Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Sara 16/08/2021

Um por todos e todos por um
"Se você tivesse que enfrentar apenas quatro homens, eu o deixaria ir sozinho; mas se vai enfrentar essa mulher, vamos os quatro, e queira Deus que com nossos quatro criados sejamos em número suficiente". Esse livro merecia uma categoria só dele, é muito estranho ler uma história com nome tão inseridos na cultura pop, desde o começo do livro você sabe como que é personalidade de cada pelo simples fato delas serem tão marcantes que é impossível nunca ter sequer ouvido falar dessas figuras icónicas. É um clássico extremamente DIVERTIDO, muito diferente do estigma associados a clássicos como leitura maçantes ou meramente intelectuais, eu genuinamente me diverti muito lendo esse livro e me apaixonei pelo D'artanha, Aramis, Porthos e Athos. A vilã é extremamente bem construída e muito diferente do que vejo em outra leituras que tenho, ela em sí já faz a leitura compensar, uma psicopata muito manipuladora mas que você ao mesmo tempo que odeia ela admira muito a inteligência e o poder de persuasão e pra mim é um dos pontos mais fortes da narrativa. Uma das percas que o D'artanha sofre e o apoio do Athos para com ele tem meu coração. Essa história é acima de tudo sobre amizade, lealdade e confiança, é uma recomendação ótima para quem nunca leu um clássico mas deseja começar em algum lugar

Thais645 16/10/2021minha estante
Acho que vou começar Dumas por esse. Gostei de como descreveu. Deu vontade de ler.

alexandra165 16/10/2021minha estante
aaaa fofs. espero q goste.

Luan 31/01/2024

É um clássico da literatura, inegavelmente. Há aqui uma história dinâmica, em sua grande parte, com muitas tramas, intrigas, reviravoltas, e lutas. Além disso, é um romance que trata sobre amizade, lealdade, conquistas amorosas, vingança e justiça. Um combo de várias questões temáticas e narrativas numa dinâmica envolvente e pouco cansativa. Dessa forma, Os três mosqueteiros é uma narrativa de aventura com registros históricos que flerta, e muito, com o ficcional.

Maria, lua do Lucy 25/09/2023

Pensa numa novela com ação e espadas
Infelizmente, já tinha visto um resumo de um canal sobre a Barbie da história original bem antes de ler está obra.
Fui atrás pra ler, por causa das adaptações que tenho vaga memória.

???????

D'Artagnan, um mero rapaz da gasgonha de 18 anos, ao que dá entende a história, sai da sua casa com um cavalo de pele amarela até Paris, para se tornar um mosqueteiro do rei Luis XIII e da rainha Ana'd'Austria. D'Artagnan, pegou os conselhos do pai de BRIGAR quando tiver oportunidade, ele meio que se colocou numa enrascada com outros três mosqueteiros, por fim, todos eles lutarem contra os mosqueteiros do Cardeal. Cardeal, esse que tinha alguns planos em mente, de tomar o poder do rei Luis XIII, junto aos seus lacaios Rochefort e Milady.
A história se escalou BEM RÁPIDO na segunda parte, mesmo demorando pra engatar na leitura, não conseguir parar. Tive vontade de ver os filmes ou séries que fizeram deles.

Os quatro mosqueteiros são que nem aquele grupo de garotos da escola que são populares por TODAS as garotas, temos:

Athos - Velho, chato, ranzinza, não gosta de emprestar suas coisas, tem trauma no amor, amigo da bebida e um EXPERT nos planos
Aramis - Culto, poeta e futuro advogado ou padre
Porthos - Se diz ser rico, com uma boa grana e comedor de casadas
D'Artagnan - Playboy, cheio de contatinhos, dramático e MUITO sonhador

Kowa 20/04/2021

Mais um excelente livro de Alexandre Dumas, não deixando a desejar em nada... Ao terminar o livro senti um forte vazio, devido a grande satisfação que obtive ao ler o mesmo.

Cintia295 25/08/2020

INCRÍVEL
Amei, amei, amei que leitura gostosa, fluída, envolvente, engraçada(como ri em algumas partes), tensas em outra. Apaixonada pela escrita do DUMAS, nem vê o tempo passar. Super Recomendo. Pretendo ler toda a trilogia, vamos ver kkkk.
Andre Luis 09/11/2020minha estante
Um dos melhores que já li, disputando em igualdade com o Conde de Monte Cristo. Também pretendo ler a trilogia. Inclusive, já iniciei a leitura de Vinte Anos Depois.

Anne 09/12/2021

Era uma vez.. uma história muito conhecida
Sobre o clássico conto dos 3 mosqueteiros e nosso corajoso herói d'Artagnan não tem muito a ser dito.

Ambientado na França de 1627/8, sob o reinado de Luís XIII, o destemido gascão parte em uma aventura enebriante ao encontro do destino para se tornar um mosqueteiro do rei, fazendo nessa jornada muitos amigos, inimigos (como o temido Cardeal Richelieu), e alguns arrebatadores e imprudentes amores ao longo do caminho.

Dumas exalta, nessa obra, a importância da amizade. É uma leitura que conta sobre amizade, aventura, romance, lições de vida, e paixões de um jovem que ama viver.

Um pouco cansativo pela extensão, mas com certeza é um clássico que não pode faltar nas leituras da vida.

Ingrid 31/10/2020

Passar as ferias lendo as aventuras desses personagens foi fantástico!
Como não amar a bravura de Porthos, os galanteios de Aramis, a juventude de D'artagnan e a sobriedade do meu mosqueteiro favorito, Atos. Para mim o mais apaixonante de todos!
Alexandre Dumas nunca decepciona!

Gihwest 16/03/2021

fascinante
Não é atoa que seja um clássico, com certeza um dos melhores livros que diga-se de passagem já li.
Desde o começo me senti compelida a lê-lo, o espírito de D'Artagnan e a forma que o livro é narrado me fez continuar com ternura, é uma leitura fascinante e vale muito a pena se com calma apreciar os detalhes.
"Todos por um e um por todos".
Ou como diria D'Artagnan; Em guarda.

bruno.veiga.33 08/09/2020

Nem senti o tempo passar
Não é qualquer livro de mais de 600 páginas que te faz ler ele sem nem sentir o tempo passar. Comecei a ler o livro por conta de uma série que assisti, baseada na obra, e decidi comprar essa edição da Zahar que é sensacional. A edição vem com algumas ilustrações e notas de rodapé que tem por objetivo explicar alguns termos antigos encontrados no livro, nos aprofundando mais e mais na cultura da época. É um livro sensacional sem dúvida alguma e recomendo pra qualquer um.

Eduardo.Staque 30/06/2022

Um dos livros mais divertidos que já li!
Mais uma vez Dumas me surpreendeu!

Uma aventura de capa e espada na essência, andamento e desenvolvimento, uma trama simples, escrita dinâmica e a surpresa de ser um pouco diferente do que eu imaginava por conta dos filmes e desenhos: são homens jovens e não prestam nenhum pouco kkkk (claro que temos que ler levando em consideração a época em que se passa a história).

Simples pelo enredo ser sobre 4 amigos (se tornam amigos durante o livro), que não são cardealistas e atrapalham os planos do senhor cardeal de controlar o rei, a França e aguerra; simples, direto, bem desenvolvido, com várias pequenas tramas no meio que vão acontecendo e são resolvidas rapidamente, com reviravoltas muito bem colocadas, fazendo com que você fique preso querendo ler e ler o máximo possível.

A escrita ser dinâmica, creio que se dá ao fato da forma como a história foi publicada: com muitos capítulos, capítulos curtos, descrições breves, porém detalhadas, e os diálogos muito bem construídos, tudo isso na forma de folhetim, sendo como um seriado, assim como foi depois com O Conde de Monte Cristo.

Mesmo sendo um livro “grande”, só senti uma certa lentidão apenas uma vez, mas que passou rápido e fui rapidamente recompensado pela leitura dessa parte “chata”.

Enfim, é um ótimo livro, e não tem como não dar 5 estrelas e espero ler Vinte Anos Depois em breve.

Ah! Se assistiram ao filme de 2011, saibam que ele até que é fiel, porém é só o começo do livro.

Gabriel Dummer 08/01/2022

Um clássico
Finalmente consegui terminar a leitura deste clássico da literatura mundial. O início é cativante e divertido, o meio é cansativo, o final é de tirar o fôlego. Destaque para o desenrolar das tramas elaboradas por Milady e seu trágico final. No geral um livro ótimo, repleto de intrigas, aventuras e história.

Guilherme.Oliveira 05/04/2023

Um ótimo livro, de fato um clássico.
Mas, dado ao seu meio de criação/publicação algumas vezes eu o senti um pouco arrastado.
No mais, foi divertido ler sobre os 3 (quarto!) Mosqueteiros.

Confesse que pretendo ler "O Máscara de Ferro" agora, e manter contato com os personagens!

Érika dos Anjos 13/02/2009

Um por todos e todos por Dumas!
Esqueça todas as 3.876.561 adaptações para o cinema que vc já viu para esta história. Pois, o livro é muito melhor (óóóóóóóóóóóó). Alexandre Dumas cria uma narrativa tão linear, tão envolvente, tão aquecida, que o leitor se encontra diretamente com cada um dos personagens e passa a torcer com algum deles (eu sempre gostei do Porthos).

Para quem gosta de história, Dumas oferece um prato cheio sobre a França de 1600 e sobre o regime monárquico da época. O gastão (fanfarrão, diga-se de passagem) D'Artagnan cruza o caminhos dos mosqueteiros e passa a fazer parte daquela ilibada tribo, que tem seus próprios costumes e tradicões, de centenas de anos.

Todo o excelente texto é pontuado por lutas extraordinárias, mulheres lindas e valentes, sallons, comida e muita, muita, muita bebida. Por isso, um brinde ao melhor livro de capa-espada já escrito! Saúde!

Bruna 07/03/2024

Desde pequena assisto as adaptações da obra e sempre fui muito apaixonada!
Que choque descobrir que tantas coisas foram diferentes (a minha amada Constance!), mas ao mesmo tempo, bastante alegria.
A história leva a gente no tempo e a leitura é muito mais dinâmica do que eu esperava, mesmo com Dumas se perdendo algumas vezes dentro da própria narrativa que criou. É fácil se apegar aos personagens, talvez por já ter consumido tantas mídias em que eles aparecem, já eram completamente vivos para mim.
Apesar de gostar muito do protagonista, d’Artagnan, todos os outros sempre me conquistaram mais pelos seus desejos profundos e dores, principalment Athos e gostaria de saber muito mais sobre cada um deles.