Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Rodrigo1185 04/02/2023

Meu favorito do gênero
Já havia lido esse livro há tempos. Peguei pra ler novamente e posso dizer que fiquei tão impressionado quanto a primeira vez que li.

É um livro bem estruturado, linguagem fluida e personagens bem construídos. Richard Matheson consegue passar muito bem o sentimento de tensão na sua escrita e mescla muito bem o sobrenatural com a ciência.

Como amante de terror e suspense, posso dizer com certeza que é meu livro favorito até o momento, com ótimas cenas pra quem gosta do gênero. Recomendadíssimo!

Louise 10/10/2022

Livro sem defeitos, favoritasso do ano.
Cheiro de detalhes fascinante nem parece que é tão antigo. Muito imersivo, fiquei angustiada com a história.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 12/10/2022

Um milionário com uma doença terminal contrata um grupo de pessoas para investigar uma velha mansão assombrada, com o intuito de desvendar os mistérios do além e obter respostas para o que lhe aguarda do outro lado da morte. A bordo da expedição está o Dr Barret, que tenta provar a malignidade da casa através da parapsicologia, sua mulher Edith e dois médiuns, Florence e Fischer, este último, único sobrevivente de uma outra expedição na mesma casa.

Logo que o grupo adentra a casa do inferno, o leitor já consegue sentir a atmosfera densa e sombria que envolve aquele lugar impregnado de maldade e perversão. Por falar nisso, à medida que a trama avança, o leitor é cada vez mais jogado para dentro das trevas por meio de cenas brutais e chocantes. Por vezes, senti repulsa e estremeci (e olha que, acostumada como sou com esse gênero, é difícil eu sentir-me impressionada). O final, no entanto, foi um pouco decepcionante. Esperava algo mais impactante.

Mas enfim, temos aqui um verdadeiro clássico das casas assombradas, com muita inspiração no precursor desse estilo, A assombração da casa da colina, da Shirley Jackson, mas com suas peculiaridades: além do terror, uma pitada generosa de ficção científica, muito própria do Matheson.

Depois de conhecer essa obra, tenho certeza que o mestre Stephen King bebeu muuuuito dessa fonte, assim como muitos outros autores foram influenciados por ela.

Para quem gosta desse tipo de leitura, apesar do final um pouco broxante, no geral, fica a dica de uma experiência incrível! Mergulhe sem medo... não, pera... Rsrsrs

Quote:

"O mais desprezível dos males é a corrupção dos inocentes."

"O conhecimento era um vento frio atravessando o seu coração."

Dougmage 22/12/2022

A física explica ?
Esse livro caiu dos céus como parte de um presente de natal...
Confesso que nunca ouvi falar a respeito da obra e também não fazia a menor ideia de quem fosse o autor! As obras de terror nas quais havia lido se resumiam em King, Poe, Lovecraft...

E MEU! OBRIGADO POR ESSE PRESENTE DESCONHECIDO!
?QUE LIVRO MEUS AMIGOS ?
Devorei em apenas 3 dias ?

°Tem pontos fracos? Com certeza!
°Dependendo da ocasião você se perde com todo o contexto? COM CERTEZA!
Foram incontáveis vezes que eu estava lendo e parecia que estava lendo "errado" pois os eventos pareciam ser tão caóticos e
surreais que você se pegava com uma ENORME interrogação!
" Pera... ela está dançando valsa em um salão ou ela está do lado externo da casa na beira de um lago pantanoso ? Pera... agora ela está deitada em seu quarto? É a mesma pessoa? Ou mudaram a linha de personagens e eu não percebi??? Melhor eu voltar algumas páginas e ler de novo."

?Hell House nada mais é que um CLICHÊ muuuuuuito bem construído na qual conta a história de uma "casa assombrada."
Tem tudo que leitores de terror já estão familiarizados. ?Cadeira que se mexe sozinha, Portas que se abrem, sons de passos, Possessões, Sangue, Frenesi, Alucinações (ou talvez não sejam alucinações), Pessoas enlouquecendo e etc... ?

?O livro conseguiu me prender do início ao fim! A História elaborada ao redor da casa eu achei FANTÁSTICO!
É um conto de terror porém com um suspense PESADO e com uma pitada de conteúdo ??Erótico??( na qual faz parte de todo o contexto da história envolvendo a casa e os eventos que já aconteceram nela há alguns anos atrás.)

Não irei detalhar tanto pois cada evento cria aquela pulga atrás da orelha... você começa a achar que é algo... depois vê que não é... depois voltar a crer que é!

?Sobre o final... com certeza é um final que irá dividir opiniões!
Eu em particular dividi o final em 2 partes.
Primeira parte RUIM pois achei bem "Mé" o desfecho de um "negócio" na qual não posso falar o que é ( MAS QUEM JÁ LEU OU ASSISTIU IT A COISA VAI ENTENDER DO QUE ESTOU FALANDO ?)
Mas ao mesmo tempo, logo após essa parte na qual classifiquei como " ruim ", vem algumas descobertas que me CHOCARAM! Fazendo com que eu aceitasse o final como um todo!

RECOMENDO COM FORÇA GALERA!
s4 22/12/2022minha estante
eita que essa resenha tá absurda de boa ?

Dougmage 22/12/2022minha estante
aaaaa obrigado Sil ????

bellahotlibrary 22/12/2022minha estante
O tipo de resenha que o povo gosta

Snowxmann 25/01/2024

Essa orgia virou um enterro
Orgia, canibalismo, assassinato, tudo que uma casa precisa para render umas boas assombrações e apavorar todo mundo que passa por ali.
Dois médiuns, um cientista, uma esposa assustada e uma máquina espanta fantasma podem ser a solução para a casa do inferno ?
Um livro clássico de terror, de gelar a espinha e olhar por cima do ombro, fácil de ler, divertido e assustador.

Mas tudo isso aí seria resolvido em 20 minutinhos com sal grosso, umas irmãs de coque, uma erva para bater nas paredes, não tem demônio que se aguente.
Assombração não se cria no Brasil.

Thaise @realidadeliteral 11/02/2022

Você sobreviveria à Casa do Inferno?
Antes de falar desse livro preciso confessar uma coisa para vocês: durante anos eu não consumi nada - nem filme, nem série, nem livros - de terror, porque sempre fui muito impressionável, de ter medo de ir tomar água no escuro de madrugada. Maass, quando decidi me aventurar fora da minha zona de conforto literária o terror começou a me dar um tchauzinho lá de longe, me chamando, falando "lembra quando você era adolescente e amava passar medo com histórias de fantasmas, demônios e afins?" Então decidi me aventurar de novo por esse mundo e me apaixonei pela sensação de apreensão que eles causam.

A é aí que chegamos na leitura de Hell House, uma clássica história de casa mal assombrada que me tirou o fôlego e me fez olhar desconfiada por trás do ombro por diversas vezes, e eu AMEI ISSO!

No livro, escrito por Richard Matheson - Mesmo autor de "Eu sou a Lenda" - temos um velho milionário que, com o pé na cova, decide contratar um grupo bem distinto de pessoas para lhe provarem se existe ou não vida após a morte. Como? Ele manda, para a cada mais mal assombrada já conhecida - A Casa do Inferno - um parapsicólogo totalmente cético, uma ex atriz médium e o único sobrevivente da cada até então. Duas outras incursões desse tipo já haviam sido feitas à casa e o resultado foi morte e enlouquecimento de todos os profissionais que adentraram à Mansão Belasco.

Tudo pra dar certo né gente? E é claro que como previsto, coisas assustadoras começam a acontecer com essas pessoas, enquanto elas, cada uma a seu modo, tentam entender o mal que assombra a casa e uma maneira de vencê-lo. Enquanto isso o leitor fica preso à teia de acontecimentos que permeia entre passado e presente tentando, junto com os personagens entender a origem de tanto mal. E passando medo, né gente, óbvio!

A escrita do Matheson é viciantes, o enredo é muito bom, e te prende do início ao fim, tanto que euzinha perdi madrugadas, mesmo com cag*ço, lendo porque não conseguia parar.
A questão erótica do livro, não foi um problema pra mim, tendo em vista que fez todo sentido com a história proposta, de um anfitrião luxurioso que levou seus hóspedes à níveis destrutivos de prazer e loucura, e coube perfeitamente na narrativa, como em várias outras histórias clássicas de terror que temos por aí.

Hell House já se tornou meu livro favorito de casa mal assombrada, e agora quero ler todos os outros da Coleção #Darkhouse da Caveira, será que vêm mais noites insônes por aí?

Jessica Becker 12/02/2022

Motivos para ler (ou não) "Hell House"
1. CLÁSSICO DO TERROR
Originalmente publicado em 1971, a obra é considerada um clássico das histórias de casas mal-assombradas. Ela tem referências claras à "Assombração da Casa da Colina" de Shirley Jackson e, junto com ela, inspirou vários materiais do tema que circulam hoje no mercado editorial, audiovisual e no mundo dos games.

2. CLICHÊ BOM
Casa mal-assombrada é meu clichê do gênero de terror favorito. Já consumi tanto material do tema que é extremamente difícil encontrar algo inovador.  Com "Hell House" não foi diferente. A premissa parece com qualquer outra história a que já tenha lido, assistido ou jogado: um grupo de pessoas que por um motivo X vão passar algum tempo numa casa sobre a qual há relatos de atividade paranormal. O que muda aqui é a história da mansão e a quantidade de cenas assustadoras.

3. EVENTOS SOBRENATURAIS
Para quem procura uma história com cenas de arrepiar, "Hell House" é um prato cheio. Desde o momento em que os personagens cruzam a porta de entrada até as últimas páginas a obra conta com as mais variadas manifestações sobrenaturais. Desde a ambientação, que por si só já passa a sensação de insegurança, até presenças hostis, objetos arremessados, e muito mais. E são muitas cenas!

4. CIÊNCIA X PARANORMAL
Outro ponto interessante da trama é o embate entre ciência e sobrenatural. Um dos membros do grupo é um cientista que a todo momento tenta explicar os fenômenos por meio de teorias científicas. Enquanto isso, a médium do grupo os atribui a fantasmas e espíritos. Podemos ver suas discussões em mais de uma ocasião e fiquei curiosa sobre algumas das teorias, principalmente a da energia residual.

5. EDIÇÃO
Depois de vários anos sem ser publicada no Brasil, a obra ganhou uma edição nova pela Darkside. Apesar de ter encontrado alguns erros de revisão, a edição está bem caprichada com uma introdução explicando o porquê casas mal-assombradas podem ser tão assustadoras. Além disso, ao final tem conteúdo extra sobre parapsicologia.

Vinicios0 29/01/2023

Terror de Primeira
Ao iniciar o livro esperamos algo grande com a ideia de 4 pessoas indo a uma casa com nome de Casa do Inferno. Queremos muita possessão, muitos estigmas, loucura, intrigas e susto. Esta obra perfeita do terror entrega isso tudo, além de um final fantasmagórico surpreende. Devorei o livro de tão maravilhosa que é a escrita deste autor.
A única coisa ruim foi que escolhi para ler a versão que a Darkside traduziu, está cheia de erros de revisão... Recomendo ler a versão de outra editora.

Alessandro232 15/12/2022

Uma clássico sobre o tema da casa mal assombrada
"Hell House" é um considerado um dos melhores livros de Richard Matheson e tornou-se um filme de sucesso nos anos setenta. Tanto a obra original como sua adaptação cinematográfica são considerados clássicos na maneira como revistam o tema da casa mal assombrada.
A trama de "Hell House" lembra muito a de outro clássico com a mesma temática: "A assombração na casa da colina" de Shirley Jackson. No entanto, apesar do mesmo ponto de partida, as obras tem desdobramentos diferentes. Enquanto, o livro de Jackson envereda para o insólito, o terror psicológico, a obra de Matheson enfatiza o horror sobrenatural.
É como se Matheson não tivesse gostado do desenvolvimento de "A casa..." e resolve fazer sua própria versão de "A casa..." A trama do livro de Matheson começa com a reunião de um grupo de pessoas, entre eles um professor de parapsicologia, sua esposa, e dois sensitivos na mansão Belasco, uma antiga mansão com fama de mal assombrada. No passado, nesse lugar ocorreram acontecimentos assustadores que tiveram trágicas consequências. Dentro desse grupo, um dos sensitivos sobreviveu as mais violentas manifestações sobrenaturais da mansão Belasco e voltou lá, com o propósito de "exorciza-las".
Um aspecto chama muito a atenção no livro. Esse grupo tem a intenção de investigar o que acontece lá usando uma combinação de Ciência (equipamentos eletrônicos) com habilidades paranormais demonstradas pelos sensitivos. Dessa forma, busca-se por meio desses meios dessa investigação explicar de forma racional esses fenômenos extraordinários, tais como intensas batidas de porta durante à noite ou aparições fantasmagóricas.
Assim como outras obras , a mansão Belasco revela-se um cenário de medo, que gradativamente causa perturbações mentais em seus hóspedes, a exemplo da sensível Florence. Matheson é muito bom para criar atmosferas de terror que, posteriormente dão ensejo a cenas gráficas de horror. Além disso, alguns aspectos são mais sugeridos do que mostrados, embora, essa sugestão também faça referência a eventos aterrorizantes.
Também vale destacar o desfecho do livro que se dá de modo inesperado e surpreendente.
"Hell House" tem todos os elementos para agradar os apreciadores do horror clássico: uma narrativa interessante e envolvente, uma atmosfera gótica carregada de tensão e mistério e uma reviravolta perto do final que soluciona os sinistros mistérios envolvendo a mansão Belasco. Sem dúvidas, é uma das obras que faz uma interessante revisão do tema da casa mal assombrada, que devido a sua detalhada descrição, aparece no livro como se fosse uma entidade viva que afeta a mente de seus moradores- um aspecto que também compartilha com "A casa..." de Jackson.
Sobre a edição: essa é com certeza uma das mais bonitas da Darkside. Tem capa dura com verniz. Também tem uma introdução sobre o tema da casal mal assombrada que complementa a leitura do livro de Matheson.

Vitorcfab 29/12/2021

Hell House
Um grupo de médiuns e investigadores paranormais são contratados para passar alguns dias na famosa "Casa Do Inferno", na tentativa de descobrir os mistérios do lugar e validar se é realmente assombrado.

Apesar das 3 estrelas, gostei muito mais do que vai parecer.

Esse livro é, em geral, uma ótima diversão escapista para quem quer ler uma simples história de casa assombrada, com várias cenas de terror, alguns mistérios e personagens divertidos.

No aspecto diversão, acredito que o livro foi muito bem sucedido, pois me senti envolvido e devorei as páginas muito rapidamente. Porém, acredito que "simples" é a palavra que mais define esse livro.

Mas não considero simples apenas quando comparo à outros livros similares. Acredito que seja simples dentro de sua própria proposta, apostando sempre nos rumos mais óbvios e desenvolvendo todos os aspectos de forma básica, sem nunca atingir o grande potencial que tinha.

Vou tentar explicar melhor...

A começar pela escrita. Acredito que isso seja algo extremamente pessoal, mas eu particularmente gosto de livros mais descritivos, que constroem em detalhes o cenário e os sentimentos dos personagens, pois isso faz com que minha conexão seja mais forte, ajudando a me imaginar em tais situações. Porém, nesse livro, achei a escrita corrida, sem tanta profundidade, descrevendo tudo de forma crua e breve. Sei que isso pode agradar algumas pessoas, mas para mim, fez parecer um desperdício de potencial, visto qu o autor cria cenas de terror muito boas.

Gostei muito dos personagens, de como são diferentes uns dos outros, as interações divertidas entre eles, a forma como se tornam mais e mais amigos ao longo da história e o fato de cada um deles ter pelo menos um drama individual, que guia suas ações.

Porém, mesmo que eu não os considere necessariamente unidimensionais, achei que ficaram muito presos à um drama ou aspecto único. Gostaria que mais camadas fossem exploradas, com mais detalhes de seus pontos de vista, coisas que seriam melhor desenvolvidas em uma escrita mais detalhista. Seus desenvolvimentos também são extremamente básicos e previsíveis, não senti real impacto ou surpresa por nada que aconteceu. Deixar os personagens mais complexos poderia compensar a simplicidade da história principal.

Achei o desenvolvimento da história principal também igualmente básico. Ainda que mescle algumas ideias interessantes, me pareceu que nunca atingiram seus verdadeiros potenciais.

Gosto de como a casa se alimenta do humor dos personagens, canalizando sentimentos como raiva, medo e ódio, utilizando isso contra eles, colocando os personagens uns contra os outros. A repetição disso vai causando exaustão psicológica, o que me pareceu outro aspecto interessantíssimo. Porém, foi também outro aspecto que me pareceu mal aproveitado.

Também temos a possibilidade de interpretar vários dos eventos sobrenaturais como loucura, principalmente pelo histórico e contexto psicológico de alguns personagens, como Edith. Gostei da forma como isso foi tratado, não de forma explícita, apenas deixando aberto para essa interpretação.

Na minha cabeça, o autor poderia fazer muitas coisas com essas idéias, transformar o livro em um terror mais psicológico, acrescentando um desenvolvimento complexo de personagens. Mas aparentemente essa nunca foi a proposta. Uma pena que a proposta foi fazer algo....apenas "simples".

Impossível não pensar em Stephen King, que consegue partir de premissas simples e criar uma história marcante, pela escrita profunda e personagens complexos. Tudo que não tive nesse livro.

Acredito que o aspecto melhor desenvolvido, foi o que diz respeito aos mistérios da casa. Gostei de entender mais sobre a história daquele lugar, seu proprietário original, as coisas macabras que ele fez e como essa maldição teve início. Foi um mistério delicioso de acompanhar e considerei a resolução muito satisfatória.

No geral, quando encaro o livro apenas como uma diversão escapista, acredito que seja um livro de terror funcional, que valeu a pena ler, e mesmo com a simplicidade, conseguiu me divertir do início ao fim. No fim das contas, isso é uma das coisas que mais procuro em um livro.

--- Os Personagens ---

Barrett. Homem cético e ganancioso, que aceita a investigação principalmente pelo dinheiro e o sucesso que pode obter. Seu lado cético faz com que veja tudo da forma mais "científica" possível, buscando explicações lógicas. É um homem apaixonado pela esposa, e tenta ao máximo protegê-la de todos os perigos.

Edith. Esposa de Barrett, uma mulher extremamente apegada ao marido e com um possível caso de depressão, que fez com que desenvolvesse um forte medo de qualquer forma de solidão. A ideia de fica sozinha e longe do marido é mais assustadora do que enfrentar uma casa assombrada, por isso insiste em ir junto. Teve uma criação rígida, com pais conservadores e severos, o que resultou em sua personalidade reprimida e submissa. É a mais suscetível aos "poderes" da casa, e quando está sob influência desses supostos fantasmas, sua personalidade se torna o exato oposto, o que me fez questionar se o caso é psicológico ou sobrenatural. Minha personagem favorita, com certeza.

Florence. Uma médium muito religiosa, especialista em incorporação, que tenta defender a todo custo a veracidade de suas crenças. Por conta dessa personalidade, tem algumas discussões com Barrett, mas uma boa amizade com Fischer.

Fischer. Médium e o único sobrevivente da última tentativa de investigar a casa do inferno. Depois desse episódio, sua vida declinou, se tornou um homem recluso, que vive de forma simples, mas sempre se envolvendo em confusões. É possível ver que ele tem grandes traumas desse passado, traumas que poderiam ser melhor explorados. Ainda que traumatizado, aceita voltar para essa nova tentativa de investigação, para ter uma nova oportunidade de usar seus dons mediúnicos e enfrentar a casa, colocando um ponto final nesse aspecto que o atormenta há anos. Por conta de seu psicológico abalado, também é um dos que mais sofre influências da casa.

Belasco. O fundador da casa, um homem perverso, obcecado por todos os tipos de prazeres carnais, que chegou ao ponto em que nada o satisfazia. Era extremamente manipulador, quase como um dom sobrenatural para convencer as pessoas a fazerem o que queira, capacidade que ele usava para destruir vidas. Ainda que só vejamos esse personagem através das informações obtidas durante a investigação, me pareceu um dos personagens mais interessantes.

Bruno.Rodrigues 27/03/2022

O sobrenatural existe?
Acabei de ler e estou com tanta coisa na cabeça que mal caberia nessa resenha. Mas o foco aqui é falar sobre o livro, então vamos lá...

Adorei a bizarrices dos fatos. Não me importei muito com o alto teor sexual e grotesco, já que se encaixa no contexto da casa devido aos acontecimentos do passado.

O que deixou a desejar:
- O final
- O desenrolar de muitas cenas. Chega a ficar confuso em determinados momentos

Mas agora sobre tudo
O que a mente é capaz de transformar quando estamos perante há um local suscetível, carregado, repleto de violência e atos sexuais extremos?
Qual a diferença dessa casa para um templo onde demônios são retirados por um pastor todos os dias?
Ou de aparições e casos de terror contados por pessoas que moram no interior com tanta convicção, que assombra a maioria dos ouvintes?
Enfim...
Recomendo a leitura

MelQuezado 13/02/2022

Que livro foi esse? Arrepiei em várias partes, não conseguia parar de ler. Muito sinistro. E mais uma vez Darkside entrega uma versão primorosa da história. Para os amantes de terror e fenômenos paranormais, vale super a pena.

Loma 22/08/2022

Fui esperando ser uma puta leitura e sai decepcionada. Particularmente, me deu uma ressaca literária daquelas kkkkkkk não aguentava mais ler e só queria acabar logo, achei a leitura meio arrastada, mas talvez eu tenha ido com muita expectativa, esperando um terror tenebroso.

Aghata Christinny 02/07/2012

Hell House - Richard Matheson
Percebendo que sua vida está chegando ao fim o milionário Rudolph Deutsch compra a Mansão Balasco que dizem ser o Monte Everest das casas mal-assombradas. Contratando um grupo de três pessoas, oferecendo a cada um deles cem mil dólares para passar uma semana e responder sua pergunta se de fato existe vida após a morte.

Essa é a terceira excursão na Mansão (que também é considerada A Casa Infernal), já que a primeira e a segunda acabaram e tragédia total, sobrando apenas um sobrevivente das duas excursões.

O grupo é formado pelos: Dr. Barret - um físico especialista em parapsicologia há vinte anos, cético e muito respeitado, acredita que todos os fenômenos e eventos sobrenaturais têm explicações científicas e lógicas. Mais só está indo a mansão pelo dinheiro, pois que garanti uma vida de paz ao lado de sua amada.

Edith Barrel, esposa do doutor. Frágil e muito medrosa, Edith não entende absolutamente nada sobre o mundo paranormal, mas se preocupa tanto com a saúde do marido que tem poliomielite, que não deixou que fosse sem ela.

Benjamim Fischer único sobrevivente da casa infernal, após a expedição há mais de trinta anos em 1940. E um dos maiores médiuns que já existiu.

Florence Tanner, uma médium e ex-atriz. Uma bela mulher, que acredita que a casa tem a ver com espíritos que não encontraram paz.

Na casa infernal terram que descobrir o verdadeiro mistério. Que por Florence existe a alma do antigo dono Emeric Balesco assombrando a mansão, então Fischer conta um pouco de dono e o que aconteceu na casa. Chamado como ‘‘O Formidável gigante’’ foi quem criou o inferno na terra, dentro de sua própria casa.

Continue lendo em : http://pagesflying.blogspot.com.br/2012/06/resenha-hell-house-casa-infernal.html
Silvia 05/07/2012minha estante
Ai que medoooooooooooo