Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

A Levada da Nerd 17/12/2022

?Apenas tome cuidado onde pisa", ele a interrompeu. ?O Senhor pode não ter muita influência na Casa do Inferno.?

336 páginas

! Recomendado para maiores de 18 anos

! Contém gatilhos: a$$assinato/vi0lência

A Mansão Belasco é um local mal-assombrado e cheio de a$$assinatos e quem ousa entrar lá sofre as consequências, inclusive de perder a vida.

Quando um milionário idoso recruta um grupo de pessoas, dentre eles, um dos sobreviventes ao massacre de anos atrás que esteve na casa, com o objetivo de que descubram os mistérios que habitam por lá, começa uma jornada muito perigosa que exigirá cuidado para seguirem em frente e saírem vivos.

? Um clássico do terror, Hell House: A casa do inferno, nos cerca do sobrenatural,maldições e perigos. Ao acompanharmos cada personagem, temos suas visões de pensamentos e comportamentos ali, em um ambiente que mexe com as emoções e o psicológico. Há momentos em que não sabemos se as situações são reais ou frutos das imaginações e energias perturbadas pelas casa, já que o local guarda segredos obscuros. A medida em que o enredo segue, a paranoia, a tensão, a loucura e violência vão aumentando e nos deixando cada vez mais interessados em saber o que virá pela frente. Amei a leitura e foi difícil larga-la a cada página virada, ainda mais nessa edição maravilhosa da editora!

Instagram literário: @alevadadanerd

Leticia.Zimmer 16/12/2022

Hell house
Um dos melhores livros de horror/thriller que li esse ano. Super instigante e maravilhoso de ler. Uma pena q terminou tão rápido, queria mais

Alessandro232 15/12/2022

Uma clássico sobre o tema da casa mal assombrada
"Hell House" é um considerado um dos melhores livros de Richard Matheson e tornou-se um filme de sucesso nos anos setenta. Tanto a obra original como sua adaptação cinematográfica são considerados clássicos na maneira como revistam o tema da casa mal assombrada.
A trama de "Hell House" lembra muito a de outro clássico com a mesma temática: "A assombração na casa da colina" de Shirley Jackson. No entanto, apesar do mesmo ponto de partida, as obras tem desdobramentos diferentes. Enquanto, o livro de Jackson envereda para o insólito, o terror psicológico, a obra de Matheson enfatiza o horror sobrenatural.
É como se Matheson não tivesse gostado do desenvolvimento de "A casa..." e resolve fazer sua própria versão de "A casa..." A trama do livro de Matheson começa com a reunião de um grupo de pessoas, entre eles um professor de parapsicologia, sua esposa, e dois sensitivos na mansão Belasco, uma antiga mansão com fama de mal assombrada. No passado, nesse lugar ocorreram acontecimentos assustadores que tiveram trágicas consequências. Dentro desse grupo, um dos sensitivos sobreviveu as mais violentas manifestações sobrenaturais da mansão Belasco e voltou lá, com o propósito de "exorciza-las".
Um aspecto chama muito a atenção no livro. Esse grupo tem a intenção de investigar o que acontece lá usando uma combinação de Ciência (equipamentos eletrônicos) com habilidades paranormais demonstradas pelos sensitivos. Dessa forma, busca-se por meio desses meios dessa investigação explicar de forma racional esses fenômenos extraordinários, tais como intensas batidas de porta durante à noite ou aparições fantasmagóricas.
Assim como outras obras , a mansão Belasco revela-se um cenário de medo, que gradativamente causa perturbações mentais em seus hóspedes, a exemplo da sensível Florence. Matheson é muito bom para criar atmosferas de terror que, posteriormente dão ensejo a cenas gráficas de horror. Além disso, alguns aspectos são mais sugeridos do que mostrados, embora, essa sugestão também faça referência a eventos aterrorizantes.
Também vale destacar o desfecho do livro que se dá de modo inesperado e surpreendente.
"Hell House" tem todos os elementos para agradar os apreciadores do horror clássico: uma narrativa interessante e envolvente, uma atmosfera gótica carregada de tensão e mistério e uma reviravolta perto do final que soluciona os sinistros mistérios envolvendo a mansão Belasco. Sem dúvidas, é uma das obras que faz uma interessante revisão do tema da casa mal assombrada, que devido a sua detalhada descrição, aparece no livro como se fosse uma entidade viva que afeta a mente de seus moradores- um aspecto que também compartilha com "A casa..." de Jackson.
Sobre a edição: essa é com certeza uma das mais bonitas da Darkside. Tem capa dura com verniz. Também tem uma introdução sobre o tema da casal mal assombrada que complementa a leitura do livro de Matheson.

luissssssaaa 12/12/2022

personagens ótimos história ótima escrita ótima tudo ótimo final ótimo além de ser lindo esteticamente, muito satisfeita com a leitura

Monise Nunes 08/12/2022

Terminei a leitura um pouco decepcionada. Gostei da primeira metade do livro, mas dali em diante foi ficando muito arrastado e pra mim se prolongou mais do que precisava. O final não me agradou, achei a explicação muito boba para a dimensão que a história tomou.

Paulascrap 30/11/2022

Esperava mais...
" Receio que não seja somente mais uma casa mal assombrada mas o monte Everest delas,houve duas tentativas de investigá-la uma em 1931 e outra em 1940 ambas foram desastrosas"

📖👻 A malignidade da Mansão Belasco há décadas desafia e elimina os curiosos que ousam ultrapassar seus limites para descobrir seus segredos.

📖👻 Um grupo de pessoas é contratado por um milionário que tinha os dias contados por estar em estágio terminal de uma doença, nesse grupo estavam : o Dr Barret, que tenta provar a malignidade da casa através da parapsicologia, sua mulher Edith e dois médiuns, Florence e Fischer, este último, único sobrevivente de uma outra expedição na mesma casa somando a uma boa discussão entre,, fé razão ciência e sobrenatural

📖👻 Embora tenhamos um grupo e uma missão designada cada membro tinha um propósito individual o que ocasiona diversas divergências entre eles... além de dúvidas sobre o comportamento de cada um assim que a infestação se inicia.

📖👻 A casa do inferno promete uma experiência única para cada membro e para alguns á ultima de sua vida mas certamente cada minuto vivido lá dentro equivale a uma eternidade

📖👻 A casa ó ponto alto da históra e acaba sendo maior que os personagens embora seja considerado um clássico do terror não me trouxe essa sensação acabei arrastando a leitura , em algumas partes se tornou bem cansativa mas os personagens são bem construídos, a ambientação é excelente e o final convence, mas acredito que a adaptação ganhe mais força no gênero terror.

📖👻 No final do livro temos um texto extra de introdução a parapsicologia de Vinicius Loureiro, bem complementar ao enredo da trama.

🎬 O livro ganhou uma adaptação A Casa da Noite Eterna de 1973

👻Sinopse: Um grupo formado por um psiquiatra, Lionel Barrett, sua esposa Ann, uma jovem mulher com poderes psíquicos, Florence Tanner, e o único sobrevivente de uma visita anterior, Benjamin Franklin Fischer, vão passar alguns dias em uma enorme mansão fantasmagórica chamada “Hell House”, com o objetivo de estudar e provar a existência de fantasmas

Johanna.Rodrigues 20/11/2022

?era uma casa sem bondade, incapaz de ser habitada, um lugar inóspito para pessoas, amores e esperança.?
eu gostei do livro, mas eu achava que era aterrorizante como falavam, mas não senti medo em nenhuma página do livro, o final me decepcionou um pouco.

bobbie 19/11/2022

Não é só um "livro de horror".
Hell House é mais que um livro de horror (que, aliás, só vai "assustar" os mais impressionáveis). Sim, a narrativa é repleta de fenômenos sobrenaturais, com objetos voando para todos os lados, pessoas sofrendo horrores nas mãos de entidade(s) invisível(is) para a mente humana, vozes que falam por intermédio de gravações antigas, enquanto outras, incorpóreas, reverberam dentro das mentes dos protagonistas. Mas o livro é mais do que simplesmente isso: trata-se do eterno embate entre a ciência e a credulidade, a razão e a fé. Cabe a nós, leitores, escolher um lado e decidir se estamos ao lado de Florence ou de Barret, se acreditamos no sobrenatural pura e simplesmente, ou se refutamos tudo com explicações científicas. O livro começa promissor, obtendo sucesso em suscitar experiências quase sensoriais, ao narrar a chegada dos 4 personagens principais à mansão do inferno. Depois ele perde um pouco o fôlego e pode-se dizer que até se arrasta por algumas páginas (mesmo que a ação jamais afrouxe). Mas o final retoma o fôlego. Só acredito que talvez o autor pudesse ter deixado mais em suspenso, em vez de ter "fornecido respostas", mesmo acreditando que cada autor sabe o que é melhor para sua própria criação.

Lucas.Zanco 28/10/2022

Hell House: A Casa do Inferno
Amei a historia, ele não sai do plot central da historia que é a casa mal-assombrada e os personagens que estão lá para estudarem e até mesmo se livrarem do mal que atormenta a casa do inferno, são 4 personagens ao todo Barrett que é um físico e criador de uma maquina capaz de anular energias psíquicas, conceitos científicos para explicar os fenômenos paranormais, sua esposa Edith que opta a participar dos estudos dele sobre a Hell House, e dois médiuns Florence que é uma ex atriz de cinema que descobre possuir poderes mediúnicos então ela opta a deixar a carreira como atriz e se focar unica e exclusivamente a sua parte espiritual e mediúnica para ajudar as pessoas após a morte de seu irmão que a motiva a seguir a carreira de espirita e o quarto personagem é Ben fischer, que foi o primeiro médium a ir com um grupo anterior ao grupo criado pelo sr.Deutch. Fischer fora o único da segunda expedição a sobreviver a influencia maléfica das assombrações de Hell House e é justamente por este motivo pelo qual o sr.Deutch escolhe Fischer como o quarto integrante da nova expedição para a Hell House. Todos os personagens são bem trabalhados, mas apenas dois dos 4 personagens centrais trazem um grande peso em seus passados e são muito bem trabalhados e explorados. As assombrações e as manifestações também são muito bem trabalhadas e descritas ao decorrer da historia, o autor não mede esforços em descrever cenas pesadas com termos pesados mesmo para aquela época e a violência gráfica descritiva das cenas em que as manifestações agem contras os personagens são bem brutais e cruas. Para os amantes de historias de casas mal-assombradas eu recomendo este livro, a leitura é muito dinâmica e deixa o leitor ansioso pelas próximas ações dos personagens como das assombrações, você começa a ler e não quer parar de ler de tão impulsivo que a escrita do autor é, recomendo demais a leitura e um grande Halloween e um Feliz Dia das Bruxas.

Vivi 25/10/2022

Eita atrás de eita!
Simplesmente genial!! Não conseguia desligar da leitura por estar extremamente curiosa pra descobrir qual era o mistério da casa. Alguns acontecimentos são um tanto desconcertantes e fazem muito sentido para criar uma atmosfera profana à casa. Fiquei com uma ligeira ressaca pq a atmosfera é bastante angustiante, mas gostei bastante mesmo assim.

Dio 23/10/2022

Hell house a casa infernal.
Um grupo composto por médiuns e um cientista cético vão a mando de um milionário, fazer experiências na casa mais mal assombrada do mundo, com o intuito de descobrir se existe vida após a morte.
A premissa é extremamente interessante, porém, acho que a história vai perdendo a essência da metade para o final,(Na minha opinião).
Não foi uma leitura empolgante, mas creio que seja por culpa das minhas expectativas, pois sempre ouvia resenhas muito positivas sobre esse livro.

Carol.Camargo 15/10/2022

Esperava algo mais assustador, mas gostei mesmo assim, em algumas cenas percebemos uma certa tensão, mas só isso, acho que esperava mais do final, tudo se resolveu de forma muito fácil.

GioMAS 15/10/2022

A Mansão Belasco engole os desavisados.
Não é aconselhável comparar obras de maneira vulgar, cada livro é único, com propostas diferentes, inseridos, muitas vezes, em contextos tão diversos que fica impossível traçar um paralelo entre eles. Porém, quando você se propõe, assim como eu, a ler por um mês inteiro obras de um mesmo gênero, a comparação, ainda que simplória, é quase inevitável. As referências pairam em nossa mente e, inconscientemente, procuramos em uma narrativa elementos presentes em outra, acumulando sensações literárias e somando experiências ficcionais. A comparação, neste contexto, vem para somar e não para limitar os horizontes do leitor.

Hell House é um livro completo em si mesmo, não há dúvidas, mas apresenta uma proposta que não se confunde com a de outras obras do mesmo gênero. Pitaqueira que sou, sem o domínio linguístico e a bagagem dos críticos genuínos, optei pelo caminho mais simples, qual seja, descrever aquilo que Hell House não é, para, em seguida, respeitadas as minhas limitações de leitora leiga e eventual, tentar expressar tudo aquilo que essa completa e muitíssimo bem elaborada obra é, pautando-me, é claro, nas minhas expectativas iniciais, interpretação geral e contato com obras do mesmo gênero. O pitaco tem essa liberdade poética, não é mesmo?! Não demanda extensa pesquisa (no meu caso, nenhuma rsrs) ou embasamento real, conta apenas com a beleza ingênua do "achismo" bem intencionado, ficando perdoada, desde já, qualquer incongruência.

Pois bem. Hell House não é entretenimento para crianças, não visa atingir o público infantojuvenil ávido por reviravoltas intensas e sustos descomunais, não! É sóbria, linear e com nuances científicos. Isso mesmo, a obra explora conceitos técnicos da parapsicologia, servindo-se, a cada uma de suas passagens, de elementos investigativos dos fenômenos paranormais e psíquicos. Por isso, não espere por uma narrativa como a de "Depois", "IT, a Coisa" ou "Trocas Macabras". Não há elementos de ficção fantástica e não tem aquele tom descontraído ou leve. É um livro pesado, tanto no conteúdo, quanto na abordagem.

Para aqueles que anseiam por terror psicólogico, este também não é o livro mais adequado. Hell House não apresenta dualidade extrema como os clássicos "A volta do parafuso" ou "A assombração da casa da colina", nos quais o aspecto psicológico se sobrepõe ao restante, fazendo com que o leitor questione, a todo momento, a sanidade dos envolvidos. Sem dúvidas, Richard Matheson explora a concepção entre a percepção particular e a realidade, introduzindo aspectos como a distinção entre sexualidade e depravação e os impactos psicológicos da privação dos desejos, mas não há apronfrundamento suficiente para alocar sua obra neste universo do terror embasado na neurose. Cada um dos personagens têm motivações subjetivas que orientam suas ações, mas não alteram efetivamente o fluxo da narrativa.

Os fenômenos paranormais não são tão intensos e assustadores como se vê em "Horror em Amityville". A interação dos personagens com o mal ocorre de forma mais sóbria, até porque, com exceção de Edith, são especialistas habituados com o espectro fantasmagórico que se dispõem a enfrentar.

Não é um livro de demônios. O mal decorre da ação humana, ainda que seja na esfera do não palpável, da energia não encarnada. A atmosfera da Mansão Belasco reflete as perversões humanas, nada mais, o que afasta a obra de clássicos como "O Exorcista", "666 Limiar do Inferno" ou "O bebê de Rosemary".

Por fim, indico a leitura para os amantes de terror, ansiosos por passagens clássicas, narrativa linear, objetiva, porém densa, personagens bem construídos e com forte obstinação, induzidos a questionar a natureza científica dos eventos paranormais.

Sejam bem vindos à Mansão Belasco, onde você pode ser a origem de todo o mal.
eu, eu mesma e os livros 15/10/2022minha estante
Wow!! A resenha ficou top! Bem detalhada! Só me deixou com mais vontade de ler esse livro!

GioMAS 15/10/2022minha estante
Que ótimo!! Acredito que vá gostar, espero estar certa!! ??

Izabella 17/10/2022minha estante
Resenha incrível! Bem feita e estruturada. Dá até vontade de ler para poder conversar sobre a obra

GioMAS 17/10/2022minha estante
Eu fiquei empolgada. Caso queira o livro emprestado, está às ordens.

Ronan 12/10/2022

Foi uma leitura muito divertida, a história te deixa extremamente envolvido, sempre tem algo acontecendo eu fiquei muito curioso com os mistérios da casa e o desfecho da história me agradou bastante.