Tenda dos Milagres

Tenda dos Milagres Jorge Amado

Resenhas - Tenda dos Milagres

Tauan 22/09/2015

Tenda
Mais um dos livros considerados clássicos que conquistaram um lugar entre os meu favoritos. Apesar de não ser o primeiro que eu li do Jorge Amado, foi o primeiro que eu recomendaria. Ele apresenta um linguagem mais "divertida" de se ler, em um contexto mais próximo a mim, e não perde a "caliencia" características dos livros do escritor baiano.
A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Pedro Archanjo (que atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia, sendo autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista) desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático.
Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia.
O livro foi adaptado para o cinema e para a televisão, na forma de minissérie, homonimamente.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

@Vicahelena 31/05/2015

Tenda dos milagres
Livro muito chato e cansativo. Mas conta bem em detalhes do racismo na bahia.

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/08/livro-tenda-dos-milagres.html

Walmir 31/05/2014

excelente obra !

Gláucia 17/02/2014

Tenda dos Milagres - Jorge Amado
O livro fala da vida de Pedro Archanjo, bedel da faculdade de medicina, auto didata, autor de livros sobre miscigenação, capoeirista, materialista adepto do candomblé, mulato...
O posfácio nos conta que é o livro preferido do autor e achei um pouco diferente dos outros que li dele. Escrito nos tempos da ditadura, tem um tom de engajamento político e muita coisa foi disfarçada e modificada para passar na censura, incluindo alguns personagens. O próprio Archanjo é uma mistura de várias pessoas reais.
O livro é escrito de trás pra frente e sua leitura foi um pouco arrastada, não muito envolvente. Faltou carisma para o protagonista, não na sua caracterização mas na forma com que o autor no-lo apresenta. Ficou faltando emoção, sal e tempero.

site: http://www.youtube.com/watch?v=Wx2t_5LJnYc

Fê Gaia 27/10/2013

Grito de Liberdade!
Esse livro me encanta principalmente pela paixão com que Jorge Amado o escreveu. Pedro Arcanjo é um dos personagens mais carismáticos que conheço (e dentre as figuras masculinas idealizadas por Jorge, a minha favorita), representando a luta pela igualdade racial e o respeito pela diversidade cultural, diversidade esta que nosso país tem de sobra, temperando o povo brasileiro. Viva a liberdade de sermos quem somos!

NAira.Soares 06/06/2013

A cultura sentida da Bahia
Como sempre,Amado e querido Jorge, nos deixa uma obra de tamanha cultura. Esse livro é encantador,transmite de forma simples a energia baiana,e tantas dificuldades encaradas e superadas por aquele povo. Livro riquíssimo.

Ruth 04/01/2013

Por que o preconceito ,se somos todos frutos de uma mesma mistura?
O livro Tendas dos Milagres do escritor baiano Jorge Amado publicado na década de 60,década considerada por críticos ser dominada pela prosa de ficção,é provavelmente o livro mais representativo,quer pelo sucesso de público,ou pela posição que o autor tem dentro da literatura brasileira mais recente.
A obra nos traz e expõem-nos mundos tão heterogêneos,que surge mais tarde como temática central do romance,porém o conteúdo do texto ficcional do livro, transcende os limites da sátira da vida literária e intelectual brasileira e do libelo contra nosso preconceito racial,étnico,religioso e etecetera.
O autor retrata fielmente os costumes quotidianos do povo baiano,as festas nos terreiros de candomblé,a crença e o sincretismo religioso,as devoções e fé aos orixás :Iemanjá,Oxóssi,Ogum e ao pai Oxalá.E ainda os conflitos étnicos na cidade de Salvador,Jorge Amado faz uma denúncia das perseguições sofridas pelo povo negro,e aos candomblés.
A narrativa nos leva a uma discussão dos vários acontecimentos da história da cidade baiana Salvador,tais como a intolerância religiosa e ao extermínio e o preconceito aos negros.O autor ainda nos lança uma proposta de reflexão e compreensão da nossa identidade nacional brasileira.

Paulinha 16/11/2012

Tenda dos Milagres é uma verdadeira obra prima do autor Jorge Amado, que com uma escrita irreverente aborda temas que eram polêmicos no século passado e até mesmo em nossa atualidade. Pedro Archanjo o nosso protagonista é um homem a frente de seu tempo e mesmo não tendo conseguido frequentar uma boa escola, não ficou indiferente ao conhecimento.

Na tenda dos milagres, seu amigo Lídio riscava milagres e no mesmo ambiente Pedro e amigos promoviam a cultura baiana, discutiam assuntos, cantavam e dançavam para os orixás quando não podiam ir ao terreiro; com o tempo Lídio comprou uma maquina de tipografia e começou a publicar os livros de Pedro Archanjo.

Pedro Archanjo era um herói diferente dos que estamos acostumados, pobre, negro, mulherengo e filho de orixá, que com sua força de vontade e determinação contribuiu com a antropologia e etimologia, sendo reconhecido através de seus livros internacionalmente.

Esse homem retratado baiano arretado descrito por Jorge Amado, pareceu-me muito real. “Vai saber se deveras existiu?

”Sou baiana, mas essa Bahia retratada por Jorge me é indiferente, isso se deve ao fato de morar no interior e não conhecer a capital.

O livro se inicia como o resultado de uma pesquisa de Fausto aproximadamente sem anos após a morte de Pedro Archanjo, os personagens são inesquecíveis e de certa forma uma caricatura das pessoas que compõe essa sociedade dita civilizada.

Tenda dos Milagres, não foi um livro que me cativou em sua primeiras páginas, contudo no decorrer da leitura, tornou-se agradável e com uma infinidades de informações. Se o objetivo do autor era romper com os paradigmas imposto pela sociedade preconceituosa e racista, tenho convicção que quem ler esse livro passa a ver a cultura, religião e a com da pele de uma pessoa com outros olhos.

Para pessoas que não gostam de livros com esse estilo só tenho a dizer uma coisa:

-Vale a pena qualquer esforço, esse livro é uma leitura que todos nós precisamos fazer nem que seja uma vez na vida.

Felipe Celline 18/10/2012

Preconceito Intelectual
Além da questão racial, Jorge Amado conseguiu me provar por A mais B que a inteligência está longe dos diplomas pendurados na parede.
Pedro Archanjo é "a mistura de muita gente", gente essa que nós temos e vemos aqui, todos os dias, excluídas intelectualmente por sua condição social.
Um bom exemplo é nosso querido Cartola, compositor exímio que não chegou a completar nem o ensino fundamental.

Me fez rever muitos preconceitos que eu tinha internalizados em mim.

Foi uma obra catártica para mim.

Egídio Pizarro 14/05/2012

Uma história boa, leve, sensível, com personagens cativantes e boas doses de humor. Vale a pena.

FabianoChaleira 21/02/2012

Leitura agradável
Neste livro o autor parece absorver o leitor para dentro de sua estória, pois ao iniciar a leitura dá vontade de participar dela.