Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Michela Wakami 02/08/2022

Uma grande aventura.
Eu amei essa leitura, do início ao final, pois a história é muito envolvente.
Não tem como não vibrar, sofrer e não querer largar o livro.
Temos uma vilã, que é argilosa é cruel e linda, que passa rasteira até no diabo.
Uma personagem que não vai passar desapercebida de nenhuma maneira, muito pelo contrário, você vai querer saber até aonde ela será capaz de chegar, para alcançar os seus objetivos e se terá a punição merecida.
Os quatro amigos, nos deixa de coração quentinho, através da força e lealdade que eles dispõe uns para com os outros.

Apesar de ter amado muito esse livro, não sei se lerei as outras continuações, pois esse livro já me satisfez, o seu final é fechadinho e não vejo a necessidade de lê-los.
Mas quem sabe, num futuro distante.

Termino esse primeiro livro, amando esses quatro guerreiros, que conquistaram meu coração.
Até um dia, Aramis, D'Artagnan, Porthos e Athos.
Fabricio268 02/08/2022minha estante
Uma vilã ardilosa e cruel que conquistou meu coração para sempre. Faltou você dizer que ela é a vilã mais linda da literatura. Tão bela quanto ela só Marguerite Gautier, de A dama das Camélias.
Realmente é uma leitura espetacular.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
Perdão meu amigo, foi uma grande falha minha.
Mas nada que não possa ser corrigido.
Deixa comigo.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
A dama das camélias é maravilhosa.??

Prontinho.????

Fabricio268 02/08/2022minha estante
Michela, conhece a Isabel aqui no Skoob. Criamos um grupo no whatsapp. Na verdade tem só eu e ela por enquanto. Se quiser conhecer, está feito o convite.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
Vou te responder no privado.

Douglas Finger 02/08/2022minha estante
Uhul!!!

CPF1964 03/08/2022minha estante
?????

Eduarda 18/12/2022minha estante
Odiei o segundo livro nem consegui terminar!

Michela Wakami 18/12/2022minha estante
Eduarda, acho que vou ficar só no primeiro.?

Eduarda 21/12/2022minha estante
Se eu fosse você fazia isso

Eduarda 21/12/2022minha estante
O segundo livro Michela, e horrível

Michela Wakami 21/12/2022minha estante
Misericórdia, quero não. Kkkkkk.
Obrigada, pelo aviso.

De nada!!

Eduarda 21/12/2022minha estante
Michaela, Na verdade tem até gente que gosta mas eu não gostei então não é por que eu estou falando que é para você não ler talvez você goste da história que eu não gosto então eu te recomendo a pesquisar sobre o livro.

Michela Wakami 21/12/2022minha estante
Eduarda, na verdade já fiquei super satisfeita com o primeiro livro, não vejo necessidade de um segundo livro, imagino que seja mais uma encheção de linguiça. Fica tranquila.???

Eduarda 23/12/2022minha estante
Obrigada

Michela Wakami 23/12/2022minha estante
Obrigada a você.??

Fabiana 10/09/2023minha estante
Esse livro conta a história de três mosqueteiros que ajudam a proteger a cidade da França .Acontece a história no século 17 onde eles começaram a serem mosqueteiros ,essa história é mto legal e eu aconselho em que vcs possam ler esse livro nota 10 parabéns .

Nath 04/02/2020

Os Mosqueteiros que me desculpem, mas esse livro só deu MILADY
"Ora, vamos, que loucura me exaltar dessa forma", disse Milady consigo mesma, mergulhando no espelho que reflete em seus olhos um olhar de fogo, por meio do qual parece interrogar a si própria. "A violência não resolve nada, a violência é uma prova de fraqueza. Em primeiro lugar, nunca triunfei assim. Talvez, se usasse a minha força contra mulheres, eu tivesse a sorte de contestá-las mais fracas que eu e, por conseguinte, vencê-las. Mas é contra homens que luto, e para eles não passo de uma mulher. Lutemos como mulher então, a minha força reside na minha fraqueza!"

Este foi o meu segundo livro do INCRÍVEL Alexandre Dumas (o meu primeiro foi o favoritaço O Conde de Monte Cristo), mas essa também foi mais uma experiência SENSACIONAL dentro dos mais variados sentidos que a literatura poderia me proporcionar na vida. E agora eu posso dizer sem sombra de dúvidas que o Dumas tornou- se um dos meus autores favoritos da vida. E disparado o meu autor francês favorito!

Como todos bem sabem, o Dumas foi um autor que escrevia unicamente em formato de folhetim e este foi mais um publicado em sua fase mais prolixa no ano de 1844.

Os Três Mosqueteiros é hoje considerado um dos maiores romances dentro do gênero "romance de capa e espada" e um dos mais adaptados por diversas outras mídias como: filmes, peças de teatro, desenhos animados e até outras sequências não autorizadas por outros autores que se apossaram “indevidamente” da história original do Dumas.

O nome de dArtagnan tornou-se hoje sinônimo de coragem e perseverança; e os três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis tornaram-se também um dos maiores sinônimos de amizade, coragem e lealdade.

O romance na verdade é uma grande ficção histórica e uma aventura adulta, usando como pano de fundo uma suntuosa intriga política na Paris do reinado do rei Luís XIII, cujo enredo girou em torno do cerco a La Rochelle (1627-28), e teve como personagens principais o próprio Rei Luís XIII, a rainha Ana da Áustria, o cardeal Richelieu, o amante da rainha o Duque de Buckingham e os nossos quatro amigos mosqueteiros, juntamente com os seus implacáveis vilões; como a maquiavélica vilã Milady de Winter.

E meu Deus, que personagem IN-CRÍ-VEL!!! A Milady mostrou-se uma daquelas vilãs magistrais que a gente odeia amar ou ama odiar, TANTO FAZ, porque quando a mulher finalmente entrou em cima ela apagou todos os outros personagens e reduziu os Mosqueteiros á segundo plano na estória. Tanto que, bem na reta final, quando o Dumas deixou os Mosqueteiros de lado e focou somente na estória da Milady, o ritmo frenético ganhou ares muito mais dinâmicos e eu me vi devorando as páginas até o derradeiro final da nossa amada vilã... E, ah! Que ninguém se engane com a bela aparência meiga e sedutora de Milady, pois até o fim ela mostrou-se uma perfeita femme fatale e uma incrível observadora de extrema inteligente, manipulando friamente os homens e as mulheres e deixando atrás de si um rastro de sangue por onde passava. Nas palavras do próprio Dumas:

"Milady era como um general, que considera conjuntamente vitória e derrota, preparando- se, conforme o andamento da batalha, para marchar adiante ou bater em retirada." (Os Três Mosqueteiros, P.641)

Verdade seja dita, apesar da forte presença "vilãnesca" da Milady, eu senti falta de mais representatividade feminina na estória. Eram tantos os homens poderosos, destemidos e com fortes laços leais uns com os outros que eu me perguntava: "E as mulheres?" Quando não eram mocinhas puras e ingênuas como a namoradinha do dArtagnan, eram mulheres submissas aos padrões impostos pela sociedade da época, como a rainha Ana da Áustria. E a Milady quando apareceu quebrando todo o estereotipo feminino da época, igualou-se, inclusive, aos poderosos homens da estória.

Eu definitivamente não entendi o motivo dessas milhares de adaptações cinematográficas dos Mosqueteiros nunca ter representado a Milady com toda a força que ela apresenta na estória original; e deixando para focar somente na amizade, coragem e lealdade dos rapazes Os Mosqueteiros . Mas, talvez, a resposta esteja justamente aí na pergunta...

Como já dizia a nossa maravilhosa Virgínia Woolf em seu questionador/incrível livro Um Teto Todo Seu:

"Seria mil vezes uma pena se as mulheres escrevessem como os homens, ou vivessem como eles, ou se parecessem com eles, pois se dois sexos é bastante inadequado, considerando a vastidão e a variedade do mundo, como faríamos com apenas um?" (Virgínia Woolf, Um Teto todo Seu)
Cristian 04/02/2020minha estante
Excelente resenha!

Nath 04/02/2020minha estante
Muito obrigada, Cristian! :)

Erika 09/02/2020minha estante
De todas as coisas incríveis desse livro, Milady é a maior! Resenha incrível a sua!

Nath 10/02/2020minha estante
Obrigada, Érika! Realmente, a Milady foi a parte mais instigante de toda a estória! Merecia ser protagonista muito mais q os próprios Mosqueteiros ahahah :D

Gaby 22/06/2020minha estante
Resenha incrível!

Nath 22/06/2020minha estante
Obrigada, Gaby!

João Paulo 22/09/2010

Magnífico!
Logo no começo do livro, temos esse parágrafo:
"Em que se estabelece que, apesar de os seus nomes terminarem em "os" e em "is", os heróis da história que vamos ter a honra de contar aos leitores nada têm de mitológico."

Sendo reais ou não, são verdadeiros heróis estes personagens que esta história conta.
Apesar de não ser um livro mitológico, se assemelha bastante a um quanto ao seu poder. Há em todo o livro grandes tramas, há amor e ódio, há carinho e vingança. Há heróis magníficos, corajosos como Hércules, astutos como Jasão.
Há homens e mulheres que, como demônios do mundo inferior, tramam contra os bons como feiticeiras cheias de maldade e desejo de vingança.

Quanto ao autor, a sua escrita poética é perfeita! Coisa que, dá a desejar ler os outros livros de sua autoria.

Por este livro não se vale só a pena ler, vale a pena reler e reler de novo! É um clássico que não vai sair de minha cabeça nunca! Sempre ficarei encantado toda vez que ver os nomes dos heróis da trama. Sempre respeitarei o autor desde livro.
Nunca esquecerei de Os Três Mosqueteiros.

Ass: João Paulo Garcia

Eshinha 05/03/2024

Livrinho para passar o tempo, (um curto tempo aliás, pois ele é bem pequeno), não é um livro bom, mas também não é uma coisa que não de para reservar uns cinco minutos para ler, apesar de ser uma história que me deixe um pouco perdida, porque como não é algo muito elaborado, no final da história não sei mais nem quem é quem

AndrAa58 25/11/2023

Divertido e refrescante
Os Três Mosqueteiros proporciona uma leitura agradável e divertida. Sem pretensões, somos transportados para a França do século XVII, acompanhando as aventuras e desventuras do jovem, destemido e orgulhoso D'Artagnan. A obra explora temas como honra, coragem, amor e traição, enquanto retrata vividamente a sociedade e a política da época. A escrita ágil, divertida e envolvente de Dumas nos conduz pelos grandes salões aristocráticos, com direito às intrigas da corte, passando por batalhas e emboscadas nas estradas, sem esquecer os infinitos duelos.

Não é um romance de cavalaria, mas representa valores cavaleirescos da época (acredito eu), e tudo é muito exacerbado e intenso. Questões como honra, coragem, patriotismo, amor chegam a ser engraçadas para mim. Acabou de conhecer a jovem e já a ama desesperadamente a ponto de dar a vida pela donzela, e sim, se arriscar faz parte de ser mosqueteiro. Se você não gosta de risco e aventura, de viver a vida intensamente, não se apresente.

O romance é habilmente entrelaçado com elementos históricos, apresentando personagens reais, como o Cardeal Richelieu (o vilão da história), Milady de Winter, Athos, Porthos, Aramis e, é claro, D'Artagnan.

Essa edição apresentou alguns pequenos erros de continuidade, como o anel que era de família, da minha mãe, antes de ser da minha avó, e um pouco mais tarde, o anel era da minha mãe, comprado por meu pai por x; estavam na casa de um e, algumas linhas depois, saíram da casa de outro... Isso não atrapalhou minha leitura, mas se fosse reler, talvez buscasse outra edição.
Fernanda.Rettore 25/11/2023minha estante
????

Regis 29/11/2023minha estante
Gostei muito da resenha, Andréa. Ainda não li Os Três Mosqueteiros, mas pareceu bem divertido. ?

Andre.Vieira 30/05/2023

Um por todos e todos por um
Um bom livro, bem gostoso de ler, apesar de ter demorado muito para finalizar, por causa da minha pesada rotina. Essa obra ativou e bem minha memória afetiva, pelas adaptações de desenhos e filmes que assisti quando criança.
Só não está entre meus favoritos porque achei que houve umas mudanças de rumo da história e faltou mais detalhes, entretanto é bem empolgante e sem enrolação. O incio mesmo, não conseguia parar de ler, D'Artagnan todo encrencado, em um só dia sendo desafiado pelos três mosqueteiros, fora outras confusões. No meu gosto de leitura, faltou detalhe das lutas, das batalhas, achei que foi uma narrativa muito rápida.
Então, se você nunca leu, dê uma oportunidade, se assim como eu, você consumiu diversas adaptações dessa obra em algum momento da sua vida

Nota 7,0
Aline MSS 31/05/2023minha estante
Me deu mta vontade de colocar na lista de leituras desse ano!! Qdo vejo o tamanho do calhamaço, desisto. ???

Andre.Vieira 31/05/2023minha estante
360 páginas só, rapidinho. A depender da sua rotina, pode até ler em três ou quatro dias.

Aline MSS 31/05/2023minha estante
É rápido sim, mas são 3 livros, Né? Aí falta coragem. ??Mas está na fila! ????

Andre.Vieira 01/06/2023minha estante
São três livros? Não sabia desse detalhe hahaha
O desfecho foi tão definido que nem parece que tem continuação

Aline MSS 02/06/2023minha estante
Sim! ???Eu tenho 2 da Zahar e eles ainda não lançaram o 3°, por isso eu ainda não tive coragem de começar, apesar de amar essa história. Tem seriado da BBC e tudo!?

Evermoredataylor 26/01/2021

Uma trama envolvente!!!
Durante a leitura conhecemos os famosos três mosqueteiros, que na verdade são quatro, Athos, Porthos, Aramis e d'Artgnan.
Toda a intriga política descrita por Dumas é emocionante, acompanhar todos os personagens envolvidos no que parece ser núcleos totalmente diferentes da história mas que ao fim todos as decisões, brigas, desconfianças, perseguições e traições levam a um único e conciso final. Quando você pensa que está tudo decidido a favor de um personagem o autor apresenta um novo caminho para a narrativa. Personagens apaixonantes, Athos de longe meu favorito, porém seus outros três companheiros não deixam a desejar, cada um com suas peculiaridades e trejeitos.

omanoel 04/05/2021

Sensacional!
Para quem gosta de romances e aventuras, esse é o livro ideal. Cheio de reviravoltas, armações e muitas emoções também. Um livro perfeito.

Albieri 05/08/2020

Fantástico
O que dizer de Os Três Mosqueteiros?

Simplesmente um livro sensacional, com certeza uma aventura épica de nossos quatro herois, que enfrentaram tudo com uma amizade incrível. Os mosqueteiros são daqueles tipos de amigos que você quer ter sempre por perto, que estarão ao seu lado sempre, que dizem o que for melhor para você e não aquilo que você deseja.

A performance da escrita é de tirar o fôlego juntamente com seu enredo e o final foi fechado com chave de ouro.

Amei.

#Ostresmosqueteiros #AlexandreDumas #Livros #livro #books #amigos #mosqueteiros #Athos #Porthos #Aramis #d'Artagnan #frança #Paris #Cardeal #minhaestante #skoob #clubeskoob #cabeceira #livrodecabeceira

Max 29/01/2021

Que livro, senhoras e senhores!
Publicado originalmente em 1844, ?Os três mosqueteiros? narra a história de quatro amigos, D?Artagnan, Athos, Aramis e Porthus, na França de 1600. Cercados por duelos, intrigas e romances, os amigos se envolvem em grandes aventuras, das quais prova-se o real valor da amizade.
Apesar de ter quase duzentos anos desde que foi escrito e contando com mais de 600 páginas, Dumas conseguiu criar um texto dinâmico e rápido, que faz com que o leitor devore página após página, sem querer se desprender da história.

Bel's 31/05/2021

Nunca me perde tanto
Essa foi definitivamente a história mais complicada que já li, não só por conto da escrita antiga, mas também pelo desenvolvimento das personagens. Suas personalidades definidas ao início nós engana quando misturada a dos que vem em seguida.
Contudo não deixa de ser uma ótima leitura, o final em especial nos prende de tal forma que é impossível largar o livro após começar, pena que isso foi depois de um longo estado de complicações , acaba que mesmo tendo que resolver tudo depressa foi muito bom.

Sara 16/08/2021

Um por todos e todos por um
"Se você tivesse que enfrentar apenas quatro homens, eu o deixaria ir sozinho; mas se vai enfrentar essa mulher, vamos os quatro, e queira Deus que com nossos quatro criados sejamos em número suficiente". Esse livro merecia uma categoria só dele, é muito estranho ler uma história com nome tão inseridos na cultura pop, desde o começo do livro você sabe como que é personalidade de cada pelo simples fato delas serem tão marcantes que é impossível nunca ter sequer ouvido falar dessas figuras icónicas. É um clássico extremamente DIVERTIDO, muito diferente do estigma associados a clássicos como leitura maçantes ou meramente intelectuais, eu genuinamente me diverti muito lendo esse livro e me apaixonei pelo D'artanha, Aramis, Porthos e Athos. A vilã é extremamente bem construída e muito diferente do que vejo em outra leituras que tenho, ela em sí já faz a leitura compensar, uma psicopata muito manipuladora mas que você ao mesmo tempo que odeia ela admira muito a inteligência e o poder de persuasão e pra mim é um dos pontos mais fortes da narrativa. Uma das percas que o D'artanha sofre e o apoio do Athos para com ele tem meu coração. Essa história é acima de tudo sobre amizade, lealdade e confiança, é uma recomendação ótima para quem nunca leu um clássico mas deseja começar em algum lugar

Morena.Santos 05/01/2021

Perfeito, amei cada detalhe, sem palavras.
Sou apaixonada por clássicos, e esse me deixou completamente mais apaixonada ainda.
Loly Camilo 05/01/2021minha estante
Amo esse livro