Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Regiane 08/09/2020

Uma jarra de catarse
Um dos motivos que torna Um copo de cólera um livro tão poderoso é a forma repentina como os eventos se dão, e como o escritor consegue permanecer com uma prosa tão comedida, bela e lapidar apesar de estar falando de uma violência verbal tão enraivecida. Raduan Nassar não perde a mão no seu lirismo encolerizado nem mesmo quando palavrões surgem aqui e ali. A pertinência de cada uma das palavras ? antes, durante e depois da contenda ? é deliciosa, cada coisa parece estar em seu lugar, e não há excessos apesar do escritor ousar investir e insistir nas ressonâncias e reiterações catárticas de sua narrativa.

Joao 12/08/2020

livro conceito?
Achei bem inovador o modo de escrita do autor, me senti um pouco sufocado???? não pelo conto em si, mas sim pela escrita com sua ausência de ponto final fazendo com que você leia sem pausas. O conto não me atraiu muito e achei muito ok, não fez diferença alguma pra mim. Quanto as atitudes do personagem principal, fica nítido que ele é de fato um cara babaca mas bastante de suas atitudes foram feitas pela sua cólera. Acho que faltou algo no livro... ou eu não entendi o conceito?
Alê | @alexandrejjr 02/09/2020minha estante
Na real é uma novela, não um conto, João.

Lucineia 01/07/2020

Intenso
Esta foi uma leitura diferente. Ainda não sei se digeri texto. Em um estilo próprio o autor expõe tantos pensamentos e atos do personagem que você se pega pensando qual é o objetivo? Onde ele quer chegar?

Alê | @alexandrejjr 29/06/2020

A rudeza singular

É um clichê à espreita, mas é inevitável não falar que "Um copo de cólera" é uma novela intensa.

O paulista Raduan Nassar é uma figura enigmática. O cara lançou três obras, virou um ermitão e ainda ganhou o atual maior prêmio de literatura em língua portuguesa, o Camões. Mas este livro ajuda a compreender o porquê.

A força da narrativa, a intransigência da linguagem e a aspereza do diálogo formam juntos um desafio ao leitor. E é isso que faz esta obra ser tão peculiar.

Vale destacar aqui o conselho do mestre Saramago: caso sinta dificuldades, tente ler em voz alta. Ao realizar esse ato, é possível que você incorpore um pouco do fluxo de loucuras que guiaram Raduan na escrita deste livro. Além disso, fique atento aos subtextos que tocam em pontos como a política e a hipocrisia da sociedade brasileira.

Gosto muito deste livro. Li ele numa viagem para o Carnaval, um momento bem avulso, mas que valeu cada segundo.
Luisa.Castro 11/06/2021minha estante
Eu quero muuuito ler Raduan Nassar!!!

Alê | @alexandrejjr 11/06/2021minha estante
Vale a pena, Luísa. Eu só li esse, mas tenho muita vontade de ler "Lavoura arcaica".

Matheus.Vanin 12/06/2021minha estante
Bacana, Alexandre! Não sabia dessa parte do isolamento do autor. Gostei muito de Lavoura Arcaica

Carolina.Gomes 12/06/2021minha estante
O que eu mais gostei.

Frankcimarks 21/06/2020

O autoritarismo e a mídia, uma relação abusiva
Acredito que o livro se refira a essa relação violenta entre governos autoritários e a mídia de informação, relação essa vivida através de personagens sem nome, o que dá à novela um caráter universal. A figura do homem tomado pelo ímpeto da cólera injustificada que avança em esporro contra sua amante, uma jornalista emancipada, como ele a chama, identificando para nós leitores o posicionamento político dela, à esquerda, revela o fascista oculto dentro de cada um de nós, esperando apenas a oportunidade de se revelar. Que isso jamais aconteça.

O livro é daqueles bons livros, repleto de camadas interpretativas. Tanto pode falar sobre relações abusivas entre homem e mulher, como ser uma alegoria para tantas coisas possíveis. O protagonista vomita suas ofensas, ira e queixas contra sua namorada, no capítulo intitulado esporro.

Achei muito interessante o que o escritor fez nessa novela. Obra curta, mas intensa. Vale a pena ser lida.
@riggifabio 21/06/2020minha estante
Mto interessante a leitura que você fez. É um dos meus livros prediletos, sempre que releio encontro uma chave diferente e a sua faz todo o sentido.

Frankcimarks 21/06/2020minha estante
Que bom que gostou. Obrigado.

Sheltom 11/06/2020

Apenas bom.

O texto corrido dialoga com o ritmo dos acontecimentos na narrativa e isso é muito interessante! O protagonista (que é também narrador) pode ser alguém totalmente detestável, e penso que despertar esses sentimentos é uma qualidade do autor a ser pontuada.
O final pode incomodar um pouco. Não me agradou.

Renatha.Bezerra 07/06/2020

Livro: Um copo de Cólera
Autor: Raduan Nassar
Editora: Companhia das Letras
Nota: ?????
Escrito em 1970 e publicado em 1978, o livro segundo meu Pai é uma daquelas leituras obrigatórias "Tens que ler Raduan Nassar", lamento ter deixado pra depois, hoje não poderei sentar com meu Pai é falar sobre o livro, pois já não o tenho.
Sobre o autor: Escritor, jornalista e agricultor brasileiro, receu o Premio Camões em 2016 e é tido pela crítica como um grande escritor devido a magnitude de sua escrita, de sua linguagem e de sua força poética.
Sobre o Livro: Um copo de Cólera é realmente uma leitura obrigatória, atemporal, onde tudo ou quase nada se encaixam. Dividido em 04 Capítulos, nos quais os 03 primeiros são narrados por um homem que relata após uma noite de paixão e cumplicidade, como se sente em relação a sua parceira, seu relacionamento e sua vida em si. Enquanto no último capítulo o autor cede a voz à mulher que encerra sensacionalmente a trama.
Um romance erótico, um clássico, uma escrita peculiar, uma força de vocabulário que só tinha visto até então em A Hora da Estrela, único e original.
Uma crítica ao comportamento humano, um recorte da sociedade da época, um ritmo intenso, uma leitura que te tira da zona de conforto e te mostra como um gatilho qualquer é capaz de revelar um homem.
Parafraseando meu Pai, realmente Tens que ler Raduan Nassar!!!
Me conta aí, conhecia o livro/autor?

Dtorreshp 11/05/2020

Incrível.
Raduan Nassar possui uma escrita que nos convida a beber esse copo de cólera juntos aos personagens, nos leva a uma bagunça de pensamentos conflitantes e sensações extremas. O livro é cheio de intensidade, diálogos de tirar o fôlego e personagens repletos de ideologias e personalidade. Apesar do personagem principal ter me causado um certo incômodo no início do livro, consegui manter a leitura e no decorrer da história esse incômodo foi se dissipando e de certa forma consegui enxergar os traumas e problemas vividos por essa personagens. O diálogo entre o casal é desconfortável e cheio alfinetadas. Essa é uma leitura que pede muita atenção a cada palavra que se lê, em certos momentos achei poético e com muitas críticas relacionada a ditadura. Leitura incrível, recomendo e prendendo fazer uma releitura da obra.

Juliano.Ramos 08/05/2020

Livro muito ruim, não gostei da forma da escrita, tão pouco da forma como o protagonista age e fala. Espero que o Lavoura arcaica seja melhor.

jjuniorig 06/05/2020

Beba este copo, te peço, por favor!
Difícil fazer uma resenha deste livro de 80 e poucas páginas, mas extremamente instigante, que desorienta e suscita várias vertentes de pensamento em cima de uma discussão de um casal. Definiria que ele nos causa BAGUNÇA e DESORDEM, gerando uma inquietação de modo que te faz chegar a uma conclusão que você não estava preparado para ler aquilo e que você pode não ter entendido como deveria, se é que existe algum entendimento correto. E no ponto final te faz prometer lê-lo novamente em algum momento fazendo uma nova releitura. Recomendo bastante!

drikamath29 06/04/2020

Interessante
Um bom livro. Mas já li coisa melhor do autor.
Alê | @alexandrejjr 28/05/2020minha estante
"Lavoura Arcaica", no caso?

CrisVieira~ 11/02/2020

Como uma pessoa o classificou uma vez, é um livro intenso. A escrita de Nassar é hipnotizante. o "Esporro" foi uma parte riquíssima da obra e que me causou admiração e perplexidade da riqueza das falas dos personagens. O uso de trechos de poemas famosos foi brilhante.
Uma leitura que eu quase classificaria como memorável, exceto pela violência final. Mas que vale a leitura.

Fabiana Vicentim 02/08/2019

Retrato atemporal da sociedade brasileira
Briga de casal ou retrato da classe média versus mídia/jornalismo/intelectualidade/ciências humanas na década de 70, no Brasil, em plena ditatura? Depois de uma noite de amor entre um homem e uma mulher, e um desjejum e um cigarro, tudo se transforma quando esse homem fica colérico depois de ver sua cerca viva comida por saúvas e ataca seus empregados, Mariana e Antonio.
Respondendo à pergunta, arrisco a dizer os dois. A classe média ontem e hoje briga contra qualquer tentativa de racionalidade como numa briga de casal depois de um jantar com uma garrafa ou duas de vinho. Perde-se as estribeiras e mostra sua face mais obscura: fascista, preconceituosa, reacionária e mimada. Um menino que precisa ser banhado e nunca contrariado (literalmente na narrativa), senão faz birra e fica agressivo, perdendo toda sua candura de horas atrás.
Mas a verdade é que essa personagem que parece representar a classe média, sendo um homem, sabe de seus privilégios e sabe que precisam dela, ela é a mais respeitada, a estrutura de toda a sociedade. Estranho que apenas os empregados, a classe trabalhadora, é que são nomeados, tendo assim identidade. Estranho ou não...
Para além da escrita liricamente maravilhosa de Nassar, sua complexidade se encontra, sem dúvida, no retrato metafórico que construiu da sociedade brasileira da época, a classe média e sua relação de amor e ódio com a sociedade, com a mídia, com as ciências e tudo aquilo que aponte suas falhas.

Anny50 24/05/2019

Muito tenso
Alê | @alexandrejjr 12/05/2020minha estante
Tenso, diferente e instigante, vai dizer?

Tábata Kotowiski 06/03/2019

UAU!
Que livro intenso!
O autor consegue ir do amor ao ódio com uma propriedade!
A única parte que me incomodou um pouco foi durante a briga do casal. Achei que os diálogos da discussão não soaram muito verossímeis.
O personagem principal, o colérico, é um embuste machista.
Ainda assim, o livro é muito bom e vale a leitura.