Pablo Escobar: Meu Pai

Pablo Escobar: Meu Pai Juan Pablo Escobar

Resenhas - Pablo Escobar: meu pai

1 | 2 | 3 | 4

Raffafust 28/09/2015

Com a série Narcos bombando, me interessei mais pela história do traficante colombiano Pablo Escobar, tinham algumas biografias no mercado mas porque não ler a que foi escrita pelo filho dele?
Foi assim minha decisão por ela quando meu noivo me perguntou qual delas queria de presente. São mais de 400 páginas onde seu filho mais velho que tinha cerca de 15 anos quando o pai morreu, nos conta o como era ser filho do maior traficante de drogas do mundo e como foi a vida dele e de sua família pós morte.
Uma coisa que me incomodou é o fato dele colocar a mãe dele como a mulher apaixonada que também foi vítima, tirando os filhos, a esposa de Pablo para mim, assim como o próprio, fizeram escolhas na vida, e a dela, seja por amor ou não, foi a de ficar ao lado de um traficante. Pablo já era ladrão de carros quando se apaixonaram, 11 anos mais velho não eram bem visto pela família da futura esposa , mas ela o quis mesmo assim e como sabemos ficou com ela até o fim. Nas histórias do livro, do seriado, e dos documentários que já assisti, a versão é sempre a mesma, ela sabia o que o marido fazia, apoiava o e não pensava na dor das demais famílias, mas implorou pela vida dela e dos filhos quando o marido se foi e seus inimigos queriam se vingar.
No livro inteiro ele não a vê - obviamente porque é sua mãe - como cúmplice do pai, ele narra como se ela não tivesse culpa de nada, mas entendo que se você vive ao lado de um criminoso, gasta o dinheiro vindo do tráfico, você é tão culpada quanto ele.
E Juan Pablo descreve os luxos do pai a fundo : eram louças de milhares de dólares exclusivas com as iniciais da família, eram jatinhos, fazendas com animais vindos de várias partes do mundo, dinheiros enterrados em muitos locais das casas que ele tinha... tudo isso bancado pelo maior comprado de drogas do mundo : os EUA. Pablo era temido por seus inimigos e amigos, era generoso e temperamental, era bom pai mas traía a esposa, amava a mãe e era bom com os irmãos...mas Juan Pablo disse que a família do pai o traiu de todas as formas, inclusive uma irmã dele roubou o dinheiro que o pai deixara para se sustentarem caso algo lhe acontecesse. Entendam : tudo que ele ganhava por ser ilegal não era no nome do traficante , as casas eram no nome da esposa e dos filhos assim como o dinheiro do banco. Mas quando ele morreu , o Ministério Público interditou os bens fazendo com que a esposa e os filhos ficassem sem nada, ou quase nada, para o padrão que levavam.
Juan Pablo lutou pelo direito da família , como a vida deles havia mudado já que antes seu pai mandava no país todo, matando quem discordasse dele e até mesmo construindo uma cadeia chamada de Catedral para quando fosse preso, nunca aceitou ser extraditado para os EUA.
Também há o relato mais importante do livro no que se chama de novidade no caso de Escobar, quando foi pego, haviam 3 tiros em seu corpo, os agentes que o cercaram se vangloriam de tê-lo matado, mas seu filho afirma que o tiro que o matou foi dado pelo próprio pai no ouvido direito com sua pistola, Escobar sempre contou a ele que caso sentisse que seria preso ou extraditado ele se mataria antes dessa mesma forma, no exame do corpo havia um tiro nessa altura, o que causou muitos questionamentos no mundo inteiro.
Juan Pablo também narra o como ele e sua família foram parar em Buenos Aires, onde moram até hoje, antes pediram asilo em muitos países - inclusive à Embaixada Brasileira - que lhes negou.
O livro é muito interessante e a versão de alguém tão próximo à Escobar é valioso em tudo que se queira saber sobre ele.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/09/resenha-pablo-escobar-meu-pai.html

Grazie A. 07/03/2021

Humano
Talvez a melhor descrição para classificar as histórias retratadas por Juan Pablo Marroquin. Uma pincelada pela história da Colômbia, episódio este que escancarou o poder e a organização das empresas do narcotráfico e desmantelou a justiça e a democracia do mesmo país. Juan Pablo se enche de nostalgia ao retratar os momentos de puro luxo que aquela vida lhe proporcionava, mas deixa evidente a brutalidade e dúvidas que tinha quanto aos métodos nada pacíficos que Pablo Escobar aplicava diante de problemas, sem se importar com as futuras consequências. O fascínio e as dúvidas sobre o homem que amava e cuidava incondicionalmente de sua família ao mesmo tempo que encomendava mortes de juristas, policiais e qualquer outra pessoa que cruzasse seus planos.
Os detalhes, as histórias e os esclarecimentos de certas lendas urbanas a cerca do Patron tornam o livro muito bom, de leitura fluida e com um enredo que segura qualquer leitor.

Pontos negativos: muitos personagens em pequenos trechos, fácil de perder o fio da meada. A forma como o Brasil é citado, pois Juan enxerga o país, mesmo em 2015 (época em que o livro foi publicado), como se fôssemos um povo selvagem, que tem de interessante apenas belas paisagens e belas mulheres.

Pontos positivos: traz a verdade nua e crua sobre viver na ilegalidade; abuso de poder (tanto dos narcos quanto da polícia); Como os civis foram prejudicados em meio a uma guerra de anos; Como as pessoas são imprevisíveis (é difícil assimilar que a mesma pessoa que gastou milhões em um zoológico particular, para puro deleite e para a população carente ao redor, é a mesma a gastar milhões em carros bomba capazes de fazer inúmeras vítimas).

Júnior Silva 28/03/2023

Impactante
Incrível a história de um homem inteligente até demais, porém usou essa inteligência para o lado ruim, incrível as lacunas que ficou dessas escolhas que ele fez, fazia tudo pensando na família durante ele estava vivo, porém não pensou como a família iria ficar após a sua morte ! Uma leitura leve e gostosa. Um ou outro capítulo cansativo de histórias que não faria diferença ser contada ou não? mas em um todo livro magnífico!

Mila 03/03/2021

Que vida é essa...
Juan Pablo conta como foi viver com Pablo Escobar e perceber que aquele pai afetuoso e dedicado à família era capaz de atitudes violentas ao extremo.
O livro conta a trajetória de Pablo Escobar em sua vida no crime, desde as primeiros roubos até chegar aos ataques terroristas que mataram muitos inocentes na Colômbia.
Juan Pablo descreve como foi crescer sem amigos, viver em esconderijos e temer pela própria vida ainda na adolescência.
Ele não alivia a barra do pai, descreve muitos crimes.
E pede perdão por cada dor provocada pelo caráter megalomaníaco e violento do pai.
Livro tenso...

Recomendo.

Bruno.Ariel 18/02/2020

Família é Família. Negócios semi a parte
Os erros de Pablo Escobar todos tem conhecimento. Porém os bastidores de sua vida contado por alguém de seu próprio sangue é sensacional.

De forma crítica seu filho conta os detalhes dos anos passados ao lado de Pablo e como isso afetou não só a ele como a toda a sua família.

Um livro com riqueza de detalhes e que nos faz refletir a cerca da pessoa de Pablo Escobar.

Indico que assista as temporadas de Narcos na Netflix e depois leia o livro. Li o livro após um anos depois de assistir e muitos do que acontece na série é retratado no livro. Um complementa o outro em muitos casos.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/01/2020

Este livro expõe uma versão diferente acerca de muitos episódios ocorridos na Colômbia na epóca de Pablo Escobar, com incontáveis detalhes inéditos que esta abordagem traz revelam um personagem ainda mais complexo.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542205978

WeltonLuis 05/10/2022

Vimos muitos filmes, séries, livros e documentários sobre Pablo Escobar, mas com certeza é importante ler o relato de quem sempre esteve perto dele. Juan fala sobre o próprio pai a quem amou sem tentar defendê-lo dos crimes que ele cometeu, já que ele também sofreu com a perseguição a sua família, inclusive após a morte do pai. Vi o livro também como um pedido de desculpas deles pelos crimes de seu pai, de quem Juan e sua família também foram vítimas.

Deise.Ribeiro 22/05/2021

Muito interessante
Como eu havia assistido à série colombiana "O Senhor do Tráfico", foi interessante ler sobre a história de um dos maiores narcotraficantes de todos os tempos, e um período triste e violento na história da Colômbia através das memórias de seu filho. Vale a pena para quem tem curiosidade sobre o tema.

Claudia Cordeiro 25/05/2017

Todo o $ que Pablo Escobar teve, uma fortuna imensa, lhe trouxe a morte precoce - foi morto ou se matou, vai saber - e a perseguição que sua família sofreu após sua morte foi algo infernal, insuportável. Aliás, eu tinha assistido aquela série em 2 temporadas sobre ele na Netflix (muito recomendada; a 2a. temporada, com a caçada a ele, não dá para parar de assistir!) e a novidade do livro é, além da visão do filho, a vida da família depois da morte dele. Até os parentes!.... quase ninguém confiável.... eta natureza humana, nossa, só cobiça, ganância! Mas tudo muito interessante!

Ana Paula FZ1 05/02/2017

Ultimamente ando cercada pelo universo de Pablo Escobar viu gente. Primeiro assisti Narcos, Pablo Escobar o Senhor do Trafico. Ambas muito boas, cada uma com uma forma de contar a historia do mesmo personagem. Ai não contente, fui assistir o filme Conexão Escobar, e ainda insatisfeita, fui ler o livro o filho rrrss... Viu o que eu falei, que tava cercada, agora ainda tenho o documentário que ainda não vi, mas vou ver rrss.

Confesso que não foi um livro que me surpreendeu tanto, talvez pelo fato de eu estar ha alguns meses mergulhada na vida do Pablo, não vi nada de novo no livro, o livro é bom, mas quase previsivel pra mim, que tava vendo sobre sua vida todos os dias.

Juan Pablo conta o que ele viveu desde que nasceu sendo filho de um dos maiores monstros que a humanidade ja conheceu. As escolhas que o bandido, mimado, lunático Pablo fez em sua vida desde menino, porque o cara nasceu com o DNA para ser bandido, contraventor, fora da lei mesmo. Ate ai, ¨tudo bem¨, problema dele ne, mas não só ele pagou o pato de suas escolhas, seus filhos, sua esposa, as familias, todos pagaram pena por tudo que ele escolheu fazer. Claro que eles usufruiram e muito de tudo o que Pablo ganhou sendo o maior traficante de drogas da época e criando um dos maiores Carteis da Colombia, mas mesmo os que nunca pensaram, acabaram virando bandidos, ou foragidos como ele. E com a falsa ideia de que ele fazia bem pros pobres, teve muitos aliados ao seu lado durante toda sua breve vida. Muitos debandaram quando a porca torceu o rabo tambem, porém alguns fieis permaneceram firme e forte ao seu lado.

É claro que Juan Pablo não tenta em nenhum momento fazer do seu pai o que ele jamais foi, ele só conta o que ele viveu, o que ele viu, o que estava dentro de sua casa, perto ou longe do pai, com todas as alegrias e tristezas de ter um pai como era o dele. Tudo baseado em algumas coisas que ele lembra e alguns depoimentos de pessoas ainda vivas que estiveram perto de seu pai na época. E ele conta tambem, o que foi a vida dele, de sua mãe e sua irmã depois da morte do pai. A saga deles para sair do pais, encontrar um lugar digno e decente para viver, mesmo sem contar em nada com o dinheiro que o pai ganhou a vida toda.

Deu para ter um pouquinho da ideia do que a familia passou, como Pablo e Tata viveram durante o tempo de casados ate o dia de sua morte, e principalmente o que foi a vida deles ao lado do pai, sempre foragido e os obrigando a aprender a viver tambem na clandestinidade.

Valeu muito a leitura, sempre vale !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Nathaliamatos0 07/07/2023

Nenhum ser humano é 100% bom ou 100% mau
Que livro bom, te prende do início ao fim e sem duvidas te faz refletir muito sobre as escolhas que fazemos na vida, que não impactam somente a nossa própria vida mas também a vida das pessoas mais próximas com quem convivemos, Pablo Escobar foi um homem de coragem, um homem inteligente mas que usou tudo isso para o mau, infelizmente são escolhas, fez coisas inimagináveis, mas sua família pagou um preço muito alto pelas escolhas e atitudes dele, fiquei muito comovida pela situação da família, pela forma que Juan Pablo e Manuela cresceram, a privação de uma vida normal, falta de amigos, rotina de criança, convivência com bandidos e com armamentos a todo tempo, e depois o tempo de exílio, o tempo que fugiam para se esconder, é chocante, mas é bonito de ver que quando uma pessoa quer ela tem uma vida digna, como a vida que eles escolheram viver.
Recomendo muito.

dvl 29/08/2022

Um dos meus favoritos
O livro é sensacional, apesar do tema ser pesado a sua escrita é fluída e fácil, com diversas imagens ótimas e cartas pessoais. É impressionante a forma como Pablo era extremamente amoroso com sua família mas se tornava o oposto em relação ao estado e seus inimigos, sua dualidade é inacreditável. Acho muito respeitoso a forma como Juan trata o assunto sempre deixando bem claro que não apoia nenhum dos maus atos de seu pai. Sem dúvidas é uma leitura emocionante, ver a forma com que deram a volta por cima após sofrerem diversos atentados, é uma história de superação!

Andre.Luiz 18/11/2022

Ótimo livro
Excelente livro, bem detalhado, de fácil leitura, deixa claro o que as atitudes de Pablo impactaram na vida de outras pessoas obviamente, mas por consequência a de sua própria família também.

Rogerio.Oliveira 29/01/2016

Esperava mais
Após assistir a série "Narcos", fiquei muito curioso em relação à vida e morte de "el patron", comprei o livro, mas apesar de ser um ótimo livro, esperava um pouco mais!!!

Thais.Carvalho 30/08/2021

Um livro que me deixou inquieta. Pablo Escobar tinha um lado cruel e insensível, mas ao mesmo tempo era muito dedicado e amoroso com sua família e preocupado com injustiças sociais.

1 | 2 | 3 | 4