Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Larissa 15/01/2022

Perfeitinho
O livro é muito diferente dos outros livros pois aborda muito a questão de religião x ciência. Mesmo sendo um tema genérico de casa mal assombrada é um livro muito interessante para se questionar sobre vida após a morte.

Januska 13/01/2022

ódio
Só passei ódio. Essa edição tem muito erro ortográfico e diagramação esquisita, mas isso é o de menos.
Eu esperava uma história de assombração e ganhei um fantasma tarado. Personagens burros e chatos, não simpatizei com ninguém. Um saco.
Déia Madden 13/01/2022minha estante
Hauahuahaua. Adorei seu comentário... Eu até q gostei. Mas tbm não simpatizei com ngm e concordo com seu comentário kkkk... Mas até q me entreteve.. E o final é esdrúxulo rs

Thaís Almeida 08/01/2022

Eu sou apaixonada pela escrita desse autor, desde Eu sou a lenda que amei a escrita dele! Nesse livro a anos esgotado no Brasil (Obrigada Darkside)! Gostei bastante do livro, das cenas descritas da ambientação, dos personagens, da história da casa... Mas ele não se tornou 5 estrelas pelo simples fato de que tudo relacionado as protagonistas ia para o lado sexual... Se foi para deixar incomodada então o autor acertou massss achei desnecessário o FOCO nisso. A resolução foi interessante também e o destino dos personagens foi aceitável! Recomendo

rhuancsl 07/01/2022

Uma história simples, mas mesmo assim um bom livro de casa assombrada.
O livro conta a história de quatro pessoas, sendo três delas contratadas (uma médium, um investigador paranormal e um sobrevivente de uma antiga investigação na casa.) para investigar os mistérios que rondam à "Casa do Inferno" e provar de alguma forma se é ou não assombrada.

Minha opinião sobre o livro:

O livro tem uma história simples, o que torna na maioria do tempo a leitura rápida ( o que pode deixar a desejar em alguns detalhes como descrições, conclusões etc.) mas não deixando de ser envolvente.

Gostei de como cada um dos personagens vão desenvolvendo suas teorias do que pode estar causando incidentes estranhos na casa, da discordância entre o investigador paranormal e a médium mas mesmo com essa discordância cada um ajuda de alguma forma á chegar ao desfecho do mistério, e também de como cada um dos personagens acaba sofrendo as consequências de estar naquele ambiente perigoso e misterioso.

Para mim não foi uma leitura tão assustadora quanto eu achei que seria, mas tem alguns momentos sinistros que são de arrepiar e principalmente sufocantes o que acabou me deixando tenso e preso para saber qual seria o desfecho da história.
mairesse 07/01/2022minha estante
q resenha chique. Deixou a minha no chãokkkk

rhuancsl 07/01/2022minha estante
quem sabe sabe, rsrs

mairesse 06/01/2022

Uma história normal sobre casa amaldiçoada
Quando comecei a leitura, fui cheia de expectativa. A história é normal. Parecida com a maioria dos filmes/livros de casas amaldiçoadas.
Não é ruim, mas não se destaca. Ainda sim, achei o final bacana.

Déia Madden 30/12/2021

Mto bom
Amei a história, a leitura correu rápida. Achei a trama envolvente. Gostei do final e dos detalhes.

Vitorcfab 29/12/2021

Hell House
Um grupo de médiuns e investigadores paranormais são contratados para passar alguns dias na famosa "Casa Do Inferno", na tentativa de descobrir os mistérios do lugar e validar se é realmente assombrado.

Apesar das 3 estrelas, gostei muito mais do que vai parecer.

Esse livro é, em geral, uma ótima diversão escapista para quem quer ler uma simples história de casa assombrada, com várias cenas de terror, alguns mistérios e personagens divertidos.

No aspecto diversão, acredito que o livro foi muito bem sucedido, pois me senti envolvido e devorei as páginas muito rapidamente. Porém, acredito que "simples" é a palavra que mais define esse livro.

Mas não considero simples apenas quando comparo à outros livros similares. Acredito que seja simples dentro de sua própria proposta, apostando sempre nos rumos mais óbvios e desenvolvendo todos os aspectos de forma básica, sem nunca atingir o grande potencial que tinha.

Vou tentar explicar melhor...

A começar pela escrita. Acredito que isso seja algo extremamente pessoal, mas eu particularmente gosto de livros mais descritivos, que constroem em detalhes o cenário e os sentimentos dos personagens, pois isso faz com que minha conexão seja mais forte, ajudando a me imaginar em tais situações. Porém, nesse livro, achei a escrita corrida, sem tanta profundidade, descrevendo tudo de forma crua e breve. Sei que isso pode agradar algumas pessoas, mas para mim, fez parecer um desperdício de potencial, visto qu o autor cria cenas de terror muito boas.

Gostei muito dos personagens, de como são diferentes uns dos outros, as interações divertidas entre eles, a forma como se tornam mais e mais amigos ao longo da história e o fato de cada um deles ter pelo menos um drama individual, que guia suas ações.

Porém, mesmo que eu não os considere necessariamente unidimensionais, achei que ficaram muito presos à um drama ou aspecto único. Gostaria que mais camadas fossem exploradas, com mais detalhes de seus pontos de vista, coisas que seriam melhor desenvolvidas em uma escrita mais detalhista. Seus desenvolvimentos também são extremamente básicos e previsíveis, não senti real impacto ou surpresa por nada que aconteceu. Deixar os personagens mais complexos poderia compensar a simplicidade da história principal.

Achei o desenvolvimento da história principal também igualmente básico. Ainda que mescle algumas ideias interessantes, me pareceu que nunca atingiram seus verdadeiros potenciais.

Gosto de como a casa se alimenta do humor dos personagens, canalizando sentimentos como raiva, medo e ódio, utilizando isso contra eles, colocando os personagens uns contra os outros. A repetição disso vai causando exaustão psicológica, o que me pareceu outro aspecto interessantíssimo. Porém, foi também outro aspecto que me pareceu mal aproveitado.

Também temos a possibilidade de interpretar vários dos eventos sobrenaturais como loucura, principalmente pelo histórico e contexto psicológico de alguns personagens, como Edith. Gostei da forma como isso foi tratado, não de forma explícita, apenas deixando aberto para essa interpretação.

Na minha cabeça, o autor poderia fazer muitas coisas com essas idéias, transformar o livro em um terror mais psicológico, acrescentando um desenvolvimento complexo de personagens. Mas aparentemente essa nunca foi a proposta. Uma pena que a proposta foi fazer algo....apenas "simples".

Impossível não pensar em Stephen King, que consegue partir de premissas simples e criar uma história marcante, pela escrita profunda e personagens complexos. Tudo que não tive nesse livro.

Acredito que o aspecto melhor desenvolvido, foi o que diz respeito aos mistérios da casa. Gostei de entender mais sobre a história daquele lugar, seu proprietário original, as coisas macabras que ele fez e como essa maldição teve início. Foi um mistério delicioso de acompanhar e considerei a resolução muito satisfatória.

No geral, quando encaro o livro apenas como uma diversão escapista, acredito que seja um livro de terror funcional, que valeu a pena ler, e mesmo com a simplicidade, conseguiu me divertir do início ao fim. No fim das contas, isso é uma das coisas que mais procuro em um livro.

--- Os Personagens ---

Barrett. Homem cético e ganancioso, que aceita a investigação principalmente pelo dinheiro e o sucesso que pode obter. Seu lado cético faz com que veja tudo da forma mais "científica" possível, buscando explicações lógicas. É um homem apaixonado pela esposa, e tenta ao máximo protegê-la de todos os perigos.

Edith. Esposa de Barrett, uma mulher extremamente apegada ao marido e com um possível caso de depressão, que fez com que desenvolvesse um forte medo de qualquer forma de solidão. A ideia de fica sozinha e longe do marido é mais assustadora do que enfrentar uma casa assombrada, por isso insiste em ir junto. Teve uma criação rígida, com pais conservadores e severos, o que resultou em sua personalidade reprimida e submissa. É a mais suscetível aos "poderes" da casa, e quando está sob influência desses supostos fantasmas, sua personalidade se torna o exato oposto, o que me fez questionar se o caso é psicológico ou sobrenatural. Minha personagem favorita, com certeza.

Florence. Uma médium muito religiosa, especialista em incorporação, que tenta defender a todo custo a veracidade de suas crenças. Por conta dessa personalidade, tem algumas discussões com Barrett, mas uma boa amizade com Fischer.

Fischer. Médium e o único sobrevivente da última tentativa de investigar a casa do inferno. Depois desse episódio, sua vida declinou, se tornou um homem recluso, que vive de forma simples, mas sempre se envolvendo em confusões. É possível ver que ele tem grandes traumas desse passado, traumas que poderiam ser melhor explorados. Ainda que traumatizado, aceita voltar para essa nova tentativa de investigação, para ter uma nova oportunidade de usar seus dons mediúnicos e enfrentar a casa, colocando um ponto final nesse aspecto que o atormenta há anos. Por conta de seu psicológico abalado, também é um dos que mais sofre influências da casa.

Belasco. O fundador da casa, um homem perverso, obcecado por todos os tipos de prazeres carnais, que chegou ao ponto em que nada o satisfazia. Era extremamente manipulador, quase como um dom sobrenatural para convencer as pessoas a fazerem o que queira, capacidade que ele usava para destruir vidas. Ainda que só vejamos esse personagem através das informações obtidas durante a investigação, me pareceu um dos personagens mais interessantes.

Ana 27/12/2021

A melhor história de casa mal assombrada...
Richard Matheson foi um escritor bastante eclético. Escreveu Eu sou a lenda, Um amor além da vida e Hell house entre outros... Hell house, que foi publicado pelo primeira vez em 1971, conta a história de 4 pessoas que são contratadas por um milionário para ir até uma mansão mal assombrada e comprovar ou não que fantasmas, ou seja, vida após a morte existe. É um parapsicólogo e sua esposa, uma medium e um sobrevivente de outro grupo que foi a casa há 30 anos atrás. Essa casa é considerada a casa mais mal assombrada de todos os tempos... No início a história é bem lenta, mas a partir da página cem as coisas começam a ficar alucinantes. Achei a tentativa de cientificidade do parapsicólogo nada convincente. Sabe essas pessoas que querem parecer super inteligentes, mas fala, fala, fala e no final não diz nada? Pois é. A sua esposa se mostrou uma personagem muito mais complexa e envolvente. A medium e o sobrevivente tbm. Gostei bastante da narrativa. É envolvente e difícil de parar de ler. Gostei.

Lucas 21/12/2021

A casa do inferno
Uma história muito bem escrite sobre uma casa que esconde diversos segredos e forças malígnas à espreita dos novos hóspedes que buscam resolver o mistério da casa, e livra-la do mal.
Com um plot cruel, e capítulos capazes de prender o leitor por horas, essa é definidamente uma história que vale a pena dar uma chance.

gabidonatello 05/12/2021

A casa mal assombrada perfeita
Queria ler Hell House há muito tempo, mas nunca achava em sebos aí me vem a perfeita da Darkside e lança essa edição incrível.

O livro é a fórmula mágica para os fãs de casa mal assombrada, tem um pouquinho de tudo.

Para mim, o mais legal da história foram os personagens que eram MUITO diferentes. A cada capítulo eu ficava do lado de um e isso se repetiu até a última página.

Leitura rápida e gostosa, recomendo!

Gabriel 28/11/2021

O que está acontecendo na Mansão Belasco?
É o primeiro livro de Richard Matheson que leio, autor do famoso "Eu sou a Lenda", mas sei que esse tem uma vibe totalmente diferente. Achei um livro ótimo, principalmente da metade para o final, quando todo o pano de fundo é montado, conhecemos os personagens e a história começa a se desenrolar de uma maneira incrível.

O autor fica brincando com sua percepção do que está acontecendo de verdade na Mansão Belasco, e isso só faz você querer continuar lendo para desvendar os mistérios. O livro também é recheado com cenas de terror, mas não sei porque não me deixaram tão tenso como as cenas de terror de A Profecia (outro livro de terror que li recentemente).

O único motivo de eu não ter dado 5 estrelas é a escrita do autor, não sei se é por causa da tradução feita por Vinicius Loureiro ou pelo estilo do autor. Mas muitas vezes me senti confuso sobre a descrição das cenas e o que estava acontecendo nelas, e tinha que ler duas vezes.

Acho que esse livro seria perfeito para uma adaptação moderna para o cinema, existe um filme dos anos 70 ou 80, mas tenho certeza que com um bom diretor seria um filme muito bom!

Juju 22/11/2021

Muito além de uma simples história sobre uma casa mal-assombrada
Em seu leito de morte um milionário, Deutsch, convoca três figuras importantes e distintas entre si - o parapsicólogo Lionel Barrett, a médium auditiva Florence Tanner e o misterioso sobrevivente, porém também médium Benjamin Franklin Fischer- e as incumbe de uma importante missão: encontrar a resposta concreta para o que de fato existe no além-vida. Haveria Céu, Inferno? Punições eternas? Paraíso e felicidade? Ou apenas escuridão inerte? A fim de obterem êxito em sua jornada e serem capazes de colocar suas mãos em uma bolada de dinheiro que os deixaria confortáveis pelo restante de suas vidas, os três - agora quatro, pois a esposa do Dr. Barrett, Edith, insiste em acompanhá-lo - necessitarão conduzir seus experimentos dentro do local mais aterrorizante existente na face da Terra: a residência Belasco, ou como é mais conhecida, Hell House (A casa do Inferno), o mesmo recinto macabro de onde Fischer escapou em 1940 e ao qual posteriormente jurou nunca mais retornar. Durante estes intensos dias os quatro indivíduos terão de superar suas diferenças mais discrepantes em prol de compreender melhor o mal que habita aquele mausoléu amaldiçoado e resistente às intempéries do espaço e do tempo, mas certamente não será uma tarefa fácil e cada qual terá suas convicções e habilidades postas à prova, e afinal será possível extinguir algo assim tão cruel ou seria necessário morrer tentando?

Escrita em 1971, Hell House é uma obra bastante interessante em termos científicos uma vez que se propõe a debater o tema abordado em suas páginas, expandindo horizontes através de uma nova perspectiva até então pouco conhecida. Enquanto outras histórias como Amityville ou A Profecia focam somente em expor fenômenos paranormais assustadores, Hell House busca acima de tudo oferecer uma explicação paupável a tais acontecimentos bizarros pautando-se em termos científicos e biológicos, sem excluir, é claro, a existência de tais entidades sobrenaturais que fogem ao controle da racionalidade humana. A parapsicologia é em suma a pseudociência fundada em 1889 por Max Dessoir, que tem como objetivo principal investigar e desmistificar supostos fenômenos paranormais e psíquicos, de modo a compreendê-los através de um viés mais biológico, no entanto, por falta de evidências que se comprovem pela regra do método científico sua posição pode ser questionada até os dias de hoje, sendo assim, nunca se consolidou de fato e assumiu o status de ciência. Ainda assim, seus resultados e estudos são extremamente enriquecedores e foram utilizados pelo autor Richard Matheson em seu livro ao introduzir o Doutor Lionel Barrett à trama. O legal sobre essa obra é que você pode ter acesso à diferentes interpretações sobre a assombração ou as assombrações que habitam a casa: religiosas, espirituais, psíquicas e científicas. No fim compreende-se que todas são amplamente válidas e podem coexistir em harmonia, o que torna Hell House uma história revolucionária e bastante digna de respeito que explora um lado até então pouco comentado acerca de casas mal-assombradas.

Quanto à trama em si pode se tornar um pouquinho cansativa em partes devido à extensa descrição de ambientes, o que é compreensível já que a casa é o cerne da questão, portanto, é importante que conheçamos bem o tal ambiente assombrado. Só acho que o autor poderia ter concedido uma atenção maior à figura de Belasco: sua história, suas origens e afins. Sinto que neste parte ele pecou em detalhes que seriam deveras instigantes ao leitor, por isso o motivo de minha nota final ser 4,5 e não 5. Em geral é um ótimo livro cuja leitura flui rapidamente, prende e desperta grande curiosidade, sobretudo, a reflexão que fica é super interessante. Não é apenas um livro sobre fantasmas, espíritos, morte e dor, mas também um ensaio, uma tese em formato narrativo sobre fenômenos psíquicos e seus inúmeros desdobramentos, abordagens e ramificações. Vale muito a pena ler :)

P.S. Lendo algumas das resenhas sobre este livro me deparei com comentários que desdenhavam do terror da obra, pintando-o como pouco assustador ou até mesmo fraco. Não é possível generalizar, tudo vai depender da sensibilidade da pessoa que está lendo, alguns se assustam facilmente, outros nem tanto. Eu classificaria o terror de Hell House em uma escala mediana para baixa, e arrisco dizer que o enfoque da obra não é o terror em seu estado primitivo, este é apenas um bônus ao leitor. A verdadeira função do livro é ir além deste horror e tentar compreendê-lo melhor, destrinchar suas partes e expor suas vertentes.

Letícia Vincenzi 30/09/2021

Cansada de frustrar com livros que achei que iriam me fazer sentir medo
Bom, vi uma resenha sobre este livro no YouTube e me forcei a procurar uma versão em PDF dele, já que aparentemente todas as edições físicas estão esgotadas.
Acontece que acho que me esforcei para procurar quase que em vão.
A história pode ser uma dessas de casa de terror "raiz", só que fiquei tão focada na burrice dos personagens que não aproveitei a "vibe" da história.
Logo de início, achei a Florence ingênua e totalmente influenciável e o que aconteceu nas próximas páginas me provou que eu estava certa, quanto ao Lionel Barrett, é um físico estudioso de parapsicologia, extremamente cético, que a merda no ventilador basicamente acontece bem na frente dele e ele passa o livro inteiro se negando a aceitar que existem entidades paranormais na casa, já a mulher dele é uma coitada que depois da Florence é a segunda personagem mais "usada" pela casa, por fim, em ralação ao Fischer, acho que é o único personagem racional o suficiente para saber que tem algo errado e mesmo assim se mantém "fechado" para a energia da casa.
Não sei dizer se é uma leitura que me valeu a pena, mas pela condição de "raridade" deste livro acho que não, existem livros esgotados com histórias melhores, mas se você tiver fácil acesso a essa obra vá em frente.

highbythem00n 19/05/2021

Surpresa boa
Escolhi pela capa, nunca tinha lido nada do autor mas amei! A construção da história, o desenvolvimento dos personagens que evolui junto de toda a trama de forma linear e que só aumentou a tensão de forma que eu só queria correr pra saber logo o que acontecia. E quando pareceu que tinha acabado, outra reviravolta e um final que encaixou tudo nos seus lugares.