Tenda dos Milagres

Tenda dos Milagres Jorge Amado

Resenhas - Tenda dos Milagres

Kaiã 12/07/2023

Ler Jorge Amado por vontade própria é mil vezes melhor que para o vestibular. Tenda dos Milagres foi surpreendentemente bom. Apesar do começo difícil, o desenrolar da história é de fácil acesso e com debates, ainda hoje, super atuais. Ansioso pelos próximos!

Rodrigo Scarabelli 31/05/2023

Olhos de Xangô na tenda dos milagres
Livro formidável! Transborda cultura e religiosidade de matriz africana compondo o sincretismo cultural baiano. Não sem preconceitos e repressões das elites, dos formadores de opinião e dos pretensos intelectuais da época abordada. Haviam de querer esconder as africanidades e marginalizá-las.

Porém, nessa história temos o super Pedro Archanjo, Olhos de Xangô, de uma intensidade, inteligência e carisma ímpar, que faz fervilhar e renascer a força e o reconhecimento da negritude no ethos da Bahia!

A história entrelaça o presente, quando se comemora o centenário do nascimento de Pedro Archanjo, com o passado, onde acompanhamos a vida da personagem. Salta aos olhos o contraste entre seu modo de viver real e o que se narra da vida e personalidade dele no presente, cheio de interesses no jogo de versões de quem seria e quais seus méritos para entrar pra história.

Nessa transformação de Pedro Archanjo em mito, um século depois, esvaziaram a vida da pessoa de carne e osso, e sua negritude, para transformá-lo em "busto embranquecido" de alguém supostamente defensor da moral e dos bons costumes pátrios e cristãos. Surreal e tão real essa construção de mito do establishment de alguém que seria na verdade oposição ao status quo!

Não posso deixar de citar o amor proibido entre Pedro Archanjo Olhos de Xangô e Rosa de Oxalá, a mais bela dos terreiros de então!

Brasilidades, sincretismos e racismos costuram as tramas dessa rica história, que fala da nossa própria formação, com todas as agruras e potencialidades. Personagens fascinantes povoam a história. Simplesmente mágico ao mesmo passo que realista sobre a condição da população negra em um país até recentemente escravocrata e persistentemente racista.

Isa 24/05/2023

Eu gostei muuuito desse livro. Toda vez que eu leio um livro do jorge amado só me dá vontade de ler cada vez mais os livros dele.

Leo Biasotto 07/05/2023

Pura poesia, sem verso, em prosa...
Não é à toa que muitos dizem que Tenda dos Milagres é o melhor livro do Jorge Amado. Pra mim, o posto continua com Capitães de Areia, mas com toda certeza Tenda ocupa um lugar importante não só na obra do autor, mas também como um elemento de resistência e de conscientização e combate ao racismo.
Apesar de um início lento e difícil de acompanhar, a narrativa se estrutura de maneira não cronológica mas que se conecta da maneira grandiosa quando chega ao fim. Jorge Amado nos confunde, tal qual estava o povo no início do livro, após Levenson reascender Archanjo, vinte e cinco anos depois de sua morte. Em seguida, Amado nos conta sobre a vida, a obra e as lutas de Pedro, até seu fatídico fim, nos apresentando um personagem incrível que é marca do povo brasileiro.
Há páginas em que o autor se torna dono de poesia escrita em forma de prosa. Fazia tempo que não ficava tão emocionado com um diálogo como o que o professor Fraga Neto trava com Pedro Archanjo sobre ciência e religião, por exemplo.
Jorge Amado tem o poder do ponto: sabe onde pontuar e como escrever, sem versos, pura poesia. Cada livro seu lido, cada enredo descoberto, é uma nova catarse.

Monkier 04/05/2023

Pedro Archanjo povoando Salvador
O livro tem percepções socioculturais incríveis, as críticas políticas, o preconceito racial e a intolerância religiosa sendo extremamente bem representados e problematizados com grande maestria!
Particularmente adoro quando acompanhamos a vida inteira do personagem, logo acabei me interessando muito mais sobre.
Porém teve apenas duas coisinhas que me incomodaram ao longo da leitura.
A escrita é realmente linda e única, porém por ser muito detalhada acabou por tornar minha experiência maçante.
E algo que me incomodou MUITO foi como a figura feminina é objetificada e sexualizada em todas as visões! Mas acho que essa questão está relacionada a época e a visão social.

Jonas 18/02/2023

Bom livro ... uma imersão nos costumes e na cultura popular do povo de Salvador. Uma mistura de fé, crença, desigualdade e racismo ... e a luta de um povo para manter suas tradições.

Sandro 15/02/2023

Pedro Archango, o protagonista de "Tenda Dos Milagres", é a personagem preferida De Jorge Amado. E a obra representa também, segundo declaração do autor, uma retomada mais madura do mesmo assunto de "Jubiabá". Nele Jorge Amado penetra no coração da vida popular baiana, narrando as perseguições movidas pela intolerância policial do culto ao candomblé e abordando o tema da miscigenação racial.
Bem, acredito ser necessário demostrar a importância de Tenda dos Milagres como um livro capaz de fazer o seu leitor refletir sobre questões que muitas vezes são ignoradas pelas pessoas. Alternando poesia, sensualidade, realismo, misticismo e denúncia, Jorge Amado vai descrevendo a Bahia dos humildes, dos afoxés, dos babalorixás. Este livro é parte do projeto de Amado de valorização das classes marginalizadas pelo sistema social, ora esquecidos ora reprimidos pelo poder político da elite, mas que são a verdadeira face da cidade da Bahia, a cidade mais negra do país.

Paola 13/02/2023

Múltiplo
Um livro baiano; internacional; popular: erudito; revolucionário; questionador; múltiplo.

A história de Pedro Archanjo é a história de todos os povos retraídos, satanizados.

Assim como dos esbanjadores, endeusados.

Toda a obra, com seus mais diversos personagens, provém da multiplicidade de culturas e preconceitos acumulados em toda sociedade.

É impossível se referir ao livro como algo único, unitário. É um universo de significados.

Os livros múltiplos que cabem em um.

Leitura incrível.

william94 01/02/2023

Muito boa leitura
Já li esse livro 3 vezes: Com 13 anos por falta de opções (era dos poucos livros que tinha em casa), depois com 17 por curiosidade de lembrar o que tinha lido antes e com 23 anos para o vestibular.
Sem mais comentários!

Nati Sampaio 13/01/2023

Sou bastante suspeita pra falar algo porque eu AMO Jorge Amado. Meu deus, eu amo tudo o que esse homem escreve. Mas esse livro, em especial, achei sensacional.
Bom, aqui temos um rapaz contratado para investigar a vida de Pedro Archanjo. Eis que a história desse personagem é uma história e tanto. Militante e antirracista, teve uma longa trajetória de luta, e escreveu 4 livros, que na atualidade da história são muito aclamados.
Tenda dos Milagres fala sobre o preconceito racial que muitas vezes foi sustentado por teses racistas de ?sábios? da época, intolerância religiosa, pobreza, abuso e impunidade da força policial, miscigenação é muito mais. Jorge Amado defende, através de Pedro Archanjo, que no Brasil, não há ninguém ?verdadeiramente branco?. Somos todos frutos de uma belíssima miscigenação, e todos carregamos em nosso sangue o preto e o índio.
Enfim, é um livro e tanto. As passagens ?atuais? da história são um pouco mais arrastadas, mas as demais passagens do livro, maravilhosamente bem escritas como todo romance do nosso Amado Jorge.

TCN 09/01/2023

O motivo da literatura brasileira ser considerada chata
Esse livro não me desceu.
A escrita em si é linda, toda compassada, mas não compensar a história.
Se você gosta de um enredo sem grandes acontecimentos, onde você só segue até chegar ao fim, talvez você goste.
Eu, por outro lado, prefiro algo que me prenda, e esse livro não prendeu. Li por indicação do meu namorado que tem esse livro como favorito, mas aparentemente o gosto dele é questionável para livros.
Além de ter que me esforçar muito para me lembrar que é um livro antigo para ignorar as parte abusivas, machistas, problemáticas e afins, o livro nos leva na história de pessoa interessantes, mas comuns.
Não me interessou e me traumatizou para ler qualquer outra obra do autor. Passo.
Matheus.Simoni 16/01/2023minha estante
O livro é um estudo antropológico vestido com as roupas culturais do Brasil. Debate a negação da cultura e religião trazidas da África, que hoje é posta como herança desta. Apesar dos problemas machistas de época, suas críticas se mantêm atuais, e para a época, era quase inédito discutir a nova raça surgia da era colonial: a miscigenação.

a leitura é boa e personagens comuns são a proposta porque o livro trata, dentre outras, a conciliação da vida acadêmica e popular

o livro é bom, só foi mal interpretado

sua farofeira

meu gosto não é discutível

e fazer textao pra rede social é mto ruim, não tenho vocação pra isso

te amo

TCN 18/01/2023minha estante
Um cult e uma farofeira, um casal perfeito ? te amo

Roberto274 13/06/2023minha estante
Farofeira foi ótimo kkkk O livro é realmente um primor da literatura brasileira, pois além da acirrada crítica ao racismo enraizado, nos trás um protagonista "quase" autobiográfico. Pedro Arcanjo é punido por erros que o próprio Jorge Amado acredita ter cometido durante sua vida e que o atormentaram por longos anos.

alex 06/01/2023

Tenda dos milagres, de Jorge Amado (1969)
Mais um livrão do Jorge Amado (e tido por ele como o seu predileto).

Trata-se de uma defesa intransigente, e ao mesmo tempo de uma bela homenagem, ao mestiço brasileiro.

A obra se passa em Salvador na virada do século XIX para o XX e tem como tema principal o racismo de cor, de renda e religioso.

O protagonista (que amamos dessa vez) chama-se Pedro Archanjo Ojuobá (menos conhecido que outros protagonistas do Jorge Amado).

Laura 03/01/2023

"Desconfiem e se afastem dos indivíduos que adulam os poderosos e pisoteiam os desprotegidos, são de ruim caráter, falsos e mesquinhos, faltos de grandeza."

Mari 01/01/2023

Por ser uma escrita mais tradicional com um ritmo diferente da literatura moderna, levei bons meses pra ler esse livro. Porém, agora nessa reta final notei que não só eu lia mais avidamente, como eu também estava aprendendo a gostar mais.

Tenda dos Milagres conta a história de Pedro Archanjo figura criada por Jorge Amado como forma de representar e ilustrar as causas que o mesmo defendia. Toda a construção desse e de outros personagens me impressionou muito, tanto que em algum momento tive de pesquisar no google para conferir se o Archanjo realmente era só um personagem fictício.

No prólogo da versão que eu li, conta um pouco do processo de escrita. E nele descobri as inspirações que ajudaram a formar esse livro.

Resumindo tudo que falei (porque sinto que não falei nada com nada), é um livro muito bom porém pode ser chato caso não se esteja acostumado com esse tipo de leitura

_ingrid_ 28/12/2022

Gostei muito da história, e do livro em geral. Mas nas partes narradas no presente a leitura não fluíu tanto quanto nas partes narradas no passado.