Pablo Escobar: Meu Pai

Pablo Escobar: Meu Pai Juan Pablo Escobar

Resenhas - Pablo Escobar: meu pai

1 | 2 | 3 | 4

Igor13 01/03/2023

Uma olhada interessante nos bastidores do crime.
Uma perspectiva bem diferente do que os leitores desse tipo de assunto estão acostumados. Claro que é recomendável saber bem a história do Escobar e da Colômbia da época antes de pegar esse livro.

Acho que o mais chocante é a descrição como sempre havia gente querendo se aproveitar de todo jeito da situação da família do Escobar após sua morte. Até entendo o desejo de vingança dos que haviam lutado contra ele e perdido familiares, dinheiro. Mas é incrível os próprios familiares fazendo isso -aliás, normal em invetários, mesmo entre irmãos.

No fim, dá pra entender porque algumas pessoas admiram o Pablo Escobar. No meio de tanta gente sem escrúpulos - ricos e pobres-, ele pelo menos tinha mais coragem e esperteza que a esmagodora maioria. Era o melhor dos piores.

Danilo.Queiroz 12/05/2020

Após assistir a serie Narcos na Netflix, a minha curiosidade sobre El Patrón aumentou significativamente. Os relatos feitos nesse livro pelo filho de Pablo são excelentes para demonstrar como Pablo Emílio Escobar Gaviria era um homem complexo e de muitas faces. Extremamente inteligente,inegável homem de negócios, um bom pai, ao mesmo tempo um ser violento e sanguinário.
O que eu achei mais interessante no livro são as informações sobre a vida luxosa que todos levavam ao redor de Pablito. Os valores absurdos desembolsados pelos animais silvestres transportados de várias partes do mundo é bizarro!

Dani Guimarães 07/04/2020

Leitura interessante
Leitura boa e fácil, em algumas partes achei meio dramalhão. O autor soube explorar bem as histórias da família, pra quem curte o assunto vale a leitura.

Carlinha 27/02/2020

Uma história fascinante
Sem dúvida a história do Pablo é incrível.
Em alguns momentos chega a ser impossível de imaginar a genialidade e toda a fortuna que ele fez em cima do crime. Para pessoa que gostam de biografias, o livro será um prato cheio.

Bruno 31/01/2020

A perigrinação de redenção de um triste legado
Para aqueles que conheceram a história do narcotraficante mais famoso do mundo Pablo Escobar através da série da Narcos da Netflix, esse livro serve com um complemento, na perspectiva de quem vivenciou todos aqueles acontecimentos, o livro traz grande parte da história como ouvimos falar, mas o que aconteceu com a família que teve o fardo de carregar o sobrenome -ainda que, posteriormente alterado- Escobar. Essa herença maligna que por muito anos fora sinônimo de abundância em uma vida luxuosa por intermédio da miséria e crimes que afetaram inúmeras vítimas e abalaram todo um País, seriam a família Escobar cúmplices de suas atrocidades ou igualmente vítimas?! Acompanhamos na perspectiva de seu filho Juan, sua busca pessoal de perdão e redenção sobre os pecados de seu Pai - que aliás, também um documentário, intitulado ?pecados di mi padre, 2009- um complemento a história que não conhecíamos o que aconteceu com a família de um dos maiores e nefastos criminosos que já existiu, um vilão que deixaria qualquer personagem de ficção científica no chinelo. Este livro é o segundo lado da moeda, por mais que por anos tenham também sido cúmplices dos atos, embora que não necessariamente participantes dos crimes, mas sabiam exatamente de onde é como o dinheiro sórdido que por muitos anos garantiu a vida regrada a exageros vinha, entretanto essa família fragmentada buscou sua redenção através do caminho honesto e é de direito que todos tenham uma segunda chance pra recomeçar e estes se mostraram arrepender-se de todo mau que indiretamente participaram, o resultado das ações de Pablo Escobar também garantiu que esse recomeço não fosse nada fácil pra eles, então de certo modo ?pagaram? os pecados do patriarca Escobar, em uma vida de exílio e quase sempre rejeição pela sociedade que os ainda condenam pelos crimes de Pablo Escobar. De certo modo, sinto que esse livro foi um grande desabafo de Juan para seu pai, Pablo. É que enfim conseguirá ?encerrar? a página de uma relação conflituosa sobre os laços e representação de paternidade.

Dayane Nunes 29/12/2019

Detalhista e racional
Assistir a série El Patron do Mal antes de ler o livro torna a leitura mais fácil de agradar por conhecer e imaginar o roteiro.

Thiago.Souza 10/11/2017

Excelente
Pra quem gostou do livro recomendo ver Patron Del Mal que conta a história do Pablo desde pequeno. São 113 episódios. Vale muito a pena!
Jadir 10/11/2017minha estante
A melhor série sobre a vida de Dom Pablo!

Daniel.Rebibout 28/02/2017

Excelente Leitura desenvolvida através do Filho do Pablo Escobar, que descreve de maneira isenta as atrocidades vividas de perto pelo autor, desconstruindo algumas histórias contadas na série e contando várias histórias não contadas anteriormente

Giann0 02/02/2017

Pablo...
Amei o livro. Já li vários sobre Pablo Escobar, mas a visão que o próprio filho passa muda totalmente todos os conceitos da história.

Ilovebooks_S2_ 19/11/2016

Real, e um Grande exemplo à NÃO ser seguido!
Pablo Escobar, Meu pai - As histórias que não deveríamos saber- Juan Pablo Escobar - @planetadelivrosbrasil.

Depois do sucesso de Narcos pela Netflix, e como uma curiosa a respeito de histórias reais, resolvi comprar o livro Pablo Escobar, meu pai- As histórias que não deveríamos saber, escrita por ninguém menos que o filho de Pablo Escobar.
Logo no início já vemos as diferenças entre a história adaptada pela Netflix, segundo Juan, Netflix apresentou apenas a versão americana dos fatos, e nos poupou de muitos outros detalhes.
A verdade é que independente da versão, sabemos quem foi Pablo Escobar, o maior narcotraficante da história, que se tornou um dos homens mais ricos e perigosos do mundo.
Em nenhum momento do livro seu filho tenta diminuir os danos causados por seu pai, pelo contrário, ele sabe bem que tipo de homem ele era. Além de fatos, e acontecimentos daquela época, Juan nos descreve a personalidade dupla de seu pai, um homem bondoso para sua família, um pai presente, carinhoso e preocupado, e ao mesmo tempo um homem vingativo, cruel, capaz das piores atrocidades possíveis contra quem quer que atravessasse seu caminho e interrompesse seus planos.
Juan aproveita para esclarecer dúvidas sobre as atividades de seu pai no narcotráfico, sobre o cartel de Callí e Medellín, sobre a fortuna que ele fez, e se ainda hoje, 20 anos depois, restou alguma coisa, além de um nome. Pablo era sem dúvidas um gênio do mal. Deixou para sua família, e para um legado de pessoas, um exemplo há não ser seguido, mostrando que o caminho da violência e da ilegalidade não tem outro fim que não o cárcere e a morte.
Algumas frases do livro: - "Pablo era um homem muito democrático, porque em sua democracia só se fazia o que ele mandava."
- "Enquanto eu estiver vivo, você nunca vai ser presidente, porque um homem morto não pode ser presidente."(Se referindo a Galàn, candidato à presidência da Colômbia). - "Meu pai não tinha problema algum em afagar e depois apedrejar com a mesma mão." - "Rapazes, não fiquem nervosos ainda. Só se preocupem quando me virem amarrando o tênis."(disse Pablo pouco antes de fugir de La Catedral).

#ilovebooks #livros #books #resenha #elpatron

@zurcenila 18/11/2016

Pablo Escobar: Meu Pai - Juan Pablo Escobar
Este livro é um relato fiel, na primeira pessoa, da experiência do autor enquanto filho daquele que foi, muito provavelmente, o traficante de drogas mais famoso do planeta, o colombiano Pablo Escobar.
Juan Escobar, agora Juan Sebástian Marroquín Santos, sentiu que, passados mais de 20 anos sobre a morte do pai, era o momento certo para deixar bem claro que a sua história não é a história do seu pai e mostrar ao mundo o homem ambíguo que foi Escobar e é um claro acerto de contas com a sua família do lado paterno.
O autor começa por recordar as origens humildes do pai, que desde cedo revela uma inclinação para o lado errado da lei, praticando pequenos delitos na companhia do seu primo Gustavo (figura fundamental na vida de Escobar). Um homem com grande audácia e sangue frio, construiu com frieza e autoridade seu império de poder, dinheiro e sangue. Escobar explorou o fato de não existirem ainda controle nos aeroportos e portos dos Estados Unidos da América para expandir o seu negócio de tráfico de cocaína, até aí tratado criminalmente como simples contrabando. O dinheiro entrava em tal quantidade que Pablo Escobar foi reconhecido como uma das pessoas mais ricas do mundo. A sua fortuna era alvo de enorme especulação, não existindo consenso relativamente à sua origem e ao seu real valor.
Juan relata o modo de vida da sua família na época das vacas gordas e a penúria no fim da vida e após a morte do pai. Todas as excentricidades, a "fase política" onde o pai se aventurou e almejava ser presidente da república. Também relata muitas ações de caridade.. o envolvimento com pessoas importantes no narcotráfico, na política, em amizades e relações extraconjugais. Todo o aparato de veículos, helicópteros, casas, apartamentos, fazendas... e tudo o mais que o dinheiro é capaz de comprar.
Toda a guerra sangrenta que o tráfico provocou, com todos os transtornos, detalhes, mortes descritos de forma imparcial.
Retrato de uma personagem marcante e de um momento muito particular na história de um país, “Pablo Escobar – O Meu Pai” é um livro que certamente irá despertar a curiosidade dos apreciadores de biografias. As revelações sobre a participação direta da família em sua morte e a grandiosidade de seu império (que eu tinha noção que era enorme.. mas não tanto..rs) e a forma que Juan apresenta o pai chamaram minha atenção, pois neste livro o autor não tenta justificar as atitudes do pai ou tratá-lo como revolucionário ou coisas do tipo: Apresenta os fatos, um narcotraficante, assassino, covarde, violento extremamente determinado e afetuoso com a família. Recomendo! Ótima leitura

site: https://pelamente.wordpress.com/2016/12/02/resenha-pablo-escobar-meu-pai-juan-pablo-escobar/

Vanessa.Pitsch 14/11/2016

:: Pablo Escobar ::
A história vista pelo filho, as lembranças de infância até o início da fase adulta.
Nem deus, nem o diabo... apenas pai.

Mariana 12/11/2016

Esse livro não foi fácil de ler, afinal, a história de Pablo Escobar possui uma carga muito pesada. Mortes, atentados, tráfico, corrupção... Apesar do meu interesse, olhar todas as vezes para a foto de uma figura tão cruel como Pablo dá embrulhos no estômago.
Juan Pablo - ou Sebástian - deixa bem claro que o objetivo do livro não é mudar a concepção pública sobre seu pai, mas sim mostrar que ele ele errou muito, acabando com a vida de milhares de pessoas, direta ou indiretamente, e que causou caos e uma ferida difícil de curar em todo a Colômbia.
Em alguns momentos senti que a figura de Pablo era romantizada pela justificativa de "tentar melhorar a vida da família" e mostrar o quanto gostava deles. Ok, isso é válido, e são as lembranças de Juan, mas não é por isso que devemos deixar de culpá-lo por seus erros. Percebi também que o autor se esquiva de algumas coisas: ele diz que a família não tinha nada a ver, mas adorava viver no luxo.
Bom, não estou aqui para julgar, mas foi uma leitura interessante para quem tem curiosidade sobre a América Latina, pois nos faz enxergar o tráfico e problemáticas maiores (isso foi bem mais reflexivo de minha parte do que o exposto pelo livro). A escrita é ótima, mas o começo foi bem confuso - parecia que só seriam relatados os episódios conflituosos da família após a morte de Pablo. Depois, com o desenrolar dos capítulos, entendi que antes de adentrar na história, ele gostaria de mostrar que a vida da família era além do Pablo.
Recomendo a leitura."

Conrado 01/12/2015

Pablo Escobar
Conhecer o surgimento, ascensão e crua realidade de um dos maiores traficantes que já existiu, através de uma narrativa aberta e por vocês cômica, mas sempre muito sincera, torna esse livro uma ótima surpresa. Os desdobramentos da sua família para se tornarem civis novamente, após sua morte, não são menos impactantes e dignos de um verdadeiro thriller da vida real. Recomendo!

Biografias & Fatos 19/11/2015

Pablo Escobar - meu pai
Este livro publicado pela Editora Planeta em 2015, trata da biografia de Pablo Escobar, um homem cuja historia de vida é muito mistificada. Escrita por seu filho Juan Pablo Escobar que futuramente veio a ter que trocar seu nome para Juan Sebastian Marroquin Santos e ele explica o motivo em um dos capítulos do livro.

Juan conta toda a história vivida pelo seu pai de uma forma direta e de quem viveu e sentiu na pele os benefícios e os malefícios que o tráfico de cocaína trouxe para a sua vida e daqueles que o cercavam. Mas não pense você que as coisas são sempre mil maravilhas. Corrupção, propina, assassinatos, traições e ostentação são os caminhos do qual os leitores vão percorrer nessa biografia.

Logo no início do livro, no capitulo intitulado A Traição, ele inicia contando sobre como foi o impacto da morte de Pablo na vida de todos que o cercavam e como a família sentiu, já que Pablo dava dinheiro e sustentava boa parte de sua família. Assim que a morte de Pablo Escobar é confirmada vários membros da família de parte paterna começam a agir ocultamente para salvarem suas próprias vidas e deixar, Juan, sua irmã e sua mãe sem dinheiro e sem apoio correndo assim risco de vida. Já era sabido que os inimigos de Pablo tinham a intenção de matar todos para que não houvesse nenhum tipo de vingança futuramente por parte da família Escobar.

Capítulos seguintes conhecemos um pouco mais sobre Pablo, sobre suas origens e como ele adolescente já tinha uma atração por delitos. Iniciou sua vida de crimes por assim dizer quando copiou a chave da secretaria da escola em que estudava e assim furtou de lá, com ajuda de seu primo Gustavo, diplomas de conclusão de ensino, mandaram fabricar selos do colégio e aprenderam a copiar as letras dos professores para colocar as notas finais e suas respectivas assinaturas. Começava assim a parceria para cometer crimes entre Pablo Escobar e seu primo Gustavo Gaviria.

Os registros nessa biografia são do ponto de vista de quem viveu dentro de toda história, incluindo fatos contatos por familiares. Presenciou desde a ascensão dos carteis e a ostentação gerada por eles, resultando em conflitos armados, carros bombas pelo pais e uma intensa vida de clandestinidade, fugas e medo. Juan deixa claro que não tem a intenção de questionar, expor pessoas ou ate mesmo elogiar as ações de seu pai, e sim, mostrar a realidade vivida por eles e as irreparáveis atrocidades cometidas pelo tráfico de drogas a partir da década de 70.

Opinião:

Um ótimo livro! Escrito pelo filho de um individuo tão mistificado e até mesmo idolatrado por muitos na América Latina. Conseguimos ter a clara noção do que é capaz de fazer um homem inteligente e com muito dinheiro, acostumado a comprar tudo e todos. A ousadia e a inteligência de Pablo Emílio Escobar Gaviria fizeram dele um homem sem limites e que conseguiu proporcionar bons momentos para seus familiares e amigos com sua imensa fortuna, mas por outro lado deixou um rastro de destruição e muita tristeza por suas atrocidades cometidas. Mostrando assim como descrito na última página do livro, o caminho a não ser seguido.

site: https://biografiasefatos.wordpress.com/2015/11/06/pablo-escobar-meu-pai/

1 | 2 | 3 | 4