O Barril de Amontillado

O Barril de Amontillado Edgar Allan Poe

Resenhas - O Barril de Amontillado

elycely 24/12/2021

Sensacional
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!! História de terror e medo clássica de Poe. Um conto sobre vingança. Breve, leitura de não mais do que 10 minutos. Eletrizante! Leitura obrigatória!

Lívia 13/06/2021

Vingança e rancor
Um homem tomado de fúria que calculadamente consegue satisfazer seu profundo desejo de vingança. Mais um conto muito bem escrito, entretanto, acho que esperava algo mais.

Loh Valente 28/12/2022

Gostei
Gostei do conto, não foi ruim.
Achei interessante, me prendeu.
O final foi até que okay, nada contra, mas poderia ter mais.

Helo 11/11/2020

Leitura curta e corrida, super gostosa, e eu particularmente gosto dos contos de horror/terror de Poe.

Yasminy 14/04/2020

Um dos melhores contos do autor, uma pena ele ser tão curtinho.

Renata.Reis 02/10/2019

Amontillado
Aqui o personagem deseja morte a Fortunato, aquele que o proferiu ofensas. Ele queria punir com impunidade, ou seja, usar os próprios métodos de punição. Um método que o personagem sinta que o Fortunato realmente foi punido. Foi deixado claro que foi bem pessoal.

Ele promete ao Fortunato um barril de Amontillado, quando na realidade, queria leva-lo para o porão para empilha-lo na parede ( bem macabro rsrs) e assim exercer a vingança.

No final tudo ocorre-ra como o esperado.

Ana Mc Bairros 26/01/2018

Eu li - O Barril de Amontillado
Montresor se diz profundamente ofendido pelos atos de Fortunato contra si. Resolve então, em um baile de carnaval, se vingar dele.

"As mil injustiças de Fortunato, suportei o melhor que pude; mas quando ele se aventurou ao insulto, jurei vingança."

Aproveitando-se do gosto e entendimento de Fortunato por vinhos, ele diz ter em posse um barril de Amontillado. Muito curioso, resolve acompanhar Montresor até a adega deste para comprovar se de fato era um Amontillado de verdade.

Porém, ele engana Fortunato já embriagado, levando-o para perto das catacumbas de sua família. Ao adentrar enfim ao lugar onde estava o Amontillado, Fortunado é emparedado por Montresor sem nenhum remorso.

Em O Barril de Amontillado, somos levados a uma trama de vingança bastante macabra e agoniante. Imagine só ser emparedado para morrer definhando!

A questão principal da trama não é o motivo da vingança, mas a tamanha raiva que possui o protagonista. E isso é repassado várias vezes pelo autor durante o texto. Percebemos quão frio e calculista uma pessoa vingativa pode ser.

Há também toda uma simbologia no conto. Durante o baile de carnaval, Montresor está fantasiado de pedreiro, enquanto que Fortunado está vestido de palhaço. Perceberam a ironia mórbida do autor?

Pois é, um enredo sombrio e agoniante. Recomendo imensamente para os fãs do gênero.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2018/01/eu-li-o-barril-de-amontillado-conto.html

Leo 07/05/2017

Estou lendo Histórias Extraordinárias, muito bom, primeira vez que leio um livro do Edgar Allan Poe, o primeiro conto é bom, más quando eu cheguei no segundo conto O Barril de Amontillado eu vi porque Edgar Allan Poe é uma lenda. Pela narração perfeita, eu me senti naquele universo escuro e macabro.

Myy 06/11/2023

Que contoo
Gostei muito, tinha potencial pra ir além ou se tornar um clássico famoso, ser mais explorada. De início já me chamou a atenção.

Coruja 31/03/2016

Nada como começar a semana com uma história de emparedamento. Acho que poucas vinganças podem ser mais cruéis do que você emparedar viva uma pessoa, esquecê-la e deixá-la definhar aos poucos

A morte pelo fogo também me parece horrível, mas é, pelo menos, mais rápida e depois de algum tempo você perde a consciência por causa da fumaça

A grande pergunta desse conto, na verdade é o que cargas dágua Fortunato disse de tão ofensivo ao narrador que o levou a tais extremos de vingança e traição. Bem que queria saber...

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/1-ano-365-contos-marco.html

Nati 03/03/2015

Poe em sua forma clássica
Gostei bastante do conto porque ele possui os melhores ingredientes de uma obra composta por Edgar Allan Poe: suspense, uma dose de humor negro e escrita breve para que o clímax nos encontre o quanto antes. O final, apesar de ótimo, lembra muito um conto anterior do autor.

Robert Adam 10/02/2010

Péssimo
Primeiro livro de Edgar Allae Poe, para mim, foi uma história estranha, sem pé nem cabeça....que medo...não curti o livro

Julio.Argibay 15/02/2024

O barril
O Barril de Amontillado é um conto de Edgar Allan Poe. Nessa obra, o autor relata uma vingança terrível entre dois supostos amigos, mas não informa os motivos de tal famigerada atitude. Assim, ele só relata a crueldade. Eu confesso que eu tive que lê umas três vezes para entender o desenrolar da trama. Além disso, dei uma espiada no Wikepédia, depois. Destarte, na obra: A queda da casa de Usher, há uma passagem que mostra o dito muro e alguém emparedado nele.

evf684 31/03/2024

O Barril de Amontillado
Dos contos que eu li do Edgar Allan Poe esse se tornou o meu favorito e o que eu achei mais perturbador. É curioso como o leitor não sabe qual o motivo da vingança que o protagonista tanto planejou, além da raiva que o narrador tinha pelo outro personagem.

Também me chamou a atenção como o protagonista não se arrepende de nada e não mostra nenhum sinal de remorso no final do conto. Gostei muito, é uma ótima leitura pra quem gosta ou quer conhecer o Poe.