Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Romulo 01/06/2021

Fluxo de Consciência
Curto e o fluxo de consciência deixa a leitura frenética! Apesar de difícil, vale a pena!

Nazrat 30/05/2021

Visceral
O livro faz jus ao seu nome. É um crescendo de raiva que vai tomando corpo durante todo seu desenvolvimento. Um livro para reler e sempre captar mais nuances.

maga suprema do universo 27/05/2021

chocante
não existia ponto final em 1978. na duvida se foi a história ou a falta de parágrafos que me prendeu

Sara @desanuvie 21/05/2021

É fato que a escrita do Raduan é diferente, você sente que é dele enquanto lê.
Apesar de não ter um lirismo tão acentuado como em lavoura arcaica, nesse título você saboreia fagulhas de prosa poética.
Mas voltando ao enredo do livro, eu só queria dizer mesmo é Mas Que Caralho De Final Foi Esse, Senhor Raduan?!!!!!!!!
Puta merda que povo problemático!! Zulive!!! Tô nem sei, na moral!

Gian 04/05/2021

Denso
Leitura bem diferente e uma baita experiência para mim.

Confesso que comecei empolgado e curioso mas de repente me vi atolado, acredito ser um bom termo. Atolado pois a escrita é extremamente densa, complexa, com muitas ideias e conceitos aparecendo um após o outro, e isso cria um sentimento quase desesperador pois ao mesmo o maior capítulo do livro não tem ponto, o que cria uma leitura sem pausa. Parecia que eu nunca mais ia terminar esse trecho mas em determinado momento percebi que já não conseguia largar até chegar ao fim.

Por mais que tenha julgado mal o livro em alguns momentos ao terminar percebo o quão poderosa é essa obra tão intensa. E também o enorme domínio que o autor possui da língua e da escrita. Talvez me falte algo pra compreender melhor, talvez li muito cedo, mas é o tipo de arte que me faz pensar "talvez não tenha sido para mim nesse momento mas sei que isso é bom!".

Enfim, deixarei esse livro descansando e voltarei daqui uns anos.

Emanuel.Silva 23/03/2021

Leitura de feriado
Aproveitando o feriado do aniversário de Florianópolis para ler esse pequeno grande livro em uma sentada só, descansando o almoço e presenciando o quebra pau entre um casal. Parece bobo e cômico, não vou nem comentar esse livro, leiam! É lindo, é cortante, é revoltando, é tudo e mais um pouco!
Chorei com a cena do menino.

Sam 09/03/2021

Raduan sempre me pega de jeito. A primeira vez que li "Um copo de cólera" foi numa madrugada, num fôlego só. Li outras vezes e sempre percebo algo novo, agora com a calma e a atenção que o livro merece. Os personagens masculinos do autor são propositalmente conservadores, mas também intrigantes... Vale a pena buscar críticas/artigos sobre isso. Parece-me que o tema central em suas obras é a recusa, a rejeição, o que também estará presente no "Lavoura arcaica" e em alguns contos. É extasiante. Não é uma linguagem simples, mas a leitura é fluida, um fluxo de consciência que arrebata. Não acho difícil de ler como dizem. Pra finalizar, uma das minhas frases favoritas: "ela nunca tinha o bastante, só o suficiente".

Bianca 10/02/2021

Apesar de ser um livro muito denso e pitoresco, foi uma leitura que me prendeu bastante. Como a grande maioria destacou, uma palavra que resume bem a obra é: intensidade.

Fernanda Sales 30/12/2020

Definitivamente esse não é o meu tipo de livro. Acredito que, por essa primeira impressão, não vou procurar ler outros livros deste autor.

Vicente.Sanches 27/12/2020

É uma experiência interessante... Sei lá... De qualquer forma eu gostei bastante da forma e do experimentalismo.

Julianaaires 26/12/2020

Tempestade em copo d?água
Se o autor não usasse tantas palavras difíceis e escrevesse de forma convencional esse livro não teria nada de especial, até porque a história em si é simples e se você for parar pra ver, sem graça. A forma que ele escreve é muito interessante (e também muito difícil de ser lida), espero que ele tenha outros livros com histórias mais cativantes, que compensem o tempo gasto pesquisando palavras no dicionário.

Mada 29/11/2020

Novamente, o domínio da linguagem
O domínio da linguagem em Raduan Nassar é extasiante. A experimentação de ritmo e potência, intenção e intensidade que se dá nesta obra rende, além de uma leitura muito rápida, um certo atropelamento de emoções, uma certa ansiedade e virulência que faz deste texto, tal como Lavoura Arcaica, uma experiência não só estética mas física.

Quanto ao conteúdo, não me agrada muito - é um texto bastante conservador, com várias problemáticas passíveis de horas de análise. Nesse sentido prefiro Lavoura Arcaica (onde o tema do conservadorismo é abordado de outra maneira).

Interessante a própria contradição existente aqui (e o autor fala disso em certas passagens) entre o conteúdo, conservador, e a forma um pouco anárquica. Me sugere uma tentativa de quebra do conservadorismo dentro dele mesmo, de arrebentar barreiras em busca de limites. É a volta ao tempo da infância que, por fim, o homem busca - onde havia sim e não e tudo se baseava nisso.

Luana 02/10/2020

Uma longa dr.
É um livro a ser lido num único respiro. Pequeno, intenso e eloquente.

Luisa 16/09/2020

que o homem sabe escrever claramente ele sabe. maior vocabulário que ja vi e num texto curto ainda. mas é isso e só, pra mim. fiquei extremamente incomodada com tudo tudo inclusive esse vocabulário extenso que não dava uma trégua nunca. não consigo nem começar a falar o quão insuportável o personagem principal é, basicamente a representação de tudo de mais desprezível do homem. em qualquer situação na vida real onde eu me encontrasse de frente pra um macho desses, não demoraria 3 minutos pra que eu levantasse e saísse. mas não, eu tava lendo. não podia levantar e sair (até podia mas uma vez que eu já tava no meio da leitura também já não era mais a hora de desistir). tive que AGUENTAR.
eu sei lá se essa obra é algo que exige uma certa idade e maturidade que eu num tenho ainda... lendo aos 22 anos digo aqui que odiei. provavelmente era justo essa a intenção dele? sim. mas e daí?
fabio 16/09/2020minha estante
resenha excelente para um livro péssimo. que injustiça!

Andre 06/07/2021minha estante
descreveu perfeitamente o que senti! estou bem representado :)

Clara3548 03/11/2023minha estante
meu deus eu me senti 100% contemplado por essa resenha!!! obrigada por isso, conseguiu colocar aqui as melhores palavras pra dizer tudo que senti sobre esse livro e não consegui escrever.