Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Clara 01/05/2011

Livro muuuuito legal sobre casa assombrada. =D
Tem final meia boca (eu achei, outros acharam ótimo o final) mas isso não diminui em nada e vale por todos os arrepios de pavor e sustos que a história causa.
(Outro livro lido no final de 2010).

Bruno 16/02/2011

Richard Matheson - Hell House: A Casa Infernal
"Se as casas assombradas fossem montanhas, a Casa Infernal seria o monte Everest"

É assim que o Dr. Lionel Barret, um físico parapsicólogo com poliomelite, descreve a Mansão Belasco, palco das maiores assombrações que levaram duas expedições, uma em 1931 e outra em 1940, ao fracasso, com todos os integrantes mortos ou enlouquecidos.

A Mansão Belasco era conhecida no começo do Século XX por suas grandes festas, onde o álcool existia em abundância e todos os desejos eram incentivados pelo dono, Emeric Belasco. Entretanto, as coisas iam cada vez mais longe, com orgias, canibalismo, drogas, assassinato, necrofilia, etc.

Belasco, conhecido como "O Formidável Gigante" tem uma das histórias mais assustadoras e perversas da literatura. Aos cinco anos, estrangulou um gato para ver se ele ressuscitava com outra de suas sete vidas e ao ver que isso não aconteceu, ele esquartejou o gato. O garoto também abusou sexualmente de sua irmã mais nova, mandando-a ao hospital por dois meses. E o histórico de devassidão crescia conforme o homem envelhecia.

Agora, em 1970, uma terceira expedição é feita, pelo Dr. Barret, sua esposa Edith, Ben Fischer (O único sobrevivente da expedição de 1940 e um médium físico excepcional) e Florence Tanner, uma médium espiritual. Lá, eles tentam descobrir se existe vida após morte, cada um de sua forma, já que Barret é um parapsicólogo que enxerga todos os fenômenos de forma científica e lógica, enquanto Tanner vê tudo da forma mais espiritual possível.

Mas o que faria quatro pessoas entrarem em uma casa onde quem conseguiu sair vivo enlouqueceu ou se matou em seguida? Uma recompensa de cem mil dólares, de um velho rico que os contrata para descobrir uma das questões mais antigas e triviais da humanidade. Entretanto, conforme o tempo vai passando na Mansão Belasco, o dinheiro se torna uma razão secundária, já que o que todos querem mesmo é exorcizar a casa e acabar com aquele pesadelo de uma vez por todas.

Praticamente o livro inteiro se passa dentro da Casa Infernal, onde as pesquisas começam de forma leve, algumas sessões espirituais e fenômenos simples como ectoplasma, uma cadeira que balança sozinha, e em poucos dias esses fenômenos chegam a ser mortais, como mesas voando, ideias suicidas ou paranoia.

O livro é uma boa pedida para quem gosta de histórias de casas mal assombradas (ou até mesmo de séries como Supernatural). Matheson escreve de forma simples e leve, sempre trabalhando os medos e crenças do grupo. O interessante é que nenhum personagem é exatamente carismático (talvez com exceção de Fischer), o que não gera aquela ligação pessoal e você não tende a se preocupar tanto com eles, mas mesmo assim tem a curiosidade de saber o desfecho da história.

A Casa Infernal não se trata de uma história de terror ou assombrações. Pode-se dizer que ela se trata de medos pessoais, enganação, coisas que não são o que aparentam ser. A verdade é que não é a Casa Infernal o maior inimigo do quarteto. O maior inimigo do grupo são eles mesmos.

Pandora 27/12/2010

Foda!
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro, ao que me consta, inspirou o filme "A casa da colina", que também é muito bom e vale a pena assistir! Há também outro filme com o mesmo nome do livro - Hell House, que não assisti ainda.
Sobre o autor, eu não o conhecia e agora vou procurar outros livros dele. Curti muito o estilo dele, é rápido, sem dar volteios desnecessários e extremamente viciante! Eu não conseguia largar o livro!

Sobre a história:
A mansão Belasco - Ou a Casa Infernal - foi palco de grandes atrocidades no passado e, após a morte de todos os hóspedes e moradores, passou a ser assombrada por diversas entidades.
Grupos já tentaram desvendar o segredo da Casa Infernal, em vão. Todos os integrantes morreram ou enlouqueceram.
Agora, um novo grupo está disposto a entrar na casa e acabar com a sua maldição.
Temos o Dr. Barret, homem da ciência que não acredita em entidades/fantasmas e sua esposa, Edith. Há Florence Tanner, uma médium mental e Fischer, um médium físico e único sobrevivente do último grupo que entrou na casa, 30 anos atrás. Juntos, eles tentam lutar contra as forças que assombram a Casa Infernal.

Não espere grandes sustos ou cenas comuns forçadas para deixar o leitor apreensivo. O suspense é sutil, feito para entrar aos poucos na nossa mente e ir perturbando.

O livro é muito gostoso de ler, como eu já disse, a escrita de Matheson é muito fluida, você devora as páginas sem perceber.
Ele conduz muito bem a trama, sem perder o ritmo e sem entediar o leitor em momento algum.

Só não ganhou nota máxima porque não curti muito o final, embora ele seja lógico e bem trabalhado. Mas, gosto é gosto hahaha

Livro mais que recomendado!!

Rodrigo 21/07/2011minha estante
puxa,não conhecer Richard Matheson é mais que heresia....

Pandora 21/07/2011minha estante
Agora conheço, não?

Adri 02/12/2010

uma bobagem
talvez estivesse esperando demais desse livro, e nem sei direito por quê, talvez porque simpatizei com o filme "eu sou a lenda", que é baseado em outro livro do autor... uma narrativa pretensiosa, que se encaminha pra um clímax fraco, e um final que não atende às expectativas que cria no leitor. uma bobagem.

Anica 16/11/2010

Hell House (Richard Matheson)
Publicado em 1971 e sendo relançado agora no Brasil pela Editora Novo Século, Hell House foi escrito por Richard Matheson, o mesmo autor de Eu sou a lenda. E assim como Eu sou a lenda já ganhou versões para o cinema, eu só vi uma, mas bem, já nem lembro mais a razão, mas sei que não curti A Casa da Noite Eterna (1973), dei três estrelinhas só. Então não tinha lá muitas expectativas sobre o livro, apesar de várias pessoas estarem lendo e elogiando.

E o bom de não ter expectativas é que é possível se surpreender. Gostei muito do livro e colocaria fácil em uma lista de melhores histórias de fantasma que já li. Não só pelo fator assustador da história, mas pelo modo como Matheson desenvolve a narrativa, que foi muito bem sacado. Um grupo com quatro pessoas vai investigar uma mansão assombrada: um físico, a esposa dele, uma médium e um rapaz que conseguiu escapar da mansão anos antes.

Eles precisam passar uma semana na casa para provar para um ricaço se existe ou não vida após a morte. Obviamente, cada um deles têm uma visão bem formada sobre o que vão buscar na Mansão Belasco, portanto logo que entram já tendem a receber os fenômenos de acordo com suas ideias. Por exemplo, Dr. Barrett (o físico) não nega que cadeiras de balanço estão se mexendo sozinhas – ele só tem sua própria explicação científica para tal.

É o tipo de coisa que rende momentos bem assustadores (e marcantes), especialmente quando vamos nos aproximando mais do final do livro e o que é melhor, deixa a pergunta sobre se são fantasmas mesmo ou não em suspenso para o leitor. Porque o foco da narrativa vai variando entre os quatro, fazendo com que os fenômenos sejam vistos com a interpretação deles para os eventos. Foi realmente uma saída muito bem sacada para a questão da assombração.

E além disso, é claro, tem a questão de ser uma ótima história de horror. Algumas passagens são bem fortes, e a casa em si parece tornar-se uma personagem, no melhor estilo A Queda da Casa de Usher de Allan Poe. Aliás, tem uma referência ao Poe na história, então não acho que seja muito absurdo dizer que Matheson bebeu na fonte do terror de Poe para escrever a história, fazendo da loucura e o descontrole uma das maiores causas do medo.

Cobra 30/10/2010

Um bom livro; uma narrativa interessante; uma história bem forte e uma explicação melhor ainda sobre os motivos das assombrações.

Mas o final, que deveria ser o ápice de todo o livro, deixa demais a desejar. A vitória, da casa ou dos sobreviventes, foi fácil demais.

Eu daria 4 estrelas, mas por conta disso dei 3.

Regiane 28/10/2010

Prepara-se para um grande tormento!

Eu não sei vocês, mas eu adoro livros de suspense e terror. A sensação de tensão e mistério que possui nesse tipo de obra me atrai bastante. Quando descobri que esse livro tratava desse assunto, resolvi pedi-lo de aniversário. Além disso, uma das coisas que me fez querê-lo ainda mais, foi por conta da seguinte opinião de Stephen King na contracapa:

“A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície.”

E como se já não bastasse a opinião do cara que tenho como um dos maiores mestres de suspense/terror, esse livro foi escrito por nada mais e nada menos que Richard Matheson, o mesmo autor de Eu Sou a Lenda. Apesar de não ter lido esse livro ainda (que quero muito), eu adorei o filme, achei o contexto bem interessante.

Quanto à capa eu não preciso nem dizer, né? Bom, mas mesmo assim eu irei falar rs. Ela possui uma ilustração fantástica. Eu adorei! Também não poderia deixar de dizer que o livro foi lançado aqui pela Editora Novo Século e eles capricharam.

Exatamente no ano de 1970, Dr. Barrett – um físico que estuda parapsicologia há 20 anos – é contratado por um senhor milionário, chamado Deutsch para apurar fatos sobre a vida após a morte, pois ele sente que está no fim dos seus dias e quer ter a certeza de que existe algo além.

Incrédulo que possa encontrar tais fatos, Barrett dá o caso por perdido, mas o Sr. Deutsh diz que este está equivocado, e afirma que poderá encontrá-los em um único lugar na terra - onde a vida além da morte ainda não foi refutada - a mansão Belasco, mas conhecida como Casa Infernal. Um lugar que permaneceu vazio por mais de 20 anos, depois que outras pessoas tentaram investigá-lo e acabaram sendo vítimas da morte e da loucura.

Para seguir nessa jornada, além de sua esposa Edith, Barrett é acompanhado pela médium espiritualista Florence Tanner e também pelo único sobrevivente do desastre de 1940 - ocorrido na casa infernal - Benjamin Franklin Fischer.

Quando finalmente acomodados na mansão sinistra, a pedido do Dr. Barret, Fischer conta um pouco sobre o ex-dono, Belasco - o criador do inferno na Terra, dentro da sua própria casa. Um homem que enquanto viveu possuiu o poder de influenciar qualquer um de seus hóspedes as mais diversas depravações e situações bizarras. Em 1929 quando a casa foi arrombada a pedido de parentes de seus convidados, todos foram encontrados mortos, mas Belasco não estava entre eles.

Mesmo depois de sua morte, a casa continuou a proporcionar tormentos do pandemônio deixado por Belasco para qualquer visitante que se atreveu a visitá-la. Será que dessa vez Dr. Barret e sua equipe conseguirão desvendar os mistérios que rondam a tal casa e conseqüentemente encontrar respostas concretas sobre a vida após a morte? E conseguirão ainda sobreviver ao mal que nela espreita?

Finalizando eu posso dizer que gostei muito da escrita do autor e da proposta apresentada por ele, além de prender bem a atenção do leitor. O que me incomodou um pouco, foram os trechos com apelo sexual (que achei bem vulgar) e o desfecho da história que eu ansiava por algo bem diferente. Em geral, eu gostei bastante, é uma boa história de terror, mas não me impressionou como eu achei que seria. Recomendo a todos que apreciam esse gênero de leitura.

Leandro Assumpção 24/09/2010

A Mansão Belasco, conhecido como Casa Infernal por acontecimentos do passado é mais um livro sobre casa mal assombradas, mas um completamente diferente...

A maestria do livro está em colocar dentro da casa um cientista, que tnaterá explicar tudo o que acontece sob o ponto de vista cientifico, com seus aparelhos e explicações complexas ( tem algumas bem complexas), uma espirita que diz poder sentir os espíritos presentes nas casa e o único sobrevivente dos acontecimentos do passado na Mansão Belasco.

É um livro muito bom por mostrar o que acontece com serer humanos quando são aprisionados em um lugar sem regras, sem pudores, sem morais norteadoras da sociedade, resultando o que aconteceu na mansão no passado.

Gostei mais da história sobre o passado do que o presente, vale a pena ser lido, mas não é nenhum clássico.

Verena Cavalcante 15/09/2010

Quem não gosta de histórias de casas mal-assombradas certamente boa pessoa não é. ^^ Boa diversão, especialmente se existe interesse na parte científica da coisa. :)
Seria legal uma nova adaptação para o cinema, feita por algum diretor mais ousado que não tenha medo de botar cenas explícitas e violentas na película.

Pedro 28/08/2010

"Agrada Gregos e Troianos"
O livro em questão, "A Casa Infernal", é um livro realmente excelente. Momentos sensuais desembocam em momentos terríveis e cruéis, que, por sua vez, levam cada vez mais as vítimas da casa ao terror psicológico e físico.
Além disso, o livro agrada tanto os crentes em "fenômenos sobrenaturais", tanto aqueles que são descrestes.
Eu realmente amei esse livro, o qual terminei em pouco tempo, já que é impossível parar de lê-lo.
A baixa do livro é o desfecho da estória. Preste atenção, não falo das partes finais, que são ótimas e eletrizantes, mas sim do desfecho em si.
Mas com certeza agrada muitos. Não que ele seja ruim, mas levando em conta a qualidade do livro todo, esperava um desfecho pouco melhor.

Danilo Barbosa Escritor 24/06/2010

Richard Matheson, mestre em tantas histórias conseguiu criar um clima digno de Poe, em um ambiente contemporâneo. A melhor coisa deste livro escrito em 1970 é o clima. Quatro pessoas completamente diferentes entre si vão investigar os fenômenos paranormais de uma casa considerada a mais mal assombrada de todas: a Mansão Belasco. Espiritualidade e Ciência se debatem neste livro no ponto de vista de cada personagem e a sua possível solução para a "limpeza" dela. Mas o verdadeiro personagem é a própria casa e seu clima sombrio, cercado pela névoa. Seus fantasmas e monstros são de nos transportar em uma espiral de horror, em um texto ágil e concreto, cheio de reviravoltas. O livro se perde em detalhes técnicos muitas vezes, tornando certos trechos maçantes, mas não menos essenciais para a história. Existe um filme desta história também da década de 70, chamado no Brasil de "A casa da noite eterna", que mantêm bastante o clima gótico do livro.

Rafael 17/05/2010

A Casa Infernal - Conto simples ou assombração?
No momento que escrevo esta resenha, eu já li o livro Eu Sou a Lenda e, obviamente, A Casa Infernal. Pelo que eu aprendi sobre o Richard Matheson, ele gosta de traçar paralelos entre o sobrenatural com o distúrbios pisíquicos, deixando a interpretação dos fatos por conta do leitor (o que também esta incluso de certa forma neste livro). Realmente gostei muito disso, e foi este motivo que me levou a pedir a Casa Infernal de presente de amigo oculto! (Valeu Ricardo! :D)

A narrativa do livro é feita através de marcas temporais ao invés de capítulos, o que faz deste livro ser, vamos dizer, "único". A história começa interessante, quando Barret é incumbido da missão de trazer a resposta para o seu contrator, o velho Deutch (acho que é assim que escreve). A forma que são feitas as descrições são muito boas, de fato Matheson ele te transporta para a Mansão Belasco com uma fidelidade muito boa, uma nota 3,5 ou 4 em 5, o que é algo acima da média.

O problema do livro é que ele não é tão assustador quanto parece. Não sei se isso é um fato ou é uma birra minha que esta acostumado com outro tipo de horror (Alien, Silent Hill, etc...). Assim, eu acho posso dizer que ele é um "survival" de certa forma. Então, o que acho que avacalha o livro é que ele faz com que você já espere as assombrações, além do fato das assombrações serem descaradas. Isto faz com que já crie uma expectativa sobre os eventos na casa, criando uma pré-disposição e logo, anestesiando a assombração. Além do problema da assombração anestesiada, a trama é muito simples. Do tipo, você já sabe o que esta rolando desde o principio no que diz respeito à assombração do Belasco. Muito bobinha.

Então é assim, eu não vou incentivá-lo a não ler o livro, de forma alguma. Mas de fato, esta não é a das melhores histórias de assombração que eu conheço, fazendo este livro ser mediano e ganhando uma nota 3.

É isso.

Flavio Assunção 07/02/2010

Após elaborar uma resenha sobre o livro A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, resolvi fazer o mesmo com Hell House - A Casa Infernal, já que as duas obras seguem a mesma linha. É inevitável não notar semelhanças na idéia central, já que em ambas há uma expedição a uma casa dita assombrada. No entanto, os motivos são distintos. Enquanto no livro de Shirley Jackson um doutor leva pessoas para estudar os acontecimentos da casa e escrever um livro sobre isso, na obra de Matheson o propósito é muito mais cruel e audacioso: provar que existe vida após a morte.

Para entendermos melhor, vou resumir um pouco a estória: tudo começa quando um certo Sr. Deutsch, um velho milionário muito próximo da morte, resolve comprar a Mansão Belasco, que dizem ser o Monte Everest das casas mal-assombradas. Deutsch, querendo tranquilizar sua mente devido ao medo do desconhecido, resolve mandar três pessoas para passarem uma semana na mansão, de forma a provar a existência ou não de vida após a morte. Para isso, convoca, o Dr. Barrett, homem da ciência, cético, que tentará provar que não existem espíritos rondando o lugar; Florence Tanner, uma médium espiritualista; e Benjamim Franklyn Fischer, única pessoa que conseguiu sair viva da casa, após uma expedição há mais de 30 anos. Os três, que receberão 100 mil dólares pelo serviço, mais Edith, esposa do Sr. Barrett, partem para a casa em busca das respostas que o milionário quer.

Como já disse, é semelhante com A Assombração da Casa da Colina, mas ao menos tempo bem diferente. Talvez a diferença principal é que, se o livro de Shirley Jackson foi decepcionante em todos os sentidos, não podemos dizer o mesmo de Hell House - A Casa Infernal. Este sim é um livro brilhante, uma obra-prima de um gênio chamado Richard Matheson, que pouca gente no Brasil sequer ouviu falar.

Enquando a obra de Shirley Jackson é absolutamente superficial, apresentando uma escassez de acontecimentos, o livro de Matheson já começa de tirar o fôlego. Desde o primeiro minuto em que os visitantes entram na casa, as manifestações acontecem, trazendo desespero, loucuras e intrigas.

O cenário é de uma riqueza de detalhes impressionante. Você se sente naquela casa sem janelas, sentindo a mesma sensação claustrofóbica que os visitantes sentem. Outro ponto positivo é que o autor não se atém aos detalhes, diferentemente do livro de Shirley Jackson. O foco é a trama e o terror, não as descrições desnecessárias que só cansam o leitor.

Vale destacar que, afora o cenário claustrofóbico e aterrorizante, temos excelentes embates entre o cientista, que tenta provar que as manifestações nada mais são que forças eletromagnéticas; e os dois médiuns, que afirmam com convicção que há espíritos malignos responsáveis por todas as ações. As teorias de ambas as partes são altamente convincentes, o que faz com que o leitor não tome partido a favor de nenhuma delas. Posso dizer que é incrível a forma que Matheson conduz as discussões.

Em relação aos personagens, eles são muito bem construídos. A personalidade de cada um é única. De tão claros e bem desenvolvidos, em dado momento já nos antecipamos e sabemos como cada um deles irá a reagir a uma indagação, provocação ou assombração.

Não preciso nem dizer que Hell House - A Casa Infernal honra o propósito. Nos dá terror, medo, tensão, teorias absurdamente convincentes, personalidades muito bem construídas, conhecimentos e muitas outras coisas. Em um cenário atual em que livros de terror que realmente dão medo estão raros, eis que temos um, lançado na década de 70, finalmente traduzido e lançado em nossa língua, para limpar a alma de todos e nos mostrar que é possível sim achar um livro do gênero interessante. Só posso agradecer a Richard Matheson por me proporcionar essa excelente leitura e por ter escrito essa obra-prima do horror.
Claire Scorzi 24/01/2010minha estante
O final da sua resenha me fez lembrar o que sempre digo a mim mesma: que é possível um escritor pegar um tema velho, batido, e revitalizá-lo - se for talentoso e estiver inspirado.

Letícia 14/02/2010minha estante
Ganhei esse livro de aniversário e não coloquei muita fé nele, mas a surpresa só fez com que ele fosse melhor.

Concordo com tudo o que você disse na resenha.

Marselle Urman 15/08/2011minha estante
Gostei da Hill House de Shirley Jackson, embora auele livro seja majoritariamente psicológico. Espero que Matheson não seja sempre tão científico quanto foi em "Eu Sou a Lenda". Hell House está envelhecendo um pouco na minha estante, ainda intocado.

Jackie Sabino 01/01/2012minha estante
Este foi o primeiro livro do gênero que li e ainda sinto um arrepio de medo toda vez que olho pra ele na minha estante e lembro da imponência de Belasco....

Fe 24/04/2012minha estante
Perfect

CLEUSA 28/02/2013minha estante
Concordo com vc em cada palavra. Geralmente livros de terror deixam um gostinho de decepção ao final da última página... com Hell House, felizmente, não acontece isto.

Nathalia.Santana 16/01/2021minha estante
Depois de ler esse enorme comentário, estou totalmente empolgada para começar a ler.

Sinhor 08/12/2009

Livro bem interessante, acho que não tinha lido nenhum sobre casas assombradas ainda.
Esperava que ele fosse mais asssutador, mas nesse ponto me decepcionei. Gostei pelo mistério das assombrações da casa e por ser discutido pontos de vista diferentes o dos parapsicólogos e o dos médiuns.
Vale a pena ler

Emilio 29/11/2009

Excelente
O livro tem aquele clima de mistério e terror de filmes antigos, em que o jogo psicológico fala mais alto do que qualquer jorro de sangue. Não que o gore não seja legal, mas é que em se tratando de histórias de fantasmas e casas mal assombradas, o clima de suspense, os vultos e sombras passando, uma cadeira de balanço se mexendo sozinha, tudo isso é mais assustador do que litros de sangue (a não ser que eles saiam de um elevador, acompanhados de uma música macabra e duas gêmeas muito estranhas).

Mais em: http://estou-sem.blogspot.com/2009/11/livro-hell-house-casa-infernal.html