A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Pedro1512 16/12/2023

A História sem Fim
Fantasia. A palavra que, sem dúvida, melhor define esse livro. Pura fantasia. Sempre lembro quando falam pra gente que as pessoas gostam de ler livro para poder viajar e fugir do mundo real. Esse livro é a personificação desse sentimento. Fugir do mundo real. Viver em um lugar de fantasia. Um sonho onde você pode controlar tudo e desejar qualquer coisa que será realizada. Ser considerado o herói desse mundo.

O início e o meio do livro são muito muito bons, mas lá pro final, é bastante arrastado, e só pros 2 últimos capítulos que volta a ficar mais interessante. Mas tirando isso o livro é muito bom

Qualquer um que quer viver uma fantasia ou quer fugir do mundo real tem que ler esse livro, porque ele literalmente te leva para outro mundo.

Jacqueline.Amadio 09/03/2014

Sem palavras...
Ah, como eu amo esse livro :3
História sem Fim, encontrei na biblioteca do colégio (quem diria? lá só tem livro desinteressante). Nossa, eu simplesmente não sei o que dizer desse livro...Não sei mesmo. É tão único... O garoto solitário que encontra um outro mundo através do livro roubado. A realidade de ter o poder subindo à cabeça e quase não ter volta. A coragem de acordar perante a realidade e conseguir superar o caminho da volta. O triste fato de ter que voltar e o que acontece com os que não voltam. A nobre amizade entre oss protagonistas. Tudo, tudo tão incrível escrito em verde e vermelho :'3

Hel 28/06/2014

A julgar pelos outros livros que li de Michael Ende, este é a obra-prima dele.

Li A História Sem Fim na adolescência, emprestado de um primo, muitos anos depois de ter assistido o filme... e fiquei surpresa de ver como o livro era rico em detalhes e muitas coisas que poderiam ter aparecido, mesmo levando-se em conta que adaptações sempre excluem algo do livro e os efeitos especiais dos anos 80 não eram como agora.

A parte em que Bastian descobre a verdade sobre Fantasia e que precisa sair de lá a qualquer custo, me encheu de fascínio e de horror,e também de perguntas. Seria uma metáfora de Michael Ende para a alienação, sugerindo que você deve ter imaginação, sim, mas não perder todo o contato com a realidade? A Imperatriz Criança, tão querida, não é assim tão boazinha, se não deu ao menos uma dica para evitar que tantas pessoas perdessem o juízo ao "enriquecer" Fantasia com seus desejos.

Espero que algum dia alguém decida fazer um novo filme, com todos os detalhes e nuances a que tem direito. Tanto o autor como os fãs merecem isso.

Verônica 08/01/2021

A história sem fim - Por: Pensamento Literário
A leitura de uma obra é sempre única e isso fica evidente quando são abertas as páginas iniciais de um livro. Embora o design seja um propulsor, quer dizer, uma motivação para a escolha da leitura esse não é o único fator. No entanto, nesse exemplar, as conotações são um pouco diferentes, pois a capa em si é extremamente significativa e traduz, após iniciar a leitura, o eixo principal da narrativa. Sendo assim, a capa dialoga com a trama. Quando se começa a leitura o símbolo impresso na encadernação passa a ter um significado, pois são duas cobras que traduzem a essência do que é o reino de fantasia.

Antes de começar meus apontamentos são essenciais ressaltar algumas peculiaridades. A narrativa é envolvente e contagiante, mas compreendo as razões pelas quais nem todos se sentem compelidos a ler. Não é um exercício fácil compreender o reino de fantasia e toda a imaginação que permeia esse mundo, que é ao mesmo tempo mágico e complexo. Então, para alguns os primeiros capítulos podem não ser tão interessante, porém quando toda essa sedução começa a se desenrolar é difícil resistir ao fascínio.

A narrativa é bem peculiar, uma vez temos no primeiro momento a leitura realizada por Bastian, que não é o único personagem principal, e depois Bastian é inserido na trama e esse ponto de vista é alterado, ou seja, o ledor da “A história sem fim”, nesse caso Bastian, passa ser um protagonista. Cabe antes destacar que Bastian foge dos estereótipos de alguns livros, já que fisicamente ele é “gordinho”, tem as pernas tortas, aparenta ter entre 10/ 11 anos e ama ler. O mesmo sofre bullying na escola, ama contar histórias e tem o hábito de ter diálogos em voz alta consigo mesmo. Logo, ao ter em suas mãos o livro com o título “a história sem fim”, perpassamos por alguns outros “protagonistas” que são muito importantes para todo o desenvolvimento do enredo. Portanto, temos personalidades do reino de fantasia que irão nos conduzir para o mundo da imaginação, tais como: Fogo-fátuo, Cairon e Atreiú.

Conforme os capítulos vão avançando somos apresentados a diversas criaturas maravilhosas e vamos descobrindo qual é a missão de Atreiú (temos sua perspectiva sobre o mundo de fantasia até uma determinada parte do livro). O reino de fantasia está sendo consumido pelo nada e, nesse momento, temos a primeira critica do autor e/ou auto-reflexão. O autor tem o seu olhar voltado para como a contemporaneidade tem alterado a vida social e como isso tem afetado as crianças, pois em decorrência da incredulidade humana a imaginação e a fantasia no mundo dos pequenos vão deixando de acontecer. O mundo de faz de conta é essencial para que meninos e meninas cresçam de forma saudável e, paralelamente a isso, para que o reino de fantasia exista. Desse modo, vemos o reino de fantasia ser apagado pouco a pouco enquanto um filho do homem não der um novo nome à imperatriz criança, visto que para isso é necessário acreditar.

A aventura com Bastian começa quando ele percebe que está no livro que ler e de forma simples e mágica esse menino é transportado para o enredo, se tornando parte do reino de fantasia. Nesse instante Bastian vive aventuras e começa a demonstrar como é o homem e a sua essência. Há uma busca constante e continua para uma satisfação por meio dos desejos que nunca é saciada.

O autor tem momentos de devaneio ao colocar Bastian como o senhor de suas ações, isto é, como a busca incansável pela satisfação dos desejos pessoais pode transformar a natureza do homem, passando de uma alma inocente para uma ambição sem limites. A comparação do tomo com os seres humanos enceta ao identificar que quando perdemos a inocência e inflamos o nosso ego negligenciamos emoções e nos tornamos egocêntricos. Essa análise e reflexão do autor dialogam com outros filósofos, dos quais dois tornam-se mais evidentes: Arthur Schopenhauer e Karl Marx.

Ao perder suas maiores riquezas e não se dar contar dessa circunstância surge em Bastian uma necessidade de regressar ao inicio, a pureza, a infância. A ingenuidade de uma criança é simples e permeada de pureza, mas também há a necessidade de ser cuidado justamente por não haver maldade e ter dificuldade de enfrentar o perigo. A dama Aíuola surge para tutelar essa criança que já foi adulto por tempo demais. E, nesse momento, vemos no texto o prazer da simplicidade, do brincar e do ser cuidado. A dama Aíuola, uma árvore com forte inclinação maternal, permite que em meio às mudanças, isto é, que ao voltar à infância Bastian possa se sentir acolhido e protegido, ações essa que deveria ser oferecido para toda criança.

Por conseguinte, Bastian precisa buscar sua verdadeira vontade e descobre que é o amor. Nessas circunstâncias, o menino Bastian em sua inocência precisa encontrar o seu sonho. Somos transportados então para outro cenário e aprendemos que amar é renunciar a si mesmo. Por fim, essa corrida criativa proporciona uma meditação que esta fundamentada na ponderação da ideia principal: conscientização que somos amados, fazemos falta e que o “reino da fantasia” pode ser acessado por diferentes formas

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-historia-sem-fim-sem-spoiler.html#more; https://www.youtube.com/watch?v=DtaU_H4pq2I&feature=youtu.be
vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Verônica 25/02/2021minha estante
Oii! Enviei uma mensagem para o seu perfil. Abraços!

Gaby 24/12/2020

A História Sem Fim
Em um dia de chuva, o solitário e sonhador Bastian encontra um livro encantador e peculiar, decide então matar aula e passar o dia lendo no sótão abandonado da escola. Nesse livro chamado A História Sem Fim, Bastian mergulha no mundo de Fantasia e acompanha o jovem Atreiu em sua busca para curar a Imperatriz Criança e assim salvar Fantasia do Nada.

Eu gostei muito desse livro mesmo não sendo na maior parte um livro muito surpreendente, essa jornada do herói durante a primeira parte do livro já é uma coisa bastante conhecida, mas é a reflexão por trás e a quebra da quarta parede que encantam, o capítulo O Velho da Montanha Errante foi o mais incrível nesse sentido e fez minha cabeça explodir.
A segunda parte do livro traz um ponto negativo para mim, ele não é tão necessário assim, a história poderia ter se encerrado no final da primeira parte. Não me desagradou totalmente, traz uma boa mensagem porém é muito arrastado os acontecimentos.

celithma 07/02/2024

?Toda história é uma história sem fim?
Esse é uma livro mágico e me faltam palavras para descrever esse livro, é tudo sentimento.
Eu estava buscando um livro leve e não muito ?sério? e o que eu encontrei nesse livro foi um dos assuntos mais sérios que eu já li, contado de uma forma absurdamente leve e gostosa de se ler.
O livro consegue seguir por uma linha durante um bom tempo e depois se transforma e mais tarde há uma outra transformação e você vai se deixando levar por tudo o que a história tem pra te contar, mas esse é uma história para ser contada em outra ocasião.
O livro é de uma sensibilidade enorme, no final me fez pensar que nós adultos não somos muito diferentes do Bastian e que por vezes nos perdemos de nós mesmos querendo ser outra pessoa ou viver outra vida, mas com a ajuda de quem amamos, podemos reencontrar nosso Verdadeiro Desejo. É tudo muito comovente, não sei quanto tempo vou demorar para processar toda a informação lida.
Eu recomendo muito fortemente esse livro, ele nos lembra que no fundo, apesar de tudo, nós queremos e podemos acreditar na Fantasia, que uma história desencadeia várias outras e que nenhuma história tem fim. ?

Reno Martins 04/02/2015

Tem fim
Em "A História Sem Fim", a escrita de Michael Ende vacila entre o envolvente e o prolixo, resultando numa estranha sensações de circularidade. Os vários trechos promissores, em que há lampejos interessantes, não são suficientes para suplantar o clima de tédio permanente da obra, em que "tudo muda", mas "nada muda".

Em parte, acredito que isso se deva à filosofia de base gnóstica da trama. A indiferença moral entre o bem e o mal que autor prega insistentemente em toda a obra; o "faça o que quiser", o "siga em qualquer direção" e o "nunca julgue por si mesmo", criam uma certa inércia fatalista que impregna o leitor.

Ateiú, o herói da primeira parte, é um garoto de apenas dez anos e o mais adulto dos personagens. Em momento algum sofre os anseios e conflitos da sua idade e a história deixa implícito que sua superioridade decorre dele ser um "filho de todos", um órfão criado coletivamente, sem pai ou mãe. Para Bastian, que ganha o protagonismo na segunda parte, a paixão pelos livros e a conquista do poder são apenas peculiaridades de caráter, sem diferenças morais qualitativas.

A ausência de identidade moral e, portanto, de conflitos humanos verdadeiros, torna a história superficial, apensar do grande número de "camadas de realidade" que o autor tenta dar à Fantasia. No fim das contas, "A História Sem Fim" encanta quase exclusivamente pela estética: o colorido das muitas diferentes criaturas e ambientes que o autor deu à Fantasia.

Para os mais exigentes é interessante, mas não cola.

Maria 22/12/2022

Simplesmente perfeito. Comecei a ler pra fazer um trabalho de faculdade e não esperava que ia ser um livro tão bom, fiquei até triste de nunca ter escutado falar dele. Todas as partes dela são perfeitas. A filosofia presente nele sobre nossos pensamentos e nossa individualidade é muito boa, um livro que é fácil é difícil de ler ao mesmo tempo, pode ser um pouco complicado com tantas histórias juntas e muitos detalhes, mas tudo consegue se encaixar lindamente. Recomendo muito!!!

marcoabpalma 13/05/2015

A História Sem Fim, de Michael Ende
“A História Sem Fim” narra à aventura de “Bastian Batltazar Bux”, um garoto que vive problemas de relacionamento com o pai e é constantemente agredido pelos colegas de escola, e que, por essa razão, acaba refugiando no mundo fantástico dos livros. Até que um dia ele se esconde em uma livraria e conhece “Karl Konrad Koreander”, dono da livraria, mas o cara não demonstra muita simpatia por ele e nem por criança nenhuma, e acaba saindo para atender um telefonema. Assim Bastian vê-se sozinho na livraria e começa a dar uma olhada nos livros e é nesse momento que é atraído pelo livro (A História Sem Fim) que Karl estava lendo e acaba roubando ele. O garoto, se sentindo culpado pelo roubo, não quer voltar para casa, mas também quer muito ler o livro, assim ele acha um esconderijo na escola para ler o livro.

O livro “A História Sem Fim” apresenta para nós um ligar mágico, daqueles que todos gostariam de fugir quando as coisas na vida real não estão indo muito bem!!! Esse novo mundo chama-se Fantasia, cheio de criaturas fantásticas que é governado pela Imperatiz Criança, que tem a sua vida ligada a existência de Fantasia, mas ela não interefere no curso das coisas, não dá ordens, somente conselhos. Todo poder dela é representado por AURIN, um colar com uma inscrição e o símbolo das 2 serpentes.

Na história, Bastian (e nós leitores), estamos lendo é o grande problema que Fantasia esta enfrentando. Com a imperatriz doente, o mundo Fantasia esta começando a sumir, uma parte de cada vez. Então o herói Atreiú – um garoto-guerreiro muito corajoso recebe AURIN e inicia a missão de salvar a imperatriz. Nessa missão, ele recebe ajuda do seu companheiro de viagem, o grande dragão da sorte – Fuchur, assim inicia essa incrível aventura.

“ – Zombavam de você porque contava histórias que ninguém tinha ouvido? Como isso é possível? Nenhum de nós é capaz de o fazer, e tanto eu como os meu concidadãos ficaríamos muito gratos se você nos quisesse presentear com algumas histórias novas”

O que eu acho mais fascinante no livro é que o fato de contar a história de um leitor que não somente está lendo uma história, mas, conforme a leitura vai se desenrolando, o leitor passa a fazer parte da história podendo ele mudar o seu final.

“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”

O livro é escrito em cores diferentes, de forma que quando narra Bastian na sua vida real as palavras são escritas na cor verde, e quando narra a aventura que se desenrola dentro de Fantasia, as palavras são escritas na cor vermelha.

Diferente e bem melhor que o filme, ele é um daqueles livros escritos para o público infantil mas que todo adulto vai se apaixonar. Bastante filosófico, profundo e intenso. Carrega mensagens de força, esperança e perseverança. Da importância de conhecer a sua capacidade e ter fé em si mesmo, mostrando que temos nossas responsabilidades e as nossas consequências.

“- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo aumentam a torrente de mentiras que caem ininterruptamente em seu mundo…”

Um livro que nos mostra que o grande desafio do ser humano é vencer a si mesmo e os nossos medos interiores de não conseguir ou não ser capaz, ajudando-nos a nos tornarmos pessoas mais corajosas e determinadas, capazes de tornar o mundo um lugar melhor.

“… enquanto contemplava a imagem colocada sobre a neve, Bastian sentiu muita saudade daquele homem que não conhecia. Era um sentimento que vinha de muito longe, como uma onda do mar que ao longe parece inofensiva, mas que, à medida que vai se aproximando se transforma numa parede de água da altura de uma casa, que arrasta tudo consigo. Bastian quase se afogou nessa onda de saudade, e teve de fazer um esforço para respirar.”

Venha conhecer e viver as histórias de Fantasia, fazer amizade com Bastian e as criaturas de Fantasia, fazendo parte dessa incrível aventura.

“… quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído sobre o rosto, esquecido de tudo o que o rodeia e sem se dar conta de que está com fome ou frio…”

site: http://livroscompipoca.com/

soso 29/01/2022

perfeito ?
esse livro nos ensina os erros e acertos que Bastian comete na sua aventura em fantasia.

Luan 07/09/2015

Fantasia...
Livro que fará qualquer criança se encantar e querer permanecer no mundo da literatura. O autor tem uma imaginação tão fértil que te transporta pro inacreditável e tem uma metalinguagem fantástica!!!

sharline 07/05/2021

super fantástico
li essa história por uma quase recomendação de um amigo, é aquela história que fez ele se interessar pelo mundo dos livros e achei isso bem legal. a narrativa da história é maravilhosa, consegue separar muito bem o que acontece no livro e o que acontece com o leitor. só acho que a segunda parte é um pouco maçante, talvez o autor pudesse ter finalizado a história no final da primeira mesmo.

recomendo!

Nathani 07/01/2016

Magia sem fim
Esse livro com certeza entrou para o meu ranking de melhores livros lidos no ano de 2015 e de todos os tempos.
Ele conta a história de Bastian Baltasar Bux, um menino que, excluído pelos colegas na escola e rejeitado pelo pai, encontra seu refúgio nos livros. Um dia, ao entrar em uma livraria se sente atraído por um livro chamado “A história sem fim” e o rouba. Ele se esconde no sótão da escola para não ser interrompido e começa a lê-lo.
Bastian descobre que livro é sobre um mundo mágico chamado Fantasia governado pela Imperatriz Criança que é a razão de Fantasia existir. Como ela está doente, Fantasia está sendo invadida pelo Nada, ou seja, deixando de existir aos poucos. A única maneira que ela encontra de salvar seu mundo é convocar um guerreiro dos Pele-verdes chamado Atreiú para ajudá-la, entregando a ele AURIN, um colar que contém seus poderes.
Bastian acompanha as aventuras de Atreiú e do dragão da sorte Fuchur e se sente cada vez mais envolvido pela história e encantado com as qualidades de Atreiú que é corajoso, atlético e destemido. Até que ele começa a perceber que ele mesmo estava participando da história contada pelo livro e aí as narrativas se unem para a segunda parte da história na qual Bastian participa ativamente da “História sem fim”.
O crescimento interno do personagem nessa segunda parte é muito grande e acontece gradualmente, de maneira bastante natural, de acordo com as experiências e conflitos que ele vive e com as pessoas e criaturas que ele encontrará em Fantasia. (Vou parar por aqui pois em seguida fica realmente difícil contar sem dar spoilers, haha.)
O livro me encantou muito pois apesar de ter toda essa cara de romance infantil ele possui, especialmente na segunda parte, capítulos muito adultos, bastante filosóficos, poéticos e várias partes me lembraram da obra de Tolkien (acredito que o autor teve grande influência).
Michael Ende é extremamente criativo, conseguiu criar um mundo completamente novo e super complexo em menos de 400 páginas, o que te prende desde o começo até a última página.
Além disso, a edição da Martins Fontes é impecável, com uma capa maravilhosa e o texto em duas cores (achei isso incrível!): vermelho para a narração do mundo de Bastian e verde para as partes que se passam em Fantasia!
É um livro que traz uma mensagem maravilhosa sobre a magia que todos, crianças e adultos, devemos ter sempre dentro de nós e que pode ser alcançada de um modo bem simples: através da leitura de um bom livro. Vale muito a pena ler e reler!

site: instagram.com/livrosparaviver

Jorge 17/10/2016

A HISTÓRIA SEM FIM É AQUELE TIPO DE LIVRO QUE FAZ VOCÊ REVER SEUS CONCEITOS DE LIVRO CINCO ESTRELAS.
SEM SPOILERS
Comovente e reflexivo do inicio ao fim, afirmo com todas as letras que NADA se compara com a originalidade deste obra. O livro impresso em fonte nas cores verde e vermelha já anunciava que a experiencia de leitura seria única e primorosa, e, desde já um aviso: Não é um livro infantil, pelo contrario, a história imaginada pelo alemão Michael Ende é tão profunda que requer maturidade literária para compreender todas as camadas. Sobre a trama aqui apresentada, posso adiantar que essa jornada é dura, intricada, e que decisões erradas poderá corromper até o mais valentes dos heróis. Um dia você pode ser o salvador de um reino fantástico, instantes depois você pode ser transformar na destruição dele. Enfim, uma obra prima que aborda entre outros temas a importância de recordar, de sentir notado, de amar, e deixar se sentir amado. Poderia fazer uma redação do ENEM detalhando todos os motivos que colocaram este livro no meu TOP 5 de leituras DA VIDA, mas essa é uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião. Recomendo fortemente.

Alberto 09/02/2016

Fantasia lhe espera
- Este é o tipo de livro que consegue superar com larga vantagem a adaptação para o cinema. No caso, as adaptações, já que vários elementos dos dois filmes foram baseados neste único livro. Já falei que ele é muito superior aos filmes? :D

- A parte mais fraca são os diálogos, que aparentam terem sido afobadamente feitos. Mas a construção do mundo de Fantasia, as metáforas, a riqueza de características do protagonista... Todas as qualidades do livro compensam seus defeitos! E refletindo sobre isso, faz muito sentido com a história.

- O título faz menção a várias coisas, incluindo o desejo do leitor ao fim do livro de que ele não acabe.

- Se você tem uma filha ou filho sofrendo bullying, seja um bom guardião e dê este livro para a sua criança. Além de estimula-lo no hábito da leitura, vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor. Se você duvida de mim, basta lê-lo. É um livro para todas as idades. ;)

- O livro acaba sendo um eterno manifesto em prol do gênero fantástico. Se você não gosta deste tipo de livro, vai passar a gostar.