Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Cripta Da Leitura 15/02/2013

Quem for ler o livro, não leia minha resenha!...
...Pois é, é por que senão eu vou estragar o barato de quem for ler, pois eu vou acabar contando a conclusão final do livro! rs...

Quando eu resolvi ler este livro, eu estava pesquisando um livro de terror bem legal! E na internet, em blog sobre livros, todo mundo falava muito bem deste, que era muito assustador e tal, e eu resolvi comprar.
Talvez, se eu não tivesse ouvido falar tão bem assim desse livro eu tivesse gostado mais. Não que eu não tenha gostado. Realmente é um livro bem legal. Eu só acho que eu criei um pouco de expectativa em cima dele, pois eu achei que fosse mais assustador. Não sei exatamente o que queria que tivesse acontecido sei lá... Poderia ter um pouco mais de aparições, não só nas seções espíritas, mas em outras ocasiões, quanto ninguém estivesse esperando... Acho que por ser “A Casa Infernal” ela (a casa) acabou sendo muito boazinha com eles. Todos tiveram todas as oportunidades do mundo de abandonar a casa e não abandonaram. Tudo bem, primeiramente foi por causa do dinheiro, até eu que sou besta também ficaria rs, mas depois que o Barret ficou sabendo que eles não iriam receber porr... nenhuma, eu já teria ficado put... e iria embora na mesma hora. Até o fato do Barret não querer ir, tudo bem, pois ele ainda não acreditava nas assombrações, apenas queria provar a sua teoria. Ele ainda tinha algo a ganhar. Agora no finzinho de tudo quando o Fischer resolveu voltar a casa para resolver o mistério de vez... aff... nada a ver! Quem iria ser besta o suficiente para voltar? Só ele mesmo! Tudo bem que se ele não tivesse voltado nós não iríamos entender nada a conclusão do livro, mas se fosse na vida real, com certeza iria ficar elas por elas mesmo!

Alguém teve a mesma opinião que eu?
Aninha de Tróia 21/02/2013minha estante
Concordo com você. Eu teria fugido na primeira "sombra" sinistra que cruzasse o meu caminho, rs. E se não fosse pelo Fisher, não saberíamos mesmo quem assombrava a casa. Achei o final, mesmo enrolado assim, muito interessante.

Jossi 30/01/2013

Um livro bom, com muitas ressalvas...
Um livro incrível! Tanto no bom, quanto no mal sentido... Eu explico: É incrivelmente bem escrito, disso não há o que reclamar. Richard Matheson, autor do excelente "Eu Sou a Lenda", traduzido de modo capenga como "A última esperança sobre a terra" (um título nada-a-ver), bem como do inesquecível thriller de amor, suspense e sobrenatural, "Em Algum Lugar do Passado" (que virou um filme clássico sobre viagem no tempo), não podia decepcionar com esse livro de terror pesado e meio indigesto. Indigesto para os cristãos, como já vou explicar.

Erroneamente comparado ao clássico de Shirley Jackson "A Assombração da Casa da Colina", outro supra-sumo do horror gótico, esse aqui tem similaridades com aquele. Por exemplo, o fato de quatro pessoas, pesquisadores e médiuns, irem passar 'uma pequena temporada' na mansão assombrada e tida como extremamente maligna... Dá para imaginar, né? Parece que, diante de um tema tão batido, o autor ia cair nas armadilhas dos velhos clichês: Fantasmas que surgem nas paredes, nas janelas, um dos membros da expedição enlouquecendo e morrendo, os médiuns com suas intermináveis sessões entediantes, blablabla. Ok, o livro tem desses clichês também, mas... com uma enorme diferença: A narrativa de Matheson é incomparável! Fluída, leve, rápida, sem excessivas e cansativas considerações filosóficas a respeito das vidas dos personagens ou de suas perspectivas diante do presente ou futuro. O ritmo da história é tão ágil, que você não consegue largar o livro, no afã de logo chegar aos finalmentes!

E chega, sim. Não é um daqueles livros que criam expectativas para depois jogar um balde de água fria no leitor, com uma cena de fogo-de-palha, que não esclarece nada. O suspense é mantido em ritmo sempre crescente, até surgirem pequenos ápices de terror inimaginável. Isso mesmo. Esqueça os velhos clichês do terror imaginável e pense... ou melhor, tente pensar em cenas de um terror supremo e angustiante. Cenas de um pesadelo tremendo e sufocante. Pois o livro é permeado exatamente por momentos assim: Terrores que a gente sequer se atreve a imaginar! E um terror feito para adultos com sangue-frio, não muito impressionáveis, pois é mais um terror psicológico que físico. Ou mesmo sobrenatural. Aliás, o termo "sobrenatural" é usado no livro todo com ressalvas, já que o Dr. Lionel Barrett é um físico, e nada para ele entra no termo "sobre-natural". Talvez "paranormal" ou diferente do normal, mas nada além disso, nada de muito espiritual ou fantasmagórico.

O mais chocante, são as cenas de sexualidade, assédio psicológico e ofensas contra o cristianismo da casa infernal: Não gostei nada de algumas menções feitas contra Jesus Cristo, com o intuito de ser ostensivamente aterrorizante, mas tornando-se apenas ofensivo à fé cristã. E por quê as tolices que vinham à cabeça de Florence tinham de ser relacionadas à Deus e a Cristo? O livro poderia ser muito melhor sem essas palavras horríveis (que apesar de serem uma "ficção" não deixam de ofender e nausear os leitores).

Os personagens decepcionam apenas um pouco, mas era de se esperar: Quem mais me decepcionou foi a médium Florence, por sua extrema ingenuidade diante das diabruras da casa. No final, porém, tudo vai se esclarecer, pois até Florence dará sua contribuição para que o mal diabólico seja controlado... ou quase.

O final ainda fica um tanto quanto nebuloso e a explicação para a destruição de Hell House não foi lá muito convincente. Alguns fios ficaram soltos, alguns "por quês" mal explicados, como por exemplo, o que se relacionaria com a "genialidade" de Belasco. Não quero contar nada de antemão, para não tirar o gosto de quem vai ler, mas a explicação final é claramente dúbia, no que se refere à força fantasmagórica x máquina reversora do Dr. Barrett. Não fez muito sentido para mim o que foi descoberto na página 253, a penúltima, já que tal ideia criativa fora utilizada apenas em um cômodo da casa, e para proteger o quê, ou quem? Contra quem? E mesmo que ele (o 'gênio do mal') se soubesse, como adivinharia que um dia o Dr. Barrett iria passar ali algum tempo, com sua máquina?

Bem, no todo, a história é boa, apesar desses pequenos deslizes de fim de livro, comuns em tramas muito complicadas, ou quando o autor quer dar um desenlance muito criativo.

MAIS RESENHAS sobre livros góticos e de terror:

Karen 24/09/2012

Não é que seja ruim
Gostei da escrita do autor, mas fui com muita sede ao pote, tive expectativas demais e talvez por isso me decepcionei um pouco. Não vou negar que fiquei apreensiva e até ansiosa em certos momentos ao ponto de ter pesadelos essa noite, porém foi muitas páginas para pouco clímax!

Regina Phalange 21/07/2012minha estante
Sabe aquele livro que te prende do começo ao fim? Então, é esse! Pra quem é fã de terror. Nunca me canso de reler.

Lukinhas 21/07/2012minha estante
é muito bom mesmo! Agente fica muito intrigado com tudo que acontece, né?

Aghata Christinny 02/07/2012

Hell House - Richard Matheson
Percebendo que sua vida está chegando ao fim o milionário Rudolph Deutsch compra a Mansão Balasco que dizem ser o Monte Everest das casas mal-assombradas. Contratando um grupo de três pessoas, oferecendo a cada um deles cem mil dólares para passar uma semana e responder sua pergunta se de fato existe vida após a morte.

Essa é a terceira excursão na Mansão (que também é considerada A Casa Infernal), já que a primeira e a segunda acabaram e tragédia total, sobrando apenas um sobrevivente das duas excursões.

O grupo é formado pelos: Dr. Barret - um físico especialista em parapsicologia há vinte anos, cético e muito respeitado, acredita que todos os fenômenos e eventos sobrenaturais têm explicações científicas e lógicas. Mais só está indo a mansão pelo dinheiro, pois que garanti uma vida de paz ao lado de sua amada.

Edith Barrel, esposa do doutor. Frágil e muito medrosa, Edith não entende absolutamente nada sobre o mundo paranormal, mas se preocupa tanto com a saúde do marido que tem poliomielite, que não deixou que fosse sem ela.

Benjamim Fischer único sobrevivente da casa infernal, após a expedição há mais de trinta anos em 1940. E um dos maiores médiuns que já existiu.

Florence Tanner, uma médium e ex-atriz. Uma bela mulher, que acredita que a casa tem a ver com espíritos que não encontraram paz.

Na casa infernal terram que descobrir o verdadeiro mistério. Que por Florence existe a alma do antigo dono Emeric Balesco assombrando a mansão, então Fischer conta um pouco de dono e o que aconteceu na casa. Chamado como ‘‘O Formidável gigante’’ foi quem criou o inferno na terra, dentro de sua própria casa.

Continue lendo em : http://pagesflying.blogspot.com.br/2012/06/resenha-hell-house-casa-infernal.html
Silvia 05/07/2012minha estante
Ai que medoooooooooooo

Tiago 29/03/2012

A casa do Inferno
Excelente o fato de muitos livros originalmente não publicados em terras tupiniquins estarem sendo publicados hoje anos depois de seu lançamento lá fora.

É o caso desse excelente 'Hell House' - com o título infeliz de 'A Casa Infernal' aqui no Brasil - de Richard Matheson, um dos mestres do sobrenatural, pouquíssimo conhecido por aqui exceto pela adaptação cinematográfica de um de seus livros, o ótimo 'Eu sou a Lenda', estrelado por Will Smith.

Com a intenção de desvendar se existe realmente vida após a morte, três pessoas especializadas em fenômenos sobrenaturais são contratadas por um milionário moribundo.
Florence, uma famosa médium, Benjamin, um dos sobreviventes de uma antiga experiência na casa trinta anos antes, e Dr. Barret, um perito em eventos paranormais totalmente cético, acompanhado de sua esposa.

Cada um deles receberá a quantia de cem mil dólares para passar uma semana na casa mais assombrada do mundo - onde em duas expedições anteriores morreram várias pessoas - trazendo respostas plausíveis e objetivas da experiência.

Narrativa e diálogos diretos, o que torna o livro não cansativo.

Final surpreendente após várias revelações, científicas e espirituais.

Acredito que as melhores estórias de terror tenham sido escritas nas décadas de 70 e 80, essa aqui é realmente horripilante, com vários momentos que te deixam apreensivo e com medo.

Acomode-se em frente à lareira, entre embaixo do cobertor, faça uma prece, tome uma taça de conhaque e boa leitura!

Heidi Gisele Borges 20/11/2011

Contratado para estudar os fenômenos sobrenaturais que ocorriam na Mansão Belasco – também conhecida como Casa Infernal –, tida como o pico das casas mal-assombradas, o Dr. Barret leva uma pequena equipe, esta contava com uma médium; o único sobrevivente de uma das outras duas tentativas fracassadas de desvendar o que ocorria lá; além da Sra. Barret que insistira em acompanhar o marido.

Na casa o grupo encontra desafios que só quem possui uma mente forte é capaz de sair sem muitos traumas – isso se conseguir sair vivo.

“Aquela rara vis viva do eu, aquela força magnética, aquele prazer secreto e vitorioso da mente: influência. Palavras de Emeric Belasco”.

Este livro foi escolhido depois de ler as palavras de Stephen King a favor do volume:

“Hell House é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizantes que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície”.

A história lembra a ideia do romance de Shirley Jackson, A Assombração na Casa da Colina, em que um grupo também vai a uma casa estudar fenômenos para normais. O título original da obra de Matheson é Hell House, a de Jackson é Hill House.

Indico para quem busca um romance de suspense.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Henrique 13/11/2011

Primeiro livro que li deste autor e foi uma grande surpresa! Excelente história, prende do começo ao fim! Recomendado.

Rebecca 02/11/2011

Não deixem de conferir e comentar!

Júliah 15/10/2011

Só pra variar um pouco eu detestei o final... mas o enredo é muito bom. Livro flui bem.

Marselle Urman 09/09/2011

Spooooooky
Apesar de ainda achar que Matheson é excessivamente científico para um autor de ficção, tenho de dar o braço a torcer para a Hell House.

É um romance de terror espetacular e sem dúvida integrará o rol dos meus TOP 10.
Principalmente psicológico ( apesar de algumas cenas gore), o leitor vai acompanhando a degradação gradual dos 4 membros da expedição. Não deixa a desejar em nenhum momento, todos os cenários são bem aproveitados, e nos surpreendemos com a devassidão que emana da Mansão Belasco.
Há algumas "provocações" sobre o assunto Vida após a Morte, embora rasas - afinal, é um livro de terror e não um tratado metafísico.

Suficiente para dar alguns pesadelos ( naquele primeiro estágio do sono, especialmente pra quem lê sozinho antes de dormir...)

O final é bom. Não espetacular, mas mantém alguns princípios de qualidade.

Ainda tenho que dar o devido crédito à Hill House de Shirley Jackson, mãe de todas as casas mal assombradas dessa geração, embora a versão de Matheson seja mais crua e cruel, e bem mais assustadora.

Joice (Jojo) 08/08/2011

Aterrorizante!
Esperava de "Hell House - A Casa Infernal" o mesmo tipo de terror que havia me assombrado em "O Horror em Amityville": algo psicológico, tenso, daquele tipo que faz você espiar sobre o livro toda vez que escuta um barulho esquisito. E consegui!

As tramas, inclusive, são parecidas: ambos tratam de uma casa mal assombrada. No caso de Hell House, ela é vendida como o Monte Everest das casas mal assombradas. Se em Amityville quem enfrenta a casa é uma pacata e inofensiva família, em Hell House um grupo de quatro especialistas são escalados para desvendar e deter a devassidão do local. E, comparada à Casa Infernal, Amityville pode até ser recomendada como programa de criança.

Sempre me impressionou a capacidade que alguns livros possuem de provocar terror. No caso de Hell House, a pressão psicológica é tão forte que chega a causar dor de cabeça. Como em um filme do gênero, você sabe que nem todos os personagens chegarão ao final das páginas, mas torce por eles mesmo assim.

Richard Matheson possui uma narrativa limpa e fluida. Há boas doses de erotismo e sangue em Hell House, mas ele sabe utilizar esses ingredientes na hora certa, sem tornar-se apelativo.

Se você está interessado em um livro de terror, Hell House é uma excelente dica! Recomendo!

Alineprates 16/06/2011

A Casa Infernal
Um milionário com poucos dias de vida contrata um grupo de pessoas para investigar se existe vida após a morte. O campo de pesquisa: a "Mansão Belasco", considerada o Monte Everest das casas mal assombradas. Uma casa com aspecto sombrio e sinistro.

Há alguns anos outra expedição havia tentado explorar a casa, porém todos os integrantes morreram ou acabaram loucos, com exceção de um garoto, que não se sabe como, foi encontrado fora da casa a beira da morte.

O grupo contrado pelo milionário é formada pelo Dr. Barret, um físico que está decidido a provar que fantasmas não existem e tudo pode ser provado pela ciência, sua esposa Edith que vai para acompanha-lo, a Srta Tunner uma médium sensitiva e Sr. Fisher outro médium e o sobrevivente da expedição anterior.

De acordo com o trato eles devem passar uma semana na casa e voltar com a resposta para o velho e em troca cada um receberia uma considerável quantia.
Mas será que é possível sobreviver um semana na casa infernal?

O autor constrói um ambiente tão bem estruturado que é praticamente possível enxergá-lo, aquela mansão macabra e imponente que te dá uma sensação de medo e descontrole.

Durante a leitura é possível se sentir dentro da casa junto com os personagens.
Existem cenas assustadoras, bem marcantes, o clima é amedrontador e os personagens muito bem desenvolvidos, cada um com sua fé e teorias sobre a Mansão Belasco e seus mistérios.

Quando comecei a ler eu não sabia muito bem o que esperar, pois eu havia lido o "Eu Sou a Lenda" do mesmo autor e não tinha gostado muito, mas "A Casa Infernal" é tão bom, que entrou para lista dos meus queridinhos do horror.

O livro cumpre o que promete: assusta, impressiona.
Ás vezes quando eu lia voltando para casa e o ônibus passava em um buraco e fazia barulho, meu coração dava um pulo (shame on me! rs)...
Durante a leitura ao mesmo tempo que eu queria terminar logo para acabar com aquela senção de medo, eu não queria terminar nunca, queria saber mais sobre a Mansão Belasco e os horrores que aconteceram ali.

Existe uma adaptação do livro: " A Casa da Noite Eterna" (1973), mas eu achei bem inferior, na verdade detestei, só assisti por curiosidade mesmo.

O livro foi publicado em 1971 relançado no Brasil pela Editora Novo Século.

Quotes:

" - Gostaria de saber o que esperar.
Fischer respondeu sem olhar para trás:
- Espere de tudo"

" Ela interrompeu-se, com a boca aberta de espanto, ao ver a colcha levantar sozinha, flutuar na direção dos pés da cama, parar no ar e depois parecer cobrir um forma: havia alguém ali debaixo."

Evandro Luiz 29/05/2011

Clássico
Excelente livro com uma trama muito bem arquitetada escrito em 1971. Bastante envolvente garantindo a qualidade já alcançada com o título "Eu sou a Lenda" 1954.

Como lido em todas resenhas e sinopses o livro conta a história de uma análise da "Casa Infernal" pelo físico parapsicólogo Lionel Barret, e sua mulher Edith, Florence Tanner, médium mental muito conhecida e Benjamin Franklin Fischer, com habilidades mediúnicas incríveis.
Desses detalhes a sinopse já nos conta muito bem.

A Casa Infernal conta com o terror clássico, aquele que te deixa tenso durante toda a leitura, aquele que você fica prolongando a hora de ir dormir só para descobrir o que irá acontecer. Os personagens foram muito bem elaborados e os conceitos usados são bem convincentes levando a crer que o Richard fez um belo trabalho de casa antes de escrever o livro (levando em consideração a dificuldade de alcance e quantidade limitada de matéria sobre parapsicologia na década de 60/70).

O livro conta com uma adaptação para o cinema em 1973 com o nome "A Lenda da Casa Infernal" (The Legend of Hell House), não sei muito o que dizer sobre o filme pois ainda não o vi (mas já estou com ele para ver), pelo que li, evidentemente, foi cortado várias cenas inclusive as com forte apelo sexual. Quem se interessar a buscar mais detalhes pode começar pelo wikipédia:

Recomendo totalmente a leitura desse clássico.