Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Mey 13/12/2023

“Hell House” do Richard Matheson é um clássico da literatura de horror, publicado nos anos 70, a história da Mansão Belasco, conhecida como a Casa do Inferno, uma casa maligna, marcada por muita violência, que atormenta e mata quem resolve enfrentá-la, aterrorizou muitas pessoas pelo seu conteúdo assustador e durante muito tempo não tivemos uma edição no Brasil, até que a @darksidebooks trouxe essa história em uma edição maravilhosa.

No livro, vamos acompanhar 4 pessoas vão investigar o que se passa na casa, a pedido de um milionário à beira da morte, com a promessa de um prêmio para quem desvendar esse mistério. Um parapsicólogo e sua mulher, uma médium e um sobrevivente da casa vão enfrentar a fúria da casa e perceber que nada os preparou para estar ali dentro.

O livro não é assustador em si, acho que ele é mais tenebroso, com toda a crueldade e violência que são narradas em suas páginas. Um livro que traz gatilhos fortíssimos de abuso sexual e que com certeza não é pra quem tem estômago fraco. Os fantasmas da casa são mais humanos do que sobrenaturais.

Eu adorei a escrita do Richard Matheson, apesar de trazer cenas de violência, ele sabe fazer isso sem ser apelativo e mesmo assim chocar o leitor. Fora que você se envolve totalmente com os personagens e o drama daquela casa, não conseguindo parar de ler até a última página.

Outra coisa que gostei bastante, foi o debate entre ciência e fé que há na história, na figura de Barret, o parapsicólogo, vamos ver os eventos que acontecem ali dentro com mais razão, enquanto Florence, a médium, vai mostrar que há muito mais coisas entre a vida e a morte. Adoro livros de horror que colocam em cheque o sobrenatural e esse não me decepcionou

“Hell House” é aquele clássico de casa assombrada que todo fã de horror precisa ler alguma vez na vida.

site: https://www.instagram.com/p/C0xG1SBvLhy/

Hed 15/11/2023

Não sei o que esperava, mas foi uma boa experiência
4 pessoas distintas, pelo menos 3 delas aceitando um grande desafio. Descobrir o que há, e se há, vida após a morte, em troca de uma enooorme quantia em dinheiro.
A mansão Belasco foi palco de grandes horrores, comandados por Emeric Belasco.
Dois médiuns, um cientista completamente cético (que me irritou por grande parte da história), e pobre coitada da Edith (esposa do cientista), passam por poucas e boas durante essa longa semana, algumas vitórias, algumas derrotas e... Será que conseguiram encontrar a resposta? Será que todos sobrevivem? Será que Emeric Belasco realmente existiu?

Tirem suas próprias conclusões.

luis.araujo.752 07/11/2023

Bem vindos a casa do inferno
A famigerada casa do inferno é um palco de uma grande malevolência. Após duas expedições fracassadas de tentar limpar um local de tamanho mal, uma nova expedição é realizada por dois médiuns, um físico e sua esposa, para tentar fazer com que os fenômenos parem. Misturando ceticismo e paranormalidade, esta obra nos apresenta um local sufocante e profano e onde a cada manifestação te faz duvidar se aquilo está realmente acontecendo ou não passa de uma mera encenação, onde de um lado o cientista tenta provar que tudo que acontece na casa é devido a forças eletromagnéticas e do outro temos os médiuns que dão um ar paranormal para tudo o que acontece na casa.

Amanda3913 21/10/2023

Mais ou menos. Achei a história meia parada mas no final deu uma melhorada. Não consegui me apegar muito aos personagens.

Fê Aljarilla 20/10/2023

No final melhorou...
Mas foi difícil aguentar a primeira metade do livro. Não foi de todo ruim, mas a leitura ia de nenhum lugar à lugar nenhum.
É um livro pequeno, mas que demorei muito mais que o normal pra aguentar.
A história é interessante, deixa curioso pelo que vai acontecer, no entanto foi chato.
Mas nos 30% finais do livro o negócio desenrolou. Ficou muito mais dinâmico, mais fluído e gostoso de ler.
Foi um pouco triste, mas gostei do final.
Gostei e desgostei de todos os personagens, a escrita me fez duvidar de tudo e todos (inclusive de mim) e ficou realmente o mistério pra ser resolvido no final da história.
No fim eu cheguei a conclusão de que a leitura valeu a pena!

Gaws 19/10/2023

HellHouse - Ciência vs Paranormal
Em resumo, hellhouse é uma boa leitura com pontos negativos mas que não estragam a experiência.
A pior coisa do livro é a sua escrita lenta, as coisas demoram de acontecer pelo principal fato de dar mais tempo para cada personagem; infelizmente não posso falar que foi tão bem distribuído.

O Dr. Barret e a médium Florence brilham durante a maior parte da história com seus diálogos sempre ressaltando suas crenças distintas. O embate entre a parapsicologia, trazida pelo Dr. e a espiritualidade da médium é super interessante.
Em relação aos outros 2 personagens principais, eles ficam mais na sombra, principalmente o Fischer, o único sobrevivente da última visita a Casa do Inferno.

Um ponto sensível do livro é a sua história com uma abordagem muito sexual, com muitas cenas lascívas que podem incomodar leitores mais sensíveis. No entanto, não é um ponto negativo.
O final do livro é agradável apesar da resolução não ter sido exatamente a mais grandiosa possível.

Pra mim, Hellhouse é uma leitura interessante e entretém quem gosta desse debate entre ciência e sobrenatural.

Caroline946 16/10/2023

Um Clássico
Gostei da história, achei bem clássica , uma casa de terror onde os acontecimentos dentro dela não são muito surpreendentes, porém você fica instigado a ler até o fim.
Tem também a clássica discórdia entre religião x ciências.... ou seja tudo que um livro básico sobre casas mal assombradas tem que ter.

Romane.Cristine 07/10/2023

A CASA INFERNAL
O que dizer? Não consegui me conectar aos personagens, logo não me importava com eles. Criei ranço do Dr. Barret, me estressei com a Florence, e os outros dois não fedem ne cheiram, mas os acontecimentos, ataques, as manifestações foram dignissimas, só que como eu não consegui me conectar com nenhum dos personagens eu não senti medo pelas situações. A exceção de um, e ainda assim, mesmo sabendo que ela estava supostamente sobre influencia de uma suposta entidade, isso foi possível por causa dela mesma. Em fim, não é ruim de forma alguma, eu só não me importo se a casa matar algum deles.

@raqueldreger 18/09/2023

Um livro bem dinâmico com várias coisas sempre acontecendo, inclusive teve uma parte que me causou aquela sensação de SERA QUE TEM ALGUEM ME OLHANDO?. Nisso o livro é muito bom. Mas tem partes que eu julgo desnecessárias, principalmente se tratando das partes envolvendo as mulheres. Isso fez a leitura esfriar um pouco pra mim.
Liddy 08/11/2023minha estante
Meu sentimento com relação a apresentação das mulheres foi o mesmo. Sei lá, tinha um exagero e um quê sexual grande demais nelas. Tipo, sim!, mulheres tem desejos, mas pelo amor da batata por que o autor transforma a Edith numa tarada enrustida?! E a Florence!? Acho que o maior crédito do autor é ter criado um fantasma fetichista e maníaco.

Luana 14/09/2023

Muito bom!
Eu comecei o livro com grandes espectativas e todas foram alcançadas!
Os personagens são muito bem feitos, suas crenças são diferentes uma das outras e isso foi muito bem trabalhado.
O Plot final me surpreendeu bastante, não esperava isso e amei!!!

diov 06/09/2023

Até pouco mais da metade o livro tava parado, apesar da fácil leitura. Achei os personagens todos meia boca (o Barrett sempre irritante), a história poderia ser menos enrolada e o final foi bastante satisfatório, o que fez valer a pena a experiência da leitura pra mim.

Bruna | @bmartinssss 24/08/2023

Hell House - a casa do inferno, tem como ponto central a Mansão Belasco que ficou conhecida por ?a casa do inferno? por conta das atrocidades que aconteciam por lá. Agora vazia, a mansão é considerada uma das mais assombradas do país já que houveram excursões para a casa e ninguém voltou vivo para contar sua experiência.

30 anos após a última excursão mal sucedida, um velho milionário contrata um grupo de pessoas para voltar a casa e provar se existe mesmo vida após a morte. Um cientista totalmente cético e que está disposto a provar que fantasmas não existem, sua esposa, uma medium e o único sobrevivente da última excursão compõem o grupo que irá passar alguns dias na Mansão Belasco.

Achei que iria sentir medo, mas o que mais senti foi nojo em algumas cenas da história. O livro é super interessante e tem bastante pontos a serem discutidos - principalmente as teorias do cientista. Eu adorei a história. Foi minha segunda experiência com o autor, e confesso que essa foi muuito melhor do que a última. É um livro excelente para quem gosta de terror/thriller e um prato cheio para discussão sobre a paranomalidade e até que ponto fantasmas são reais ou não.

Super recomendado!!
Dtorreshp 28/08/2023minha estante
Eu amei esse livro ???

Bruna | @bmartinssss 02/09/2023minha estante
é muito bom mesmo!!

Eliza.Obryen 09/08/2023

A casa infernal
A Mansão Belasco desponta imponente no horizonte. Poderia uma casa concentrar uma malignidade tão violenta a ponto de destruir seus habitantes com suas chamas? Há décadas, a casa desafia ? e vence ? todos os que ousam perscrutar seus segredos. Mas essa história está prestes a mudar