Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Mychel 27/02/2021

O livro de terror que eu mais queria ler!
Desde minha adolescência sempre tive vontade de conhecer esta história tão aclamada que era, mas sempre seguia esgotada (um absurdo, eu sei). Por sorte consegui uma edição em espanhol e PQP QUE LIVRO!
Narrativa incrível, personagens legais, momentos horrorosos que eu nunca imaginei que o autor teria tanta coragem de colocar neste enredo. Para mim figura sim entre os melhores livros do gênero, um primor que deveria ser lido por qualquer amante do gênero e merecia demais uma reedição!
LineCherry 08/11/2021minha estante
Terminei ele hoje, tb gostei bastante. Tinha assistido ao filme mas não lembrava bem do final. Que pra mim foi um pouco fraco, achei que nao fez jus a qualidade da historia. Tipo tudo aquilo ser obra de um único espirito e que bastou o Fischer humilhar verbalmente por uns minutos pra ele ser derrotado?sei la, gostei tanto da historia e dos personagens que esperava algo mais elaborado. Amei a mistura do terror com a ficção científica.

Mychel 09/11/2021minha estante
Eu concordo 100%. Acho que o desfecho desse livro é muito anticlimático, ele é meu favorito em termos de romance, pois 98% da história é muito grandiosa, mas super gostaria que tivesse outro final.

@vcdisselivros 22/02/2021

Um mix de ciência e sobrenatural
Resenha - A casa infernal “Um mix de ciência e sobrenatural”

Começo a resenha de hoje dizendo que ela pode ser considerada egoísta, já que o livro em questão se encontra esgotado.

Publicado em 2010 pela editora Novo Século, A casa infernal oferece ao leitor um tour pela maldita Mansão Belasco.

SEJA MEU CONVIDADO

Considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, a mansão construída por Emeric Belasco permaneceu vazia por mais de vinte anos escondendo do mundo todo horror e depravação que aquelas paredes guardam.

No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos da casa terminaram em assassinato, suicídio e loucura, no entanto, uma nova investigação é iniciada quando um velho milionário contrata quatro estranhos para viver por uma semana no imóvel e apresentar respostas sobre vida após a morte.

A EQUIPE

- Dr. Barret é um físico que estuda parapsicologia há 20 anos e faz uso da ciência para explicar estranhos acontecimentos. Acompanhado da esposa, ele encontra na proposta do cliente recursos ilimitados para colocar em prática tudo o que conhece.

- Florence Tanner é uma médium que espera levantar os fundos necessários para construir a igreja que tanto idealiza. Ela se mostra receptiva às forças que residem no local, mas não imagina o risco que está correndo.

- Benjamin Fisher já foi considerado o médium mais notável de sua geração e em 1940 ficou conhecido por ser o único a sair vivo da casa infernal. Contudo, o medo enfrentado na época fez com que seu dom fosse ocultado, forçando a carreira paranormal entrar em declínio.

Nem em seus piores pesadelos Ben imaginou que fosse voltar para a mansão Belasco, mas a recompensa oferecida e o pensamento de que tudo será diferente são motivos suficientes para ele ir ao Maine.

DIFERENTE

Ainda que o livro lembre o clássico A assombração da casa da colina de Shirley Jackson, a narrativa criada por Richard Matheson se mostra muito superior e a todo momento usa os personagens para refutar as ideias uns dos outros.

Ao longo das páginas é empolgante ver como o objetivo em comum faz com que as ideias entre em um consenso, não existe resposta certa, somente a verdade de que uma força muito poderosa reside na mansão Belasco.

POR FIM

Apesar da premissa clichê, Hell House é um terror raiz, com possessão, aparição e uma lista de elementos sobrenaturais que atormentam o leitor.

Ainda que a história se passe em um mesmo cenário, ela se mantém empolgante e cativa ao ponto de ser interessante desvendar os segredos ocultos nos cômodos e corredores da mansão.

Doses de erotismo são utilizadas na medida certa, mas incomodam os leitores mais sensíveis, então esteja avisado, entrar na casa infernal será uma tarefa difícil.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
Evandro Luiz 24/02/2021minha estante
Tem um filme de 73 inspirado nesse livro que achei interessante assistir depois da leitura. https://www.imdb.com/title/tt0070294/

@vcdisselivros 24/02/2021minha estante
Muito obrigado pela indicação, quero muito assistir e torço para que um dia uma nova adaptação chegue até nós (esperança nos produtores de Haunted of Hill House e Bly Menor)

Clari.Monise 23/01/2021

MARAVILHOSO
Nem acredito que consegui terminar esse livro!!!! Tô muito feliz e muito emocionada ??
Esse livro é muito bem construído, história inteligente e que deixa aquela sensação de "Ufa que bom"
Eu amei o livro!!!!!!!
Thamyris.Rebecca 23/01/2021minha estante
Esse eu vou querer emprestado, de tanto q vc falou... kkkk

Lydia.Fernnanda 24/07/2020

Boa história de casa assombrada.
Leitura fluida e rápida. Não senti medo lendo esse livro, mas ele me deixou uma sensação de tensão em muitos momentos. É uma boa história, recomendo!!
Uma outra boa história desse tipo é "A casa e o cérebro" ou "Assombrações" de Edward Bulwer Lytton.

Anderson 21/04/2020

Seja 'bem-vindo(a)' ao Inferno na Terra
A Casa Infernal, um clássico da estórias de terror que envolvem casas mal-assombradas, escrito por Richard Matheson, mesmo autor de "Eu Sou a Lenda". Seu enredo é tão fascinante que outros grandes autores do gênero já se declararam grandes admiradores tanto do livro, quanto do autor; como por exemplo, Stephen King e Dean Koontz.

E não é pra menos. Com uma trama envolvente, repleta de cenas chocantes e tenebrosas, o livro nos conta a 'desventura de um pequeno grupo de quatro pessoas formado para desvendar o segredo da questão "vida após a morte" e que sofre todo tipo de agonia e desespero dentro dos aposentos da Mansão Belasco, A Casa Infernal.

A narrativa alterna-se sob o ponto de visão de cada um dos personagens principais: Dr. Lionel Barret, um dos cinco maiores especialistas em parapsicologia do mundo e líder da expedição; Edith, sua esposa; Florence Tanner, uma médium espiritual; e Benjamin Fischer, o único sobrevivente das duas tentativas anteriores - fracassadas - de investigar o mistério da casa.

Ao longo do livro, percebemos que cada um deles possui seus próprios demônios interiores, e que, em contato com o ambiente em que se encontram, podem se manifestarem perigosamente...
Há, também, embates interessantes entre as teorias do Dr. Barret e da Srta. Tanner, que colocam como causa dos fenômenos apresentados, o mundo físico e o mundo espiritual, respectivamente.

Com uma escrita muito bem construída, que te prende do começo ao fim e que te proporciona momentos sufocantes de tensão, repulsa e alívio (por incrível que pareça), Richard Matheson nos presenteia - mais uma vez - com uma obra-prima do horror.

lisa hallowey 13/10/2021minha estante
Preciso ler esse livro

Alessandro.Aguilera 23/11/2019

Você vai ser apresentado a Mansão Belasco, onde depois de duas expedições realizadas para desvendar os seus segredos terminaram em mortes. Agora ela se encontra fechada. Depois de ser vendida a novo comprador, a Mansão Belasco receberá 04 novos visitantes: 02 mediuns, 01 cientista e sua esposa vão passar uma semana dentro da mansão investigando as atividades paranormais.
Um excelente livro sobre casa mal assombrada através de uma narrativa crescente que em alguns momentos é de tirar o fôlego não deixando você piscar. São momentos angustiantes até o seu término. Vale a pena conferir essa obra prima de Richard Matheson que se baseou no romance de Sherlley Jackson, A Assombração da Casa da Colina.

Juliano 02/08/2019

Emeric Belasco, personificação da blasfêmia
[Resenha escrita ao som do glorioso In the Rectory of the Bizarre Reverend]
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois de vasculhar exaustivamente o submundo dos sebos e perambular por galerias sombrias e geladas de Hellorizonte, finalmente consegui meu exemplar do raríssimo clássico do terror A Casa Infernal. Tive que desembolsar o valor de três lançamentos da Dark Side para ler essa bestialidade literária, mas o pesar do gasto é muito menor do que o prazer proporcionado pela qualidade do livro. Essa belezura vale cada centavo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Casa Infernal conta a história de um grupo de profissionais especializados em fenômenos sobrenaturais que vão desvendar os mistérios da mansão do falecido milionário Emeric Belasco, uma das personalidades mais perversas e blasfemadoras que o planeta Terra já teve o desprazer de ter como habitante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A escrita do gênio Richard Matheson é um show à parte. Ele usa e abusa de todos os elementos que compõem uma grande obra literária com uma naturalidade intrigante e, felizmente para nós, adeptos da literatura horrorosa, direcionou esse dom para dar asas a um clássico atemporal do estilo. A apresentação dos personagens tem nuances minuciosas que são usadas como insumo para diálogos esclarecedores, dando um direcionamento espetacular à trama. A Casa Infernal está entre os dez melhores livros de terror que já li e acredito que dificilmente sairá dessa posição. Ele só não é o melhor livro por causa de um elemento do desfecho, que a meu ver não acompanhou a grandiosidade da obra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quatro curiosidades sobre Richard Matheson: [1] ele é autor do livro Duel (Encurralado), adaptado para o cinema por Steven Spilberg, [2] na série Arquivo X foi criado um senador com o nome de Richard Matheson em sua homenagem, [3] no jogo Silent Hill há uma rua chamada Matheson em referência ao autor, e para finalizar, [4] Stephen King disse que “A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície”.

site: https://www.instagram.com/livrosinsanos/
Jackie Sabino 03/08/2019minha estante
Amo esse livro. Foi o primeiro livro de terror que li e o responsável por me fazer fã do gênero. Está entre um dos meus preferidos tb. Fui procurar sobre a banda que vc comentou e é incrível. Acho uma trilha sonora bem escolhida para o tema. Tentarei nas próximas, bom para dar um descanso e deixar esfriar meus cds do Maiden.

Juliano 05/08/2019minha estante
Eu tb achei esse livro sensacional. A história de Emeric Belasco merece um livro à parte.

Erika 27/07/2019

A casa infernal
Uma casa não tão infernal assim. Não vi nada demais. Achei parado e chato.

Pamy 11/01/2019

Superou as minhas expectativas.
Comecei a ler o livro, como sempre leio livros de terror similares: preparada para não dormir pelos próximos meses, porém posso dizer que esse livro, além de superar minhas expectativas, conseguiu me prender, e me fazer conseguir ler um livro de terror, onde eu não senti nenhum tipo de medo, nem desconforto, apesar da narrativa pesada e cheia de detalhes sórdidos (coisa que só havia conseguido realizar ao ler o exorcista).
O livro se passa na mansão Belasco, mais conhecida como "A Casa Infernal", uma mansão de um milionário chamado Emeric Belasco, que em vida havia transformado o local num antro de luxuria, prazeres e qualquer coisa que fosse do tipo "contra as regras", e após sua morte, tomou fama de ser mau assombrada por vários eventos inexplicáveis como aparições, ataques invisíveis etc.
Os personagens da trama são bem poucos, os quatro principais, os que vão para a casa,para uma espécie de experimento para comprovar se existe mesmo vida após a morte organizados pelos senhor Deutsch (que comprou a mansão). São eles: Lionel Barrett, um físico que não acredita em fantasmas, e que acredita que tudo não passa de eventos da mente humana e da natureza, sua esposa Edith Barrett, que passa por grandes problemas consigo mesma, Florence Tanner, uma médium mental, e Benjamin Franklin Fischer, um médium notório que já havia ido até a casa infernal em 1940 em outra expedição que não havia dado certo, e fora o único sobrevivente.
De todos os personagens, a que mais conseguiu me prender foi Florence, apesar dela ser a mais aberta, e pois isso, ser mais disposta a receber as retaliações da casa, acredito que foi a personagem que mais se mostrou interessante na trama em si. Senti muita empatia por ela em todos os momentos da história, principalmente no final.
Richard Matheson conseguiu dar uma história assustadora com tantos detalhes e informações, prendendo o leitor, e fazendo ele ler e querer torcer demais para os personagens. A forma que é escrita a história (capítulos sendo separados por dias e horários) foi algo inédito para mim. O terror foi na medida certa, a forma que ele descreve a paisagem, como o que está acontecendo, me fez imaginar que eu estava na cena, sendo o personagem, mesmo sem nunca ter visto o filme ou lido o livro antes.
O único ponto negativo que dou para o livro, é sobre o final. Eu imaginei que fosse ser encerrado de outra forma, e terminou de outra que não imaginei que fosse terminar. Não reclamo totalmente pois de suas 254 paginas, eu só odiei suas duas ultimas, esperava algo direfente do que foi entregue, mas mesmo assim não me fez perder o encanto pelo livro, tão menos pela escrita.

Mick 01/06/2018

Hell House
" Ela interrompeu-se, com a boca aberta de espanto, ao ver a colcha levantar sozinha, flutuar na direção dos pés da cama, parar no ar e depois parecer cobrir uma forma: havia alguém ali debaixo."

Depois de ter publicado aqui no Skoob minhas breves opiniões sobre o livro “A Assombração da Casa da Colina”, (1959) de Shirley Jackson, eis aqui minhas impressões sobre outro livro com um enredo muito semelhante, A Casa Infernal, (1971) de Richard Matherson. o qual li, já faz algum tempo... Apesar do primeiro livro ser mais famoso, o segundo, embora não seja também um livro excelente, na minha opinião, é muito superior!

Enredo: Um milionário com poucos dias de vida contrata um grupo de pessoas para investigar a uma pergunta que tortura sua mente: Existe vida após a morte? Sob a promessa do pagamento de 100 mil dólares ao final do experimento, a equipe, formada por Dr. Lionel Barrel (especialista em parapsicologia, cético e respeitável), Edith Barrel (esposa do doutor, frágil e não muito corajosa), Florence Tanner (médium e ex-atriz) e Benjamin Fischer (o único sobrevivente da excursão anterior à Mansão), deve passar uma semana na "Mansão Belasco", considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, uma casa com aspecto sombrio e sinistro, palco de acontecimentos terríveis no passado.

Opinião: O cenário é bem descrito, chega a ser um tanto claustrofóbico e a causar um pouco de medo sim. A história se desenvolve mostrando os embates entre o cientista, que tenta provar que as manifestações nada mais são que forças eletromagnéticas, e os dois médiuns, que afirmam com convicção que há espíritos malignos responsáveis por todas as ações. Apesar de não ser um livro tão sofisticado quanto O Iluminado, claro (Outro livro de lugares assombrados) ou mais assustador quanto Horror em Amityville, é uma boa opção de suspense e terror. (Mais suspense do que terror). Pesquisei e descobri que o livro de Matherson tem uma adaptação: A Casa de Noite Eterna (1973). Pretendo assisti-lo em breve.

Acervo do Leitor 01/02/2018

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do Leitor
O que se esconde sob o manto da perversidade e devassidão? Quão lúgubre é a mente humana e quão feroz é sua podridão? O que sobra de nossas ações em vida, ao espelharmos a morte que ainda nos aguarda? Estamos além e formamos o Inferno na Terra? Somos marionetes de nossos desejos? Somos reféns de nosso orgulho e luxúria? Para todas estas questões, sugiro que leia A Casa Infernal de Richard Matheson. Um livro que vai além de seu título, um livro que nos faz ansiar por momentos ainda vindouros.

“Imagens começaram a cruzar sua consciência. O quarto à noite com as luzes acesas. Alguém deitado na cama. Uma figura rindo à socapa. Olhos fixos e brilhantes…”

Na trama, vamos acompanhar quatro pessoas que foram contratadas por um senhor em fase derradeira de sua vida, para esclarecer os segredos de uma casa há muito assombrada, e que, segundo dizem, detém os segredos para a vida após a morte. A Mansão Belasco ou A Casa Infernal, como assim é conhecida, é cercada por mistérios e um passado trágico para àqueles que já se aventuraram por seus domínios. Em sua história, somente uma pessoa sobreviveu as loucuras e perversidades infestadas sob a casa, Benjamin Fischer, que é justamente um dos contratados pelo senhor Deutsch para esta nova empreitada, com seus 16 anos e no auge de seus poderes mediúnicos, o garoto foi levado à Mansão Belasco juntamente com outro grupo, ao final, todos tiveram suas vidas ceifadas misteriosamente, restando somente Fischer. E, agora, o homem atormentado pelo seu passado, irá enfrentar novamente a casa que lhe desgraçou a vida.

Florence Tanner, uma médium espiritualista, juntamente com Fischer, se juntará sob a liderança do cientista parapsicólogo Dr. Lionel Barrett e sua esposa Edith para descobrir as agruras que se escondem sob os carpetes luxuosos e a arquitetura monstruosa da Mansão Belasco. Barrett, um homem orgulhoso e determinado, acredita ter a chave para este mistério com uma ferramenta que trabalhou ao longo de toda a sua vida. Florence por outro lado credita ao sofrimento dos mortos, a assombração da casa.

“De repente, a figura estendeu a mão em sua direção e Edith berrou, tapando o rosto com as mãos. Com um ruído que lembrou uma chicotada, a figura desapareceu.”

O livro me remeteu a bons filmes de terror sob mansões mal-assombradas, tais como: Rose Red e A Casa da Colina. Richard Matheson possui uma escrita muito bem delineada, fluida e instigante. Somos levados por vários mistérios ao longo da trama, e o embate filosófico entre o pragmatismo do Dr. Barrett e o misticismo da Sra. Tanner são um dos pontos fortes do livro. Sob a casa, esconde-se uma aura de loucura, que leva aos visitantes, alucinações que podem e devem ser mortais caso se prendam em suas armadilhas. Outro ponto positivo, é o protagonismo que o autor dá a cada personagem. Todos têm o seu momento, todos têm a chance de desvendar os segredos da Casa Infernal, mas a que custo isso será cobrado? Para saber isso, basta ler este clássico e intrigante livro de terror.

“Pareciam que os acontecimentos dos dias passados pertenciam a uma outra existência.”

SENTENÇA

A Casa Infernal é um clássico do terror de um dos grandes autores do gênero. Infelizmente a editora Novo Século não lança uma nova edição há um bom tempo, e para encontrar esta relíquia, você deve se aventurar pelos sebos físicos e/ou digitais. Com uma trama bastante envolvente e momentos aterrorizantes, Richard Matheson nos mostra que às vezes menos é mais, e não é necessário se alongar por páginas e páginas para fazer uma ótima história. Sucinto, objetivo e magistralmente escrito, sejam todos bem-vindos à Casa Infernal!

site: http://acervodoleitor.com.br/a-casa-infernal-resenha/

Inlectus 13/01/2018

Bom mesmo.
Um terror bem original.

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

Um dos melhores livros que já li
Nossa esse livro sinceramente, achei que não seria grandes coisas. Porém me surpreendi muito, mas muito mesmo. A história é incrível. Poucas vezes na minha vida li um livro de suspense ou terror que me deixasse realmente nervoso de verdade e ansioso. Muito sinistro, parecia que eu estava dentro da casa junto com os personagens e sentia o mesmo que eles.

A história é boa demais, esse livro é incrível, me prendeu fortemente, eu iria ler aos poucos mas acabei lendo em um dia , por que não conseguia parar de ler de jeito nenhum. E quando me ausentava dele para fazer algo, ficava ansioso pensando na história e não conseguia me concentrar em mais nada e voltava para ler de novo kkkk

Muito bom recomendo muito, vão se surpreender, principalmente com os sentimentos que esse livro irá lhe proporcionar e os arrepios também hehe.

Para quem curte, da uma olhada nesse vídeo no youtube falando sobre esse livro :)

Lidiane 24/02/2017

Valeu cada centavo.
Por ser um livro difícil de se encontrar, quando encontrei não pensei duas vezes em adquiri-lo e não me arrependi.
É o melhor livro de casa mal assombrada que já li, certo que o final poderia ter sido um pouquinho melhor, masssssss o decorrer do livro vale tanto a pena que o final não estraga em nada a experiencia de leitura.