Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Marina516 14/09/2023

Raduan Nassar
Após assistir a belissima obra áudio-visual brasileira "Lavoura Arcaica", em que vemos Selton Mello brilhantemente interpretando o personagem Andre, não pude me conter e fui pesquisar sobre o autor de tão tangente história.
Raduan Nassar.
Primeiramente, fiquei um pouco chocada com o fato de ele hoje (14-09-2023) ainda estar vivo, sargitariano de 87 anos. Mas chocada principalmente porque a novela "um copo de cólera" foi escrita em 1970 e foi um dos 3, únicos, livros que ele publicou em sua vida. Depois disso ele diz que "escrever não é pra mim" , largou a literatura e foi morar numa fazenda. (Deixarei de link de uma pseudo entrevista divertida com Raduan, onde ele fala um pouco de política.)
Mas sobre o livro em si
é bom, bem escrito, o homem é detestável. A história em resumo é sobre um casal que transa nas primeiras páginas e briga em 90% do livro, uma briga só, que ocupa pelo menos 60 páginas, por um motivo tosco. Assim como a maioria das brigas. Teria que reler mil vezes e ainda descobria coisas novas, assim como toda boa literatura.

site: https://www.quatrocincoum.com.br/br/entrevistas/literatura-brasileira/sabedoria-e-arte-de-viver#:~:text=O%20escritor%20paulista%20Raduan%20Nassar%2C%20por%20Renato%20Parada&text=Num%20s%C3%A1bado%2C%2031%20de%20outubro,Vila%20Madalena%2C%20em%20S%C3%A3o%2

Lima 26/08/2023

Não tenho muito o que falar desse livro, ele não fez o meu estilo. É bem curtinho, dá pra ler rapidinho. Mas como não consegui me conectar com a história, levei alguns dias pra concluir.

Nicolas904 15/08/2023

Uma daquelas obras que mostram um potencial único da literatura. A maneira como ele expande a briga do casal ao longo de basicamente três quartos da novela é sensacional e serve muito bem para construir a cólera titular, aliado a essa prosa enrolada e discursiva, quase como se uma pessoa tivesse vomitado a história na página.

A permanência dessa cólera é ela própria, essa vontade humana de sempre dar a palavra final, de não levar desaforo para casa.

Não sei se leria de novo, justamente por conta do texto ser tão vil e pesado, mas é uma indiscutível obra-prima da literatura brasileira.

isa 11/08/2023

Digerindo
Ainda preciso de tempo para pensar no que eu li. confesso que em muitos momentos fiquei a ver navios sem entender o que os personagens diziam, mas compreendi a ideia geral. o que mais me encantou foi o autor me conduzir pela mão por tantos caminhos (para mim) ocultos da Língua, e de repente ele começa a correr e eu embolo os pés para acompanhá-lo. mágico, surpreendente. Raduan Nassar é um artesão que pega uma massa bruta de argila que é o Português e transforma naquilo que ele bem entender.

Maria 02/08/2023

Uma leitura curta, mas muito intensa. imaginar a voz do personagem, ler em voz alta, me ajudou na compreensão.

Karen 25/07/2023

Jogo de poder
Muitos falam do contexto sexual do livro, porém na leitura vi o sexo apenas como uma cortina de fumaça para o enredo (até mesmo no texto a bruma que envolve o sítio se faz presente causando essa sensação).
Uma mistura de "Ligações perigosas" de simulações entre os dois personagens com "Alguém tem que ceder" com o orgulho e o medo de se mostrar vulnerável ao outro.
Livro absolutamente INCRÍVEL!!
"... - a vontade de poder misturada à volúpia da submissão - ..."

Julia.Moura 07/07/2023

Eu mergulhei e mal pude respirar. Há um tempo tinha conhecido o nome do autor, não sabia que precisava lê-lo. Um copo de cólera é a grata surpresa. É o afã e a agonia. É o erotismo nada discreto. São vísceras a mostra.

Lucikelly.Oliveira 09/06/2023

Intenso
Um pequeno grande livro! Li de forma muita rápida e intensa o livro e fiquei com a sensação que precisarei reler para entender as entrelinhas da história. Mas uma coisa fica claro que relação abusiva o casal leva.

Mariana 18/05/2023

Ainda não terminei de processar
Esse foi um dos livros que foram discutidos em um grupo de leitura do qual eu participei. Muita coisa foi dita, e não como possivelmente eu falar de todas aqui.
Falarei então o que mais me lembrarei dessa obra, ela é uma experiência. A literatura é por natureza uma representação, mas poucas obras da literatura podem chegar ao patamar em que ao terminar de lê-las você sente que passou por toda uma situação de vida, e agora irá mudar. É isso que é "Um copo de cólera". O livro dá tanto em que pensar, coloca opiniões contra a parede e denuncia a hipocrisia de um jeito que fica na memória.

pirocadeperuca 16/05/2023

Comecei a ler sem rumo pois não leio sinopse (deveria), foi um baque atrás do outro.
o que muito me chamou atenção (por fazer absoluto sentido na história, por representar os pensamentos desordenados em meio à adrenalina da ira, etc.) e mais me incomodou foi a falta de ponto final. só se usava ao final do capítulo, então era aquela coisa desenfreada, cheia de vírgula e ponto e vírgula, que o próprio título do livro já explica o porquê, mas que ainda assim me dificultava a leitura.
é um ótimo livro, muito bem escrito, como um verdadeiro relato dum homem que de repente, por uma coisinha qualquer, em meio à sua normalidade, se irrita e, proutros, parece tempestade em copo d'água, mas pra ele é mais que natural agir daquela forma. muito bom.

Zeka.Sixx 04/05/2023

Um estilo único, que funciona na maior parte do tempo
Demorou, mas encontrei um tempo (convenhamos, não precisa muito, a novela tem menos de 100 páginas) para ler esse clássico da literatura nacional, escrito em 1970 (no auge da ditadura militar) e publicado em 1978.

A história é conhecida: após uma intensa noite/madrugada de amor, um casal (um homem de meia-idade e uma jornalista bem mais nova, cujos nomes não são revelados) se vê envolvido, na manhã seguinte, em uma explosiva discussão, na qual todas as suas diferenças vêm à tona.

Ele é um niilista desiludido que escolheu viver em uma bolha, isolado do mundo, em sua casa de campo. Ela, por sua vez, é politizada e critica abertamente a situação do país governado pelos militares. Quando os ataques verbais se iniciam, essas diferenças de visão de mundo, e também as diferenças geracionais, são usadas como munição pelo casal. Para mim, essa foi a parte mais interessante do livro, porque às vezes fiquei impressionado como a discussão poderia estar se passando não em 1970, mas sim no nosso maltratado Brasil atual - inclusive a manjada palavra "fascista" pipoca por algumas vezes nas falas dos personagens.

Escrito em fluxo, praticamente sem pontos finais, a novela traz diversas passagens dignas de serem sublinhadas, seja pelo lirismo, seja por serem certeiras. É notável que o autor sabe escrever como poucos. Achei, contudo, alguns diálogos um pouco forçados e inverossímeis. E, confesso, esperava mais das cenas picantes dos capítulos iniciais: achei pudicas e, em alguns momentos, um pouco cafonas. Nada, contudo, que apague os inúmeros méritos da obra.

MaiorAbandonado 07/04/2023

GENIAL
Livro sobre um amor impossível entre um cidadão de bem e uma jornalista

o fascista a certa altura do livro toma veneno de formiga numa tentativa falha de se embriagar mas não consegue na ocasião pelo simples fato de o veneno só agir com formigas e não atingindo seu objetivo, ele acaba tendo um acesso de cólera. todo mundo sabe que veneno de formiga só embriaga a formiga, bom pra matar formiga é aspirina dissolvida em água, a formiga tem alergia ao componente AAS e só assim elas conseguem ser exterminadas.

o livro é curto e possui 8 capítulo e apenas 8 pontos finais. o que me surpreende é a irresponsabilidade desse autor Raduan Nassar que escreveu os capítulos em uma sentença só, sem pontos finais, daí uma criança, um jovem vai ler, vai achar que isso é comum e vai fazer igual na prova, o professor que que ele vai fazer? espanca e apedrejar essa criança como eu fui espancado e apedrejado qnd eu fiz aquela redação igual Nassar.

livrosmortificados 06/03/2023

A cena de sexo mais linda que eu ja vi, tenho que ler esse livro de novo para conseguir me conectar mais com q história

Luisa 24/02/2023

O livro, excelente! Mas uma leitura que deve ser realizada em curto período. Não há muitos pontos, então.. comece e logo termine pra acompanhar a narrativa.

Luan 11/02/2023

Diálogos cheios de sarcasmo, amargor, um amor amargo? Desiludidos, perdidos em uma cama de casal. Palavras e palavras e um silêncio ensurdecedor por suas páginas. Um livro que termina com um soco.

A prosa pulsante de Nassar, cheia de imagens poéticas que se lê sem parar enquanto saboreia uma iguaria suave, ora azeda, ora doce, ora amarga.

Fala sobre solidão, destino, amor e morte, sobre como as pequenas coisas moldam nossas vidas, essas pequenas coisas para as quais não damos importância.

É sobre se recusar até a morte à mediocridade da vida cotidiana.

Todo encontro é uma oportunidade única de se tornar uma pessoa infinitamente melhor. Perdemos tanto neste momento de nossas vidas, talvez o mais importante, e esse é o momento de dizer adeus pelo medo de enfrentar o que sabemos desde o nascimento que nos espera. Ana Claudia me ajudou a viver minha vida no futuro.

“... eu então me levantei e fui sem pressa pra cozinha (ela veio atrás), tirei um tomate da geladeira, fui até a pia e passei uma água nele, depois fui pegar o saleiro do armário me sentando em seguida ali na mesa (ela do outro lado acompanhava cada movimento que eu fazia, embora eu displicente fingisse que não percebia), e foi sempre na mira dos olhos dela que comecei a comer o tomate, salgando pouco a pouco o que ia me restando na mão, fazendo um empenho simulado na mordida pra mostrar meus dentes fortes como os dentes de um cavalo, sabendo que seus olhos não desgrudavam da minha boca, e sabendo que por baixo do seu silêncio ela se contorcia de impaciência, e sabendo acima de tudo que mais eu lhe apetecia quanto mais indiferente eu lhe parecesse ..."