O pato, a morte e a tulipa

O pato, a morte e a tulipa Wolf Erlbruch

Resenhas - O pato, a morte e a tulipa

Regis 13/06/2022

O Pato, a Morte e a Tulipa
Um livro infantil adorável!
Mostra a morte de forma simples e emocionante.
Transformou um assunto lúgubre em algo palatável para crianças.

De qualquer forma foi uma leitura feita pela Ari que me atiçou a curiosidade. Fui, li, e gostei... rsrsr

Gostei muito da curta leitura e da forma simples e adorável que a história inicia e termina.

Adorei as ilustrações e o jeito fofinho da Morte, que se pareceu muito com uma visita inesperada, mais bem vinda.
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Isadora1232 14/06/2022minha estante
Assisti recentemente o curta baseado nesse livro e é a coisa mais linda! Fiquei curiosa pelo livro

Regis 14/06/2022minha estante
Tem um curta?
Onde você viu Isadora?
Gostaria de ver.

Isadora1232 14/06/2022minha estante
Sim, eu vi no YouTube mesmo, legendado. Vou te enviar o link por mensagem

Regis 14/06/2022minha estante
Obrigada Isadora. ?

Ster 14/06/2022minha estante
Gente, que livro interesse! Vou adquirir para meu filho.

Ster 14/06/2022minha estante
Interessante*

DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Interessante

Ari 18/06/2022minha estante
Ameii a resenhaa ??

Regis 19/06/2022minha estante
Obrigada Ari.
Li por sua causa Ari, e amei. ?

Pitaiazul 19/08/2021

A vida é assim
Não me lembro quando tive meu primeiro contato com ?O pato, a morte e a tulipa?, mas sei que me lembrava dele quando perdi meu avô materno. Babai (como eu carinhosamente o chamava) era um homem sorridente e de espírito forte e posso dizer com firmeza que, como neta, temi a morte dele mais que ele próprio. Em resumo da tragédia, ele se foi e por muito tempo não assimilei esse fato. Ainda no processo de luto, por dizer que tinha uma boa recordação dessa história, recebi ?O pato, a morte e a tulipa? de meu namorado que com toda gentileza e empatia que coube no coraçãozinho decidiu me presentear com o livro.

Se há uma definição meramente precisa que posso fazer dessa história é que ela diz tudo que uma alma perdida precisa ouvir. O Pato é um de nossos protagonistas que, depois de um tempo sentindo-se mal, nota uma criaturinha o seguindo e decide perguntar quem é. A tal criaturinha nada mais é que a Morte e depois do susto inicial pato e morte continuam a conversar. É assim que o livro toma seu curso: com diálogos que permitem não só o Pato, mas também o leitor a conhecer a morte e (porque não?!) a vida.

Com cara de literatura infantil essa obra não fala apenas com crianças. Não se surpreenda que aos 20, 30 ou 40 anos você se pegue chorando enquanto lê como o Pato compreende que a Morte não é tão assustadora assim ou como a Morte consegue aprender tantas coisas com o Pato. Erlbruch conseguiu fazer aqui um trabalho atemporal, direcionado para todas as idades e que ensina cada um na sua própria necessidade. O processo de identificação, empatia e compreensão da história quase como um conto pessoal é o ponto chave para essa leitura e a recomendo a qualquer pessoa que esteja aberta a esse processo.

Por fim, posso dizer que durante meu luto pela perda de meu avô somente compreendi a grandiosidade do ciclo da vida ao chegar (em prantos, não se engane) à última página deste livro. A amabilidade e suavidade com que a Morte é explicada me fizeram assimilar a ideia de que a ida de vovô Babai foi um processo tão natural quanto o acordar e que tudo que eu poderia desejar era que, mesmo com a tristeza que eu sentia com a perda, sua vida tivesse sido cheia de tulipas. Porque a vida é assim.
Brina 12/06/2022minha estante
Oi, onde vc comprou esse livro? Na Amazon ta 450 reais ?. E não acho em lugar nenhum

R$450,00?! MDS,que roubo?

Brina 12/06/2022minha estante
Pois é, espero ser algum bug do site, tb não achei o ebook, que normalmente é mais baratinho. Enfim, esperar pra vê se melhora o preço

NormanFuckingRockwell 12/06/2022minha estante
Acabei de ver aqui, senti a facada no fundo da alma?????

Pitaiazul 12/06/2022minha estante
Oi, Brina! Não é bug não kkkk O autor é um ilustrador alemão e por mais que o livro tenha ganhado prêmios em outros países não houveram muitas edições em português. As únicas das quais eu tenho notícia são as da Cosac & Naif e da Fundação Itaú. Meu namorado que me deu esse de presente e na época pagou $340, é bem salgado o preço das versões PT-BR realmente.

NormanFuckingRockwell 12/06/2022minha estante
MDS, vou ter que juntar todas as minhas moedinhas por anos para conseguir comprar esse livro? eu ouvi o audiobook no ttk

Pitaiazul 12/06/2022minha estante
É bem carinho mesmo. Eu tinha lido numa biblioteca e nem tinha pretensões de comprar exatamente pelo preço. Minha sorte foi receber de presente heheh

Brina 13/06/2022minha estante
? to chocada kkkkk

Bassani.ConfecAAo 02/03/2023minha estante
OLA BRINA, EU TENHO O PDF SE AINDA TIVER O INTERESSE POSSO TE ENVIAR

Manu 13/01/2024

Reflexivo
Acho que a história 'bate' de maneira diferente na gente conforme o que estamos sentindo e vivendo quando lemos o livro. Os desenhos estão ótimos, achei simples e bonito. Um bom livro para a clínica com crianças, para pensar: quem é o pato? o que é a morte? a tulipa representa o quê?

Tenho descoberto um fantasiar incrível em histórias infantis. Me faz pensar que, conforme nos tornamos adultos, alguns assuntos se complicam para além do necessário.
Jamile.kolling 30/01/2024minha estante
nunca tinha ouvido falar, fiquei a fim de lerrrr

Jamile.kolling 30/01/2024minha estante
afim*

Manu 31/01/2024minha estante
É bem simples a narrativa. Vou te mandar o PDF pra gente comentar ele kkkkkk

Jamile.kolling 31/01/2024minha estante
me mandaaa

Ari 13/06/2022

O Pato, a Morte e a Tulipa
"-Quando você estiver morto, o lago também não vai estar mais lá -pelo menos não para você."

Um livro leve e fofo sobre um tema super pesado.
O livro fala da vida e da morte de um jeito fruitivo, trazendo diversas metáforas e mostrando que, no final das contas, a morte "não é a vilã". Além de ensinar as crianças sobre o tema de um jeito bom, a obra ainda pode ajudá-las a entender e a passar pelo luto.
Eu amei, com certeza vou ler para os meus filhos algum dia (no futuro).
Regis 13/06/2022minha estante
Adorei a resenha!
E como é um livro bem pequeno estou tentada a lê-lo nesse momento. ?

Ari 15/06/2022minha estante
Aaaaa ??
Lê simmm, acho que você vai gostar ??

Regis 15/06/2022minha estante
Já li... kkkkkk
Adorei! ?

cinnamongir1 07/02/2024

O pato, a morte e a tulipa.
?? Você veio me buscar agora?
? Estou por perto desde que você nasceu, por via das dúvidas.?

um conto simples, breve e sensível; que apresenta a morte não como uma força a ser temida, mas uma companheira de vida - que ao ser acolhida e compreendida torna a experiência de existir muito mais leve.

uma das minhas metas pra esse ano é perder o pavor de livros que abordam a perda e o luto; nada mais justo que começar (em doses homeopáticas) com um livro infantil.
Ester479 07/02/2024minha estante
Amg, já que vc começar devagar, eu indico "Afetos colaterais", não tem quase nenhuma menção do luto da morte física. Mas a autora narra (mais partes "fofas") sobre a mãe com demência. O luto é mais emocional, no sentido de perder a mãe antes dela morrer.
Não sei se faz sentindo pra vc kkkk. Mas eu acho legal.

cinnamongir1 08/02/2024minha estante
faz sentido sim! já adicionei a minha lista de leitura; obrigada pela indicação ?? amei

patita 05/03/2016

Tocando a alma
Como poucas palavras associadas a belas imagens e sensibilidade cumprem seu papel e tocam profundamente o coração. O pato percebe que a morte está por perto, sente medo. Mas a morte é simpática e eles nadam juntos, brincam juntos, conversam sobre a vida e a morte e o pato deixa de temê-la. A morte se entristece por ter que levá-lo e senti que a tulipa é a figura desse sentimento. Livro comovente que me fez chorar em apenas 32 páginas.

patita 22/01/2020minha estante
Respondi tua mensagem Danilo.

Léo 07/01/2023

O Pato, a Morte e a Tulipa
Um ótimo livro! Mesmo sendo um livro curto, ele consegue iniciar uma discussão de como a morte faz parte da vida de maneira simples para crianças, aceitação e presença dela na vida.

A arte que o autor escolheu para o livro, com seus traços, me fez lembrar da minha infância, de como eu adorava desenhar, e acho que uma escolha certeira para gerar uma aproximação com as crianças.

Gostei de como ele desenhou a morte, como um personagem gentil e fofo que está ao seu lado, que vai e vem.

Adorei o livro, recomendo muitíssimo!
Regis 08/01/2023minha estante
Que resenha fofa, Léo! ???

Léo 08/01/2023minha estante
Obrigado, Régis! ?

prblyafuturemilf 11/06/2022

"A morte tinha um sorriso amigo."
Fiquei especialmente chocada com a simplicidade e sensibilidade do livro. Acho que é o primeiro livro infantil de que realmente gosto.

São dois personagens em que é difícil imaginar uma aproximação, ou interação, mas eu gostei a forma que os dois foram retratados. Recomendo.
Beatriz 12/06/2022minha estante
Ameii esse tbm, me fez pensar bastante

prblyafuturemilf 12/06/2022minha estante
sim? e eu ainda achei fofo. amei os desenhos

Aguinaldo 14/02/2011

o pato, a morte e a tulipa
Este será o último livro que resenharei este ano. Li ainda em julho ou agosto, não me lembro mais, todavia decidi ainda naquela época que deixaria este pequeno livro para ser resenhado por último. Acontece que neste ano vários amigos e/ou conhecidos próximos morreram. Alguns eram mortes anunciadas, estavam doentes há tempos e sinalizando este desfecho. Outros se foram mesmo numa surpresa. Não posso dizer como Flaubert que "meu coração está transformado em uma necrópole", pois minha relação com estes amigos não era exatamente íntima, mas fiquei realmente aborrecido com estas perdas, como se a materialidade da morte se entranhasse numa camada ainda inacessível de mim mesmo. Surpreendi-me com meu distanciamento e frieza. Será que este comportamento é perene? Sentirei o mesmo quando pessoas ainda mais próximas morrerem? Não sei dizer. Pois "O pato, a morte e a tulipa" é um livro para crianças que conta um tanto sobre a morte, que apresenta a morte ao leitor (não necessariamente apenas aos leitores jovens, pois também os adultos podem gostar desta morte - que fala com ironia, que se diverte em acompanhar o pato em suas últimas semanas). O traço de Erlbruch é muito bonito, o texto curto, sem sobressaltos. A filosofia e a cultura amarram o texto. O pato conversa com a morte sobre sua natureza. Entende que quando estiver morto haverá um vazio, um "lá", sem ele, mas que será para o pato também um "não lá", algo que existe a despeito dele, mas está entranhado e definido por ele. É só uma associação besta, mas este belo livro fez-me lembrar de um poema de Wystan Auden onde ele perguntava: "Whither? Where does this journey look which the watcher upon the quay, standing under his evil star, so bitterly envies, as the mountain swim away with slow calm strokes, and the gulls abandon their vow? Does it promise a juster life?" Afinal, para onde aponta esta jornada? É isso o que cada um de nós leva uma vida inteira para descobrir. O livro é bonito, mas este foi um ano ruim. [início 01/06/2010 - fim 24/12/2010]
"O pato, a morte e a tulipa", Wolf Erlbruch, tradução de José Marcos Macedo, editora Cosac Naify (1a. edição) 2009, brochura 24x29,5, 32 págs., ISBN: 978-85-7503-831-4

santanche 25/10/2015

Uma bela e intrigante estória infantil sobre a Morte e um Pato
Como falar sobre a morte? Como falar sobre a morte para crianças? É um assunto que sempre me fascinou. Ontem descobri este livro maravilhoso =) Este Pato, esta Morte e o relacionamento entre eles é cativante. E ainda assim ela é a Morte. Um livro comovente, cuja estória e ilustrações são belas e intrigantes!

site: http://antesqueacorseva.tumblr.com/post/131909914020/o-pato-a-morte-e-a-tulipa

Lili 13/12/2019

A morte apresentada do jeito mais delicado e suave possível. Lindo livro. Uma forma de trazer as questões sobre a morte para o público infantil com cuidado e carinho.

Schimas 02/08/2022

Esse livro me fez chorar. Um livro infantil ME FEZ CHORAR, a forma que o autor tratou a morte foi tão sutil e delicada que faz a gente refletir e não teme-la tanto assim
Angel.Booklover 12/08/2022minha estante
Fico feliz de não ser a única que chorou

Marita13 13/06/2022

eu tinha visto alguém falando dele no Twitter e por coincidência ou não, achei ele na escola que trabalho tinha ele, já corri pra ler ele. Me surpreendii, um tema tão de adulto no livro infantil, falando sobre finitude da vida de uma forma tão poética.
Achei um bom livro pra trabalhar com aluninhos sobre morte sem tabu e sem conservadorismo, pato, a morte e a tulipa fala sobre fim de um jeito muito lindo! (2022)

É um livro sobretudo bem poético, um livro infantil que aborda a finitude. É bonito
Daniel.Malaquias 13/06/2022minha estante
Pretendo ler.

Clara2258 22/05/2023

Pós morte
Para onde vamos depois de morrer? Acredito que seja um vazio, um nada. Apenas perdemos a consciência enquanto nosso corpo apodrece na terra.
Sem céu, sem inferno.
Agora, onde a tulipa entra nessa história?
Mammamia 24/05/2023minha estante
A tulipa representa a fragilidade da vida, como é uma flor frágil, além de ser um presente da morte para o pato

Iamketlyng 07/12/2022

O pato, a morte e a tulipa????
Curto, e bom, eu ouvi por um áudio book, pelo Tik Tok, muito interessante o cara ler isso para passar o tempo de quem só tá vendo Tik Tok.

@clubedopato.
caroline 07/12/2022minha estante
tbm escutei ele lendo este