Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Melimë 20/01/2022

Um por todos e todos por um!
Eu reli essa beleza na edição da Zahar de texto integral, comentada e ilustrada; e minha experiência foi mil vezes melhor do que a anterior, lendo a versão adaptada da LePm.
Nessa releitura me apeguei em todos os personagens, ao ponto do livro se tornar um dos meus favoritos da vida.
D'Artagnan é um protagonista extremamente carismático e inteligente e ao mesmo tempo em certos momentos dá pra perceber o quanto ele é jovem e inexperiente em relação aos outros.
Athos continua sendo meu mosqueteiro favorito, a definição de tall dark and brooding e bem, é disso que eu gosto, tenho uma vontade imensa de abraçar aquela pedra de gelo que por dentro é ainda o adolescente de coração partido.
Porthos e Aramis apareceram mais, e tiveram mais de sua personalidade percebida e apreciada por mim, especialmente Aramis.
Maz o que realmente me espantou na leitura foram duas coisas:
Milady é absolutamente a vilã mais bem construída que eu já li na vida. Eu genuinamente tive medo dessa mulher e da capacidade maligna dela diversas vezes durante a trama. Um literal demônio.
E a escrita do Dumas é perfeita. O humor é uma parte importantíssima do estilo dele, especialmente sarcástico. E eu absolutamente amei isso, me viciei completamente na escrita dele. Ao ponto de literalmente largar meus planos de leitura futura e tacar O Conde de Monte Cristo na minha biblioteca do kindle agora mesmo. Wish me luck!

Marcos 20/01/2022

O livro não é como sempre, igual aos filmes que vemos nas telas de cinema, com ação em capa e espada a todo momento. Chega ser em alguns momentos monótono, mas mesmo assim a historia nos prende do começo ao fim. Principalmente do meio para o final. Alexandre Dumas coloca personagens reais em seu livro, que fizeram parte da história. Todos deveriam ler.
Nota: 8.0/10.0

LER ETERNO PRAZER 18/01/2022

"Os três mosqueteiros" clássico da literatura universal, obra infantil juvenil, de aventura capa e espada. Escrita pelo grande escritor francês Alexandre Dumas. A história se passa na França do século XVII e narra a jornada do jovem gascão D'Artagnan e seus três amigos mosqueteiros: Athos, Porthos e Aramis.
Tudo tem início quando o jovem D'Artagnan parti de sua terra natal para França, mais precisamente para a cidade de Paris para realizar o sonho de se tornar um mosqueteiro do rei da França, Luíx XIII, assim como foi seu pai. Porém, durante um confronto, ele perde a carta de recomendação que deveria entregar ao comandante dos mosqueteiros. Mesmo diante desse obstáculo, o rapaz não desiste de seus intentos e jura vingança ao seu malfeitor. Antes de sua chegada a Paris, D'Artagnan ainda se envolve em mais confusões. Dessa vez com os três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis. Ele é chamado para duelar com cada um deles. No entanto, prestes a iniciar os duelos, os quatro são surpreendidos por guardas do Cardeal Richelieu, inimigo dos mosqueteiros. Mesmo estando em menor número e contando com a ajuda de D'Artagnan, os mosqueteiros conseguem vencer e a partir daí inicia-se uma grande amizade, forte e leal, entre os quatro
Eu já conhecia a história dos três mosqueteiros de ver as várias adorações cinematográficas, mas nada se compara ao prazer de ter a história nas mãos e você se debruçar na sua leitura.
Toda narrativa é feira em terceira pessoa e essa escolha do narrador
onisciente nos dá a impressão de estar em uma conversa, onde alguém te conta uma história, revelando os fatos na medida certa, dessa forma o leitor fica totalmente envolvido na trama. A construção dos personagens é ótima e até mesmo os secundários são bem carismáticos e possuem importante papel na história. Os mosqueteiros, apesar de inseparáveis, têm personalidades distintas e essa parte do livro é fantástica, pois nos filmes não temos toda essa riqueza de detalhes. Apesar de boa parte da história acompanhamos D'Artagnan sozinho, em boa parte da história Athos, Porthos e Aramis meio que se escondem dentro do enredo, apenas esse detalhe que me fez tirar uma estrela na minha avaliação.
Em "Os três mosqueteiros" Dumas nós transporta para o reinado de Luís XIII, período que ficou caracterizado pelas guerras contra os protestantes franceses. Apesar da parte histórica onde o autor não se prende demasiadamente, ele molda seus personagens com liberdade, como o caso do Cardeal Richelieu, principal antagonista da trama. "Os três mosqueteiros" é uma leitura é extremamente agradável e envolvente, o leitor se vê envolvido em diversas situações, com cenas dramáticas e emocionantes, duelos, intrigas, romances e bravura, além de um toque divertido e muita amizade.

Yeda 12/01/2022

INCRÍVEL?
?Dumas trouxe nesse livro a sua qualidade mais marcante: a grandiosidade. Não há comedimento ou moderação, tudo é exagerado. Emoções contidas? Aqui não! O livro inteiro é epopeico: os amores, as vinganças, as personalidades, as conspirações, as personagens, as tramas? tudo é exagerado(de uma forma muito boa). Todas as linhas são dignas de apertos no peito, pulos de alegria e suspiros(breves) de alívio.

?Nos momentos em que outros autores escreveriam de forma mais contida, Dumas era valente e ambicioso e trazia mais e mais e ainda mais! E com ele, suas narrativas resplandeciam. O único autor que conseguiu sustentar tanta magnitude sem sobrepujar os leitores. Dumas literalmente entregou TUDO.

? Os personagens são incríveis, audaciosos e ousados, dispostos a qualquer coisa para obterem o que querem. D?Artagnan e Milady são a contraposição perfeita: dois extremos de uma mesma linha. Ele, digno de ser herói(apesar de Athos ser o maioral!!!), ela, uma vilã memorável, de ficar presa na história e alugar um triplex na cabeça de todo mundo e ainda por cima ter um dos momentos mais marcantes do livro.

?Aqui, além da costumeira mistura de personagens fictícios com eventos reais, a marca registrada do autor, a realidade não serve apenas como pano de fundo, todos os elementos interagem de forma harmônica tornando a história ainda mais grandiosa.

?A edição da Zahar entregou tudo, como sempre. Trouxe diversas notas que situam o leitor, informações sobre a escrita do Dumas e como as coisas realmente aconteceram, e as ilustrações da edição de 1852 que são perfeitas. Também mostrou todas as vezes que o autor tomou ?liberdade? e mudou as datas dos eventos reais a seu bel-prazer; além disso, como ele não era fã de revisão, em diversos momentos ele se confunde na narrativa, ignora fatos já mencionados? o que eu particularmente amei, já que parecia que eu estava lendo algo direto de suas mãos.

?Obs: Athos o maioral e um alô pro Porthos que não deixava a falta de dinheiro ser um obstáculo em sua vida como ícone da moda! ANJOS!!!!!!!!

Eduardo1304 09/01/2022

Os três mosqueteiros mais um ...
O livro não se resume à análise moral de pessoas ou de uma época. Trata-se de uma história de ?capa e espada?, com sua gama de personagens cativantes, aventuras perigosas, vilões maquiavélicos e toda a habilidade de Dumas em trabalhar esses elementos de forma a ganhar o leitor. Uma leitura arrebatadora. A edição que li da editora Zahar 700 e poucas páginas mas vale a pena cada página. Os três mosqueteiros é aquele livro , que você jamais vai se arrepender de ter na estante....

Gabriel Dummer 08/01/2022

Um clássico
Finalmente consegui terminar a leitura deste clássico da literatura mundial. O início é cativante e divertido, o meio é cansativo, o final é de tirar o fôlego. Destaque para o desenrolar das tramas elaboradas por Milady e seu trágico final. No geral um livro ótimo, repleto de intrigas, aventuras e história.

Manu 05/01/2022

A escola me obrigou
Gente na minha escola todo ano Aparti do sexto ano tem uma coisa de livro e eu tive que ler os três mosqueteiros eu não gosto não mas foi legal falar sobre o livro com minha sala

Lucca 05/01/2022

Um por todos, e todos por um !
É com muita satisfação que essa vai ser a primeira resenha do ano. Como eu amei ler a relação dos três mosqueteiros com o D'Artagnan, cada um tem suas características próprias que funcionam muito bem entre si e você quer poder estar acompanhando eles a todo momento, pois é a amizade mais bonita que eu já li até hoje nas histórias que eu pude ler. O livro todo tem uma ironia com quem está no poder, e critica as pessoas que acreditam cegamente em quem está no topo. Meu único problema com o livro é que eu senti na metade a história ficar dando voltas sem parecer que iria chegar em algum lugar e de como alguns problemas foram facilmente resolvidos. Fora essas questões pessoais, o final pra mim deu uma melhorada absurda que me encantou em um geral da história.

Victor.mcrv 27/12/2021

Divertido
O livro é um calhamaço mas nem da pra sentir, o autor escreve como se fosse uma novela (de tv) o que me lembra o Jorge Amado, pra mim os dois escrevem de um jeito que dali já pode ir para a tv. O livro é divertido, acompanhamos os quatro amigos que não tem um começo tão bom mas que depois não se desgrudam mais.

Milly 24/12/2021

Achei puxado para ler, mas me vendo tendo de decorar nomes gigantes como o do protagonista, lhe dei um apelido, assim ficando mais facíl de se ler, mas ainda sim achei puxado de entender mas deve ser só pelo fato de eu ter que ler em apenas 1 semana, pois o livro era da biblíoteca da minha escola, mas ainda sim. Adorei!
Luis1191 02/05/2024minha estante
Opa, como vai? Estou curioso sobre essa edição, ela está bem barata agora na amazon

Luis1191 02/05/2024minha estante
O que achou dela? Nunca vi ninguém comentar nada sobre ela.

Laura 17/12/2021

Clássico dos clássicos
Desculpa mas eu não tenho nenhuma crítica negativa do livro muito menos da leitura. Foi incrível ler um livro que estava a quase 4 anos na minha estante.

Maria290 12/12/2021

Um por todos e todos por um!
Já fazia mais de um ano que eu estava doida pra ler esse livro. Vi os filmes (o de 1993 e o do Homem da Máscara de Ferro) e fiquei apaixonada pela história dos Mosqueteiros, mas confesso que achei a leitura um tanto quanto assastada... Tipo, primeiro que não tinha NADA A VER com o filme, o que não é ruim, na verdade... Mas achei a escrita, apesar de fácil, muito confusa. Em termos de detalhes, achei o livro bem fraco, apesar da história ser, nossa, um clássico, e não deixa de ser maravilhoso... eu só realmente ficava tão confusa com algunas cenas que acabava me cansando da leitura.

Mas, como eu disse, não deixa de ser uma boa história. Me apeguei demais aos 4 mosqueiros, principalmente ao Aramis hahaha e gostei muito das partes onde os quatro estavam juntos, apesar de não serem muitas...

Não sei se é só essa edição que eu comprei ou se todas são assim, mas senti como se o livro estivesse um pouco incompleto, tipo, como se alguma cena tivesse sido cortada e depois mencionada como se tivesse, sim, aparecido...

Mas enfim, fiquei feliz por ter matado minha lombriga de ler esse livro, amei os personagens num geral e acho que eles passam por boas aventuras...

Anne 09/12/2021

Era uma vez.. uma história muito conhecida
Sobre o clássico conto dos 3 mosqueteiros e nosso corajoso herói d'Artagnan não tem muito a ser dito.

Ambientado na França de 1627/8, sob o reinado de Luís XIII, o destemido gascão parte em uma aventura enebriante ao encontro do destino para se tornar um mosqueteiro do rei, fazendo nessa jornada muitos amigos, inimigos (como o temido Cardeal Richelieu), e alguns arrebatadores e imprudentes amores ao longo do caminho.

Dumas exalta, nessa obra, a importância da amizade. É uma leitura que conta sobre amizade, aventura, romance, lições de vida, e paixões de um jovem que ama viver.

Um pouco cansativo pela extensão, mas com certeza é um clássico que não pode faltar nas leituras da vida.

Isabella Cristina 06/12/2021

Sensationnel
Gente que livro incrível.

Quando comecei a lê-lo, não fazia idéia do que esperar, e que grande surpresa ao conhecer essa história, esses personagens, a trama é cheia de reviravoltas, intrigas, amores, companheirismo, é simplesmente viciante e você rapidamente se afeiçoa aos personagens.

Além disso, achei o livro super divertido, os personagens são cativantes, até mesmo os ditos "vilões" são dignos de afeição - ok talvez um(a) em específico não, mas até mesmo odiar eles é legal e valido - mas é interessante notar que tirando um ou outro, não existem vilões necessariamente, mas sim personagens que tem interesses distintos e por obra do destino esses interesses se chocam, eu mesma gostei muito do Cardeal, é um personagem muito curioso.

Enfim, nem preciso dizer se recomendo né? Só leiam, e venham se apaixonar por essa história.

Partiu ler O Conde Monte Cristo, vamos ver se Dumas vai me conquistar novamente.