O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

anapmoscoso 16/01/2024

"Há mais bem em você do que sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, mescladas em boa medida. Se mais de nós dessem valor à comida, à alegria e às canções acima do ouro entesourado, este seria um mundo mais feliz."

Desde 2021, lanço uma proposta a mim e aos meus seguidores: escolher doze livros que consideramos desafiantes e incorporá-los as nossas leituras do ano. "Desafiante", entretanto, é uma palavra que deixo em aberto para cada um. Eu, por exemplo, gosto de colocar títulos que tenho há anos na estante, sempre digo que vou ler, mas nunca o faço. O Hobbit era um deles.

J. R. R. Tolkien é um daqueles autores que, mesmo que você nunca tenha lido, é bastante improvável - para não dizer impossível - que nunca tenha ouvido falar sobre. Seja você um fã da literatura fantástica ou não, Tolkien deixou um legado grande demais para ser ignorado.

O Hobbit, seu primeiro grande sucesso, é um livro infantil/infantojuvenil sobre Bilbo Bolseiro, um hobbit que deixa o conforto de sua toca para se juntar a treze anões em uma jornada até a Montanha Solitária, lar de um grande tesouro e também de Smaug, o dragão.

Como era de se esperar, escutei de tudo que poderia imaginar quando comecei minha leitura: você vai amar; você vai detestar; vai demorar meses para terminar; é muito chato; é muito bom; eu li em um dia; eu demorei um ano; a escrita é cansativa; você já vai querer emendar com a trilogia...

Bom, eu não demorei meses, mas também não li em um dia. Achei a escrita um tanto cansativa, principalmente no início, mas quando a história pega um pouco mais de ritmo fica fácil se concentrar e deixar a leitura fluir. Ou seja: uma dinâmica bastante conhecida para os fãs de fantasia.

Achei a história linda, com lições e mensagens típicas de livros voltados para crianças. Adorei, adorei, adorei de verdade o Bilbo. Amei acompanhar o crescimento e a evolução do personagem, vibrei ao vê-lo se impor, ao fazer as coisas certas e falar o que precisava ser dito. Passei raiva com o Gandalf só para depois voltar com o rabinho entre as pernas e mudar de ideia. Vi nos anões amigos que não eram perfeitos, como ninguém é, mas que tinham suas virtudes e jamais deixariam nada de ruim acontecer ao hobbit. Até ao dragão eu me apeguei.

Em resumo: eu amei O Hobbit. A escrita que, no começo, era cansativa, tornou-se bela. Os personagens, carismáticos. O desenvolvimento é leve, divertido e simples, como uma história infantil deve ser. Mas, sim, em minha opinião, Tolkien soube escrevê-la para todas as idades.

Entretanto, se eu puder dar uma dica àqueles que abandonaram e pensam em dar uma segunda - ou terceira, ou quarta - chance: acho que ajuda se, durante a leitura, nós tentarmos tirar da nossa cabeça quem escreveu e qual a importância da obra. Afinal, ao contrário do que muitos pensam: ninguém é obrigado a gostar de Tolkien.

site: https://twitter.com/anaestalendo

Anieli. 16/01/2024

Uma aventura gostosinha
Não imaginei que pegaria outro livro do Tolkien tão cedo, mas não me arrependi de pegar esse. O livro é muito mais dinâmico do que O Senhor dos Anéis, e no final deixa um quentinho no coração, isso mostra como o autor é versátil pois nem acreditei que era a mesma pessoa escrevendo.
A história não é tão audaciosa e épica, mas também não precisa ser, a narrativa é bem redondinha e fluída, os personagens são cativantes e a aventura é muito divertida de acompanhar.
08victoria 17/01/2024minha estante
por isso O Hobbit é um dos meus livros confort, ele é uma delícia de ler

jujubgm 16/01/2024

Tem algo melhor do que ler o livro de um dos seus filmes favoritos?! a evolução do bilbo foi tão linda ??? adorei, que leitura gostosa!!!!

Gabriela 16/01/2024

Um clássico é um clássico
Gostei muito de ler esse livro. Gostei das histórias, dos personagens, dos lugares, de tudo.

Acredito que esse é um daqueles livros que a gente pode ler devagar e aproveitar cada segundo.

Hong Zhuang 16/01/2024

Cadê minha resenha???
Acho que bugou, mas eu lembro de ter feito alguma resenha, que paia.

Agora nem lembro direito oq eu escrevi, mas com certeza devo ter recomendado esse livro, os filmes são muito bons, o livro é bom também.

Incrível como conseguiram fazer três filmes através de um livro. Além de que os personagens são muito carismáticos, me apeguei muito aos anões.

A resenha deve ter ficado meio meh, mas é por conta de terem apagado e não lembro direito as coisas agr ?

Thiago548 15/01/2024

Prefiro os filmes
É raro eu falar que um filme foi melhor que os livros. Na grande maioria das vezes, decido ler os livros porque já tive minhas "decepções" de ter assistido um filme e só ler o livro depois, algo que sempre me magoa pela quantidade de detalhes perdidos e mal adaptados nos filmes. Mas esse aqui foi diferente. Já me foi dito que o autor escreveu o livro para os filhos, o que era de se esperar que fosse uma leitura mais superficial e leve, e foi, mais do que eu gostaria. A história é infantil, com animais falantes, sem muitas cenas de suspense e de horror, sofrimento etc. O que é algo que me agrada. A falta de "realidade" é notável, então realmente não me sentia muito cativado e passei boa parte do livro entediado. Diferentemente dos filmes que eu me lembro de ter me sentido entretido, todos os personagens ao meu ver foram melhor explorados nos filmes.
Enfim, li O Hobbit porque queria entrar nesse universo do Tolkien que tanto se fala, mas espero que o senhor dos anéis seja diferente, algo mais adulto, com mais detalhes e mais entretenimento, porque se for mais uma leitura como essa, não vou conseguir chegar no final da saga.
Esse livro não foi ruim, mas também não conseguiria colocá-lo como bom, mas para quem gosta de uma leitura simples, pode gostar.

estrada_de_leituras 15/01/2024

FINALMENTE ACABOU
Eu não gostei de jeito nenhum só dei essa nota porque realmente fiquei com pena do livro, mas achei as coisas muito enroladas e devagares, achei que era uma coisa que não continuidade e não dava em nada, queria realmente abandonar o livro mas me forcei a ler, pra não começar 2024 já abandonando livros. Enfim não recomendo pra quem não gosta de histórias de fantasias feitas no século passado.

Davi.Rissi 14/01/2024

Ótimo livro
Ótimo livro para se passar o tempo. Uma aventura fluida que cumpre o seu objetivo: mostrar a aventura do Hobbit, sempre sob sua perspectiva.

Apesar disso eu queria mais tempo do Gandalf, Smaug e os Elfos da Floresta.

John 14/01/2024

Uma Jornada inesquecível e inesperada
Bilbo Bolseiro vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento , que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anãos, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anãos. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum e seu precioso anel.
Uma história realmente agradável de ler, com uma escrita super fluída e muito encantadora

Ernesto.vini 14/01/2024

Empolgante
Realmente Tolkien sabe como escrever uma boa história, acompanhar a aventura de Bilbo e os anãos foi excelente, apesar de demorar bastante para finaliza-lo, pois, a escrita dele é bem detalhada e às vezes um pouco arrastada, não prejudica em nada, sendo assim um dos melhores livros de fantasia que já li.

Alexandre Melo @livroegeek 14/01/2024

Demorei bastante para concluir, mas por culpa minha e não do livro, pois de fato é uma obra muito boa! As aventuras de Bilbo e dos anãos são interessantes demais, a narrativa tranquila, fácil, e apesar de ser infanto-juvenil, não é previsível. Talvez o mairo ponto a se destacar e da evolução do Bilbo como pessoa, de como encontrou coragem, e força para ajudar os seus companheiros a recuperarem seu lar. Valeu a pena ler.

Lucasdrt71 14/01/2024

Uma Terra-média um pouco diferente
Diferentemente do livros de OSdA, O Hobbit mostra uma Terra-média "diferente".

O estilo da escrita, muitas vezes simplificado ou até explicado, pode dar essa sensação, mas não deixa de ser uma experiência incrível de leitura.

Em OSdA temos um senso de urgência fortíssimo, que não consegui sentir tanto lendo o Hobbit. Mesmo que a missão da companhia de Thórin tivesse um "prazo", não pareceu que os anãos e Bilbo tinham uma real pressa para chegar à Montanha Solitária.

De todo modo, o Hobbit é um ótimo livro, melhor ainda do que A sociedade do Anel, quando o assunto é iniciar na leitura de Tolkien.

Mari 13/01/2024

Chato
Acho que é interessante pensar que esse livro tem menos de 300 páginas, porque, para mim, pareceu infinito. Na metade eu já não aguentava mais.
O problema talvez seja eu, já que vi várias pessoas falando bem, mas infelizmente não consegui pegar o embalo do livro. Que pena! Eu pretendia ler os livros d'O senhor dos anéis para conhecer a clássica e amada saga, mas estou bem relutante por conta da experiência com esse livro.
Por mais que a história pareça divertida (e eu reconheço isso), não funcionou comigo. Só não é o tipo de livro para mim, mas entendo que há várias pessoas que gostam muito, então é isso. Não funcionou comigo.

Victor Gabriel 12/01/2024

Um bolseiro transformado!
Um início de universo bom. A construção da história é boa.

Esse bolseiro surpreende do início ao fim. Como ele foi se tornando melhor. É cativante.

Ansioso para ler os outros livros deste universo!

Renato 12/01/2024

Nunca é tarde para começar a ler as obras de Tolkien
Bom, terminei de ler Hobbit em 4 dias aos 27 anos de idade, talvez muitas pessoas podem considerar que estou velho para esse tipo de leitura, mas eu digo que nunca é tarde! Um livro espetacular, em alguns pontos se pode notar que foi feito mais para o público infantil é claro, já que Tolkien queria deixar como história para os seus filhos. Mas o livro nos surpreende por sua boa história, de leitura leve e agradável, contendo várias lições que podemos levar para a vida, em um mundo de elfos, anões e hobbits, onde tudo é possível? Tolkien é muito detalhista e nos encanta, uma obra prima que todo leitor algum dia deve ler e não se engane ela pode te ensinar muitas lições.