Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Derek1 24/10/2022

Alexandre Dumas tem uma ótima capacidade de "cruzar histórias" entre os personagens. Não é diferente no livro dos três mosqueteiros (o meu #3 favorito, brigando com "O Conde de Monte Cristo" pelo #2). O lado ruim desse livro é que ele termina, apesar de ser bem carregado com aventuras e histórias paralelas. É aquele tipo de livro que acaba e nos deixa com gostinho de "quero mais".

Post Scriptum: Os três mosqueteiros foi um livro tão interessante que o user do meu Instagram é uma referência ao livro ?

Jabuticaba cacheada 27/03/2022

Guarana de açaí
Esse livro foi meu guarana de açaí, eu não sabia que era tão bom ate experimentar.
Ele é diferente de tudo que ja provei mas é maravilhoso, a leitura é fluida e gostosa e os momentos cômicos são tao sutis que apenas uma leitura atenta e imersiva consegue pegar.
Um pouco confuso em algumas partes, os amores são muito passageiros e os mosqueteiros muito brigões, mas são defeitos que nos fazem ama-los ainda mais.

Obs: Os 3 mosquiteiros na vdd faz parte de uma trilogia, portanto tem continuação dessa novela perfeita.

Thaìs.Sãntiago 11/07/2020

Nem perca seu tempo
Foi o primeiro livro que li esse ano e não gostei. Fiquei simplesmente decepcionada.

A história começou engraçadinha, me arrancando umas boas risadas, mas aí os capítulos foram passando e eu comecei a vê-los com outros olhos, principalmente d?Artagnan.

Os homens que são conhecidos como heróis inseparáveis são quatro machos, machistas, egoístas e cheios de si. Minha mais humilde opinião.

No início tentei entender que o livro é clássico, que se passa em uma época completamente diferente da atual, que as pessoas pensavam de uma outra maneira. Mas minha paciência simplesmente acabou. Vou parar por aqui porque não quero dar mais muitos detalhes para não dar spoiler, caso alguém ainda queria lê-lo.

Alessandra @euamolivrosnovos 04/08/2020

Com o grande sonho de tornar-se mosqueteiro do rei, d'Artagnan, imbuído de uma carta de recomendação a um amigo de seu pai, parte para Paris a procura de seu intuito.

Entretanto, logo no início de sua épica aventura, tem sua missiva roubada por um homem misterioso. Incapaz de detê-lo e resignado, o jovem segue seu caminho para a Cidade Luz e causa muita confusão em sua chegada.

Aos trancos e barrancos adentra à morada do chefe dos mosqueteiros, não sem antes provocar a ira de três deles, com quem acaba por marcar um duelo para horas distintas daquela mesma tarde.

No local determinando, os padrinhos da peleja são os mesmos outros dois com os quais ia se atracar, formando o famoso trio: Athos, Porthos e Aramis. Mas, a ocasião acaba tornando os quatro amigos quando a guarda do cardeal resolve enfrentá-los e, saindo vitoriosos, decidem embarcar juntos em assuntos de sua majestade, o rei Luiz XIII.

Uma história repleta de aventuras incessantes e um toque de mistério faz desse grande calhamaço um inesquecível clássico, que todos deveriam conhecer. Com humor sagaz e irreverente, Dumas trouxe ao leitor um livro que é impossível deixar de lado enquanto não terminado e que espanta por sua linguagem fácil e fluida, que contradiz o medo de muitas pessoas em relação às grandes obras da literatura.

Personagens intrigantes e marcantes estão por todas as páginas. Escrito, inicialmente, como um folhetim, a cada capítulo o escritor cuidou para manter um clímax capaz de prender o interesse (cliffhanger).

Portanto, se você precisa de uma leitura espetacular conheça esse livraço.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Vítor 05/09/2020

Esperava mais...
Eu criei muitas expectativas antes de ler esse livro, já que eu não sabia absolutamente nada referente a história e sempre vi gente se refererindo a essa história como um clássico. Enfim, estava muito empolgado em ler.

Comecei a leitura e de cara achei maravilhosa a história e estava ficando viciado (não queria parar de ler). Porém, após alguns capítulos, senti que a história começou a se tornar entediante por longas partes (muitas páginas), mas não desanimei esperando a história se tornar novamente interessante, o que de fato aconteceu.

O problema é que após ficar interessante, não tardou para se tornar entediante novamente. E assim a história se manteve nesse ritmo até o final: uma pequena parte empolgante, depois tinha uma grande parte entediante, tornava a ter uma pequena parte empolgante e assim por diante.
Outro ponto negativo é que tive a impressão de que inicialmente a história apresenta um lado "bom" dos personagens, mas assim que avança na história é como se essas características fossem deixadas de lado.
Também senti que tiveram capítulos, que além de entediantes, não acrescentavam absolutamente nada na história. Como se só servissem para aumentar o número de páginas.

Enfim, imagino que ter criado muitas expectativas sobre a história, me fez ter mais momentos decepcionantes durante a leitura do que prazerosos.

Juliana.Duarte 20/09/2020

Famoso demais para não ler RS
Faz um tempo que tenho me aventurado nos clássicos, e como não é um costume meu(ainda), as vezes a leitura pode ser tornar pesada, e acabo esquecendo ele um pouco. É elementar que tenho favoritos, porém outros não me cativam, Poe que me perdoe. Mas cada livro tem seu nicho de leitores, então não há, por assim dizer, livros ruins, apenas livros que pararam nas mãos do leitor errado.

Apesar da minha demorar em ler, eu apreciei muito a leitura, ela é rica em datalhes, e a narrativa não se prende apenas aos heróis, os antagonistas tem seu momento também. Então é possivel acompanhar o desenrrolar da trama com todos detalhes possíveis. A apesar de poder ser um ponto positivo, talvez esse excesso dalhes tenha feito minha leitura desandar, as vezes so queria que as coisas acontecessem logo. As vezes eu simplesmente odiava quando eles iam duelar sem motivo aparente, mas pode ser coisa da época.
Mas o final,acredito que deixou a desejar, depois de tudo que eles passaram, ainda assim não senti um final decente para eles.

Não tenha dúvida, a melhor personagem é a Milady, nossa vilã (ou aquelA que não seguia os padrões da socieade da época, não era previsível nem facilmente controlada). Com ela eu me peguei num caso de amor e ódio, como no caso da Bellatix. A força e a malícia dela dariam um livro só seu.

PS: Tenha em mente ao ler que o livro é de um século completamente distante ao nosso, alguns comentários e atitudes precisam da mente aberta durante a leitura. Mas A mistura de fatos históricos com a ficção é maravilhosa, e foi um dos pontos que mais gostei da narrativa!
No mais.....
Um por todos

Estante estonteante 31/03/2023

Amei
Achei interessantíssimo, as aventuras, os romances, a leitura incrivelmente fluída, os mistérios, um livro muito bom, e mesmo não sendo a versão original e sim uma adaptada, é realmente encantadora e mais fácil de ser lida.

L.R 28/04/2021

Porthos seu maldito prostituto!
Comecei pensando em uma ´´velha e engessada`` leitura, paguei a língua (ainda bem), a bela aventura simples e acolhedora que envelheceu de forma ´´compreensível`` e com ótimos personagens, de uma bela mulher nojenta e diabólica à um protagonista com dotes variados, sendo a esgrima e sua maneira de stalkear terceiros mesmo quando só estás a passear pelas ruas.
Quanto ao resto do elenco principal o que dizer? um belo e alto homem estúpido e muito amável, um protótipo de padre (um bem assanhado) com dotes poéticos e fraco por mulheres, fechando assim com Athos, esse mosqueteiro com nome de montanha é uma das principais peças da trama, astuto, cruel, beberrão (talvez o mais humano de todos) e que na reta final final mostra uma perspicácia que é digna de um filme antigo de detetives, pilar, pai, absoluto.

Denise.Marreiros 22/05/2021

Mais uma vez surpreendida pela escrita do autor, mais uma vez encantada com tudo o que me foi apresentado.
Dumas era um mestre, um mestre consciente do poder que tinha em seus leitores...
Certamente vou ler a continuação e ficarei na torcida pela publicação da terceira e última parte da história desses grandes amigos.

Karisma 26/02/2022

A Fraternidade!
Esse livro esperava a quase um ano para ser lido, mas tinha certos receios de lê-lo. Acreditei que por ter uma noção da história, ela se tornaria menos interessante, pensei que desistiria da leitura e a deixaria inconcluída.

Mas pela segunda vez Dumas me surpreende, de início embora a leitura seja boa, não tinha me dado aquela ânsia por devora-lo. Mas quando a personagem da Milady, ganha seu protagonismo, se tornando uma vilã a altura daquele grupo de homens, a leitura simplesmente tomou um curso apaixonado.

E como escrevo essa resenho logo após termina-lo, posso dizê-los que me senti aturdida ao final, sem saber se essa fraternidade prosseguia e o que se derá daquelas de quem me afeiçoei. O livro, te deixa com a sensação de que aqueles amigos, são seus.

Talvez, seja a minha "ressaca literária". Mas queria um pouquinho mais.

Att.

Sérgio 04/06/2021minha estante
Amei amiga, matou o livro mas terminou com classe e estilo kkkkkk

Naty 04/06/2021minha estante
olhaaa elaaaa,seguindo a linhagem do nosso querido sergio kkkkkkkkkkk

Tiago Henrique 16/05/2022

Incrível!!!
Com mais essa narrativa incrível, Dumas me fez virar seu admirador. Eu tinha totalmente adorado 'O Conde de Monte Cristo', porém essa história de aventura me cativou.

Dumas apresenta um grupo de amigos, que em determinado ponto ja me sentia portando o uniforme daquela equipe de mosqueteiros. Athos, Aramis, Porthos e d'Artagnan. Eu me emocionei quando a amizade deles foi de fato concretizada. Todo aquele lance de "um por todos e todos por um".

Sim, os três mosqueteiros na verdade são quatro.

Um deles se torna o quarto durante a leitura, no início é apenas um soldado de outro regimento.

Uma narrativa extremamente gostosa de acompanhar, e por várias e várias noites não tinha a mínima vontade de largar. Porém era obrigado.

Dumas além disso, apresenta uma vilã típica de novelas das antigas. Cruel, manipuladora, cínica, falsa, narcisista e muito, muito inteligente. Era um conflito de muita repulsa e admiração pela personagem. Difícil não ficar impressionando pela sua inteligência.

Existe outro antagonista, porém Milady ofusca ele totalmente.

A trama tem várias tramas e subtramas, seria um ótimo enredo para uma série de TV, porém fico feliz só com o livro.

Se você quer começar a ler clássicos, creio que esse é um excelente começo.

Divertido, irreverente, bem-humorado. Uma perfeita história de aventura. ⚜

Daniel 20/06/2022

Uma aventura muito legal e cheio de estratégia, os mosqueteiros são fenomenais com todo o resto da história.