Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Déia Madden 30/12/2021

Mto bom
Amei a história, a leitura correu rápida. Achei a trama envolvente. Gostei do final e dos detalhes.

Fernando 03/10/2022

A Casa do Inferno é um "inferninho"
Hell House teve uma adaptação para o cinema, não muito tempo após a publicação do livro, com o autor, Richard Matheson, assinando o roteiro. Porém, depois de ler o livro, a história do filme passa a ser rasa e tímida, porque Matheson, na construção do roteiro, preferiu não se aprofundar nas relações entre os personagens, além de suprimir detalhes da trama que tornariam o filme bastante polêmico e escandaloso - principalmente quanto a temáticas sexuais nada discretas. Esses pontos, aliás, acrescentam uma tensão à trama que é fundamental para tirar a tranquilidade do leitor, um incômodo que poucas obras do gênero conseguem causar. Para os leitores interessados em subtramas, Hell House pode ser lido como uma crítica, nem um pouco disfarçada e bastante direta, contra pseudo-ciências que, em sua essência, agem de forma tão estranha e infundada quanto aquilo que dizem combater.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 12/10/2022minha estante
Bem que podiam fazer uma nova adaptação, não é?

GioMAS 15/10/2022minha estante
Ótima descrição.

Fernando 15/10/2022minha estante
Aline, sim, bem poderia ter uma nova adaptação, mas duvido que tenha o clima do filme original. Fora que o sensacionalismo iria correr solto. GioMAS, obrigado!!!

Cacau 05/03/2022

Adorei a dinâmica do livro, as dúvidas e o desenrolar final. Me surpreendeu e teve uma boa conclusão. Personagens interessantes.

Loma 22/08/2022

Fui esperando ser uma puta leitura e sai decepcionada. Particularmente, me deu uma ressaca literária daquelas kkkkkkk não aguentava mais ler e só queria acabar logo, achei a leitura meio arrastada, mas talvez eu tenha ido com muita expectativa, esperando um terror tenebroso.

MelQuezado 13/02/2022

Que livro foi esse? Arrepiei em várias partes, não conseguia parar de ler. Muito sinistro. E mais uma vez Darkside entrega uma versão primorosa da história. Para os amantes de terror e fenômenos paranormais, vale super a pena.

Anica 16/11/2010

Hell House (Richard Matheson)
Publicado em 1971 e sendo relançado agora no Brasil pela Editora Novo Século, Hell House foi escrito por Richard Matheson, o mesmo autor de Eu sou a lenda. E assim como Eu sou a lenda já ganhou versões para o cinema, eu só vi uma, mas bem, já nem lembro mais a razão, mas sei que não curti A Casa da Noite Eterna (1973), dei três estrelinhas só. Então não tinha lá muitas expectativas sobre o livro, apesar de várias pessoas estarem lendo e elogiando.

E o bom de não ter expectativas é que é possível se surpreender. Gostei muito do livro e colocaria fácil em uma lista de melhores histórias de fantasma que já li. Não só pelo fator assustador da história, mas pelo modo como Matheson desenvolve a narrativa, que foi muito bem sacado. Um grupo com quatro pessoas vai investigar uma mansão assombrada: um físico, a esposa dele, uma médium e um rapaz que conseguiu escapar da mansão anos antes.

Eles precisam passar uma semana na casa para provar para um ricaço se existe ou não vida após a morte. Obviamente, cada um deles têm uma visão bem formada sobre o que vão buscar na Mansão Belasco, portanto logo que entram já tendem a receber os fenômenos de acordo com suas ideias. Por exemplo, Dr. Barrett (o físico) não nega que cadeiras de balanço estão se mexendo sozinhas – ele só tem sua própria explicação científica para tal.

É o tipo de coisa que rende momentos bem assustadores (e marcantes), especialmente quando vamos nos aproximando mais do final do livro e o que é melhor, deixa a pergunta sobre se são fantasmas mesmo ou não em suspenso para o leitor. Porque o foco da narrativa vai variando entre os quatro, fazendo com que os fenômenos sejam vistos com a interpretação deles para os eventos. Foi realmente uma saída muito bem sacada para a questão da assombração.

E além disso, é claro, tem a questão de ser uma ótima história de horror. Algumas passagens são bem fortes, e a casa em si parece tornar-se uma personagem, no melhor estilo A Queda da Casa de Usher de Allan Poe. Aliás, tem uma referência ao Poe na história, então não acho que seja muito absurdo dizer que Matheson bebeu na fonte do terror de Poe para escrever a história, fazendo da loucura e o descontrole uma das maiores causas do medo.

Johanna.Rodrigues 20/11/2022

?era uma casa sem bondade, incapaz de ser habitada, um lugar inóspito para pessoas, amores e esperança.?
eu gostei do livro, mas eu achava que era aterrorizante como falavam, mas não senti medo em nenhuma página do livro, o final me decepcionou um pouco.

Andrea 26/02/2022

Um clássico das casas mal assombradas
O único defeito que encontrei nesse livro foi a demora em acontecer fatos assustadores, apesar do livro todo ser narrado em 7 dias. História clássicae sombria. Gostei muito.

Dri 21/12/2022

Terror ou uma paródia?
Tem sequências de cenas tão risíveis aqui que me lembrou até Todo Mundo em Pânico 2 (só que ruim porque o Richard Matheson se leva a sério demais, muito pretencioso).

O final é ridículo, parece que tudo foi resolvido com um "bobo, feio, cara de mamão" e pronto. Cadê a tensão, o suspense, o terror, o esforço pra construir algo bom?

O livro é muito repetitivo, inclusive os ciclos de violência que se perpetuam por causa da burrice e egoísmo dos personagens. Fora que, no 🤬 #$%!& mulo do ridículo, o fantasma que assombra a mansão é misógino????? Que desgosto! Ele é abusivo e tarado, passei muita raiva, poucas vezes li algo tão patético.

Por que escritores (principalmente homens) insistem em usar violência no terror como punição para mulheres? Principalmente violência sexual. Esse livro não é recente, mas também não é tão antigo assim.

O livro tem sim bons elementos, mas do que adianta se são mal trabalhados? Infelizmente faltou qualidade na hora de contar uma boa história de terror, não senti medo, nem apreensão, nem angústia, nem desconforto, só vontade de rir (às vezes de nervoso) e raiva por ser uma história tão equivocada.
RicellaDT 28/06/2023minha estante
Na verdade, Todo Mundo em Pânico 2 tem umas cenas que são paródia do filme baseado nesse livro mesmo. Acho que é por isso que você fez essa associação hehehe. No mais, concordo com tudo o que você falou. Dei graças a Deus quando o livro acabou ? Pior que eu tinha tantas expectativas.

Dri 28/06/2023minha estante
Tá explicado, não é coincidência. Mas a paródia ficou melhor haha.

Grace santana 31/08/2022

Não amei
O livro não é ruim, acontece muita coisa na história e talvez por isso não amei. Gosto muito quando o livro deixa o leitor na dúvida se as personagens estão enlouquecendo ou tem algo sobrenatural. Esse vc não tem praticamente dúvidas. E o final achei anticlímatico

Heidi Gisele Borges 20/11/2011

Contratado para estudar os fenômenos sobrenaturais que ocorriam na Mansão Belasco – também conhecida como Casa Infernal –, tida como o pico das casas mal-assombradas, o Dr. Barret leva uma pequena equipe, esta contava com uma médium; o único sobrevivente de uma das outras duas tentativas fracassadas de desvendar o que ocorria lá; além da Sra. Barret que insistira em acompanhar o marido.

Na casa o grupo encontra desafios que só quem possui uma mente forte é capaz de sair sem muitos traumas – isso se conseguir sair vivo.

“Aquela rara vis viva do eu, aquela força magnética, aquele prazer secreto e vitorioso da mente: influência. Palavras de Emeric Belasco”.

Este livro foi escolhido depois de ler as palavras de Stephen King a favor do volume:

“Hell House é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizantes que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície”.

A história lembra a ideia do romance de Shirley Jackson, A Assombração na Casa da Colina, em que um grupo também vai a uma casa estudar fenômenos para normais. O título original da obra de Matheson é Hell House, a de Jackson é Hill House.

Indico para quem busca um romance de suspense.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Larissa 22/05/2022

Um livro de terror que dá medo
Adentrei nessa história meio cética, mas me surpreendi.
É um livro rápido, fluido, que te prende e faz com que você se importe com os personagens e se preocupe com eles.
Eu amei o desenrolar e o sentimento ao fim, mesmo que não tenha amado o final

Meus Anos Em Livros 02/02/2022

Pra quem gosta de histórias de casas mal-assombradas...
Um prato cheio! A sinopse do livro já começou por me deixar instigada. Acredito que essa é uma das primeiras histórias de casa mal-assombrada que leio. E foi muito bom de acompanhar! A escrita do Richard Matheson é excelente (amo o Eu Sou A Lenda) e envolvente. Nesse livro em especial, eu me senti caminhando dentro da casa com os personagens, como se tudo lá dentro acontecesse de forma bem lenta e como se não fosse sair de lá nunca! Adorei essa imersão! Parecia um filme. Recomendo demais!!

Mario Carneiro 24/11/2009

Para um fanático pelo horror, as palavras "Richard Matheson" e "A Casa Infernal" na capa de um livro equivalem às palavras "Whisky vinte anos" e "Grátis" na frente de um bar para um alcoólatra. Somos obrigados a parar tudo que estamos fazendo para descobrir imediatamente o que aquilo significa. "Quando a esmola é demais, o santo desconfia", então precisamos ter certeza se estamos vendo algo real ou não.

Felizmente é real. O clássico livro Hell House finalmente foi lançado no Brasil (pela editora Novo Século). Lançado nos EUA em 1971 (demorou só um pouquinho pra chegar aqui, como sempre), a obra conta a história da terceira excursão até a Mansão Belasco, a Casa Infernal. Considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, a mansão já foi palco de cenas dantescas de horror. Duas excursões anteriores tentaram desvendar os mistérios da casa, mas terminaram mal. Muito mal. Percebendo que sua vida está chegando ao fim, o milionário Rudolph (não é a rena de nariz vermelho) Deutsch contrata uma equipa para responder a pergunta que tortura sua mente: existe vida após a morte? Para responder tão simples questão, o velho manda quatro pessoas para passarem uma semana na Mansão Belasco, sob a promessa do pagamento de 100 mil dólares no final do experimento. Os coitad... digo, felizardos a aceitarem a missão são:

Dr. Lionel Barrel, especialista em parapsicologia. Cético e respeitável, o sujeito acredita que todos os fenômenos sobrenaturais possuem explicações lógicas e científicas (um padre Quevedo das antigas, por assim dizer); a proposta do velho Deutch é a grande chance de sua vida, pois poderá não só adquirir tranquilidade financeira, como também provar de vez por todas suas teorias.

Edith Barrel, a esposa do doutor. Frágil e não muito corajosa, a mulher preocupa-se imensamente com a saúde do marido, manco por causa da poliomielite. Sexualmente reprimida, Edith é a personagem que não entende (e por isso, teme) os fenômenos que irá presenciar. Portanto, ela representa os olhos do leitor dentro da casa infernal.

Florence Tanner, médium e ex-atriz. A bela mulher faz consultas mediúnicas e também vê como uma bela oportunidade a proposta do milionário. Recatada e crédula, Florence entra na mansão totalmente receptiva aos fenômenos ali presentes, acreditando desde o início que a casa está assombrada por espíritos. Essa atitude pode se revelar temerária, pois a deixará mais suscetível à influência nefasta do casarão.

Benjamin Fischer: considerado um dos maiores médiuns que já existiu, Fischer foi o único sobrevivente da excursão anterior à Mansão Belasco, de onde escapou por pouco. Agora uma mera sombra do que já foi, o médium aceita voltar à casa infernal pelo dinheiro envolvido, e também porque fechou sua mente para as forças psíquicas. Sua idéia é entrar na casa, morgar uma semana e depois embolsar a grana. No entanto, seu envolvimento com os outros personagens fará com que reveja suas atitudes.

Sim, a trama não parece muito diferente de outras histórias de casas mal-assombradas, como o clássico A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson (aguardem resenha futura). No entanto, estamos falando de um livro de Richard Matheson aqui. O grande Richard Matheson que escreveu a melhor história de vampiros de todos os tempos, chamada Eu sou a Lenda (estou falando do livro, não daquele filme porcaria que estragou tudo), além de episódios clássicos dos seriados Além da Imaginação e Star Trek. O cara escreve bem, e sua narrativa tem um ritmo perfeito: nem muito enrolado, nem muito rápido, a trama se desenrola com fluidez, revelando aos poucos os mistérios do casarão.

E que casarão! Ao contrário de outras casas do gênero, onde vemos no máximo uns vultos pelos cantos e ouvimos barulhos esquisitos, a Mansão Belasco tem a sutileza de um Cthulhu jantando com uma família de italianos. É arrepiante o momento que Edith pega um relatório sobre a casa e começa a ler os inúmeros fenômenos já observados ali dentro ("Adivinhação; alongamentos; aparições; automatismo motor; automatismo sensorial; autoscopia; batidas; bilocação..." e por aí vai). A casa não se contenta em apenas assustar ou influenciar. Se não forem tomadas as precauções necessárias, a casa mata. De fato, é a mansão mais violenta que já vi na literatura, mas não de uma forma apelativa ou exagerada, do tipo que lemos e pensamos "ah, tá". A Mansão Belasco convence. Vejam só o que Stephen King falou sobre o livro certa vez (palavras convenientemente colocadas na contra-capa, é claro):

"Hell House é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície".

Sim, meus caros, o livro assusta. Particularmente, acho que não assusta tanto quanto A Assombração da Casa da Colina, O Iluminado ou Horror em Amithiville (livro que Stephen King odeia), mas causa calafrios em diversas passagens, além de deixar uma sensação incômoda, que perdura.

A relação entre os personagens é bastante interessante e dinâmica, com discussões entre o Dr. Barrel e Florence Tanner, pelas diferenças filosóficas de ambos. As teorias do cientista já parecem datadas a essa altura, mas continuam coerentes e interessantes. Outras questões são levantadas durante a história, inclusive com manifestações e influências eróticas causadas pela casa, que teve um passado de devassidão e loucura.

O único ponto fraco é o desfecho, que me pareceu um tanto insatisfatório. Não é um final ruim, mas é algo que, na minha opinião, ficou aquém do restante do livro. Mas isso é meramente pessoal, e acho que a maioria das pessoas irá gostar. Que diabos, o final podia mostrar todos os personagens fazendo a dança do quadrado com os fantasmas, que isso não tiraria o brilho desse excelente romance de horror (tá bom, tá bom, eu exagerei. Mas vocês entenderam o que eu quis dizer).

Enfim, Hell House não é uma obra-prima como os livros citados acima, mas é uma excelente entretenimento.

Boa leitura!

Obs. Para outras resenhas de livros de terror, acesse meu blog bibliotecamalassombrada.blogspot.com
Neto 18/11/2012minha estante
Sensacional, faz tempo que li.
Mesmo assim sou fã do filme e mais fã ainda do livro.

Chay3 21/11/2014minha estante
Fiquei com a mesma sensação ao final da leitura, depois de tuuuudo aquilo, a impressão que fica é que o final poderia ter sido mais impactante.