O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Ray_Nany 23/01/2024

Já tinha tentado ler antes mas a faculdade não deixou ?? O Hobbit traz as aventuras do Senhor Bilbo Bolseiro, um hobbit que é recrutado por Gandalf pra ser o ladrão dos anões na missão deles na montanha. Eles enfrentam diversas dificuldades mas encontram muitos amigos pelo caminho também. Bilbo surpreende por sua astúcia, inteligência e demais atributos que jamais imaginariam vir de um pequeno hobbit. Venham ler.

Thay262 22/01/2024minha estante
Que resenha linda! Conseguiu mostrar com perfeição oque torna essa livro diferente dos demais!

MoisesAlmeida 22/01/2024

Uma aventura que traz leveza ao coração e nos faz viajar
Um trabalho de mestre de Tolkien. A história de Bilbo, passando por todas as dificuldades que um pequeno poderia passar em uma jornada para matar um dragão e retomar um tesouro há muito perdido traz personagens cativantes, paisagens deslumbrantemente descritas e uma poesia, tanto nas ações dos personagens e suas falas, quanto nas tantas canções apresentadas.
Certamente um livro necessário para a formação de um bom leitor, um impulsionador para trazer o prazer de ler!

Ana Clara 21/01/2024

Lá e de Volta Outra Vez
É a primeira leitura que faço de alguma obra de Tolkien. Não posso deixar de afirmar que é um livro esplêndido. Apesar de uma aventura que se passa através de todo o mapa do universo das Terras Selváticas criadas por Tolkien, não é difícil acompanhe a história e a trajetória do Hobbit e seus amigos anões na peregrinação rumo à montanha. Não o classifico como 5 estrelas por um pequeno detalhe, o autor tem um pouco do que considero ?mal de linguista? (para quem não conhece, Tolkien foi professor de Letras e Filosofia). Reconheço e admiro sua aptidão na construção narrativa do texto, e sim, é uma obra de literatura que merece ser estudada a fundo; porém, par ao leitor médio, as vezes é difícil manter a cadência da leitura devido as frases gramaticalmente muito elaboradas e intrincadas. Mas isso só torna a leitura mais maçante em trechos específicos. As narração das aventuras não é tão sombria quanto imaginei, realmente uma obra abrangente a leitores tanto mais maduros quanto menos experientes. Um livro que, se me arrependo de algo, é de não ter lido antes.

ThayAvalon 21/01/2024

Ouvi dizer que a adaptação é maravilhosa e premiada , estou doida pra assistir, o livro em si é muito encantador , porém não é uma leitura fácil é um tanto arrastada e o diálogo entre os anões parece não fazer sentido as vezes. As musiquinhas e charadas são bem ruins kkk mas deixa altura mais leve como se fosse um impulso na leitura, essa edição contém ilustrações belíssimas do próprio autor , mapas e runas , ele pensou como um gênio.
Gostei bastante .

Joyce 20/01/2024

Achei muito interessante a narrativa, mas acredito que teria me prendido mais na adolescência. No começo achei um pouco difícil prender minha atenção, mas quando a aventura começou de fato ficou bastante interessante.
Eu recomendo a leitura, para todos que gostam de ação e personagens míticos (magos, Hobbits, anões, elfos, etc).
Agora que terminei irei procurar o filme para ver, espero ser tão bom quanto o livro

Mari 19/01/2024

Apaixonada por cada frase, palavra e parágrafo. Sempre amei a trilogia de senhor dos anéis do cinema, essa é a minha primeira experiência lendo Tolkien. Eu tinha meus medos de ler porque achava que seria uma leitura difícil e não é. É delicioso! A leitura de prende e te faz adentrar um mundo incrível. Muito bem escrito, o que não é novidade, e muito bem traduzido. Realmente um livro incrível!

Lays 19/01/2024

Gostei muito da historia um autor bastante criativo, mesmo sendo escrito como um livro infantil não sei se vejo essa história como desse gênero porque em vários momentos achei as cenas bastante descritivas para uma criança entender. Nos filmes vemos algumas cenas diferentes das que lemos no livro mas não vejo como algo ruim e sim mais explicativa.
Enfim gostei bastante da leitura e pretendo ler outras obras do autor.

Klivia.Hanna 19/01/2024

Li o livro depois de ter visto todos os filmes e aí que compreendi o porquê de ser uma obra cinematográfica tão aclamada e premiada, o livro é bem pequeno comprado aos filmes e é perfeito a forma que o universo do livro foi expandido sem tangenciar, apenas acrescentar. Definitivamente acho que nada nunca vai se comparar a isso.

lofiforrobeats 19/01/2024

Bilbo é um querido
O "sistema" de raças da terra média deixou a leitura incômoda em vários momentos, muito em razão pelo período histórico que o livro foi escrito. Apesar disso, foi uma boa leitura. É uma história muito bonita de amizade e companheirismo num comming of age de uma criatura mágica que mede 1.20m e tem pés muito peludos.

Thayná 18/01/2024

Quero ver o filme =)
O livro conta a história da maior aventura da vida de Bilbo Bolseiro, um hobbit bem apegado a seu estilo de vida pacato. Tudo muda quando um grupo de anões e um mago invadem sua casa e o convencem a sair em busca de recuperar o ouro roubado por um dragão que vive numa montanha distante… A partir daí o pequenino segue numa jornada onde tem diversas oportunidades de honrar a confiança recebida do mago Gandalf e construir laços com seus novos amigos e companheiros passando pelos mais diversos perigos e aventuras - tudo sentindo muita falta, e vontade de voltar, para sua aconchegante toca de hobbit.

Nunca assisti a Senhor dos Anéis. Como também não li os livros e não tenho costume de caçar resumos por aí, a trama toda é um mistério pra mim, além dos personagens icônicos, amplamente divulgados e falados. Resolvi começar a conhecer o universo de Tolkien por ordem de lançamento e assim O Hobbit entrou na minha lista de leitura. Li na edição linda capa dura e ilustrada da Harper Collins.

Não sou da aventura como gênero literário, não é uma narrativa que me envolva facilmente e considerei ,a princípio, que por isso a leitura de O Hobbit foi lenta; no entanto, ao ler outras resenhas pude ver que essa foi uma experiência comum a vários leitores. Ainda assim, não deixo isso me impedir de reconhecer o quanto Tolkien foi sábio na escrita desse livro. Me diverti e dei boas risadas em alguns momentos, fiquei tensa em outros, não decorei o nome de todos intermináveis personagens (mas tudo bem rs) e curti bastante a trama. É um universo amplo e rico de seres fantásticos, então só imagino o quanto os livros seguintes devem ter de história para contar. Me interessei em continuar a leitura por curiosidade e talvez deixe como projeto pros próximos anos. Por último, gostaria de fazer uma menção honrosa ao Beorn. Nunca tinha ouvido falar dele nem sei se aparece novamente, mas foi simplesmente meu personagem favorito depois do Bilbo de tanto que sua aparição me arrancou risadas.

JellS2 18/01/2024

O Hobbit a história que começou o grande universo de J.R.R. Tolkien de uma forma ainda mais fantástica, com anotações, imagens e curiosidades sobre a vida do autor e ilustrações, além da própria obra que é incrível

Diego09cr 17/01/2024

Tão pequeno em um mundo tão vasto
Essa é a história de um pequeno Hobbit que sem propósito, levava uma vida plena e sem grandes preocupações e aventuras.
Até que um mago cruza seu caminho e desperta seu lado Túk!

Simplesmente maravilhosa a experiência de ler esse livro. Que entrelinhas diz o quão podemos ser relevantes e importante independente das nossas crenças e comodidades.
Nunca encontraremos nossa melhor (e verdadeira) versão se não nos arriscarmos e sairmos do conforto!
De um jeito maravilhoso, J.R.R Tolkien nos dá uma aula de analogias disfarçado num conto infantojuvenil!
De um pequeno Hobbit para um Gatuno lendário!
Simplesmente sensacional!
Maryane27 19/01/2024minha estante