O pato, a morte e a tulipa

O pato, a morte e a tulipa Wolf Erlbruch

Resenhas - O pato, a morte e a tulipa

Ari 13/06/2022

O Pato, a Morte e a Tulipa
"-Quando você estiver morto, o lago também não vai estar mais lá -pelo menos não para você."

Um livro leve e fofo sobre um tema super pesado.
O livro fala da vida e da morte de um jeito fruitivo, trazendo diversas metáforas e mostrando que, no final das contas, a morte "não é a vilã". Além de ensinar as crianças sobre o tema de um jeito bom, a obra ainda pode ajudá-las a entender e a passar pelo luto.
Eu amei, com certeza vou ler para os meus filhos algum dia (no futuro).
Regis 13/06/2022minha estante
Adorei a resenha!
E como é um livro bem pequeno estou tentada a lê-lo nesse momento. ?

Ari 15/06/2022minha estante
Aaaaa ??
Lê simmm, acho que você vai gostar ??

Regis 15/06/2022minha estante
Já li... kkkkkk
Adorei! ?

Regis 13/06/2022

O Pato, a Morte e a Tulipa
Um livro infantil adorável!
Mostra a morte de forma simples e emocionante.
Transformou um assunto lúgubre em algo palatável para crianças.

De qualquer forma foi uma leitura feita pela Ari que me atiçou a curiosidade. Fui, li, e gostei... rsrsr

Gostei muito da curta leitura e da forma simples e adorável que a história inicia e termina.

Adorei as ilustrações e o jeito fofinho da Morte, que se pareceu muito com uma visita inesperada, mais bem vinda.
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Isadora1232 14/06/2022minha estante
Assisti recentemente o curta baseado nesse livro e é a coisa mais linda! Fiquei curiosa pelo livro

Regis 14/06/2022minha estante
Tem um curta?
Onde você viu Isadora?
Gostaria de ver.

Isadora1232 14/06/2022minha estante
Sim, eu vi no YouTube mesmo, legendado. Vou te enviar o link por mensagem

Regis 14/06/2022minha estante
Obrigada Isadora. ?

Ster 14/06/2022minha estante
Gente, que livro interesse! Vou adquirir para meu filho.

Ster 14/06/2022minha estante
Interessante*

DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Interessante

Ari 18/06/2022minha estante
Ameii a resenhaa ??

Regis 19/06/2022minha estante
Obrigada Ari.
Li por sua causa Ari, e amei. ?

clairee 22/05/2023

E onde entra a tulipa na história?
" a morte tinha um sorriso amigo.
até que ela era simpática, quando não se levava em conta quem ela era- bem simpática mesmo."

Rosie 22/05/2023

Aprendendo a lidar com o luto
Bom, eu usei esse livro como tema de um projeto da faculdade sobre Biblioterapia, para tratar o assunto: Luto

É um livro lindo e quando eu soube que a CDL ia publicar esse título eu fiquei muito feliz.

Li esse livro no inglês e assisti também o curta-metragem no YouTube para meu projeto e ele me tocou de uma corta imensa.

Tive a oportunidade de ler o livro na editora e ver a edição física nas mãos antes do lançamento e senti as mesmas emoções que senti lendo pela primeira vez.

Eu esqueci de colocar ele aqui e lembrei por agora, leio muitos livros infantis mas esqueço de colocar eles no skoob hahah

É um ótimo livro, recomendo muito

Maria1691 15/11/2022

Pelo o que eu entendi, o livro fala sobre a vida do pato e em como ele aceitou a sua "morte" e assim foi se deixando ir.

Pitaiazul 19/08/2021

A vida é assim
Não me lembro quando tive meu primeiro contato com ?O pato, a morte e a tulipa?, mas sei que me lembrava dele quando perdi meu avô materno. Babai (como eu carinhosamente o chamava) era um homem sorridente e de espírito forte e posso dizer com firmeza que, como neta, temi a morte dele mais que ele próprio. Em resumo da tragédia, ele se foi e por muito tempo não assimilei esse fato. Ainda no processo de luto, por dizer que tinha uma boa recordação dessa história, recebi ?O pato, a morte e a tulipa? de meu namorado que com toda gentileza e empatia que coube no coraçãozinho decidiu me presentear com o livro.

Se há uma definição meramente precisa que posso fazer dessa história é que ela diz tudo que uma alma perdida precisa ouvir. O Pato é um de nossos protagonistas que, depois de um tempo sentindo-se mal, nota uma criaturinha o seguindo e decide perguntar quem é. A tal criaturinha nada mais é que a Morte e depois do susto inicial pato e morte continuam a conversar. É assim que o livro toma seu curso: com diálogos que permitem não só o Pato, mas também o leitor a conhecer a morte e (porque não?!) a vida.

Com cara de literatura infantil essa obra não fala apenas com crianças. Não se surpreenda que aos 20, 30 ou 40 anos você se pegue chorando enquanto lê como o Pato compreende que a Morte não é tão assustadora assim ou como a Morte consegue aprender tantas coisas com o Pato. Erlbruch conseguiu fazer aqui um trabalho atemporal, direcionado para todas as idades e que ensina cada um na sua própria necessidade. O processo de identificação, empatia e compreensão da história quase como um conto pessoal é o ponto chave para essa leitura e a recomendo a qualquer pessoa que esteja aberta a esse processo.

Por fim, posso dizer que durante meu luto pela perda de meu avô somente compreendi a grandiosidade do ciclo da vida ao chegar (em prantos, não se engane) à última página deste livro. A amabilidade e suavidade com que a Morte é explicada me fizeram assimilar a ideia de que a ida de vovô Babai foi um processo tão natural quanto o acordar e que tudo que eu poderia desejar era que, mesmo com a tristeza que eu sentia com a perda, sua vida tivesse sido cheia de tulipas. Porque a vida é assim.
Brina 12/06/2022minha estante
Oi, onde vc comprou esse livro? Na Amazon ta 450 reais ?. E não acho em lugar nenhum

R$450,00?! MDS,que roubo?

Brina 12/06/2022minha estante
Pois é, espero ser algum bug do site, tb não achei o ebook, que normalmente é mais baratinho. Enfim, esperar pra vê se melhora o preço

NormanFuckingRockwell 12/06/2022minha estante
Acabei de ver aqui, senti a facada no fundo da alma?????

Pitaiazul 12/06/2022minha estante
Oi, Brina! Não é bug não kkkk O autor é um ilustrador alemão e por mais que o livro tenha ganhado prêmios em outros países não houveram muitas edições em português. As únicas das quais eu tenho notícia são as da Cosac & Naif e da Fundação Itaú. Meu namorado que me deu esse de presente e na época pagou $340, é bem salgado o preço das versões PT-BR realmente.

NormanFuckingRockwell 12/06/2022minha estante
MDS, vou ter que juntar todas as minhas moedinhas por anos para conseguir comprar esse livro? eu ouvi o audiobook no ttk

Pitaiazul 12/06/2022minha estante
É bem carinho mesmo. Eu tinha lido numa biblioteca e nem tinha pretensões de comprar exatamente pelo preço. Minha sorte foi receber de presente heheh

Brina 13/06/2022minha estante
? to chocada kkkkk

Bassani.ConfecAAo 02/03/2023minha estante
OLA BRINA, EU TENHO O PDF SE AINDA TIVER O INTERESSE POSSO TE ENVIAR

Jessie 28/07/2023

É tarefa da própria vida...
Uma narrativa tão simples mas tão bonita ao mesmo tempo. Falar sobre a morte não deveria ser um tabu.

"Vamos descer, a gente tem cada pensamento estranho em cim da árvore..."

Quantos pensamentos estranhos não se passam em nossas cabeças? Compartilha o que estar sentimento fez com que o pato se sentisse mais leve e tranquilo em relação a morte.

nii__vs 11/06/2022

em 32 páginas eu achei coisas fofas e dps triste, incrível
nos mostra que as vezes deixamos de fazer o que gostamos por medo da morte, mas um dia ela vem, por mais que seja tranquila, não vamos ter aproveitado da melhor forma. Não importa o que aconteça, uma hora ela vem, então é melhor aproveitar o quanto antes

prblyafuturemilf 11/06/2022

"A morte tinha um sorriso amigo."
Fiquei especialmente chocada com a simplicidade e sensibilidade do livro. Acho que é o primeiro livro infantil de que realmente gosto.

São dois personagens em que é difícil imaginar uma aproximação, ou interação, mas eu gostei a forma que os dois foram retratados. Recomendo.
Beatriz 12/06/2022minha estante
Ameii esse tbm, me fez pensar bastante

prblyafuturemilf 12/06/2022minha estante
sim? e eu ainda achei fofo. amei os desenhos

Lou Black 11/06/2022

Bonitinho
Simplesmente amei

Muito lindo, lembrei da minha infância que lia livros como este leve e com uma mensagem por trás,recomendo por ser um livro leve e simples de ler.

Alessandra.Adams 21/05/2023

Um grande clássico da literatura infantil mundial. Uma história sobre perda e luto trabalhada genialmente.

Adrya.Ribeiro 15/06/2022

Que livrinho triste e profundo. Me deparei com uma pessoa fazendo a leitura desse livro no tiktok que me prendeu totalmente. Espero que eu não seja igual ao pato, apenas aguardando o dia que a morte irá me levar.

Stephany 21/08/2023

Você pensa na morte?

Esse livro é tão sensível, quase chorei rsrs Como pode tratar com tanta delicadeza algo tão assustador e ao mesmo tempo tão natural como a morte?
Eu fiquei tremendamente triste quando o pato morreu. Será que quando vc está para morrer, vc sente sua morte chegar? Sei que a maioria não, quer dizer, vc não sabe quando vai acontecer. Mas será que, no fundo, vc sabe que está morrendo?
Em crise existencial aqui.
Vou ler outras vezes
Gi Gutierrez 21/08/2023minha estante
Entrou na minha lista!

Juju 17/01/2024

"Dizem que a morte nunca atrasa. Mas quem imaginaria que, ao conhecer e se encantar com o pato, ela perderia noção do tempo e desfrutaria mais da vida? E que este pato a ensinaria a mergulhar no lago, subir em árvores e tirar uma soneca?"

De fato, é um dos livros que se lê pelas entrelinhas. Representa a morte como uma ?amiga?. Mostra que não precisamos temê-la, pois além de ser inevitável, representa em muitos casos, o cumprimento de uma missão. Que vivamos a vida o máximo que pudermos, mas que tenhamos menos medo do que vem depois. Pois assim é a vida?.
gabrielequeiroz 20/01/2024minha estante
???