Dos Delitos E Das Penas

Dos Delitos E Das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Day 04/03/2022

Uma leitura fundamental
Esta obra é de leitura obrigatória, principalmente, para profissionais que atuam na área do direito penal e processual penal. Isso porque nela estão as bases do direito penal moderno. Tais como os princípios da legalidade, da anterioridade, proporcionalidade entre outros.
Surpreende que sua visão no século XVIII é muito mais avançada do que de muitas que encontramos hoje no século XXI.

vilu 14/02/2022

gostei bastante
A área penal é sem dúvidas uma das melhores, e nesse livro foi fácil acompanhar os dilemas que envolve julgar e punir.

Vinicius 04/01/2022

Clássico
Um livro que trata dos problemas da pena e propõe soluções. É muito antigo, então algumas questões que estão no livro não se aplicam mais. Porém, as ideias centrais e as críticas ao populismo penal são bem atuais.

Lua 19/11/2021

?Não há comparação onde não há semelhanças?
Um livro muito bom e importante que todo mundo deveria ler, principalmente estudantes de direito para entender oq está em jogo quando se tira a liberdade de um ser humano.
Importantíssimo para mostrar que o direito penal não se resume a um conjunto de formalidades já prescritas na lei.

Lana 01/11/2021

Necessário!
Um livro necessário a todos, principalmente para estudantes de Direito, impressiona pela atualidade, em qualquer época, instiga a crítica ao sistema penal.

Jean Silva 21/10/2021

Muito bom!!
Esse livro é muito interessante, acho que principalmente para aqueles interessados em Direito Penal, mas os que não tem interesse também irão encontrar aqui uma ótima leitura. É surpreendente o quão atual essa obra consegue ser, apesar de ter sido originalmente escrita no século XVIII, e vejo nisso um lado positivo, e outro negativo.
Positivo pois ajuda a entender e ler o texto, muita coisa aqui pode ser facilmente relacionada com a realidade atual, principalmente a brasileira. E negativo, pois, ao fazer algumas comparações, percebe-se que em alguns quesitos, o estágio evolutivo da sociedade caminhou a passos curtíssimos.
Fora isso, é muito incrível a relação que o autor faz de algumas penas com a liberdade do ser humano, que apesar de ser um dos principais direitos, é muitas vezes negligenciada.
Algo que também merece destaque é o fato do livro ser praticamente um fruto do momento histórico ao qual faz parte, as influências que o autor sofreu do Iluminismo aparecem aqui de maneira completamente visível, e é sempre bom ler algo de alguém que viveu esse movimento.
No mais, recomendo fortemente o livro.

voyes 03/10/2021

livro foda pra [*****], umas ideologias maneiras e muito atual apesar de ter sido escrito na época do mito da caverna, foi muito legal mas ler livro pra faculdade É UMA MERDA

Naísa 28/09/2021

Complexo..
O livro traz a assertiva dos seus próprios pensamentos a respeito de temas como tortura, prescrição de penas, pena de morte, valores da sociedade no seu determinado tempo. E algumas analogias que podem servir em outras épocas além da que ele se refere.

nara 24/09/2021

bom
para a época que ele foi escrito é realmente revolucionário! teve alguns capitulos, como o da tortura, que foram sensacionais. a única parte aue não me agradou tanto foi a linguagem extremamente difícil, o que faz sentido por causa da época que ele foi escrito, mas dificultou muito a minha leitura.

jujumomo 05/09/2021

PERFEITO
a abordagem humanista do beccaria e algo totalmente fora de questão na época em que escreveu, o que deixa a obra ainda mais incrível.

Leillane.Barbosa 03/09/2021

Esse é classico
A sensação é que você viaja no que tange legislação ou princípios morais, em séculos atrás e volta, em uma simples mudança de parágrafo.

Tai 12/08/2021

Críticas e afins
Um clássico de grande importância para o direito, as críticas ao sistema são certeiras e a forma como o autor abrange o mais insignificante pleito é decisivo.

Com um embasamento francamente humanista, é incrível como a obra é escrita há anos e se encaixa perfeitamente nos dias atuais.

Beccaria estabelece reflexões sobre a criminalidade, interpretação da lei, comportamentos humanos e o sistema.