Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Aline Teodosio @leituras.da.aline 12/10/2022

Um milionário com uma doença terminal contrata um grupo de pessoas para investigar uma velha mansão assombrada, com o intuito de desvendar os mistérios do além e obter respostas para o que lhe aguarda do outro lado da morte. A bordo da expedição está o Dr Barret, que tenta provar a malignidade da casa através da parapsicologia, sua mulher Edith e dois médiuns, Florence e Fischer, este último, único sobrevivente de uma outra expedição na mesma casa.

Logo que o grupo adentra a casa do inferno, o leitor já consegue sentir a atmosfera densa e sombria que envolve aquele lugar impregnado de maldade e perversão. Por falar nisso, à medida que a trama avança, o leitor é cada vez mais jogado para dentro das trevas por meio de cenas brutais e chocantes. Por vezes, senti repulsa e estremeci (e olha que, acostumada como sou com esse gênero, é difícil eu sentir-me impressionada). O final, no entanto, foi um pouco decepcionante. Esperava algo mais impactante.

Mas enfim, temos aqui um verdadeiro clássico das casas assombradas, com muita inspiração no precursor desse estilo, A assombração da casa da colina, da Shirley Jackson, mas com suas peculiaridades: além do terror, uma pitada generosa de ficção científica, muito própria do Matheson.

Depois de conhecer essa obra, tenho certeza que o mestre Stephen King bebeu muuuuito dessa fonte, assim como muitos outros autores foram influenciados por ela.

Para quem gosta desse tipo de leitura, apesar do final um pouco broxante, no geral, fica a dica de uma experiência incrível! Mergulhe sem medo... não, pera... Rsrsrs

Quote:

"O mais desprezível dos males é a corrupção dos inocentes."

"O conhecimento era um vento frio atravessando o seu coração."

Mariana 12/10/2022

Natal ou Halloween?
Terror para o mês das Bruxas, mais séria mais adequado pro Natal.
Quatro pessoas partem para uma casa assombrada depois de uma oferta tentativa.
Cada um tem sua opinião e o objetivo é provar que existe ou não contato com a vida após a morte.
Eu diria que o livro é 60% ficção científica e 40% terror.
Tem suas cenas tenebrosas, mais parte muito da ciência pra explicar os fatos macabros
São páginas e página de uma possível explicação para os fenômenos e uma iniciação a Parapsicologia.
Eu gostei bastante e espera me assustar mais. Pra mim foi bem bom.
Thais Cassol 14/10/2022minha estante
A história se passa no natal?

GioMAS 15/10/2022minha estante
Não se passa no natal. Acho que a referência dela foi em razão da relação com a parapsicólogo que o livro tem. Uma das personagens é apegada à religião, descrita no livro como espiritualista, e há ampla explanação sobre análise técnica dos fenômenos paranormais.

Thais Cassol 16/10/2022minha estante
Ahh entendi!

Mariana 16/10/2022minha estante
Ela começa dia 20 e acaba dia 25 de dezembro

elainegomes 11/10/2022

HELL HOUSE a casa do inferno de Richard Matheson um clássico sobre casas com presenças malignas, que assombram, onde coisas estranhas, diabólicas e profanas acontecem a todo momento.

Cuidado que seus segredos serão revelados e justamente o seu ponto fraco será a sua perdição!

Entrem e sintam-se em casa!!!
GioMAS 15/10/2022minha estante
Gostei da resenha e adorei o perfil ??.

elainegomes 15/10/2022minha estante
Seja bem vinda Gio ?

Louise 10/10/2022

Livro sem defeitos, favoritasso do ano.
Cheiro de detalhes fascinante nem parece que é tão antigo. Muito imersivo, fiquei angustiada com a história.

Fernando 03/10/2022

A Casa do Inferno é um "inferninho"
Hell House teve uma adaptação para o cinema, não muito tempo após a publicação do livro, com o autor, Richard Matheson, assinando o roteiro. Porém, depois de ler o livro, a história do filme passa a ser rasa e tímida, porque Matheson, na construção do roteiro, preferiu não se aprofundar nas relações entre os personagens, além de suprimir detalhes da trama que tornariam o filme bastante polêmico e escandaloso - principalmente quanto a temáticas sexuais nada discretas. Esses pontos, aliás, acrescentam uma tensão à trama que é fundamental para tirar a tranquilidade do leitor, um incômodo que poucas obras do gênero conseguem causar. Para os leitores interessados em subtramas, Hell House pode ser lido como uma crítica, nem um pouco disfarçada e bastante direta, contra pseudo-ciências que, em sua essência, agem de forma tão estranha e infundada quanto aquilo que dizem combater.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 12/10/2022minha estante
Bem que podiam fazer uma nova adaptação, não é?

Ótima descrição.

Fernando 15/10/2022minha estante
Aline, sim, bem poderia ter uma nova adaptação, mas duvido que tenha o clima do filme original. Fora que o sensacionalismo iria correr solto. GioMAS, obrigado!!!

Gleiciane.Aline 27/09/2022

Hell house
O livro é bom, mas não está nem perto de ser uma das minhas melhores leituras do ano. A história é bem construído, os personagens muito interessantes, porém achei a narrativa um tanto arrastada e me incomodou muito o fato do cientista se achar o dono da verdade e não levar em consideração o lado da médium. Acredito que seria muito mais interessante se tivéssemos uma parceria dos personagens e suas crenças. O plot deu um climinha para o fim, porém achei a "derrota" mal elaborada e fiquei tipo "ãhn, é só isso". Enfim, é um livro que eu gostei, com ressalvas.

Alexia180 27/09/2022

Você acredita que espaços guardam memórias??
"Convocados por um milionário que, à beira da morte, quer respostas sobre o que o espera no além, quatro membros de uma equipe investigativa rumam para a diabólica mansão, dispostos a desvendar seus mistérios e derrotar, de uma vez por todas, as presenças malignas que assombram o local. No entanto, como descobrem da maneira mais chocante possível, é preciso mais do que coragem para encarar um mal tão antigo e potente."

Um livro chocante e aterrorizante. Tem algumas cenas um pouco gráficas e todos os gatilhos que puder imaginar.

Eu amei o livro, fazia tempo que uma história não me pegava de jeito, e essa sem dúvida nenhuma conseguiu me conquistar.

Eu achei que as cenas de violência com as personagens femininas podia ter sido melhor trabalhada, explicando a misoginia do personagem por traz delas, mas é um livro dos anos 70 então eu até posso entender o autor não explicar melhor, mas sem dúvida nenhuma cabe um bom debate aí.

É um livro perfeito para leitura coletiva e clubes de livros.

Manu 27/09/2022

Esperava bem mais
Por ser um clássico do horror, esperava muito mais, não tive medo em nenhum capítulo do livro, e fiquei meio decepcionada com o final

lbronski 15/09/2022

Bom, com ressalvas
A história em si é muito interessante, o clima do livro é construído de uma forma muito boa, a mistura com o científico também trouxe diferencial ao livro. Mas, o final deixou a desejar :(

Grace santana 31/08/2022

Não amei
O livro não é ruim, acontece muita coisa na história e talvez por isso não amei. Gosto muito quando o livro deixa o leitor na dúvida se as personagens estão enlouquecendo ou tem algo sobrenatural. Esse vc não tem praticamente dúvidas. E o final achei anticlímatico

Sávia 31/08/2022

O caminho bom apaga o final ruim ??
Escrita extremamente gráfica, ambientação impecável, fluidez na narrativa, simplesmente não dá vontade de largar, personagens bem construídos, é fácil de se convencer em ambos os lados. No momento da leitura eu só fiquei imaginando em como seria perfeito se os responsáveis pela Maldição da Residência Hill pegassem esse livro e o adaptasse. É a história de casa mal assombrada RAIZ! Ou seja, o caminho foi bom demaaaais! Pena que o final decepcionou um pouco, a forma como o mal foi derrotado. Mas valeu super a experiência!

Loma 22/08/2022

Fui esperando ser uma puta leitura e sai decepcionada. Particularmente, me deu uma ressaca literária daquelas kkkkkkk não aguentava mais ler e só queria acabar logo, achei a leitura meio arrastada, mas talvez eu tenha ido com muita expectativa, esperando um terror tenebroso.

Everton.Paulo 07/08/2022

Boa história
Um romance de terror que não enrola. Na história um grupo de cientistas e médiuns são convidados a passar um tempo numa casa assombrada. E desde o começo há todas as situações de terror clássico de casas possuídas. Com visões religiosas, cientificas e mediúnicas para explicar tais acontecimentos. No geral, uma boa história e um final seguro.

heidy6 05/08/2022

O livro poderia facilmente ter terminado no meio, até metade do livro estava tudo ótimo, a história tava muito boa, até começarem a forçar sexualização em praticamente TODO CAPITULO, e apenas nas personagens femininas. Além de ter ficado repetitivo e eu ter pegado um certo ranço do Barret. Mas é isso, se vc não se importar em ter que ler toda hora sobre uma mulher sendo extremamente sexualizada, vale a pena ler o livro.