atrás do livro. Levei quatro dias para terminar por causa do pouco tempo disponível. A leitura é incrivelmente fácil e envolvente. A narração é variada entre Henry e Clare.

O que é passado, presente, futuro?
É como se os dois tivessem nascido para viver um com o outro. Se Henry não tivesse essa anomalia genética, não teria voltado no tempo onde Clare tinha apenas seis anos, ela iria crescer de outro jeito, tomaria outro rumo. Se Clare não tivesse aparecido na vida de Henry quando ele tinha vinte e oito anos, ele teria levado a vida de um jeito diferente. Quem se meteu na vida de quem primeiro? Para um Henry maduro poder voltar ao passado e saber que aquela garotinha ruiva seria relevante, ela precisaria já ter se metido na vida dele antes. É um dos romances em que você diz que: "É o que tinha que acontecer". Realmente, melhor romance que eu já li e assisti. Nada forçado. Não sou do tipo sentimental, tais histórias costumam não me marcar tanto, mas essa teve um diferencial que até agora não entendo.

História de duas pessoas que viveram um pelo outro, esperando. Quem não gosta do gênero, realmente não vai gostar e achará monótona a história. Não haverá confusão alguma caso preste atenção nas datas.

Devo dizer que o pedido de casamento foi muito melhor no filme. No livro:
"- Clare, eu te amo. Casa comigo?
- Sim!"
'Não, não caso, homem! Se quiser que eu passe o resto da minha vida ao seu lado seja um pouco mais criativo nesse discurso'. Cof.
A tradução não é cem por cento, but.

Filme x Livro. ~
O filme não é uma fiel adaptação. Cortou MUITAS partes e modificou um pouco a história de alguns personagens (sem falar da aparência) e outros nem apareceram.
Não digo que o filme se sobressai ao livro, não é um dos raros casos tipo "Forrest Gump". Mas o filme não é ruim! Se for para comparar eu sugiro "Dexter". Quem leu os livros sabe que o seriado é distinto, o que não significa que a série não tenha qualidade. Essa é um dos casos onde a adaptação teve um excelente elenco, atores de verdade! Rachel McAdams e Eric Bana, muito lindo os dois juntos! Não vou comparar o livro ao filme, cada um com a sua beleza. Mas ao ler o livro eu penso na Rachel e Eric em seus respectivos personagens, ele defendendo a honra de Clare, quando a mesma pediu ajuda numa "vingança" contra um garoto do colégio, em um dos momentos em que ele viajava no tempo.

Para quem gosta do gênero este livro é incrível! Com um final que nos faz pensar sobre esse tipo de amor, onde o tempo é apenas um obstáculo, que não é impossível de ser superado.

Recomendo muitíssimo, tanto o livro quanto o filme!

Andressa 04/01/2012

A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger
A Mulher do Viajante no Tempo conta a história de Henry e Clare. Henry viaja no tempo devido à um tipo de doença, uma mudança genética, e não consegue controlar. Aparece em lugares às vezes indesejados, sempre nu e não consegue retornar ao presente quando quer, o corpo o leva no devido tempo. Conhece Clare quando a mesma ainda era criança, mas ele, ao invés disso tinha em torno de quarenta anos: se conheceram quando Henry voltava no tempo. Com isso, Clare acaba se apaixonando por Henry quando ainda era adolescente, mas não podem ficar juntos.

Os capítulos do livro geralmente são divididos entre as visões dos dois, o que facilita o entendimento dos sentimentos de cada um em relação às viagens. Clare geralmente se sente solitária quando ele se vai e aguarda seu retorno ansiosamente. Henry, por outro lado, não gosta de deixá-la sozinha e também não gosta de viajar, afinal, pode parar em lugares perigosos.

‘’Ele some sem querer, sem avisar. Espero. Tenho a sensação de que cada minuto de espera é um ano, uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos à espera.’’ Pág 9

‘’Quando estou em outro tempo, me sinto pelo avesso, transformado numa versão desesperada de mim. Viro um ladrão, um andarilho, um bicho que corre e se esconde. (...) É incrível eu ser mesmo real.’’ Pág 10

A leitura do livro é rápida, apesar de ser de tamanho mediano. É bem dinâmica e sempre repleta de diálogos interessantes e inteligentes. Tudo na trama é explicado e não simplesmente jogado ao leitor, como o fato do porque Henry viaja e porque não consegue mudar isso, mesmo querendo. O trabalho de diagramação também é importante ser ressaltado: apesar de simples, possui uma capa magnífica e não possui nenhum erro de ortografia aparente.

Os personagens foram construídos muito bem, tanto que as vezes consegue-se perceber sentimentos não tão aparentes só pelos atos dos mesmos, e isso não acontece só com os protagonistas. Além da história de amor entre eles, conhecemos seus amigos, suas famílias e podemos perceber como são diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidos e feitos um para o outro.

Apesar de no início poder aparentar um pouco difícil o entendimento da história, pelo fato de haver muitas datas e idades diferentes e que se misturam, com o passar de algumas páginas já entramos no clima da mesma. É interessante ver essa mistura de idades, já que o próprio Henry consegue encontrar com ele mesmo no passado. Vemos ele com 5 anos e ao mesmo tempo com 36, conversando como se fossem duas pessoas diferentes.

Para quem não tem interesse na leitura, sugiro que assista ao filme ‘’Te Amarei Para Sempre’’, uma adaptação do livro. Assisti muito antes de ler, mas foi bem adaptado e quase não modificaram coisas da história original. Só uma pena terem alterado o título em português.

Foi um livro que marcou meu ano, uma história que me fez refletir, principalmente no final, me fez rir e chorar e que recomendo a todos que querem um romance um pouco diferente. O livro já é um favorito!

dani 30/06/2012

A mulher do viajante no tempo – Audrey Niffenegger
A mulher do viajante no tempo foi um livro que me emocionou.
Confesso que romance não é um dos meus estilos literários favoritos, porém quando vi que o título “A mulher do viajante do tempo” estava como sugestão para o mês de junho do desafio literário (viagem no tempo) lembrei de várias resenhas com comentários positivos que já tinha visto anteriormente e fiquei empolgada e com muita expectativa nessa leitura. Posso afirmar que não me decepcionei em nenhum momento.
O livro vai contar a história do relacionamento de Clare e Henry, mostrando que o amor ultrapassa as barreiras de tempo e espaço. Henry possui um distúrbio que o faz viajar no tempo, ele pode estar fazendo qualquer coisa e de repente sumir e aparecer em outro local e outro momento, ele não possui nenhum tipo de controle sobre essa habilidade o que torna sua vida confusa e incerta mas mesmo assim ele tenta levar uma rotina normal saindo e trabalhando como bibliotecário. Clare é uma artista que desde que era pequena recebe as visitas de um homem de outro tempo e lugar e conforme vai envelhecendo começa a se envolver com Henry porém não podem ficar juntos já que ele é de outra época e apenas resta a Clare esperar por encontrar Henry no presente. O relacionamento dos dois se desenvolve durante a história e eles terão que enfrentar vários obstáculos (além daqueles que os casais normalmente já passam) para ficaram juntos.
Além de um dos personagens principais possuir seu elemento diferencial (a habilidade de viajar no tempo) a narrativa também carrega sua personalidade, o livro é narrado tanto por Clare quando por Henry, que dividem suas visões dos fatos. A linha temporal da história é sempre bem demarcada (já que Henry viaja no tempo tornando a narrativa não linear). O livro é emocionante, o relacionamento dos personagens e o amor entre eles é construído aos poucos em tempos e lugares diferentes, mas sempre bem demonstrado pela autora com sutileza e cheio de sentimentos. Acompanhamos o amor inegável de Henry por Clare (que é demonstrado em várias etapas diferentes da vida dela), suas incertezas e seus medos, assim como a espera de Clare por Henry, sua paciência, seu carinho, suas certezas. A história é linda e bem construída, os personagens são tão completos com suas qualidades, defeitos, medos, amores e inseguranças que poderiam ser reais. Realmente recomendo esse romance.

“Clare: é difícil ficar para trás. Espero Henry, sem saber dele, me perguntando se está bem. É difícil ser quem fica” pg. 9

“Henry:...Odeio estar onde ela não está, quando não está. No entanto, vivo partindo, e ela não pode vir atrás” Pg. 11

“- Oi – digo.
- Você sente falta dele alguma vez ? – ela me pergunta.
- Todos os dias. A cada minuto.
- A cada minuto – ela diz. – Sim. O amor é assim, não é? – Ela vira de lado e afunda no travesseiro.
- Boa noite – digo, apagando a luz.” Pg. 113

eibarba 20/08/2011

Fiquei curioso para ler este livro, depois de assistir ao filme adaptado do mesmo. A história de um viajante no tempo, e sua esposa realmente me chamou atenção, por ser uma história de amor, misturando ficção cientifica, então logo que eu tive a oportunidade comecei a ler-lo.

Na história, Henry, é um viajante no tempo, e em uma de suas viagens ele conhece Clare, ao seis anos de idade, e começa a visitá-la até ela completar 18 anos, e dois anos depois irá conhecê-lo no presente. O livro não é contando em linha reta, viajamos junto com Henry para o presente, passado e futuro, e ao poucos, à medida que cada capitulo é contando, conhecemos mais a história de amor de Henry e Clare.
No inicio a história parece um pouco confusa, o presente e passado se misturando para contar uma só história, mas depois de um tempo, quando nos acostumando com a forma da escrita fica tudo bem, e podemos ler uma história de amor, muito bonita e apesar de ter viagem no tempo como tema, é tudo muito real, a forma como a autora escreve.
A cada capitulo que lemos, é mais uma peça que se encaixa no quebra-cabeça da história. É incrível como a medida que vamos lendo o livro, ficamos cada vez mais encantado com a história, e como a história começa complexa e ao final vai ficando cada vez mais simples. A mulher do viajante no tempo foi um dos melhores livros que li esse ano, emocionante e bonito, com certeza o tipo de história que vai te emocionar e te divertir ao mesmo tempo.

Gedaiany Morais 28/06/2011

Apaixonante
Além de ter devorado esta obra prima, recomendei para todos os funcionários aqui da livraria.
É um livro apaixonante que me fez enxergar o amor como razão para tudo, me fez chorar, me fez lembrar da minha infância, da minha adolescência e da minha vida atualmente.
Confesso que projetei o meu relacionamento enquanto lia este livro, e senti muita inveja dos personagens, queria estar dentro da história viver tudo o que eles viveram fosse bom ou ruim.
Esta belíssima história ficou gravada em mim, e com certeza assim que tiver uma oportunidade este livro vai para minha estante física.

Linny 14/03/2012

Brilhante!
Se fosse para descrever este livro em só uma palavra seria: Brilhante.
Desde as primeiras linhas já me envolvi com a história de Henry de Table, que se mostra sendo um verdadeiro guerreiro em toda a sua vida, principalmente nas viagens no tempo.Fiquei admirada com sua bravura e pelo seu profundo amor por Clare Abshire.
Sem dúvida alguma ele foi o meu personagem preferido, sendo assim achei graça quando se meteu em confusões e sofri em certas circunstâncias em que teve de se envolver. Suas qualidades são surpreendentes, adorei o seu jeito hábil e esperto em sair de situações um tanto embaraçosas, como também de sua incrível astúcia.
Clare foi para mim, uma personagem razoável pois ela cometeu alguns atos que não me agradaram, como também não soube lidar com dificuldades e contratempos. Mas me ganhou ao demostrar o verdadeiro e puro amor que sente por Henry.
A autora mostrou ter uma habilidade perfeita ao criar uma história em que ocorrem mudanças no tempo, sem que esta se perca ou fique cansativa.
Mesmo o livro sendo contado no passado, futuro e presente. Não tive nenhum problema com a leitura.Aliás achei bem interessante essas viagens temporais.
É uma história linda, fascinante e que nos sensibiliza ao mesmo tempo. O único ponto negativo foi alguns acontecimentos que achei desnecessários.Amei o final, tanto que acabei a última página com um sorriso e lágrimas escorrendo pelo rosto.
Recomendado.

Patty 12/08/2011

História emocionante
O livro "A mulher do viajante no tempo", de Audrey Niffenegger, é muito bem escrito e lindo, de uma forma sensível e interessantíssima!!
A autora abordou o tema viagem no tempo de maneira diferente do que tem sido visto. Ela utiliza a ótica de um casal, sendo que apenas o homem passa por esse "problema", fazendo com que eles sejam obrigados a se separar em momentos diversos, até os mais inapropriados. Isso fica bem claro no trecho:
"Há muito tempo, os homens iam para o mar, enquanto as mulheres ficavam na praia, esperando e procurando o barquinho no horizonte. Agora espero Henry. Ele some sem querer, sem avisar. Espero. Tenho a sensação de que cada minuto é uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos, à espera. Por que ele foi aonde não posso ir atrás?" (p. 9)
Esse trecho demonstra como a autora coloca os sentimentos de Clare em destaque, mostrando que não apenas o viajante no tempo sofre com isso, mas também aqueles que ele deixa.
O livro é narrado ora por Henry, ora por Clare, o que traz à tona diferentes óticas das mesmas situações, cabendo ao leitor um julgamento, uma "escolha" de quem estaria mais próximo da verdade, do que seria correto.
Eu amei o livro da primeira a última página. Incomparável com o filme, mesmo sendo este lindo!
Eu indico essa leitura a todos!
Concluo com mais uma citação: "Por que a ausência intensifica o amor?"

patricianoe.blogspot.com

Jayane S 18/08/2011

A mulher do viajante do tempo.
Historia linda emocionate encantadora romantica,que me fez chorar e olha que sou difícil de chorar lendo um livro,mas este foi um dos livros mas especiais que já lir.

A História de Henry DeTamble e Clare Abshire é a saga mágica de um casal que vive se reencontrando ao longo da vida,com idades diferentes,e não necessariamente na ordem cronológica.Ele pode ter 28 anos e ela 20:ele pode ter 40 e ela 6.Condenado por uma rara condição genética a se deslocar no tempo em momentos de grande emoção,ele vive processo de conhecimento da mulher de sua vida ás avessas.Forçados pelo destino a olhar um para o outro de ângulos novos de tempos em tempos,eles vivem uma história de Amor com características únicas.

Fabe 24/08/2011

Uma bela história de amor
Excelente livro! Recomendo para todos que curtem uma verdadeira história de amor, com drama e uma narrativa espetacular. Mas já aviso para os mais sensíveis prepararem os lenços...

Carolina Hahn 20/09/2011

Uma história de amor cronologicamente instável. Essa seria uma boa definição para a vida de Henri e Clare. Ele possui um algum tipo de alteração no DNA, que torna possível viagens pelo tempo. Como seria conhecer sua esposa com 6 anos ? Ou ver sua filha antes de ela nascer ? Henri conhece a sensação, e nem sempre ela é agradável. Aparecer nu em lugares exóticos, como em uma rua deserta, com a temperatura abaixo de zero, não é a definição de diversão de ninguém. Uma história romântica, instigante e acima de tudo inspiradora.

anne 08/10/2011

confesso! eu chorei no fim do livro. ai nao deu pra segurar.
muito bom o livro obrigada cami pela leitura.

Miguel 23/10/2011

Esperando.
Magnífico! Niffenegger demonstrou maestria ao brincar com a linha temporal de um relacionamento nesta obra completamente original e ousada. Poderia ter facilmente se rendido a diversos clichês de viagem no tempo ou mesmo de romances atípicos, mas preferiu ser real - por mais dura que tenha sido essa façanha -, e dar a seus personagens humanidade: O Henry está longe de ser o Sr. Príncipe Encantado (havendo relatos de uso de drogas, "galinhagem", etc.), assim como a Clare está de ser a Srta. Certinha (prefiro nem comentar o motivo, que foi uma das coisas que eu menos gostei ao ler, mas depois de pensar um pouco, achei necessário pela humanidade da personagem).
Certamente adicionarei este livro aos meus favoritos - top 5? top 3? hum -, e provavelmente já é o livro de "romance" que mais gostei de ler. Se tem alguma coisa errada com ele, é o fato de ele ser limitado. "Se ao menos houvesse tempo e mundo suficientes..."

Jessi 22/05/2012

A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger.
‘As coisas parecem simples até pensarmos nelas. Por que a ausência intensifica o amor?’

Foi com essa frase marcante que me deparei logo na primeira página de ‘A mulher do viajante no tempo’. Acredito que essa simples frase, pode explicar o livro inteiro. Tem um enorme significado para mim, e para qualquer um que ler, com certeza.
‘A mulher do viajante no tempo’ é um livro forte e marcante. É um livro que vai te fazer sentir coisas inexplicáveis. A forma como é escrito é linda. A forma como é usado o amor, é linda. Maravilhosa.
A autora usa uma forma de ótima compreensão, utilizando a historia do ponto de vista de Clare e Henry, mudando sucessivamente. Conhecemos Clare desde sua infância, porém só vemos flashes da vida de Henry pequeno. Para quem não sabe, ou não conhece, Henry é um viajante no tempo. Ele não usa disso uma forma de mudar passado ou futuro, porque não é possível. Ele não faz isso porque quer, ou porque gosta. Se pudesse escolher, optaria por não ter esse ‘super poder’. Cada vez que chega a um lugar, não sabe onde está. Não sabe o ano, ou o dia que está. Chega sem nada, sem roupas, e se vai sem nada, deixando tudo que estava com ele. Mas é justamente graças a esse ‘super poder’ que sua vida se cruza com a vida de Clare (ex-presente-futura mulher de sua vida).

‘Quando estou em outro tempo, me sinto pelo avesso, transformado numa versão desesperada de mim. Viro um ladrão, um andarilho, um bicho que corre e se esconde. Assusto velhas e assombro crianças. Sou um truque, uma ilusão da mais alta ordem. É incrível eu ser mesmo real.’

Apesar de todas as dificuldades, Clare não desiste jamais de Henry. O que é muito lindo de se ler. É um amor lindo, um amor puro e verdadeiro. Daqueles que não se curam por nada. Não se apagam, nem se acabam. Mesmo com a distância, ou os acontecimentos. Clare conhecia Henry e Henry conhecia Clare de uma forma inexplicável.

‘ E Clare, sempre Clare. Clare de manhã, sonolenta e de cara amassada. Clare com os braços mergulhados na tina de fazer papel, puxando o molde e sacudindo-o assim e assim, para misturar as fibras. Clare lendo, com o cabelo solto sobre o encosto da cadeira, passando hidratante nas mãos vermelhas e rachadas antes de dormir. A voz baixa de Clare está em meu ouvido com frequência. Odeio estar onde ela não está, quando não está. No entanto, vivo partindo, e ela não pode vir atrás.’

E para finalizar:
‘Clare, quero dizer, de novo, que te amo. Nosso amor foi o fio no labirinto, a rede em baixo de quem caminha na corda bamba, a única coisa verdadeira e confiável nessa minha vida estranha. Esta noite, sinto que meu amor por você tem mais densidade neste mundo do que eu mesmo tenho; como se pudesse permanecer depois de minha morte e te rodear, te proteger, te segurar.’

Apesar de ser um pouco confuso, principalmente as partes das viagens de Henry pelo passado-futuro, é um livro extremamente essencial de ser lido. Um livro com uma historia de vida, uma historia de amor. Um livro que vai te fazer ficar pensando um bom tempo depois de ter terminado-o. Um livro nota 1000.