O Oitavo Vilarejo

O Oitavo Vilarejo Gustavo Rosseb

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lina DC 23/09/2018

Esse é o primeiro livro de uma série que foca no folclore brasileiro através da aventura de dois irmãos: Tibor e Sátir. Tibor tem treze anos de idade e Sátir tem quinze. Os dois viviam felizes com os pais em um acampamento cigano quando um incêndio os deixou órfãos. Durante dois anos eles viveram em um orfanato, mas sua avó que os buscava incessantemente os encontrou. E agora, Tibor e Sátir irão viver a maior aventura de suas vidas!
A avó dos dois é a Dona Gailde, uma senhorinha simpática que vive em um sítio em um dos Sete Vilarejos. É o retrato da avó fofa, que sempre prepara quitutes e senta-se em sua cadeira de balanço para tricotar. Os dois estão vivendo bons momentos no sítio, aprendendo a cuidar dos animais e contando com a ajuda da avó e de Rurique, um jovem do vilarejo que realiza tarefas no sítio. Rurique tem aproximadamente a idade de Sátir e os três tornam-se bons amigos. Com a proximidade da Quaresma, Dona Gailde avisa os netos do perigo de se sair a noite, mas os irmãos não acreditam nas lendas locais até que em um desafio, encontram-se, junto com Rurique, em uma situação inexplicável.

"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela." (p.10)

A partir desse momento os três jovens embarcam em uma aventura maravilhosa que os levará ao coração do folclore brasileiro.
O autor Gustavo Rosseb realizou um trabalho maravilhoso ao usar elementos tão brasileiros de forma encantadora. É o tipo de leitura que faz com que o público jovem se empolgar, pois traz protagonistas carismáticos, jovens e cheios de sonhos em situações fora do comum. A ambientação, tão cheia de vida, é um elemento de destaque na história. A floresta tem vida, segredos e humores.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois" p.33

A trama é muito bem desenvolvida e é empolgante. Ficamos ansiosos pelo que vai acontecer a seguir e queremos, assim como Tibor e Sátir, desvendar os mistérios que envolvem a família Lobato. A história tem lutas, segredos e reviravoltas tudo isso e muito mais envolto em criaturas fantásticas que compuseram a nossa infância.

"Podia ouvir os barulhos da mata ao redor. Os cricris dos grilos compunham a música selvagem que agora tocava em sua cabeça. Aos poucos, a melodia sincronizada dos insetos com os pingos da chuva engolfaram Tibor num sono profundo, antes mesmo de chegar a um possível refrão." (p. 18)

site: http://www.alempaginas.com/

Erika Rufo 10/11/2018

Encantador
História maravilhosa, repleta dos personagens que povoaram minha infância. Estou ansiosa para ler isso próximos volumes.

Guynaciria 01/10/2018

Esse é o primeiro livro de uma coletânea escrita por Gustavo Rosseb, é que tem como personagens alguns dos seres mágicos das lendas e folclores brasileiro, tais como: O Curupira, Saci, Cuca, Mula sem cabeça...

Gustavo, fez a junção de algumas fábulas, com elementos da igreja católica ( período da quaresma) para criar essa história envolvente, que desperta no leitor um sentimento de aconchego vindo da infância, afinal todos nós já escutamos falar de pelo menos um dos personagens ali descritos.

O livro conta a história de  Tibor e Sátir, dois irmãos que perderam os pais em um incêndio e acabaram indo parar em um sombrio orfanato, de onde foram resgatados graças aos esforços da avó paterna.

Dona Gailde, é uma senhorinha muito amorosa, que adora mimar os netos e fazer guloseimas para esses, em seu sitio , os meninos entram em contato com um mundo de fantasia, ao qual eles não tinham acesso antes, além de criarem laços de amor e amizade com pessoas que vão acompanha-los em muitas aventuras.

Rurique, é outro personagem que acrescenta muito a história, uma vez que esse jovem se torna amigo das duas crianças, criando um contraponto com Tibor, e despertando em  Sátir um sentimento de inquietação, advindo dos desafios lançados, que os acabam levando os jovens a embarcar em algumas situações de perigo extremo.

O autor conseguiu criar um universo propicio para a junção de todas as lendas ali expostas, além de transmitir o verdadeiro significado do amor, de uma forma clara e acessível aos leitores de todas as idades, Gustavo também nos fez imergir em nossa cultura, algo que infelizmente está sendo deixado de lado por outros autores que preferem reverenciar o que vem de fora, esquecendo a riqueza cultural de que dispomos.

Lina DC 23/09/2018

site: http://www.alempaginas.com/

Rodrigo Coxta 20/09/2016

Obra-prima infanto juvenil!
A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo é um livro de fantasia com 262 páginas narrado em terceira pessoa e que traz seres fantásticos baseados no folclore brasileiro. A Obra é o romance de estreia do autor Gustavo Rosseb, que também é músico e trabalha na área do rádio, TV e cinema. A Sequência da saga será lançada ainda esse mês (maio) em algumas livrarias.

Tibor e Sátir Lobato, respectivamente de 13 e 14 anos, são irmãos muito unidos, principalmente após a morte dos pais. Finalmente conseguem sair do orfanato o qual viveram por 2 anos desde o acontecido. A Avó os encontrou e mandou buscá-los para viverem com ela em seu sítio. No começo eles estranharam pois não a conheciam pessoalmente, mas logo se acostumaram com a cuidadosa e carinhosa Gailde.

A Senhora logo tratou de mostrar a casa para os netos e após os ensinou como funcionava as atividades no sítio. Como os vilarejos vizinhos eram distante uns dos outros, os dois teriam aula em casa, ministradas por uma conhecida de Gailde. O filho desta ajudava a dona do sítio nas atividades e já estava de chegada. O menino se chamava Rurique, tinha a mesma faixa etária dos outros dois e logo os três se deram muito bem.

Tanto Rurique como Dona Gailde avisaram aos irmãos Lobato sobre a quaresma. Durante essa época coisas estranhas aconteciam em toda a vila e todos deviam ter muito cuidado. De início eles não levaram muito a sério mas numa noite quando Rurique estava contando histórias assombrosas conhecidas pelas pessoas de lá, os três resolveram tirar a limpo e visitar uma casa abandonada conhecida por ser mal assombrada. O que eles não esperavam (ou esperavam?) é que coisas muito estranhas aconteceriam a partir dali e todas as estórias e lendas começariam a fazer sentido.

Lendas como a Mula-sem-cabeça, a Cuca, o Curupira, Boitatá, Saci, entre outros, ganham vida e muito mais sentido nesta história do que em qualquer outra que você já tenha escutado. As confusões em que os adolescentes se metem não são somente por curiosidade ou acidente. Esses seres têm muito mais a ver com o lugar onde vivem e seus antepassados do que eles imaginam.

Certamente não entrarei em detalhes para não dar spoilers, mas garanto que não falta ação e mistério o bastante envolvidos nessa família que não atice a curiosidade de qualquer leitor, assim como aconteceu comigo. O Final é bem "redondinho", ou seja, até poderia acabar por ali, mas que bom que o próximo livro já está pronto e não vejo a hora de conferi-lo e entender melhor o que a família Lobato ainda tem a revelar.

Sou fã assumido do gênero fantasia e o autor conseguiu fazer algo muito bacana trazendo histórias e lendas que ao passar do tempo vão sendo cada vez mais esquecidas pelas novas gerações. Além de criar personagens tão carismáticos e uma evolução visivelmente bem construída do personagem principal, as ligações das histórias tornam-se cada vez mais coerentes no decorrer do livro.

site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/05/resenha-livro-odisseia-de-tibor-lobato.html

Gustavo.Alexandre 27/12/2021

Incrível
Uma história que valoriza o folclore brasileiro, cheio de personagens que já conhecemos e com uma nostalgia para quem já morou ou visitou um sítio da avó ou de outros parentes. Com revelações surpreendentes e personagens carismáticos.
Quero muito ler as continuações ?

Tammy 08/12/2016

O Oitavo Vilarejo (Livreando)
"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela." p.10

Tibor e Sátir estão de volta para um lar familiar depois de passarem dois anos em um orfanato após perderem os pais em um incêndio. Agora, aos cuidados da avó Gailde, esperam realmente voltar a ser felizes, e o sítio, que era sua nova casa, prometia muitos momentos alegres e cheios de amor. Eles passaram a fazer as tarefas diárias para deixar o sítio em ordem, conheciam e se encantavam mais com a nova avó descoberta, e fizeram logo um novo amigo, Rurique, que participaria das diversas aventuras que estavam a caminho. Com um ambiente mais bucólico, com suas lindas paisagens e histórias diversas Tibor, Sártir e Rurique, descobriram que boa parte das lendas locais não eram histórias da carochinha. Era sabido que toda época da quaresma sempre acontecia algo de bom e de ruim referente as lendas, mal sabiam eles que dessa vez fariam parte de todos esses fenômenos.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto." p.34

Na primeira noite do período da quaresma, os três resolveram se aventurar por uma casa "mal assombrada" para saber quem era o mais corajoso, sem o conhecimento da avó, eles chegam em um sítio abandoado há quase dois anos que pertence ao velho Pereira. Fugindo de uma velha assustadora, eles entram no sítio e se deparam com alguns acontecimentos sobrenaturais, após momentos de pânico e medo, voltam completamente assustados dispostos a esquecer o episódio. A partir daí a história se desenrola através de várias descobertas e passamos a conhecer mais sobre o passado familiar dos garotos, que englobam parentesco com o Curupira e um grande segredo a ser revelado.

O Oitavo Vilarejo conta com uma grande aventura em meio as lendas e mitos folclóricos que tanto fez parte da nossa infância, o que com certeza traz uma nostalgia singular durante a leitura. A história traz diversos personagens como o Curupira, a Bruxa, a Pisadeira, o Saci, O Boitatá e diversos outros que tornam a história mais rica e envolvente. Tibor e Sátir são exemplos de irmãos que se amam e se respeitam, são muito amigos, um confia no outro e fazem de tudo para ver o outro feliz. Zurique é um coadjuvante que algumas vezes traz o humor na história com seu ponto de vista mais leve e inocente, já a avó Gailde é a típica avó cheia de sabedoria que faz diversas gostosuras que dar até vontade do leitor entrar no livro e participar da mesa, mas sua idade não conduz com sua força, e vamos percebendo isso durante a leitura.

Narrado em terceira pessoa, Gustavo Rosseb desenvolveu uma história cheia de mistérios e constante. A cada momento nos deparamos com novos acontecimentos e descobertas que dão uma dinâmica continua a leitura. Cada figura apresentada é importante para a história, apesar de nem todos serem completamente desenvolvidos. Com ensinamentos de amizade e esperança O Oitavo Vilarejo transborda aventura e apresenta ao leitor um pouco da vida do campo com todas as suas crenças e singularidades. É impossível não se tornar nostálgico lembrando das rodas de conversas cheias de histórias em um ambiente propício (com certeza os mais velhos vão reviver essa experiência com mais facilidade, àqueles que não estão habituados, é uma ótima experiência a leitura da obra). A capa traz a essência da sua história, com cores e características que as representam bem. As folhas são amareladas e as letras estão em tamanho e separação excelentes, que facilitam ainda mais a leitura. Jangada está de parabéns.

Para aqueles que querem se aventurar pelos mitos folclóricos, não podem deixar de conferir essa ótima obra nacional.

thaisdreveck 10/01/2018

Amei!
« RESENHA »
» Livro: O OITAVO VILAREJO
» Por: GUSTAVO ROSSEB
» Editora: JANGADA
» Páginas: 224
» CAPA 5/5
Os detalhes e o desenho bem construído, a imagem toda de boa resolução, tem um contraste suave frio com o título em fonte rebuscada e cores quentes. Instiga a curiosidade do leitor de forma incrível. A faixa lateral esquerda também é um charme para dar um estilo levemente diferente ao livro.
» HISTÓRIA 5/5
Que tal um pouco de cultura? Folclore! Será que é tudo como é contado? Gustavo consegue nos trazer uma história envolvente e misteriosa. O protagonista é Tibor Lobato (se Lobato não te remete a folclore não sei o que mais pode), e Sátir, órfãos que depois de anos em um orfanato vão morar com a avó em um sítio cheio de mistérios.
Uma avó cheia de amor e cuidados, protetora das crianças, que com o tempo conseguem se fixar naquele lugar paradisíaco, fazendo um amigo, Rurique, filho de um dos moradores do sítio vizinho. Tudo parece entrar nos eixos, entretanto, as coisas começam a mudar durante a Quaresma.
E é aí que a aventura começaem busca do Oitavo Vilarejo (que seria mágico) por entre seres como a Cuca, o Boitatá e a Mula Sem Cabeça, toda a trama foi desenvolvida com maestria pelo autor, prendendo a leitura e conquistando do início ao fim. É uma leitura infanto-juvenil, extremamente bem escrita e desenvolvida, não encontrei erros na diagramação.
Simplesmente me apaixonei e já estou louca para ler o segundo livro logo!
E vocês gostam desse estilo literário? Se aventurariam em meio a essa história fantástica?
#gustavorosseb #ooitavovilarejo #tiborlobato #aodisseiadetiborlobato #folclore #saci #mulasemcabeca #boitata

Ingra 08/02/2021

Descobri esse livro (uma trilogia, na verdade) por uma indicação de uma colega minha e simplesmente ADOREI!!!
Uma leitura tão leve e divertida, sobre o nosso folclore!!! Todas as histórias que crescemos ouvindo, faz a gente lembrar tanta coisa boa, perfeito!!!

sadmermaidbooks 18/08/2022

misturem uma pitadinha de desventuras em série + a ideia de percy jackson + folclore brasileiro e está pronto O Oitavo Vilarejo!

um livro muito gostosinho de ler, com a escrita leve e gostosa perfeito para pré adolescentes, muuuitos elementos bem legais do folclore brasileiro.

recomendo muito!

Jorge 27/06/2016

O fogo que devastou o acampamento parecia vivo. De fato, ele era!
Resenha sem Spoilers.

Sou apreciador do Folclore Nacional e me entristeço com a escassez do tema dentro do universo literário “mainstream”, por isso eu encaro a obra de Gustavo Rosseb como um presente a todos nós, leitores brasileiros.

Havia muito tempo que “O Oitavo Vilarejo” estava em minha lista de espera. Me interessei em Lê-lo desde seu lançamento, quando a capa do livro parecia ser pintada de giz de cera. Ao concluir a leitura senti uma grande vontade de escrever esta resenha e quem sabe assim, despertar o interesse de outros leitores por essa fantástica estória, que de fato merecia mais atenção dos bookmaniacos.

Sinopse:

Tibor Lobato, um adolescente de 14 anos, passa a ter pesadelos pós traumáticos depois da tragédia que matou seus pais (Um incêndio que devastou o acampamento cigano onde moravam). Tibor então, é levado, junto a irmã, para um orfanato. Dois anos depois os irmãos são localizados pela Avó, Dona Gailde. As vésperas da quaresma, os irmãos se mudam para o sítio de D. Gailde e logo criam grande afeição pela amável senhora, aparentemente, cheia de segredos e cercada de mistérios.

Apesar da sinopse simples, o livro possui todos os elementos para transformá-lo em um grande sucesso. Os desafios enfrentados por Tibor Lobato são narrados de forma original e instigante. A única coisa que me incomodou foi a personalidade (ou falta dela) do trio de personagens principais; Eles me lembraram muito o trio de Percy Jackson, Harry Potter e afins, e espero que no próximo volume da série o autor consiga aprofundar um pouco mais nessa questão das personalidades. Saliento que a mitologia utilizada pelo autor (Folclore Brasileiro) foi muito bem orquestrada, e a carga de mistério e aventura também muito bem dosado.

Os três capítulos finais, que se sucedem logo após a batalha, encerram o livro com maestria, demonstrando a qualidade da narrativa do autor, sendo surpreendente até a última frase do livro.

Sem mais, livro recomendadíssimo.

Boa Quaresma!

» Editora: JANGADA
» Páginas: 224
» CAPA 5/5
» HISTÓRIA 5/5
Simplesmente me apaixonei e já estou louca para ler o segundo livro logo!

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

Lavinia.Veiga 23/04/2024

Iniciantes
"O Oitavo Vilarejo" é uma obra que cativa os leitores iniciantes na literatura, oferecendo uma leitura leve e fácil de acompanhar. A história, embora acessível, pode ser considerada um pouco infantil para alguns leitores mais experientes. A trama envolvente e a linguagem acessível tornam este livro uma ótima opção para quem está começando a explorar o mundo da literatura, proporcionando uma experiência agradável de leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6