O Oitavo Vilarejo

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Naiara 19/11/2022

O Oitavo Vilareja
Me senti.surpresa ao ver que um livro infantil que tem como tema a mitologia brasileira seja tão bom quanto os livros adultos. Que nostalgia poder ler esse livro que sinceramente é perfeito.

Adele 06/11/2021

Leitura leve.
Não me prendeu muito mas até que tem um contexto legal. Ele retrata o flocore com uma vice legal então recomendo pra sair de uma uma ressaca literária.

Daniellee.Ferreira 30/12/2022

O oitavo vilarejo
O melhor livro de 2022
Muita aventura e folclore brasileiro de um jeito nunca visto antes.
Perfeito!

julia 14/06/2021

é muito bom aaaaaa. li em 2019 e me prendeu de mais na história. consegui sentir toda a emoção por eles.

Alejandro.Jonathas 23/01/2021

Nostalgia
Até agora eu não sei dizer se eu gostei do livro porque a história é bem construída ou porque ele faz com que eu me lembre da infância. Talvez seja os dois.

É um livro que conta bem sobre o folclore brasileiro, mas de um ponto de vista diferente. Tudo começa com histórias desentrelaçadas que ao passar do livro vão se unindo.
O livro é recheado de mistério, suspense, aventura e piadas (Não são muitas, mas são boas). Tudo isso aqui no nosso Brasil!
Não tem como não comparar com Percy Jackson, pois creio que o autor se inspirou do mesmo.
A minha única reclamação é que o livro é muito curto. ?

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"O Oitavo Vilarejo" é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história dos irmãos órfãos Tibor e Sátir. Seus pais, que moravam em um acampamento de ciganos, morreram há dois anos em um incêndio na floresta, e sem contato com parentes próximos vivem em um orfanato nada amigável desde então. Contudo, são finalmente localizados por sua avó paterna que nem se lembravam conhecer, e agora estão a caminho de sua nova casa no sítio da avó Gailde, que os espera cheia de amor para dar.

" - Meu nobre rapaz, o saber é a grande virtude de um ser!"

Com a chegada dos netos, Gailde explica que os procurou desde a noite do acidente mas que por conta de alguns problemas sua busca foi interrompida algumas vezes. Entretanto, com o passar do tempo, a rotina no sítio se torna bem agradável, os irmãos fazem diversas descobertas e entre elas um novo amigo chamado Rurique, o amor entre os netos e avó só cresce, e eles finalmente se sentem de volta ao lar. Mas como tudo nem sempre são flores, a Quaresma se aproxima, e Dona Gailde e Rurique começam a alertá-los sobre os perigos que espreitam a região nessa época, inclusive a Vila do Meio.

" - Eu sei, eu sei. Só não gosto de estudar! [...] Prefiro a liberdade."

Sete vilarejos compõe a cidade, mas como o título já deixa a dica, existe um oitavo. E é justamente durante a Quaresma, que os irmãos descobrem que boa parte das lendas locais não eram somente lendas, coisas estranhas começam a acontecer, uma criatura pode estar prestes a escapar do Oitavo Vilarejo e o trio embarca em grandes, marcantes e perigosas aventuras.

"Siga sempre o seu coração! A razão é importante, mas o coração é a fonte de tudo. Siga-o e você estará seguindo o caminho certo, seja qual for a sua decisão. Acredite nisso!"

A trama se desenrola a partir daí e os irmãos nem imaginam que vão descobrir muito mais sobre o lugar onde agora vivem, sua família e seu passado.

"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela."

Abordando com maestria lendas folclóricas como a Mula-sem-cabeça, Curupira, Boitatá, Saci, Cuca, Pisadeira, A Porca dos Sete Leitões e diversos outros mitos folclóricos que fizeram parte da infância de muita gente, inclusive da minha, Gustavo Rosseb consegue nos fazer emergir em sua obra de forma tão mágica quanto as próprias lendas que nos fez relembrar com nostalgia singular.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto."

Uma história rica, envolvente, extremamente detalhada, cheia de mistérios, ação, aventura, e muito folclore, "O Oitavo Vilarejo" é um livro que deve ser degustado e apreciado. Em 16 capítulos temos o gostinho de infância de volta de forma muito leve e fluída.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois."

Os personagens foram muito bem construídos, até os secundários, e cada um tem sua personalidade e extrema importância na história. Somos capazes de ver o amadurecimento de cada um e a superação de seus medos de forma natural, assim como os cenários que nos foram apresentados e até a sensação de aconchego no sítio da avó.

A descrição das cenas é muito bem feita e em alguns momentos me lembrou até a escrita de J. K. Rowling com o trio aflito por aventuras e a mesa de café da manhã como as mesas da Escola de Hogwarts.

Vale lembrar que o livro é uma recontagem das lendas, onde o autor dá o seu toque especial e por isso nem sempre elas vão ser exatamente como as originais que já conhecemos, porém, de maneira algumas atrapalhou, pelo contrário, me deixou ainda mais curiosa para saber o desfecho e viciada na leitura, tanto que só larguei o livro quando terminei (li em apenas um dia!) e dei graças por já ter o próximo volume em mãos.

A capa ficou fantástica e diz muito sobre o que nos espera (foi o próprio autor que desenhou!). A narrativa é em terceira pessoa, e a diagramação ficou muito boa, sem erros de gramática ou concordância, de tamanho e fonte agradáveis para leitura e páginas amarelas.

Gustavo está de parabéns, conseguiu causar a rara empolgação da literatura fantástica de qualidade trazendo um livro InfantoJuvenil cheio de novidades explorando a nossa própria cultura e mostrando o quanto ele é rica. Um exemplo, a Quaresma foi muito bem abordada, já que o autor faz uma boa apropriação do período. Espero de verdade que todos que tiverem a oportunidade de ler, que leiam, pois as lendas folclóricas brasileiras estão cada vez mais esquecidas pelas novas gerações e poder lembrá-las de forma tão singela é espetacular.

É clara a oportunidade que o livro tem de ser o livro perfeito para crianças descobrirem o gosto pela leitura. E a propósito, a obra teve os direitos vendidos pra uma produtora de filmes e já estou ansiosa para assistir.

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/12/resenha-o-oitavo-vilarejo-gustavo-rosseb.html

Yas 28/03/2020

Amei
O oitavo vilarejo conta a história de dois irmãos que entram em uma aventura ...
A leitura é cativante

Tony Amorim 11/01/2023

Orgulho de saber que é nacional!
Extremamente envolvente e encantador, de uma escrita um pouco simples e não tão detalhista, mas de uma riqueza cultural imensa!!!

Me instigou a conhecer mais sobre nossa fauna, flora e histórias.

Amanda.Bartholomeu 06/04/2021

Um livro que me prendeu no início ao fim.
O autor nos faz viajar com Tibor Lobato, sua irmã Sátir e o amigo Rurique. No vilarejo onde vivem, em toda quaresma, coisas diferentes ocorrem. E sempre envolvendo personagens do folclore.
Tibor e Sátir perdem os pais. Vivem alguns anos em um orfanato até que a avó consegue que eles morem com elas.
Aos poucos, ela conta aos netos histórias sobre a família. Rurique conta, também, algumas lendas que os deixam intrigados e com vontade de verificar se são verdadeiras ou não. A partir daí, tudo acontece.
Já imaginou se vocês descobrissem que são netos do curupira? Ou que podem invocar o Boitatá? Ou encontram o Saci?
Mistérios, emoção, amizade e um recomeço com a família são alguns pontos que nos envolve na leitura.

"O Oitavo Vilarejo" é o primeiro livro de uma trilogia de Gustavo Rosseb.

site: Instagram @blogtemdetd

dannpaulista 28/07/2022

Continuação
Quando se lê livros nacionais, sempre vem em mente aquelas escritas cansativas e com detalhes que as vezes acabam sendo desnecessários.
Mas em O Oitavo Vilarejo não é dessa forma, a escrita do autor te prende dentro da história de uma forma que eu só consegui ter em poucos livros dos quais eu já li na minha vida toda.
A história conta com várias coisas de conhecimento popular e isso acaba ajudando muito em entender todo o contexto da trama.
Algumas pessoas podem questionar a escrita, mas por não ser algo de difícil compreensão, acredito que seja uma ótima indicação de leitura para crianças que estão saindo dos seus livros de figuras e entrando na literatura mais "teen", recomendo também aos adultos que precisam "limpar" a mente.
Eu, particularmente, gostei muito desse livro e estou super ansioso para começar o segundo, espero que me prenda da mesma forma que esse primeiro fez.
Ótimo trabalho do autor.

ryann 26/09/2021

incrível
o livro é maravilhoso, amei a temática com lendas brasileiras, a escrita é boa mas muito simples e podia ser melhor, o final é impressionante e mal posso esperar para ler a sequência

antiquariel 27/04/2021

Eu realmente esperava mais
Sei lá o que eu pensei quando comprei a trilogia. Lembro de ler a sinopse e me encantar. Lembro de sentir que a história me lembrava PJO: um bando de crianças descendentes de seres que achamos que não existiam e eram só histórias, lendas. Crianças enfrentando o mal. E depois também de ter assistido a série brasileira sobre nosso folclore, eu pensei que tinha que ler.

Eu li. Li e não gostei muito. Acho que até tô sendo legal em dar três estrelas. Assim, a ideia da história é bem legal, e existem partes muito boas mesmo. Mas a escrita realmente me decepcionou, achei pobre demais. As vezes, ou talvez na maioria das vezes, parecia que o autor não sabia o que colocar, então ele enchia linguiça com qualquer coisa, que parecia não casar com o restante ou simplesmente carecia de mais atenção. Isso me incomodou muito. As coisas aconteciam rápido, e as vezes até fácil demais. Eu esperava mais preocupação com a escrita. As vezes, de tão pobre que é, achei massante dar continuidade.

Talvez o problema tenha sido comigo, por colocar muitas expectativas, por ter achado que As Aventuras de Tibor Lobato me lembravam PJO. Talvez minha mente tenha relacionado inconscientemente as histórias do Rick com as do Gustavo. Talvez eu esperasse algo nível PJO por causa dessa minha relação. Não foi o que eu encontrei e talvez por isso eu não tenha gostado tanto. Mas como eu disse, a ideia é boa, existem partes bem legais e criativas. O que me incomodou muito mesmo foi a escrita. Achei meio pobre.

Perdi total vontade de ler a continuação depois de ler o primeiro, mas vou continuar, um dia, porque tenho os livros aqui comigo.

Nina Pina 10/12/2021

Deu medo kkkkk
Genteeeee adorei esse livro, me assustei bastante, com a velha o Seu Icas, e com umas crianças, muitas crianças. Crianças estranhas e esquisitas, mas para saber a respeito do Seu Icas, da velha e das crianças, precisam ler para descobri.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6